https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh6VKnw1DJj8RreW90SSn6kiVmUftB0Lq1wR9dCkQUeVG-IsQeJ8gcfXZz9rWaueQkZZdI3eC5yMKdQm7W2t88EH3rVVBYwpGnpS6spErQ1TlY8of7oxDRahleIR5wS88xTZDf9CCkS1e0/s1600/DSC07316+(1).jpg

FOZ DO IGUAÇU DICAS E PASSEIOS


Foz do Iguaçu,

 dicas e atrações

Post atualizado em Janeiro/2018
FOZ DO IGUAÇU
CATARATAS DO IGUAÇU/ FOZ DO IGUAÇU

Quando pensamos em Foz do Iguaçu, rapidamente pensamos na sua principal atração, as Cataratas, seja ela do lado brasileiro ou argentino, um lugar divino para sentir e apreciar. Tombado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade o Parque Nacional do Iguaçu é considerado um dos lugares mais exuberantes do nosso planeta.
Além das Cataratas, Foz do Iguaçu possui inúmeras atrações, a cidade respira turismo, difícil é visitar apenas uma vez...
Nossa primeira viagem foi em Janeiro/2014 (época em que escrevi este post), porém não conhecemos muitos lugares (mais adiante saberás o porquê)  e quando pintou a oportunidade de retornar em Novembro de 2016 não pensamos duas vezes, aproveitamos para visitar algumas atrações que merecem repeteco e conhecer muitas outras que não tivemos o prazer em visitar na viagem anterior.
Então pessoal atualizei este post acrescentando todas as novidades desta última viagem deixando bem completinho para que você planeje sua visita na cidade de múltiplas e distintas atrações, confira.


MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR:

Na minha  opinião recomendo primavera ou verão. Como é um passeio focado em ecoturismo, com muitas caminhadas próximo a cachoeiras, o local é frio.
Na primeira viagem (2014) visitamos em Janeiro (verão), foi maravilhoso, estava bem quente e nos deliciamos com aquela água maravilhosa.
Esta última foi em Novembro/2016 (primavera), começando a esquentar, porém alguns dias fez apenas um friozinho.

Nos molhamos bastante nas Cataratas e no passeio do Macuco Safari, você sai de lá bem molhado, mesmo usando as tradicionais capinhas plásticas. Não evite em se molhar, a verdadeira graça é tomar um banho daquela água maravilhosa, que considero uma água benta, verdadeiro banho de energia. 


Lugares visitados:

Viagem 2014: 
Apenas Cataratas do Iguaçu (Brasil) e Ciudad del Este. Praticamente não conhecemos nada, mas calma tenho justificativa. Na realidade fomos para realizar um sonho antigo do meu sogro, que era conhecer as Cataratas. Como ele e minha sogra não possuíam carteira de identidade com validade de 10 anos, não conseguimos visitar o lado da Argentina. Além disso já estavam bem idosos, não podíamos fazer grandes deslocamentos. 
A grande furada foi levá-los em Punta del Este, veja mais a frente.

Viagem 2016:
Usina Itaipu, Templo Budista, Mesquita Muçulmana, Puerto Iguassu, Parque das Aves, Voo de helicóptero nas Cataratas, Cataratas do Iguaçu (Brasil) com Macuco Safari e Restaurante Porto Canoas, Churrascaria Rafain, Cataratas Argentina e Duty Free.
Com ajuda da agência do hotel onde nos hospedamos conseguimos realizar todo esse roteiro em apenas 3 dias. Mas acredita que faltou lugares?



 HOTÉIS:

Nesta última vez (2016) nos hospedamos no Best Western Taborá Hotel. Amamos, hotel confortável, funcionários simpáticos, limpo e com excelente localização. Entre outras características positivas o Taborá superou todas as nossas expectativas.
Localizado numa região central e privilegiada da cidade, próximo de pontos turísticos, na rua Taborá, 1048 Centro, local arborizado (bem próximo do zoo municipal), calmo, com churrascaria, restaurantes e uma padaria quer serve pratos caseiros deliciosos a preços bem acessíveis, Doce Pão. Nós provamos e aprovamos. Fica bem ao lado do hotel.
Para saber mais acesse o post específico sobre o hotel:Foz do Iguaçu, dica de hotel.

FOZ DO IGUAÇU 

Os funcionários são super solícitos, chegamos 11 horas da manhã e o check-in seria as 14 horas, porém realizaram o procedimento antecipado sem problema algum.
Apresenta certificação 3 estrelas, com 2 torres (5 e 7 andares), 176 suítes com categorias standard e superior (sendo 6 suítes adaptadas para portadores de necessidades especiais), elevadores, café da manhã (incluído na tarifa), wi-fi gratuito em todas as dependências,  serviço de despertador, ar condicionado quente/frio, piscina aquecida, academia, sala com computadores, lojinha de souvenirs, estacionamento grátis e uma agência de turismo própria, a Combo Iguassu.



*Reserve o Best Western Taborá hotel no Booking.com com alternativa de cancelamento grátis. Reservando pelos links ou banners deste blog recebemos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso. Obrigada.

                      



Na primeira viagem (2014) nos hospedamos no hotel Pietro Angelo hotel, no centro de Foz. Na época gostamos muito. Café da manhã, funcionários solícitos e boa localização.

FOZ DO IGUAÇU

Pesquise e reserve seu hotel em Foz do Iguaçu aqui.


PONTOS TURÍSTICOS:

Principal atração da cidade, localizado a 25 km do centro de Foz. Não é permitido entrada de veículo particular no parque. O local possui estacionamento. Após a bilheteria pegamos um ônibus panorâmico que passará pelas atrações (estações) até chegar na última na estação Porto Canoas. Considerada Uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo. Reserve 1 dia inteiro para esse passeio, a parque possui muitas atrações, entre elas o Macuco Safari (imperdível) e a trilha das Cataratas.
Mais informações, leia: Parque Nacional do Iguaçu.

Atrações do parque:

Após a bilheteria, você pega um ônibus panorâmico para deslocamento dentro do parque, tem várias paradas até chegar a principal atração - Cataratas.

*1º parada: TRILHA POÇO DO PRETO:

Uma trilha por dentro da mata com 9 Km de extensão, pode ser feito com bicicleta ou caminhando dentro da mata. 


*2º parada:

MACUCO SAFARI:

É um passeio (bote) que percorre o Rio Iguaçu até as quedas das Cataratas. O tour começa bem longe da margem.
Macuco em tupi significa solitário. Seu nome é uma homenagem a uma ave típica da Mata Atlântica, presente no Parque  que coloca ovos azuis.
O tour começa em um jipe mata adentro até desembarcar na entrada de uma trilha de 600 metros, no final pegará o barco (bote) que levará até as quedas d`água.

É obrigatório o uso de colete salva- vidas. Cada bote cabem aproximadamente 20 pessoas. O barco sobe contra correnteza com um pouco de adrenalina.


CATARATAS DO IGUAÇU



 O bote faz uma parada em frente as quedas do lado argentino e brasileiro para tirar fotos.


FOZ DO IGUAÇU

Depois vai para as quedas onde  tomamos um verdadeiro banho. É emocionante, todos ficam encantados, alguns até choram de emoção, isso aconteceu comigo e boa parte do meu grupo.

*3º parada: TRILHA DAS CATARATAS:

Pegue novamente o ônibus e solte na  parada trilha das Cataratas. Caminhada de 1.200 metros pela floresta. Durante a caminhada existem mirantes com vista panorâmica das Cataratas do lado argentino e brasileiro (ótimo para fotos).
Foz do Iguaçu
 Cataratas vista do mirante da trilha das Cataratas, Parque Nacional do Iguaçu, Brasil..

 Ao final da caminhada você estará na passarela das Cataratas do Iguaçu.

DICA: Para aproveitar o visual das Cataratas, solte nesta parada e vá caminhando até as Cataratas.


-RAPEL:

  Descida de 50 metros. Deve ter uma vista linda das Cataratas, mas não é minha praia. O acesso é pela Trolha das Cataratas.

-RAFTING:

  Descidas nas corredeiras em botes de canoagem por 2 km pelo rio Iguaçu. 


*Última parada: Porto Canoas

Para quem não pode/deseja realizar a trilha das Cataratas, solte nesta parada. Tem acesso até a passarela através de elevadores.
Além disso o local possui lanchonetes e o restaurante Porto Canoas.

 RESTAURANTE PORTO CANOAS:

Restaurante buffet com bastante variedade, música ao vivo e uma vista deslumbrante. Almoçamos nesta última viagem. Único restaurante dentro do parque. Mais informações acesse: Porto Canoas
Foz do Iguaçu



Passarela e mirante das Cataratas brasileira:

 Você poderá descer de elevador, já se deslumbrando com a vista. Depois pegue a passarela que vai rio adentro, bem próximo das quedas. 
FOZ DO IGUAÇU


FOZ DO IGUAÇU


Quando conhecemos  as Cataratas do Iguaçu, diante de tanta beleza cheguei a me perguntar: Como ainda não conhecia um lugar de tamanha beleza no meu próprio país.
Pois é caros leitores, vocês também irão se perguntar a mesma coisa. Não só eu como o grupo que estava conosco sentiu a proximidade com Deus naquele lugar.




*PASSEIO DE HELICÓPTERO NAS CATARATAS:

Era um sonho e só realizamos nesta última viagem (2016). Voo panorâmico pelo Parque Nacional do Iguaçu com duração de 10 minutos. Fizemos com a empresa  Helisul , ao lado da entrada das Cataratas Brasileira.
Inexplicávellll, tão rápido e encantador que até esqueci do medo de voar. Lindo demais. Para saber detalhes sobre essa experiência leia: Voo de helicóptero nas Cataratas do Iguaçu.
Foz do Iguaçu


*Parque das aves:

Foz do Iguaçu

Localizado em frente ao Parque das Cataratas do Iguaçu, um verdadeiro centro de resgate , conservação e procriação de aves que vale muito a pena conhecer. São mais de 1.100 animais de 140 espécies. Além das aves o local tem um espaço destinado a répteis e borboletário.

O parque possui uma trilha que passa por dentro de gigantescos viveiros, entre os mais legais, está o das araras.

No final da trilha/tour você pode tirar fotos com uma arara.

Considero um passeio imperdível.

Para mais informações acesse o link:
Parque das Aves.

*CATARATAS DO IGUAZU LADO ARGENTINO

ARGENTINA

Só conhecemos nesta última viagem. Essa é uma das grandes rivalidades entre brasileiros e argentinos. Cada país acha que  seu lado é o mais bonito. Você terá que conhecer para dar sua opinião. 
Eu realmente não sei responder. Acho que dá empate.
Não esqueça que para entrar na Argentina é necessário identidade com validade de 10 anos (não tente ir com validade vencida, porque não entra no país mesmo) ou passaporte. Também reserve 1 dia para o passeio. No interior do parque tem um trem que te levará até as duas estações.
Depois de atravessar a fronteira, não demorou e chegamos ao parque argentino, andamos até a estação para pegar o trem, uma delícia, muitos turistas falando várias línguas, e o trenzinho é super bacana. O guia nos orientou a descer na última estação para ver logo a vista mais bonita, Garganta do Diabo. O caminho é feito por uma ponte toda em aço, andamos 1 km até chegar a Garganta, mas para quem tem dificuldades pode ir de cadeiras de rodas. A caminhada pela ponte é maravilhosa, percebe-se o quanto preservaram a natureza e quando chegamos no local, fiquei impressionada com a quantidade de água, é uma visão de arrepiar, emocionante e lindo demais. Retornamos pelo mesmo caminho, outra boa orientação foi descer na segunda estação para fazer as trilhas superior e inferior. O parque tem 3 opções de trilhas, é bem sinalizado, e conforme você vai andando vai vendo várias quedas d’água, é belo e lindo demais. A vista é incrível, do alto vimos vários arco íris que se formam com as quedas d’água, não tenho palavras para descrever o que senti, foi muito emocionante. Um dos lugares mais espetaculares que já estive, inesquecível.
Visitar as Cataratas tanto do lado do Brasil e da Argentina, deveria ser passeio obrigatório para todos! Um lugar lindo, desenhado por Deus.
Para ler o post na íntegra com dicas e trilhas do parque, acesse: Cataratas Argentina.

*Ponte Tancredo Neves ou Ponte da Fraternidade:

Liga as cidades de Foz (Brasil) e Puerto Iguazú (Argentina). Passamos em 2 ocasiões: indo para Puerto Uguazú e no dia que fomos ´para as Cataratas Argentina. Nosso guia parou durante o dia exatamente no meio da ponto onde demarca a fronteira entre os dois países. 
Fato curioso: Do lado do Brasil está pintado com as cores amarelo e verde. Do lado da Argentina, azul e branco. 



*USINA HIDRELÉTRICA DE ITAIPU:

FOZ DO IGUAÇU
USINA HIDRELÉTRICA DE ITAIPÚ


É uma usina hidrelétrica binacional, utilizada pela Brasil e Paraguai, ou seja, por estar localizada no Rio Paraná, fronteira entre esses 2 países.
Site:  www.turismoitaipu.com.br
Compre o ingresso antecipadamente.
É a maior usina hidrelétrica em atividade do mundo.
Existe três tipos de tour:
1- Visita panorâmica:
Passeio de ônibus sobre a barragem e parada na mirante. Foi a que fizemos.

2-Circuito especial:
Itens acima mais visita no interior da usina.

3- Tour noturno: 
Usina iluminada com música. 

É muito bonito, um passeio gostoso  em ônibus aberto e confortável, parecido com o ônibus do Parque da Cataratas. No início do tour, fazem um breve relato da construção da hidrelétrica, e depois vão iluminando aos poucos com fundo musical, emociona, mas pena que as comportas não estavam abertas.


*Templo Budista:

Foz do Iguaçu

Inaugurado em 1996 pela comunidade chinesa nas proximidades da Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, na margem do rio Paraná com vista para a cidade do Paraguai, Ciudad del Este. Segundo maior templo da América Latina e um dos mais visitados do Brasil. Um local impressionante com tamanha beleza, ideal para meditação. Transforma toda agitação de uma viagem em um momento zen. São várias estátuas espalhadas em um jardim de 2,5 mil metros quadrados além de um templo com várias estátuas de Buda no interior (neste ambiente não é permitido fotografar e filmagem). A maior delas é o Buda Maitreya de sete metros de altura. Cada estátua representa a encarnação de Buda na Terra. Adorei a estátua gigante do Buda Shakyamuni deitado, não me contive e imitei a pose. Porém o lugar que mais impressiona é o jardim com várias estátuas (foto). 
Entrada gratuita, funcionamento de Terça a Domingo.



*Marco das Três Fronteiras:

Uma das atrações de Foz que não pode faltar no roteiro. Localizado na Praça Três Poderes em frente ao Rio Iguaçu. O local possui um complexo turístico com um obelisco nas cores do Brasil, além de restaurantes e um show de luzes e água.

Foz do Iguaçu
Foto: Imprensa Marco Três Fronteiras.


Veja o vídeo :



Atualização Janeiro/2018:

O Marco das Três Fronteiras inaugurou a maior roda-gigante do Brasil!
O visitante viverá uma experiência única de ver do alto a fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, o encontro dos rios , o obelisco e toda magia do lugar. Com 27 metros de altura, a atração funcionará diariamente  das 16h às 22h. Com capacidade de transportar até 108 pessoas simultaneamente, dividida em 18 cabines fechadas.

Valor 30 reais. Crianças até 3 anos acompanhada de um adulto pagante, é grátis.
Foto enviada pelo Marco das Três Fronteiras , créditos Christian Rizzi.
Foz do Iguaçu




*Mesquita Muçulmana:

Foz do Iguaçu

Impressionante construção de 15 metros de altura inspirado na decoração muçulmana. O local é aberto para visitas ao público, porém é necessário seguir regras da religião islâmica como deixar os sapatos na entrada, roupas abaixo do joelho e mulheres com véu cobrindo os ombros e a cabeça. Passeio incluso no city tour.
Infelizmente só chegamos no portão. O local encontrava-se em obras e consequentemente fechado ao público. Mas consegui registrar a mesquita.


*Puerto Iguazu:

Cidade localizada na fronteira com o Brasil. Existem tours que levam turistas para curtir a noite nos restaurantes do local. Possui uma rua repleta de restaurantes. Visitamos no primeiro dia em um tour a noite pela agência Combo Iguassu. Para ser sincera, não achei nada de mais e nem tirei fotos.


*Duty Free Argentina:


Passamos no retorno das Cataratas Argentina. É gigantesco, como se fosse um shopping, mas não achei barato e sai com a bolsa vazia. Só para ter uma ideia o perfuma Vitoria Secret custava 12 dólares (mesmo preço do Duty free do aeroporto do Rio), enquanto que nos EUA você encontra a 5 dólares. Decepção! 😒


*Churrascaria Rafain:


Foz do Iguaçu

Churrascaria/casa de show bem famosa em Foz do Iguaçu, com apresentações de danças típicas de 8 países. O programa é bem turístico, me pareceu um pouco tumultuado. Agradecimento ao gerente que nos colocou em uma mesa em frente ao palco.
Realizamos o tour pela Combo Iguassu.

* COMPRAS NO PARAGUAI:

 Esse tour foi o tal que me referi lá no começo do post, onde disse que fomos doidos de levar meus sogros idosos na viagem de 2014. 
Primeiramente contrate um tour, não me arriscaria em ir de carro ou atravessar a Ponte da Amizade caminhando.  O motorista te deixará em um shopping  de Ciudad del Este (segunda maior cidade do Paraguai), no início da rua e depois te buscará.
Para dizer a verdade esse foi o pior e único (graças à Deus) passeio que fiz em todas as minhas viagens. Não vi nada barato, é um tumulto enorme, você anda pelas ruas, parece a Índia, onde os pedestres dividem a rua com carros e motos. Nas calçadas ficam os milhares de camelôs em cima de você para comprar. As mercadorias não são de boa qualidade e tem o risco de não serem originais.
Vocês vão rir mas na metade do dia que desperdiçamos lá (não aguentei ficar nem mais um minuto), comprei quatro blusas de ´´marca`` no camelô. Pode rir, mas é a pura verdade. Depois dessa mais nada a declarar sobre esse lugar. Tanto é que nesta última viagem não nos arriscamos de ir.

PASSEIOS: 

Nesta última viagem realizamos todos os tours com a agência do hotel Taborá, a Combo Iguassu . Ótimo serviço, com motoristas super simpáticos. Inclusive o transfer aeroporto-hotel-aeroporto.


Sugestão de roteiro para 3 dias:

Nesta última viagem chegamos em uma quinta feira as 10:30 da manhã e retornamos no Domingo 08:00 da manhã. 


*Primeiro dia: 
Check-in adiantado no Best Western Taborá hotel , almoço ao lado do hotel.
Tarde (13:30): City tour ⇨ Usina Itaipu, Tempo budista, Mesquita muçulmana. Não fizemos o Marco das 3 fronteiras porque estava em obras.
Noite: Puerto Iguassu


*Segundo dia: 
Voo helicóptero
Parque das Aves
Cataratas Iguaçu: Macuco Safari, Trilha Cataratas, Passarela Cataratas e almoço já a tarde no restaurante Porto Canoas.
Noite: Churrascaria Rafain


*Terceiro dia:
Cataratas Argentina: Trilha Garganta do Diabo, trilha superior, lanche, trilha inferior.
Tarde (no retorno das Cataratas): Duty free
Noite: Pizza em um barzinho na rua do hotel.

Transfer realizado: Combo Iguassu


Salve esse post no Pinterest:

Paraná


Parcerias: 


Nesta última viagem visitamos Foz do Iguaçu a convite do Best Western Taborá hotel e sua Agência Combo Iguassu, com parceria de hospedagem, atrações e transfers. 

Visitamos o Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu, Parque das Aves, Usina de Itaipu e Rafain Churrascaria  a convite das atrações.

Recebemos desconto para o restaurante Porto Canoas e voo de helicóptero.

 Relatei aqui minha sincera opinião e  agradeço a gentileza pela viagem. 




  E você tem alguma dica sobre este post? Compartilhe conosco, na área de comentários abaixo do post. Desde já agradeço.


             


Alugue seu carro na Rentcars.com, pague no Brasil sem cobrança de IOF. Reserve pelos banners do blog, recebemos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso. Obrigado.


Acompanhe nossas viagens pelas redes sociais:

    FACEBOOK  /   INSTAGRAM  /   G+ / 

 YOU TUBE Pinterest




Saúde, paz e fé! ☺☺☺☺





3 comentários:

  1. Ô lugar maravilhoso que ainda preciso conhecer aqui no nosso lindo Brasil. Estou há um bom tempo de olho em uma promoção para conseguir uma passagem aérea barata para Foz, mas está difícil da bendita surgir rs nas datas que quero. Um dia a oportunidade vai aparecer e não vejo a hora de ver essa imensidão de água de perto.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas isso acontece mesmo. Ano passado coloquei na cabeça que investirei mais em destinos brasileiro. Tá valendo mto a pena. Bjo.

      Excluir
  2. In this thrilling multi-wheel game, 12 individual and synchronised Auto Roulette wheels spin virtually continually, with the balls dropping one after the opposite in the completely different wheels. Our Live American Roulette adds extra choice and variety to ourRoulette line up. This double-zero variant adds extra excitement for players, including not only the 1xbet 1–36 and 0 , but also a further double-zero number on the wheel and desk format. Use the gained Gold Bars in any of the future run} rounds to extend your probabilities of profitable a ground-breaking payout by stacking {multiple|a number of} Gold Bars together onto your lucky betting spot. Enjoy free slots, blackjack, roulette and video poker from the highest software program makers with no enroll wanted.

    ResponderExcluir

Compartilhe conosco suas dúvidas, comentários e dicas. Será muito importante para o Fourtrip. Terei o maior prazer em responder.