https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiDmAoGZoYxaYvL2RNVpci8cKQqL6IU_j4v_MXWg0U4AWFUkwVc3D17S2H1cErEteD0kgRQDR2zfj5kpcZ0pS909s-qKlrJS5sUgooScF5vlRuQcBvO9nhDDRQ8OOJKhyphenhyphenpOqU6S8OFxTL8/s640/san+luis+11.jpg

VIAGEM SÃO LUÍS DO MARANHÃO

São Luís:
Pontos turísticos, mapas, dicas e roteiro.

Maranhão

Capital do Maranhão, São Luís do Maranhão  foi fundada em 1612 pelos franceses e depois invadida pelos holandeses e portugueses. Em 1997 seu Centro Histórico foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.
Conhecemos essa cidade com uma imensa diversidade cultural em dois dias após nossa visita aos  Lençóis Maranhenses, apesar do pouco tempo tivemos uma grata surpresa. 
Leia neste post:
Roteiro de dois dias em São Luís do Maranhão.
O que fazer em São Luís do Maranhão?
Atrações em São Luís do Maranhão.


Cidade fundada pelos franceses, recebeu esse nome  em homenagem a Luís XIII, rei da França. Depois chegaram holandeses e por fim aconteceu a colonização pelos portugueses, responsável por grande parte da arquitetura de seu Centro Histórico e um dos lugares mais visitados por turistas, com casarões e igrejas emolduradas por azulejos.
São Luís possui 2 lados ligados pela Ponte José Sarney que fica sobre o Rio do Anil. Basicamente esse rio divide a cidade entre o antigo e o moderno.
De um lado está o Centro Histórico de São Luís do Maranhão, também tombado  pelo Iphan - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Possui cerca de quatro mil sobrados com azulejos coloridos numa área de mais ou menos 3 Km. Reserve pelo menos metade do dia para caminhar pelas ruelas.
Maranhão

Roteiro  pelas ruas do Centro Histórico de São Luís:
Rua Portugal, Praça Mauro Machado, Rua Estrela, Catedral de Nossa Senhora da Vitória (padroeira da cidade), Palácio dos Leões, vista Baía de São Marcos.

Maranhão

E do outro lado do rio encontramos o lado moderno com prédios, shoppings, restaurantes e as principais praias como : Calhau, Olho D` Água e Araçagi.

Reservamos pelo site Booking.com, com alternativa de cancelamento grátis. Pagamos em espécie para não usar o cartão de crédito e pagar IOF.
Lembre-se quanto maior a antecedência, maior a chance de reservar bons hotéis com preços convidativos.
                      

Variação  da maré em São Luís:

Recordo-me que quando saímos para conhecer o Centro Histórico no período da manhã, passando pela ponte José Sarney, achamos estranho uma ponte tão alta com um rio bem seco. No retorno percebemos que a variação da maré no Maranhão é realidade. Simplesmente o rio estava cheio. É impressionante, o Maranhão tem umas das maiores variações de maré do mundo. Em horas a maré pode avançar em torno de 10 metros. Motivo este que pessoas perdem os carros na beira da praia. Em alguns lugares do nordeste, tem-se o hábito de estacionar os carros na areia da praia.

Roteiro de dois dias em São Luís do Maranhão:

1º DIA:

Chegamos em torno das 10:00 da manhã, deixamos as malas no hotel e partimos para o Centro Histórico de São Luís. O local apesar de bonito, não é bem conservado, é decepcionante ver grande parte dos casarões que contam tanta história,  mal conservados e abandonados, o local chega ser até perigoso. Procure andar em grupo ou evite os finais de semana, quando costuma ficar vazio. Mesmo assim caminhar nesta região é uma viagem no tempo. Encontramos também várias lojas de lembranças. É o local mais em conta para encontrar os famosos imãs de azulejos, a deliciosa geleia de pimenta e o guaraná Jesus (o refrigerante mais popular da região).

Maranhão

Partimos para o lado moderno da cidade, a fim de visitar algumas praias. Almoçamos em um dos melhores restaurantes que já comi na minha vida (adoro comida nordestina), com uma gastronomia dos deuses. Pedimos carne de sol, acompanhado de aipim frito, Maria Izabel (arroz com carne seca desfiada), feijão de corda. O prato era para duas pessoas, como éramos três casais, pedimos três e deu perfeitamente. Enquanto esperávamos por  uma mesa eles ofereceram pastéis com geleia de pimenta, foi ali que me apaixonei por essa iguaria. O nome do restaurante é Cabana do Sol.
Endereço: Rua João Damasceno, 24 A- Farol de São Marcos.  
                          
Maranhão

Maranhão

Cabana do Sol

A noite fomos para a beira da praia do Calhau. Tem vários quiosques com música ao vivo.

Maranhão
Monumento aos pescadores de São Luís




2º Dia:

Fomos para o Cais da Praia Grande no intuito de pegar o catamarã para a cidade histórica de Alcântara. Cerca de uma hora de viagem (30 Km pelo mar). Já estávamos dentro do barco, tirando fotos, quando de repente, o capitão avisou que não poderíamos partir, o barco encalhou porque a maré estava baixa. Só rindo mesmo... Fazer o quê? Sem estresse!

Marnahão

Maranhão


Um morador deu a dica de conhecer São José do Ribamar. Cidade também história localizada a 1 hora de carro de São Luís. Não gostamos nem um pouco da dica, a praia é poluída e estava interditada, terrível. 
Maranhão

 Voltamos para São Luís e fomos curtir o final da viagem na Praia do Calhau.

Praia do Calhau:

Localizada na avenida Litorânea. A praia não tem aquele mar azul turquesa, mas é limpa. Segue o estilo da praia do Futuro de Fortaleza, com quiosques a beira mar. Melhor lugar para hospedagem.
Maranhão



Essa viagem foi uma road trip passando quatro estados americano. Alugamos nosso carro na Rentcars.com, pagamos no Brasil sem cobrança de IOF. Reserve pelos banners do blog, recebemos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso. Obrigado.




Acompanhe nossas viagens pelas redes sociais:


    FACEBOOK  /   INSTAGRAM  /   G+ /  YOU TUBE

 Saúde, paz, fé e viagens!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe conosco suas dúvidas, comentários e dicas. Será muito importante para o Fourtrip. Terei o maior prazer em responder.