O QUE FAZER EM FERNANDO DE NORONHA


O que fazer em Fernando de Noronha



Fernando de Noronha, um dos destinos mais desejados do Brasil, é uma ilha de apenas 26 km². Caminhadas, mergulho, passeio de barco e trilhas são algumas das infinidades de opções de lazer que a ilha oferece aos seus visitantes.




Fernando de Noronha:

Praias e Pontos turísticos:

SANCHO, LEÃO E BAÍA DOS PORCOS
PRAIAS DE FERNANDO DE NORONHA


Quando realizo minhas viagens, sempre organizo os pontos turísticos por áreas, a fim de montar um roteiro onde possa conhecer lugares próximos em um mesmo passeio, economizando tempo. Como em Fernando de Noronha os principais pontos turísticos são as praias, colocarei lugares que possam ser visitados nas proximidades, para que você associe as praias e os pontos turísticos próximos num mesmo passeio. 

Para entender melhor esse post sugiro que leia antes o primeiro post da série:
Dicas para planejar viagem para Fernando de Noronha.


Mar de Dentro:

Praias localizadas no lado da ilha voltado para o Brasil. Normalmente o mar é mais tranquilo, com menos vento e água cristalina. É onde está as mais belas paisagens da ilha e onde acontece o pôr do sol. Com 10 praias e 2 baías. Observe o mapa aqui.


*Praia do Porto ou Baía de Santo Antônio:

FERNANDO DE NORONHA
PRAIA DO PORTO, FERNANDO DE NORONHA



Localizado na ponta Leste da Ilha. Próximo a Ponta do Air France, Capela de São Pedro dos Pescadores e do Museu dos Tubarões.
No local também funciona o porto, de onde saem/chegam os passeios de barco e de mergulho. Nesta praia há um navio grego naufragado desde 1929, estimulando a prática de mergulho livre.

DICA: No lado esquerdo da praia, é permitido banho e segundo moradores da ilha, um  dos melhores locais para encontrar vida marinha. Por isso não deixe de mergulhar nesta praia.


Evento que assistimos nesta praia:


Captura das tartarugas:

Na época que fomos, esta praia era o local onde acontecia a captura das tartarugas em dias e horários estabelecidos (2 vezes por semana) pelo Projeto Tamar . É um evento grátis, acontece na beira  praia. Biólogos do projeto mergulham em busca de tartarugas e as levam para areia. Realizam medições e explicações ao público e depois liberam as tartarugas. No mês da sua viagem entre no link acima e veja o calendário.
FERNANDO DE NORONHA












Pontos turísticos próximos a praia do Porto.

Saindo da praia do Porto chega-se à pé nos seguintes pontos turísticos:

Capela de São Pedro dos Pescadores:

FERNANDO DE NORONHA
IGREJA SÃO PEDRO








Capela localizada no alto do morro na ponta Leste da ilha.  É onde acontece as celebrações da Festa de São Pedro em 29 de Junho.














A igreja tem uma linda vista da ilha, abaixo o entardecer com a praia do Porto e ao fundo o Morro do Pico, morro mais alto da ilha e que consegue-se visualizar de vários pontos da ilha, observe as fotos.
FERNANDO DE NORONHA
PÔR DO SOL, FERNANDO DE NORONHA










Atrás da capela, andando numa pequena trilha em direção ao ponto leste da ilha,voltado para o mar de fora, tem uma enseada onde avistamos tubarões. 


FERNANDO DE NORONHA
























Museu dos tubarões:


FERNANDO DE NORONHA
MUSEU DOS TUBARÕES


Localizado bem próximo da praia do Porto e da igrejinha, de frente para o mar de fora. É um lugar muito interessante, mostra detalhes sobre a origem da ilha, sua fauna, entre eles os tubarões, bem didático. Neste lugar tem o restaurante do Museu, onde servem o famoso tubalhau. Provamos e aprovamos!
FERNANDO DE NORONHA

Na parte externa do museu tem um espaço gramado com esculturas, bem conhecido e procurado por conta de fotos postadas por turistas.














Conhecem esta foto característica de Fernando de Noronha?
Poseidon, Deus dos mares e a sereia.
MUSEU DOS TUBARÕES



  Buraco da Raquel:

Uma enorme pedra com um buraco em frente ao Museu do Tubarões, onde estão as esculturas acima. Mas tem todo um folclore sobre esta pedra. Diz a lenda que Raquel era filha de um militar que trabalhava na ilha, muito fogosa e namorava muito neste local, tendo o morro do pico como inspiração... 
O acesso não é permitido, devido a fragilidade do ambiente marinho no local. Permiti-se apreciar apenas a vista do mirante.
FERNANDO DE NORONHA
BURACO DA RAQUEL





*Praia do Cachorro:

FERNANDO DE NORONHA
PRAIA DO CACHORRO

















Praia mais agitada da ilha por estar localizada ao lado da Vila dos Remédios, próxima de muitas pousadas e restaurantes. Recebeu esse nome devido a uma fonte de bronze com cara de um cão.
Possui o restaurante Bar Cachorro, onde tem shows de forró e maracatu. Por estar localizado em um pequeno mirante, muitos turistas vão para curtir o pôr do sol. Veja sobre o restaurante no post sobre: Planejamento viagem a Fernando de Noronha- Restaurantes.
Dica: Apesar de estar bem próximo da Vila dos Remédios, o caminho tem uma ladeira bem íngreme.


FERNANDO DE NORONHA
PRAIA DO CACHORRO


No lado direito da praia possui uma piscina natural que é um dos cartões postais da ilha, o Buraco do Galego. Procure ir com a maré baixa. A foto abaixo não mostrou a beleza real do lugar, porque quando fui estava cheio de pessoas, esperei esvaziar e quando consegui tirar foto do local vazio, a maré estava enchendo. 
FERNANDO DE NORONHA
BURACO DO GALEGO, FERNANDO DE NORONHA













FERNANDO DE NORONHA


O que conhecer nos arredores:

Vila dos Remédios:

FERNANDO DE NORONHA
VILA DOS REMÉDIOS

Povoado mais agitado e turístico da ilha. Onde encontramos a maioria das pousadas e restaurantes. É o centro histórico da ilha.


Igreja de Nossa Senhora dos Remédios:

Construída em 1937 e recebeu o nome da Padroeira da ilha, localiza-se no Centro da Vila doa Remédios.
FERNANDO DE NORONHA
IGREJA NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS


Palácio São Miguel:

Casarão construído em 1947, é a sede administrativa da ilha.
FERNANDO DE NORONHA
PALÁCIO SÃO MIGUEL




Forte da Vila dos Remédios ou Reduto de Sant`Ana:


FERNANDO DE NORONHA


Construído no século XVIII. Foi utilizado como presídio. 
O local esta em ruínas;
FERNANDO DE NORONHA

Um mirante de tirar o fôlego onde turista vão para contemplar o pôr do sol. Tem uma vista belíssima. 
FERNANDO DE NORONHA










*Praia do Meio

Localizada após a Praia do Cachorro, seu acesso pode ser através de uma pequena trilha saindo do mirante da praia dos Cachorros ou pela própria praia quando a maré estiver baixa. Recebe este nome por localizar-se espremida entre as praias do Cachorro e da Conceição.
FERNANDO DE NORONHA
PRAIA DO MEIO


*Praia da Conceição

Caminhando pela areia da praia do Meio, atravesse algumas pedras, passe pelo bar do Meio e chegará na praia da Conceição. 

FERNANDO DE NORONHA
PRAIA DA CONCEIÇÃO

Para visitar as praias da Cachorro, Meio e Conceição, faça a trilha Costa Azul, que liga as 3 praias. A caminhada passa por ruínas até chegar na praia do Meio. Veja sobre esta trilha no post: Planejamento viagem Fernando de Noronha.


*Praia do Boldró

Desta praia avistamos o Morro do Pico e os Morros 2 Irmãos. 



Mirante do Bolbró:


Considerado o lugar mais bonito da ilha para ver o pôr do sol. Os morros 2 Irmãos ficam bem próximo.


FERNANDO DE NORONHA
PÔR DO SOL NO MIRANTE DO BOLDRÓ












*Praia do Americano

FERNANDO DE NORONHA
PRAIA DO AMERICANO

*Praia do Bode

Também tem um mirante, bem menor e mais baixo que o Mirante do Bolbró.

FERNANDO DE NORONHA



*Praia Cacimba do Padre (Imperdível)

FERNANDO DE NORONHA
PRAIA CACIMBA DO PADRE








FERNANDO DE NORONHA
PRAIA CACIMBA DO PADRE
É uma das maiores praias da ilha. Possui a vista de um dos mais belos cartões postais da ilha, os Morros 2 Irmãos, dois morros com tamanhos idênticos no meio do mar.
Segundo o guia, entre os meses de Dezembro a Abril, tem ondas comparadas com as do Hawaii. Local de sede de campeonato de surf.
Chamava-se Praia da Quixaba, porém em 1988 foi descoberto uma fonte de água potável construída por um capelão do presídio deu origem ao seu nome. O local é área de pesquisa do Projeto Tamar. No período da desova (Dezembro a Março) fica interditada entre 6 da noite e às 8 da manhã.
A praia possui estacionamento e o famoso restaurante das Irmãs Gêmeas.
Através desta praia pegamos uma trilha que nos levou até a Baía dos Porcos.



*Baía dos Porcos

FERNANDO DE NORONHA
BAÍA DOS PORCOS

Na minha humilde opinião é o cenário mais bonito da ilha. Chegando na Praia do Cacimba do Padre, dirija-se pela areia para o lado esquerdo da praia (lado dos Morros 2 Irmãos). Pegue uma pequena trilha de pedras para chegar na praia. Ideal ir com maré baixa.
FERNANDO DE NORONHA
BAÍA DOS PORCOS

Não esqueça do equipamento de mergulho, possui piscinas naturais.


FERNANDO DE NORONHA
MERGULHO BAÍA DOS PORCOS






Pode ser contemplada pelo alto, vista mais bonita, pela Trilha do Mirante do Sancho e Dois Irmãos.
Encontramos no lado esquerdo da praia uma piscina natural que apelidamos de piscina do coração. A primeira coisa que pensamos foi entrar e tirar uma foto bem romântica, mas por uma boa causa não é permitida banho pela fragilidade dos corais. 


FERNANDO DE NORONHA
PISCINA NATURAL BAÍA DOS PORCOS

Na trilha entre a praia Cacimba do Padre e a Baía dos Porcos tem um caminho que dá em um pequeno mirante de frente/bem próximo para os morros Dois Irmãos. Do lado esquerdo você vê a Baía dos Porcos, de frente os morros Dois Irmãos e do lado direito a praia Cacimba do Padre. Dá para tirar boas fotos.
FERNANDO DE NORONHA
MORROS 2 IRMÃOS















*Praia do Sancho (Imperdível)

Considerada a praia mais bonita do Brasil.
Segundo o guia é a única praia da ilha  que não tem explicação para o seu nome.


FERNANDO DE NORONHA




Pegue a estrada em direção ao aeroporto, antes de chegar no aeroporto tem uma estrada de terra do lado direito com uma placa. O ponto de partida é no Posto de informação e controle - PIC  Golfinho/Sancho que possui 2 passarelas: 
-Lado esquerdo: Mirante dos Golfinhos. 

-Lado direito:  Mirante do Sancho, escadas para chegar na praia do Sancho e Mirante Dois Irmãos. 







A passarela que dá acesso a praia do Sancho é de aproximadamente 1 km, toda construída em plástico reciclável.


 Mirante do Sancho:


FERNANDO DE NORONHA
MIRANTE DO SANCHO




 Para chegar na praia terá que descer o penhasco. Dois lances de escadas entre rochas e 1 escada na pedra. Pequena aventura.


FERNANDO DE NORONHA


FERNANDO DE NORONHA

Todo  esforço será recompensado, valerá muito a pena!

FERNANDO DE NORONHA
PRAIA DO SANCHO




Mas se você não tem condições de realizar esta descida, uma ótima notícia. No passeio de barco (veja no post sobre Planejamento viagem Fernando de Noronha), esta praia é ponto de parada para mergulho, mas o tempo não é o suficiente para curtir a praia. Acho que vale muito a pena retornar por conta própria. É linda demais.



Forte de São João Baptista dos 2 Irmãos ou Mirante 2 Irmãos:

Onde encontramos o cartão postal da ilha. Na passarela que dá acesso  a praia do Sancho, continue até este mirante. Você não se arrependerá. A vista é de tirar o fôlego.
Construído em 1937 para proteger as praias Cacimba do Padre e do Sancho.

FERNANDO DE NORONHA
MIRANTE 2 IRMÃOS
















Veja um pequeno vídeo deste paraíso:



*Baía dos Golfinhos/Mirante dos golfinhos

Não é permitido mergulho nesta área. 


Mirante dos Golfinhos:


Mirante de observação dos golfinhos rotadores (espécie presente na ilha) e onde os turista vão para apreciar as peripécias deste mamífero. Para ter mais chance de ver os golfinhos, indicam ir no horário entre 6 e 7 da manhã ou final da tarde. Fomos no último dia, mas não tivemos sorte. O acesso é pelo PIC dos Golfinhos, mesmo ponto onde vai para a praia do Sancho. Na entrada possui 2 passarelas:
Lado esquerdo: Baía dos golfinhos
FERNANDO DE NORONHA
            FERNANDO DE NORONHA




Mar de fora:


Praias localizadas no lado da ilha voltado para a África. 
Sofre maior influência dos ventos e na maior parte do ano é mais agitado.


Praia do Atalaia: 

FERNANDO DE NORONHA
PRAIA DO ATALAIA

Pertence ao Parque Nacional Marinho, necessitando da carteirinha do pagamento da taxa. Para o acesso é necessário agendamento prévio no ICMBio, em frente ao Projeto Tamar na Vila do Boldró. Permitido apenas 200 pessoas por dia para manter a preservação. 
Saiba mais sobre  trilha do Atalaia, clique em Planejando viagem a Fernando de Noronha.
No período da maré baixa forma-se uma piscina natural bem rasa com diversas espécies de peixes, raias, moreas, polvos e tubarões. Funciona como berçário natural com piscinas naturais bem raras. Quando fomos não encontramos tubarões. Chegando na praia o mergulho dura 30 minutos. Esse passeio é imperdível.
FERNANDO DE NORONHA
PRAIA DO ATALAIA

Local de partida: Vila dos Trinta (é só perguntar de onde sai a trilha do Atalaia).
Tem a vista do Morro do Frade,  cartão postal da praia.


FERNANDO DE NORONHA
PRAIA DO ATALAIA


Normas:
-Não é permitido protetor solar, repelente, cremes de cabelo...
-Só pode flutuar (daí a obrigatoriedade do colete), não pode bater pernas e ficar de pé, nem tocar nos corais e peixes. Fazer movimentos suaves na água.
-Obrigatório: coletes, máscaras e snorkel.


*Enseada dos Abreus (Trilha):

FERNANDO DE NORONHA

Acesso é através de uma trilha de aproximadamente 20 minutos. Tem que agendar antecipadamente com ICMBio.
Leia sobre esta trilha em Planejando viagem Fernando de Noronha.
No canto esquerdo da praia possui uma pequena piscina natural, linda.
FERNANDO DE NORONHA

Para marcar segue o mesmo esquema da praia do Atalaia. Local de preservação da vida marinha, onde você mergulha entre os coroais. Mesmas normas do mergulho em Atalaia. 
Não esqueça de levar os seguintes equipamentos de mergulho: máscara, snorkel e principalmente colete. Não pode mergulhar sem colete. O local não oferece aluguel de equipamentos.


*Baía do Sueste

É uma praia onde os turistas vão para prática de mergulho livre, já que abriga uma rica biodiversidade marinha. Foi o local da ilha onde mais encontramos mais espécies marinhas. Possui recifes que contribuem para o acúmulo de alimentos, o que atrai vida marinha como tartarugas, raias, tubarões e peixes.
FERNANDO DE NORONHA



FERNANDO DE NORONHA

Para entrar na praia é necessário o pagamento da taxa  para o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. 

A praia é dividida em três áreas:
-Lado esquerdo:
Está separado por boias e é restrito para pesquisa, ou seja, não é permitida entrada.

-Centro da praia:
Área livre para banho e mergulho, porém esta praia não me pareceu muito procurada para esta finalidade, por possuir muitas algas, que servem para alimentar os animais marinhos. 

-Lado direito:
Permitido mergulho e obrigatório uso de colete flutuante. Onde há mais probabilidade de encontrar, peixes, raias e tubarões.

O local é bem raso, no mergulho é aconselhável acompanhamento de um guia credenciado ao ICMBio (ele com certeza te levará nos locais onde estão os animais). Obrigatório uso de coletes e necessário snorkel, máscaras e pés de pato. Não pode tocar nos animais e nos corais. No local não possui aluguel de material de mergulho.




*Praia do Leão

FERNANDO DE NORONHA
PRAIA DO LEÃO


Junto com praias do Sancho e Cacimba do Padre são consideradas as praias mais bonitas do Brasil. Tem esse nome por possuir uma pedra parecida com leão marinho deitado com cabeça para baixo. É um local de desova das tartarugas marinhas e por isso tem um controle ambiental  máximo pelo Projeto Tamar.



Projeto Tamar:

Projeto de proteção as tartarugas marinhas. Localiza-se no Boldró. Na beira da Br (estrada).
Todas as noites tem palestras gratuitas sobre a viada marinha. Vale a pena conferir. Site:www.tamar.org.br

FERNANDO DE NORONHA
PROJETO TAMAR


Depois de ler esse gigantesco post você deverá estar pensando que tem muitos lugares para conhecer em Fernando de Noronha. Mas não se preocupe, nos próximos posts explicarei com fizemos para conhecer tudo, aproveitando cada minuto. 
Ilha tour Noronha
*Passeio de barco;
*Roteiro 6 dias em Fernando de Noronha.



Alugue seu carro na Rentcars.com, pague no Brasil sem cobrança de IOF. Reserve pelos banners do blog, recebemos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso. Obrigado.


Reserve seu  hotel  na caixas do Booking.com  localizado neste blog. Somos afiliado e o blog ganha uma pequena comissão das reservas efetuadas a partir daqui. Você não pagará nada a mais por isso. Obrigada.

 

Acompanhe nossas viagens pelas redes sociais:

    FACEBOOK  /   INSTAGRAM  /   G+ /  YOU TUBE




Saúde, paz e fé!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe conosco suas dúvidas, comentários e dicas. Será muito importante para o Fourtrip. Terei o maior prazer em responder.