https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjTuqdzhTDRaI8XqCH6PsYS8gr0gfmnqxXtht3KsTLIfCwDWAUJRK04a3atQrdT9wRp0o2owkEVkaLCETH0-BvuIFlpbJfRIWUbETIOiL1OHQxyfSTMdPSC-MCHhWfHNTnJy1tZLTHBzFo/s640/len%25C3%25A7%25C3%25B3is+maranhenses.png

LENÇÓIS MARANHENSES: DICAS E PASSEIOS

Atualizado em Junho/2018.
Maranhão
Dunas e lagoas dos Lençóis Maranhenses, Maranhão. 
Uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo, os Lençóis Maranhenses é uma reserva ambiental com  dunas originadas pela ação dos ventos, areia fina e branquinha e lagoas formadas pelo acúmulo de água da chuva. 

Leia neste post:
Dicas de viagem Lençóis Maranhenses.
Roteiro de viagem Lençóis Maranhenses.
Como chegar nos Lençóis Maranhenses.
Lençóis Maranhenses: Roteiros de três dias.

Como chegar nos Lençóis maranhenses.

Para conhecer as famosas dunas dos Lençóis Maranhenses será necessário se direcionar para o município de Barreirinhas, uma pequena cidade que vive do turismo e considerada porta de entrada para o parque nacional.
*De avião: Aeroporto mais próximo é o de São Luis do Maranhão.
*De São Luís para Barreirinhas:  257 Km, seguindo pela MA-402.

Você poderá alugar um carro  saindo direto do aeroporto de São Luiz  para Barreirinhas. 
Tome cuidado porque a estrada é  deserta e pouco sinalizada.


Alugue seu carro na Rentcars.com, pague no Brasil sem cobrança de IOF. Reserve pelos banners do blog, recebemos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso. Obrigado.


No nosso caso chegamos 1:00 hora de manhã, pegamos um transfer  contratado antecipadamente com a pousada de Barreirinhas. 


Hospedagem em Barreirinhas:

Barreirinhas é uma cidade bem pequena. A maioria das acomodações são pousadas simples que ficam no centro. Ficamos na Pousada Igarapé, simples, porém limpa e aconchegante.  O dono é super atencioso e agendou todos os  nossos passeios.

Outras pousadas super bem recomendadas por amigos e seguidores do blog:
Pousada do Riacho.
Encantes do Nordeste.
Chalé Marinas.
Pousada Chykos
Portal do Sol Pousada.

 Pesquise e reserve seu hotel em Barreirinhas aqui.



 Faça sua busca de hotéis e voos nas caixas do Booking.com e Gol localizado neste blog. Somos afiliados e o blog ganha uma pequena comissão das reservas efetuadas a partir daqui. Você não pagará nada a mais por isso. Obrigada.


QUANDO IR:

A beleza do destino consiste na  paisagem das dunas e as  lagoas cheias.
A melhor época vai de Maio a Setembro, quando as lagoas estão bem cheias, após o período de chuvas.
Nós fomos no início de  Setembro, planejamos esse mês para associar o calor, tempo bom e lagoas cheias. E bingo, conseguimos!


O que levar?

 Roupas leves (chinelo, short e camiseta), não esqueça que é um lugar simples. Protetor solar, óculos escuro e chapéu. Ah uma quesito muito importante: Disposição, com certeza você precisará...


O QUE FAZER NOS LENÇÓIS MARANHENSES:

* Parque Nacional  Lençóis Maranhenses:

Maranhão

Para chegar no Parque, será necessário contratar um tour de empresas de turismo, pois só é permitida a entrada ao parque com um guia credenciado. Além do mais é proibido a circulação de veículos particular. Nós contratamos todos os passeios diretamente com a pousada. 
Dica: Faça o passeio no período da tarde, para  contemplar o momento mais bonito, pôr do sol.
Maranhão
Pôr do Sol, Dunas dos Lençóis Maranhenses.

 O acesso é realizado com veículo 4X4  tipo jardineira, que cruza o Rio Preguiça até a entrada do parque.


MARANHÃO
Indo para o Parque no 4x4


Da entrada do Parque...


MARANHÃO

A partir daí você irá andando e para conhecer toda a beleza do local é preciso andar muito. Não esqueça de levar água, chapéu ou boné e passar muito filtro solar.
MARANHÃO

Maranhão

A primeira lagoa chama-se Lagoa da Preguiça, muitos já ficam cansados e não passam dela. Deve ser por isso que recebe esse nome...

 Logo após vem a Lagoa da Esmeralda:
 Das que vi foi a maior e mais bonita. 
MARANHÃO
LENÇÓIS MARANHENSES
Maranhão

Maranhão

Maranhão
                               
Continuando a caminhada encontramos a Lagoa do Peixe, é a única que não seca porque tem um lençol freático.


O nosso grupo não conseguiu andar conosco até essa lagoa, poucos se aventuram, daí fomos  só nós. Tome cuidado, pois você pode se perder facilmente. 

Muitas dunas chegam a quarenta metros de altura.


Maranhão

O calor é intenso, mas em cada lagoa parávamos para um mergulho.
Por fim resolvemos voltar e ficar se deliciando na Lagoa da Esmeralda até o fim da tarde.
Depois subimos no topo de uma duna para contemplar o pôr do  sol. Reze, reze muito para o tempo ficar legal, porque é  lindo demais.

Maranhão

Maranhão


Maranhão

* Passeio de barco no Rio Preguiças até Caburé.

Realizamos o passeio que inclui o povoado de Mandacarú, Rio Preguiças e Caburé no segundo dia. Esse passeio sai pela manhã do deck na beira do Rio Preguiça, no centro de Barreirinhas.
MARANHÃO


 Numa espécie de barco voadeira. Super seguro e fiscalizado. Todos são obrigados a usar colete salva-vidas.
BARREIRINHAS, MARANHÃO



 O passeio passa pelos seguintes locais:

*Pequenos Lençóis:

 Localiza-se na beira do Rio Preguiça. Além das dunas tem barracas que servem petiscos e bebidas.
MARANHÃO
MARANHÃO




*Mandacarú:

Pequeno vilarejo de pescadores onde encontramos barraquinhas de artesanato e o seu principal e único ponto turístico, o Farol Preguiças, construído em 1909, com 160 degraus e 35 metros de altura. Na subida somos recebidos com a frase:
"Se marcares ao largo o lampejo de um farol a mostrar o caminho, saberás ser o nosso desejo que jamais tu navegues sozinho."
Maranhão
Mandacarú, Maranhão.

Todo o esforço com certeza será recompensador, você será presenteado com uma linda vista do mar, do Rio Preguiças e dos Pequenos Lençóis. 
MARANHÃO


*Caburé:

 Esse lugar é realmente um paraíso. Se você pretende conhecer um lugar simples, bonito e aconchegante, achou. Localizado em uma área de proteção ambiental, tem apenas uma pousada com restaurante e fica numa pequena faixa de areia entre o mar e o rio.
OBS: Como já havia pesquisado, pedi para o guia parar no restaurante e pousada do Paturí. Esse restaurante já foi visitado por vários artistas e foi filmado por vários programas de televisão. O local é maravilhoso, estilo rústico.

MARANHÃO


MARANHÃO
Restaurante e pousada do Paturi ao fundo

Almoçamos e fomos para praia, aproveitamos e andamos de quadriciclo. A praia é bem primitiva, que considero ótimo.
MARANHÃO



Retornamos no final da tarde para Barreirinhas , descendo o rio Preguiça no pôr do sol. Muito lindo.


LENÇÓIS MARANHENSES




Noite:

Barreirinhas só tem um lugar para badalação. O ponto de encontro é na avenida Beira-Mar,  na margem do Rio Preguiça, tem um deck com mesas de bares ao som de forró.

MARANHÃO


 Infelizmente não conseguimos realizar o passeio de teco-teco (avião) nos Lençóis. Apesar de agendarmos, foi cancelado por conta de políticos estarem utilizando para campanha. Imagine ver aquela paisagem do alto. Deve ser exuberante. Fica para próxima...

Quanto tempo ficar:

Nós ficamos 3 dias em Barreirinhas: um para o passeio aos Lençóis e outro para o do Rio Preguiça. No outro dia partimos pela manhã para São Luís. Poderia colocar mais um dia para repetir um dos passeios. Não me pergunte qual passeio, muito difícil de escolher...

E você tem alguma dica sobre Lençóis Maranhenses? Compartilhe conosco, na área de comentários abaixo do post. Desde já agradeço.









Salve esse post no Pinterest:

Maranhão





Tags: Maranhão, dicas de viagem Lençóis Maranhenses , Barreirinhas , como chegar no Lençóis Maranhenses , passeios nos Lençóis Maranhenses , pousadas Barreirinhas , onde ficar nos Lençóis Maranhenses .

Alugue seu carro na Rentcars.com, pague no Brasil sem cobrança de IOF. Reserve pelos banners do blog, recebemos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso. Obrigado.



Acompanhe nossas viagens pelas redes sociais:


    FACEBOOK  /   INSTAGRAM  /   G+ /  YOU TUBE




Até a próxima, saúde, paz e fé!



6 comentários:

  1. Adorei o post, está tudo tão bem explicadinho. Os Lençóis Maranhenses é um lugar que sempre planejo ir, mas por uma razão ou outra acabo não indo. Preciso corrigir essa lacuna!! Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Camilla. Te entendo perfeitamente, acontece o mesmo comigo em relação a Gramado.

      Excluir
  2. Esse foi o melhor post que encontrei. Ano passado eu fui com a familia esse ano vou novamente. É uma viagem incrível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que show ler isso! Feliz por ter gostado. Sim os Lençóis Maranhenses é daqueles lugares que vale voltar várias vezes.

      Excluir
  3. Gostei muito das dicas, mas faltou você nos dizer os valores (pousada/passeios/restaurantes) isso nos ajuda muito para termos noção de quanto vamos gastar... Fica a dica para as próximas publicações! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Glaucia. Procuro não colocar valores por conta do tempo. Por exemplo esta viagem foi em 2013. As atualizações são sobre passeios.

      Excluir

Compartilhe conosco suas dúvidas, comentários e dicas. Será muito importante para o Fourtrip. Terei o maior prazer em responder.