LENÇÓIS MARANHENSES: DICAS E PASSEIOS


Lençóis Maranhenses:

 Pontos turísticos, passeios, dicas e roteiro 


MARANHÃO
Pôr do Sol nos Lençóis Maranhenses

Uma das sete maravilhas naturais do mundo,  reserva ambiental com várias dunas de areia fina e branquinha e lagoas de água doce, quente  e cristalina. Esse é o nosso paraíso brasileiro!

Como chegar e onde hospedar-se:

Para chegar  nos Lençóis Maranhenses você terá que se direcionar para o município de Barreirinhas, é a porta de entrada para os Lençóis Maranhenses no Maranhão.
*De avião: tem voos para São Luis, aeroporto mais próximo da cidade de Barreirinhas, cidade base para hospedagem. 
*De São Luís para Barreirinhas são 257 Km, seguindo pela MA-402.
*Também tem a opção de ônibus que sai diariamente de São Luís para Barreirinhas pela viação Cisne Branco.
Você poderá alugar um carro e sair do aeroporto de São Luiz direto para Barreirinhas. Mas tome cuidado,  caso o sua chegada seja no período noturno, melhor dormir em São Luiz e sair pela manhã. A estrada é perigosa, deserta e pouco sinalizada.
No nosso caso chegamos às 1:00 hora de manhã e pegamos o transfer que contratamos com o hotel de Barreirinhas. Chegamos às cinco da manhã em Barreirinhas. Achei muito perigoso e na próxima vez com certeza não faremos isso.
Barreirinhas é uma cidade bem pequena, dá para fazer tudo à pé. Não espere encontrar grandes hotéis, até tem alguns resorts (localizam-se distante do centro), mas a maioria das acomodações são pousadas simples (ficam no centro de Barreirinhas). Ficamos na pousada Igarapé, simples, porém limpa e aconchegante. Localizada no centro de Barreirinhas. O dono é super atencioso e marcou nossos passeios.

 Pesquise e reserve seu hotel em Barreirinhas aqui.



 Faça sua busca de hotéis e voos nas caixas do Booking.com e Gol localizado neste blog. Somos afiliados e o blog ganha uma pequena comissão das reservas efetuadas a partir daqui. Você não pagará nada a mais por isso. Obrigada.


Também tem a opção de  fazer a rota das emoções que passa por 3 estados (Ceará, Piauí e Maranhão), quem já fez diz que o passeio é bem legal. Está na minha wish list.


QUANDO IR:

  Ninguém vai aos Lençóis para ver apenas dunas. Claro que a beleza da paisagem está no união das lagoas cheias com as dunas, associado ao bom tempo, aí será o casamento perfeito!
A melhor época é de Abril à Outubro sendo mais seguro entre os meses de Maio e Setembro, quando as lagoas estão cheias, em decorrência das chuvas constante do início do ano, quando o nível da água das lagoas fica mais alto, deixando a paisagem exuberante.
Nós fomos no início de  Setembro, planejamos esse mês para associar o calor, tempo bom e lagoas cheias.


O que levar?

 Roupas leves e simples (chinelo, short e camiseta), não esqueça que é um lugar simples. Protetor solar e chapéu. Ah uma quesito muito importante: Disposição, com certeza você precisará...


O QUE CONHECER?

* Parque dos Lençóis:

 Para chegar no Parque você terá que contratar um tour de empresas de turismo, pois só é permitida a entrada ao parque com um guia credenciado. Contrate no hotel. Faça o passeio no período da tarde, para você contemplar o pôr do sol. Aí sim será perfeito.


MARANHÃO


 O acesso é realizado com veículo 4X4 (com tração) que cruza o Rio Preguiça até a entrada do parque.


MARANHÃO
Indo para o Parque no 4x4


Da entrada do Parque...


MARANHÃO





A partir daí você irá andando e para conhecer toda a beleza do local é preciso andar muito. Não esqueça de levar água, chapéu ou boné e passar muito filtro solar.


MARANHÃO


A primeira lagoa é a Lagoa da Preguiça, muitos já ficam cansados e só vão até ali. Deve ser por isso que recebe esse nome...

 Logo após vem a Lagoa da Esmeralda:
 Das que vi foi a maior e mais bonita. Olhe a foto...
MARANHÃO
LENÇÓIS MARANHENSES

                                 


 Continuando a caminhada encontramos a Lagoa do Peixe, é a única que não seca porque tem um lençol freático.
 O nosso grupo não conseguiu andar conosco até essa lagoa, poucos se aventuram, fomos  andando sozinhos. Tome cuidado, pois você pode se perder facilmente. 
 O calor é intenso, mas em cada lagoa parávamos para um mergulho e descansar.
 Por fim resolvemos voltar e ficar se deliciando na Lagoa da Esmeralda até o fim da tarde.
Perto do final da tarde os guias nos chamam para subirmos no topo da duna para contemplar o pôr do  sol. Reze, reze muito para o tempo está bom, porque é muito lindo.



MARANHÃO




Veja o vídeo do por-do-sol nos Lençóis:
video




* Passeio no Rio Preguiças até Caburé.

  Esse passeio sai pela manhã do deck na beira do Rio Preguiça, no centro de Barreirinhas.
MARANHÃO


 Numa espécie de barco voadeira. Super seguro e fiscalizado. Todos são obrigados a usar colete salva-vidas.



BARREIRINHAS, MARANHÃO



 O passeio passa pelos seguintes locais:

*Pequenos Lençóis:

 Localiza-se na beira do Rio Preguiça. Além das dunas tem barracas que servem petiscos e bebidas.


MARANHÃO
MARANHÃO






*Mandacarú:

 Pequeno povoado com barracas de artesanato. O seu principal e único ponto turístico é o Farol da Marinha (Preguiça), com 180 degraus e 35 metros de altura.


MARANHÃO



Todo o esforço com certeza valerá à pena, você será presenteado com uma linda vista do mar, do Rio Preguiças e dos Pequenos Lençóis. 

MARANHÃO


*Caburé:

 Esse lugar é realmente um paraíso. Se você pretende conhecer um lugar onde a chegada só é possível de barco, tem apenas uma pousada com restaurante e fica numa pequena faixa de areia entre o mar e o rio. Esse lugar é Caburé.
OBS: Como já havia pesquisado, pedi para o guia parar no restaurante e pousada do Paturí. Esse restaurante já foi visitado por vários artistas e foi filmado por vários programas de televisão. O local é maravilhoso, estilo rústico.

MARANHÃO 


MARANHÃO
Restaurante e pousada do Paturi ao fundo



 Almoçamos e fomos para praia, aproveitamos e andamos de quadriciclo. A praia é bem primitiva, não tem cadeira, barracas, etc.
MARANHÃO




 Retornamos no final da tarde para Barreirinhas , descendo o rio Preguiça no pôr do sol. Muito lindo.


LENÇÓIS MARANHENSES



Vídeo do final da tarde no Rio Preguiças:

video


Noite:

  Barreirinhas só tem um lugar para badalação. O ponto de encontro é na avenida Beira-Mar,  na margem do Rio Preguiça, tem um deck com mesas de bares ao som de forró.

MARANHÃO


  O único desapontamento foi que não conseguimos realizar o passeio de teco-teco (avião) nos lençóis. Apesar de agendarmos, foi cancelado por conta de políticos estarem utilizando para campanha política. Imagine ver essa paisagem do alto. Deve ser exuberante. Fica para próxima...

Wikimedia

Quanto tempo ficar:

 Nós ficamos 3 dias em Barreirinhas: um para o passeio aos Lençóis e outro para o do Rio Preguiça. No outro dia partimos pela manhã para São Luís. Poderia colocar mais um dia para repetir um dos passeios. Não me pergunte qual passeio, muito difícil de escolher...
 Não deixe de conhecer esse paraíso no Brasil.


E você tem alguma dica sobre Lençóis Maranhenses? Compartilhe conosco, na área de comentários abaixo do post. Desde já agradeço.






Tags: Maranhão, dicas de viagem Lençóis Maranhenses , Barreirinhas , como chegar no Lençóis Maranhenses , passeios nos Lençóis Maranhenses , pousadas Barreirinhas , onde ficar nos Lençóis Maranhenses .

Alugue seu carro na Rentcars.com, pague no Brasil sem cobrança de IOF. Reserve pelos banners do blog, recebemos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso. Obrigado.



Acompanhe nossas viagens pelas redes sociais:


    FACEBOOK  /   INSTAGRAM  /   G+ /  YOU TUBE




Até a próxima, saúde, paz e fé!



2 comentários:

  1. Adorei o post, está tudo tão bem explicadinho. Os Lençóis Maranhenses é um lugar que sempre planejo ir, mas por uma razão ou outra acabo não indo. Preciso corrigir essa lacuna!! Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Camilla. Te entendo perfeitamente, acontece o mesmo comigo em relação a Gramado.

      Excluir

Compartilhe conosco suas dúvidas, comentários e dicas. Será muito importante para o Fourtrip. Terei o maior prazer em responder.