VIAGEM SÃO LUÍS DO MARANHÃO

São Luís:
Pontos turísticos, mapas, dicas e roteiro.

Maranhão


Conhecemos São Luís mais de passagem do que à passeio. Estávamos voltando de Barreirinhas (cidade chave para conhecer Lençóis Maranhenses) e passamos dois dias em São Luís. Procuramos os principais pontos turísticos e tentamos conhecer de forma rápida para não deixar passar em branco.
  Queriamos conhecer um pouco da cidade, sua praia principal  e seus costumes. 
  Resumindo, São Luís possui 2 lados ligados pela Ponte José Sarney que fica sobre o Rio do Anil.
 De um lado temos o centro histórico, tombado  pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, possui cerca de 3 mil sobrados com azulejos coloridos numa área de mais ou menos 3 Km. Reserve pelo menos metade do dia para caminhar pelas ruelas.

Maranhão



Maranhão


E do outro lado do rio encontramos o lado moderno com prédios, shoppings, restaurantes e praias como : Calhau, Olho D` Água e Araçagi.



Variação da maré em São Luís:

  Quando fomos passear pela manhã no centro histórico, passando pela ponte José Sarney, achamos estranho um ponte tão alta com um rio bem seco. No retorno percebemos que a variação da maré no Maranhão é realidade. Simplesmente o rio estava cheio. É impressionante, o Maranhão tem umas das maiores variações de maré do mundo. Em horas a maré pode avançar em torno de 10 metros. Motivo este que pessoas perdem os carros na beira da praia. Em alguns lugares do nordeste, tem-se o hábito de estacionar os carros na areia da praia.

Dois dias em São Luís:

1º DIA:
-Chegamos em torno das 10:00 da manhã e já partimos para o centro histórico. O local apesar de bonito não é bem conservado, é decepcionante ver a maioria dos casarões com tanta história, serem mal conservados e abandonados, chega ser até perigoso. Procure andar em grupo ou evite os finais de semana. Mesmo assim caminhar neste lugar é uma viagem no tempo. Encontramos também várias lojas de lembranças. É o local mais em conta para encontrar os famosos imãs de azulejos, a deliciosa geleia de pimenta, o guaraná Jesus (o refrigerante mais popular da região), etc.


Maranhão

- Partimos para o lado da praia (parte moderna da cidade) e fomos almoçar num dos melhores restaurantes que já comi na minha vida (adoro comida nordestina), super bem servido e a comida é maravilhosa. Pedimos carne de sol, que vem acompanhado de aipim frito, maria Izabel (arroz com carne seca desfiada), feijão de corda etc. O prato era para duas pessoas, como éramos três casais, pedimos três. Sobrou muita comida, acho que dois pratos dava para as seis pessoas. Enquanto esperávamos por mesa eles te oferecem pastéis com geleia de pimenta, foi ali que me apaixonei por essa iguaria. O nome do restaurante é Cabana do Sol: www.cabanadosol.com.br . Endereço: Rua João Damasceno, 24 A- Farol de São Marcos.  
                          
Maranhão

Maranhão

Cabana do Sol

-À noite fomos para a beira da praia do Calhau. Tem vários quiosques com música ao vivo.

Maranhão
Monumento aos pescadores de São Luís




2º Dia:

- Acordamos cedo e fomos para o Cais da Praia Grande para pegar o catamarã para a cidade histórica de Alcântara. Cerca de uma hora de viagem (30 Km pelo mar). Já estávamos dentro do barco, tirando fotos, quando de repente, o capitão avisou que não poderíamos partir, o barco encalhou porque a maré estava baixa. Só rindo mesmo... Fazer o quê? Sem estresse!

Marnahão

Maranhão



- Nos deram a dica de conhecer São José do Ribamar. Cidade também história à 1 hora de carro de São Luís. Não gostamos, cidade que tem apenas uma igreja, a praia é poluída e estava interditada, terrível. Não ficamos nem 1 hora.
Maranhão

 Voltamos e fomos para a Praia do Calhau.

-Praia do Calhau:
Localiza-se na avenida Litorânea. A praia não tem o mar azul turquesa, mas é limpa. Segue o estilo da praia do Futuro de Fortaleza, com quiosques à beira mar. Melhor lugar para hospedagem.
Maranhão



MAPA TURÍSTICO DE SÃO LUÍS:
Maranhão


Reservamos pelo site Booking.com, com alternativa de cancelamento grátis. Pagamos em espécie para não usar o cartão de crédito e pagar IOF.
Lembre-se quanto maior a antecedência, maior a chance de reservar bons hotéis com preços convidativos.



                      

Essa viagem foi uma road trip passando quatro estados americano. Alugamos nosso carro na Rentcars.com, pagamos no Brasil sem cobrança de IOF. Reserve pelos banners do blog, recebemos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso. Obrigado.




Acompanhe nossas viagens pelas redes sociais:


    FACEBOOK  /   INSTAGRAM  /   G+ /  YOU TUBE

 Saúde, paz, fé e viagens!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe conosco suas dúvidas, comentários e dicas. Será muito importante para o Fourtrip. Terei o maior prazer em responder.