https://1.bp.blogspot.com/-YoBQE1aH1wA/WbAMDOj3noI/AAAAAAAAkGI/tof2PAPde98dBXnUw2LGTCNG6cZf7WtUACLcBGAs/s640/san%2Bandres%2B7.png

SAN ANDRÉS: Passeio em Acuario e Haynes Cay



Colômbia
Haynes Cay , San Andrés, Colômbia.

E esse mar hein! 
San Andrés, o paraíso colombiano que caiu no gosto dos brasileiros. Isso não é por acaso,  ilha com praias paradisíacas, preços das passagens aéreas atraentes, um mar incrível com variados tons de azul e um astral pra lá de descontraído e caliente, bem típico dos destinos do Caribe.

Veja neste post  como é o passeio nas ilhas de Haynes Cay e Acuario, considerado um dos passeios mais famosos de San Andrés e de bônus conhecemos Mantarrayas, um verdadeiro berçário de arraias gigantes.

Como é o passeio Acuario e Haynes Cay em San Andrés.
Passeio Acuario, Haynes Cay e Mantarrayas em San Andrés.



Localizadas aproximadamente 2km a  leste da ilha de San Andrés, Haynes Cay e Acuario são duas ilhas lado a lado, com piscinas naturais e água cristalina.


San Andrés
Haynnes Cay (maior) e Acuario visto do voo de Parasail em San Andrés


Você pode contratar o tour no hotel, em agências locais ou com um barqueiro privativo, veja como...

Quem nos acompanha sabe que preferimos deixar tudo reservadinho bem antes de chegar no destino, então contratamos antecipadamente os passeios de barco ( tour Johnny Cay / Águas Brancas e Haynes Cay/Acuario) de forma privada com o barqueiro Miguel , whatsapp : +573152209401, não esqueça de colocar o sinal (+)

Leia também: Planejamento de viagem San Andrés.

Com o barco era apenas para nós, tivemos uma mordomia danada, isso fez o grande diferencial na viagem, veja porquê...


Colômbia
San Andrés: Mordomia do passeio privativo de lancha. Saíamos do cais do nosso hotel. 


Ficamos hospedados GHL Hotel Sunriseum hotel estilo resort, com piscina a beira mar e um cais que nos proporcionou  a tal mordomia citada anteriormente.


Colômbia
GHL Sunrise San Andrés, Colômbia.

Isso porque o barqueiro/guia Miguel nos buscava no cais, ou seja, não tínhamos necessidade de sair do hotel e isso faz sim, muita diferença... 😄
San Andrés
Piscina do GHL Hotel Sunrise e mais a frente o cais onde o barqueiro nos buscava para os passeios.



*Reserve seu hotel no Booking.com com alternativa de cancelamento grátis. Reservando pelos links ou banners deste blog recebemos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso. Obrigada.


                      


Para saber mais sobre o GHL Hotel Sunrise, nossa hospedagem e dicas de outros hotéis em San Andrés, leia o post:
Dicas de hotéis em San Andrés, Colômbia.


Onde e como contratar os passeios em San Andrés?


Muitas empresas oferecem o tour para Haynes Cay / Acuario / Mantarrayas Johnny Cay no mesmo dia. As ilhas ficam próximas, mas o passeio torna-se corrido. Quem já fez relata que não foi legal, valendo mais curtir cada lugar separadamente, e depois da nossa viagem, também penso assim. Esses passeios podem ser em grupos com muitas pessoas, tipo excursão e meio tumultuado, o que ocasiona uma confusão no momento de embarque e desembarque dos barcos, podendo ocorrer quedas (relatos de quem fez). Cheguei até pesquisar os valores e realmente estavam mais em conta (em torno de 15.000 passeios separado e  25.000 os três juntos). No caso dos  passeios de barcos e grande grupos, evite sentar nas laterais do barco para você não ficar molhado.

Você pode reservar esses tours na praia Peatonal (no centro), tem uma casinha amarela ou na Marina Porto Fino, na Avenida Newball, bem próximo do restaurante La Regatta e do nosso hotel. Aliás este foi o lugar onde saiu o passeio de parasail em San Andrés.


Face ao acima exposto, achamos melhor contratar os dois passeios separadamente com o barqueiro Miguel. Além de nos buscar no cais do hotel, ele fazia um roteiro na contra mão dos barcos de turismo. Em todas as paradas pegamos os locais mais vazios.

Para saber como ficou nosso roteiro, leia: Roteiro de 5 dias em San Andrés.



Como é o passeio Haynes Cay, Acuario e Mantarrayas:


Conforme combinado, o Miguel nos buscou às 10 da manhã no cais do nosso hotel. Haynes Cay fica localizado na direção do GHL Hotel Sunrise, aliás essa era a vista da nossa suíte, nada mal hein. 😄
Colômbia
San Andrés: Haynnes Cay e Acuario visto da varanda da suíte do GHL Hotel Sunrise



O caminho é bem rápido, não pegamos ondulações e foi super tranquilo.



Colômbia
Chegando em Haynes Cay , San Andrés, Colômbia. Olha a cor desse mar.

Nossa primeira parada foi em um banco de areia repleto de estrelas do mar, bem próximo de Haynes Cay e Acuario. Segundo o guia o local não é rota de passeios turísticos, desta maneira fica bem tranquilo e uma delícia para mergulhar. 
Colômbia
Banco de areia próximo a Haynne Cay, nossa primeira parada do passeio.
O dia estava lindo, porém poucos minutos depois que chegamos no banco de areia, o tempo fechou e caiu uma chuva forte, mas nada nos abalou, continuamos curtindo o local. O Miguel nos informou que poderíamos ficar tranquilo, que passaria rápido, o tempo de San Andrés é assim mesmo. Resultado, 15 minutos depois a chuva parou e o tempo voltou a abrir. Assim é  San Andrés.


Colômbia
Eu no momento da chuva, curtindo as estrelas do mar. Mas ó, nada de tirá-las da água hein!


 Haynes Cay

San Andrés

É maior que a ilha de Acuario, encontramos coqueiros e barracas/restaurantes.


Colômbia
Restaurante/barraca em Haynnes Cay.



Escolhemos um barraca com mesinhas na areia de frente para aquele mar lindo e vista para um navio naufragado.
Colômbia
Navio naufragado visto de Haynnes Cay.
Porém, não tenho uma experiência muito boa para contar. Pedimos peixe frito acompanhado de arroz e papas fritas, uma espécie de fruta do pão frita, muito utilizada no lugar de batatas fritas. Gente vieram apenas dois talheres para 5  pessoas! Como assim ??? Tivemos que comer praticamente com as mãos!
Vou ser sincera, não gostei  e depois me questionei sobre a higiene do local. Portanto tome bastante cuidado com essa questão. Li alguns relatos sobre isso, porém o Henrique insistiu em almoçar lá e deu no que deu. Dois dias depois meu filho iniciou com sintomas de rota vírus e tenho quase certeza que foi de lá. Sugiro levar biscoitos e bebidas, nós compramos numa lanchonete ao lado do hotel.

Almoço em Haynes Cay.


Para chegar Acuario preferimos caminhar cerca de 200 metros pela água batendo na cintura, enquanto o Miguel levou de barco nossos pertencer. 
Colômbia
Acuario visto de Haynnes Cay.



Aquário/ Acuario / El Acuario:



Colômbia
Haynes Cay, San Andrés, Colômbia.


Acuario de San Andrés é outra pequena ilha com dois lados distintos, um lado tem um banco de areia (praia) de frente para San Andrés e a outra, voltada para o mar aberto, tem uma barreira de corais formando uma piscina natural gigantesca com águas cristalinas e uma imensa variedade de peixes, o local além de lindo é ideal para fazer flutuação com snorkel, se puder faça como nós, leve o seu, porque você usará bastante na ilha.


Colômbia
Mergulho Acquario, San Andrés, Colômbia.








Colômbia
Piscina natural de Acuario em San Andrés, nesse momento o tempo voltou a fechar, mas nem choveu e abriu novamente



Mantarrayas / Manta Raias

Um verdadeiro aquário natural  de arraias gigantes (eles chamam mantarrayas). 
Colômbia
Mantarrayas, San Andrés, Colômbia.

Li muitos relatos desaconselhando esse passeio, mas talvez pelo tipo de tour que realizamos, tivemos uma impressão totalmente diferente. Primeiro porque fomos em um horário que estava bem vazio, além disso o guia Miguel é super consciente e um verdadeiro protetor da fauna marinha local, a única coisa que fizemos foi mergulhar em seu  habitat sem importuná-las. Sinceramente foi um dos lugares mais bonitos que visitamos em San Andrés. Posso dizer que foi uma experiência incrível! Um lugar absurdamente lindo, Veja as fotos...
Colômbia
Mantarrayas, San Andrés, Colômbia.





San Andrés





Já estava no fim de tarde e regressamos para o hotel. Desembarcamos no cais extasiados com nosso primeiro dia de passeio na ilha, simplesmente inesquecível.


Dicas :

💬 O Sol é escaldante, portanto vale lembrar, leve muito protetor solar, boné ou chapéu.

💬 Leve sapatilhas de neoprene, snorkel , uma canga ou toalha.

💬 Evite contratar tours com muitos turistas. O passeio torna-se tumultuado e corrido. 

💬 Caso tenha disponibilidade no roteiro, reserve separadamente os tours:
Um dia para Johnny Cay e outro para Haynes Cay com Acuario + Matarrayas. Desta maneira aproveitará muito mais.

💬Leias outros posts sobre a viagem:



💬 Use e abuse de uma câmera Go Pro , mas caso não tenha, leve uma capinha plástica de celular.



Alugue seu carro na Rentcars, pague no Brasil sem cobrança de IOF. Reserve pelos banners do blog, recebemos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso. Obrigado.




Acompanhe nossas viagens pelas redes sociais:

    FACEBOOK  /   INSTAGRAM  /   G+ /  

YOU TUBE / Pinterest



Saúde, paz e fé! ☺☺☺☺

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe conosco suas dúvidas, comentários e dicas. Será muito importante para o Fourtrip. Terei o maior prazer em responder.