https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEix4ij1sDbeTWZV371EpbH0D6xmEAo3gK0WvQA9PrO7R3jfpcNJ84WMPeMk9WUJxlj5LhpmeOHBsJzYOG3sQKbfxz5y9uZ8aIp-qpwJiwhf_wn_4rBZfilJu9xvxm9GAAAGq-jpWiQKXus/s640/Morro+de+S%25C3%25A3o+Paulo+3.png

MORRO DE SÃO PAULO: COMO CHEGAR, O QUE FAZER , ONDE FICAR E ROTEIRO

Bahia
Morro de São Paulo, Bahia.
Morro de São Paulo ou Ilha de Tinharé, um paraíso de belas praias com  águas cristalinas localizado ao sul de Salvador, no  município-arquipélago do Brasil chamado  Cairú, possui 26 ilhas.

Que a Bahia tem destinos e paisagens deslumbrantes todo mundo já sabe, agora descubra porquê Morro de São Paulo é um lugar tão especial, capaz de atrair milhares de turistas durante o ano inteiro.

Leia neste post completão :
Tudo que você precisa saber antes de visitar Morro de São Paulo.
Como chegar em Morro de São Paulo?
Melhores passeios em Morro de São Paulo.
Dicas de pousadas em Morro de São Paulo.
O que fazer em Morro de São Paulo?
Roteiro de viagem Morro de São Paulo, Bahia.

Oito anos depois de nossa visita relâmpago a Morro de São Paulo, retornamos para desfazer a grande burrada de passar apenas algumas  horas nessa ilha de águas caribenhas.

Naquela época, estávamos acompanhados dos filhos, nosso destino base era  Ilhéus, Sul da Bahia, aproximadamente 200 km de Valença, uma das cidades que oferece  opção de transporte (barco) para chegar em Morro SP (leia mais adiante). 

Fizemos a loucura de realizar um bate e volta e mal saberíamos o quanto esse destino marcaria nossa memória de viajante. Claro que a aventura ficou com gosto de quero mais, imagina isso, visitar esse lugar demasiadamente lindo em menos de um dia (loucos! Éramos somos loucos)? 😂

Foi  tempo  suficiente para, subir, descer morro, apreciar a vista incrível do mirante da tirolesa, caminhar até a Segunda Praia, dar alguns mergulhos e pronto, se apaixonar. A ponto de realizar eternas juras de amor, com uma única frase: Um dia retornaremos...
Bahia
Segunda praia, Morro de São Paulo/ 2010.
Fato esse que nunca  postamos sobre o destino no blog, vocês acham que iria sugerir um roteiro de quatro horas naquele cenário absurdamente deslumbrante?
Nem pensar, iriam dar gargalhadas de nós! Por favor, não façam essa loucura!


Enfim, essa história faz parte do passado, nosso dia chegou e desta vez aproveitamos o máximo de tudo que esse destino baiano tem a nos oferecer: praias, restaurantes, noite badalada, aventura e a tranquilidade da paisagem que mais amo neste mundo, a praia.

De lá pra cá, muita coisa mudou e a ilha deixou um pouco para trás aquele ar rústico das ruas de terra batida do centrinho. Aconteceu um aumento considerável de pousadas e restaurantes e  a construção de uma passarela de madeira que permite chegar até a Terceira praia, independente das condições da maré. Mas nada que tire o charme de uma ilha com praias encantadoras.


Como chegar em Morro de São Paulo:

A maneira mais utilizada é voando para Salvador, a incrível capital baiana.
Cá entre nós, mesmo conhecendo, não é sacrifício algum fazer um stop na cidade e dar uma turistada nos principais pontos turísticos de Salvador

Nós fizemos um roteiro bem legalzinho, leia o post atualizado: 


Daí você chega numa das maiores dúvidas da viagem, qual a melhor opção de chegar em Morro de São Paulo, saindo de Salvador?

➤ Existem 3 formas para chegar na ilha : 


Marítimo, Semi-terrestre ou aéreo.


➤ Três questões principais irão influenciar na sua decisão: 


Tempo, dinheiro e conforto (bem-estar).


● Marítimo:  

Transporte de lancha ou catamarã, sai do Porto Marítimo de Salvador, localizado ao lado do Mercado Modelo, Salvador. A viagem dura em torno de duas horas e meia, passando por mar aberto. 
Bahia
Mapa entre Morro de São Paulo e Salvador.

⬆ Vantagens : 
Mais rápido em relação ao semi-terrestre. 
Pega-se um único transporte.

⬇ Desvantagem: 
Como a viagem é em mar aberto,  muita gente sofre com enjoos. 


💬 Foi a nossa escolha, reservamos  pela internet  com a empresa Zulu Turismo,  empresa reconhecida no mercado e bastante responsável, atua há anos na área de turismo em Morro de São Paulo, Salvador e Chapada Diamantina





Além do transporte Salvador- Morro de São Paulo- Salvador, também fizemos com eles:

✓ Traslado aeroporto Salvador- hotel- aeroporto Salvador.
✓ Passeios em Morro de São Paulo.

Eles se encarregaram de marcar tudo e já viajamos com todos os vouchers emitidos. #ficaadica

Contatos Zulu Turismo:

➧ Facebook: Zulu Turismo

➧ Instagram: @zuluturismo

➧ E-mail: reservas@zuluturismo.com.br

➧ Site: http://www.morrodesaopaulobahiabrasil.com/empresa.htm

➧ Tel: (+) 55 75 99988 6317



Quanto ao traslado marítimo, confesso que fiquei um pouco receosa, porque não sou muito amigável com mar aberto e ainda por cima sofro com enjoos, porém resolvi arriscar, no intuito de economizar no tempo de viagem. 

⇨ Nossa experiência na ida (Salvador- Morro SP):
Fomos de lancha e foi tranquilo.
Dica: sente-se na parte interna da lancha, bate menos, além de você não correr o risco de  molhar-se e sentir um cheio forte de óleo. 

⇨ Na volta (Morro SP - Salvador) foi mais complicado: 
Retornamos de catamarã, com mais pessoas e quando entramos na embarcação, só nos restavam os assentos na parte interna. Ao contrário da lancha, no catamarã é melhor ficar na parte externa, porque é mais arejado e bate menos.

Conclusão: Algumas pessoas passaram mal. Eu mesma nos primeiros 20 minutos comecei a enjoar e tive que passar toda viagem lá fora, sentada na caixa do motor, olhando para o horizonte (nunca para baixo ou para água), debaixo do Sol.

A empresa informa que dependendo das condições do mar, o traslado pode ser substituído para o semi-terrestre.


● Semi-terrestre: Barco/lancha +  ônibus ou van + lancha.

Lancha: travessia da Baía de Todos os Santos até Ilha de Itaparica, tempo: 50 minutos.

Ônibus: Terminal marítimo da Ilha de Itaparica até o município de Valença, 130 km , em torno de duas horas de viagem.

Barco: Entre Valença e Morro de São Paulo, tempo 30 minutos.

⬆ Vantagens: 

Dependendo da agência contratada e do local de hospedagem, buscam no hotel.

Melhor para quem tem problemas de enjoo.

⬇ Desvantagem:

Tempo total da vigem: aproximadamente 4 horas.


● Voo panorâmico Salvador- Morro de São Paulo: 

Táxi aéreo saindo de Salvador direto para o pequeno aeroporto de Morro SP. 
Tempo: 25 minutos.
Valor em torno de R$ 600,00.

A única desvantagem é o medo de avião, de resto, tudo de bom. Ah, tem também o valor, bem mais caro em relação aos outros. Também pudera né. Toda mordomia tem seu preço!


Ficou restando mais duas opções, que não são muito utilizadas, porém vale compartilhar...

● Alugar um carro e deixar em um dos estacionamentos na cidade de Valença, de lá pegar o barco até Morro SP- 30 minutos.  Vale lembrar que essa opção é pouquíssima usada por viajantes, já que você gastará a diária do aluguel do carro parado no estacionamento (não é barato, 8 anos atrás pagamos dez reais), enquanto estará na ilha.

Deste 2017 a empresa aérea Azul está realizando voos para Valença, cidade a 30 minutos de barco de Morro de SP.

Não é permitido entrada de carros na ilha, somente veículos de agências e hotéis da região.


Chegada em Morro de São Paulo:


Depois de receber as boas vindas daquele mar azul de vários tons, desembarcamos no píer do porto, porta de entrada da ilha, onde encontramos uma "galeraaaa"  oferecendo o serviço "táxi ou Uber" . São locais que carregam bagagens a bordo de carrinhos de mão até as pousadas. E por mais que você ache desnecessário, no final agradecerá, porque dependendo do lugar onde ficará hospedado, valerá muito a pena. Os preços variam de acordo com o número de bagagem e a distância do seu hotel/pousada. Entre 15 a 40 reais. Nós pagamos 30 reais até a Terceira praia para carregar 4 malas e 3 mochilas de dois casais. 

Vale lembrar que visitantes são obrigados a pagar uma taxa de proteção ambiental de Morro de São Paulo no valor de R$15,00 por pessoa, independente do tempo que ficará na ilha. O pagamento é realizado após o porto e vistoriado por agentes localizado na subida do morro.

Nosso primeiro contato com o paraíso é a subida e descida de um morro  pra lá de íngreme, também conhecido como caminho da praia, passando pelo Centro da Vila onde encontramos a Praça Aureliano Lima, Igreja Nossa Senhora da Luz, pousadas,restaurantes e lojas
Bahia
Praça Aureliano Lima, Morro de São Paulo, Bahia.
Sim, o que você mais vai fazer em Morro SP é subir e descer ladeiras, portanto nem pense em dieta, pode comer e beber todos os drinks engordativos, porque todos os dias terá malhação, mesmo que seja involuntariamente. No final tudo ficará no zero a zero. 😂

Um pouco ofegantes chegamos na Primeira praia de Morro de São Paulo. A ilha possui 5 praias mais a praia do Porto. Todas nomeadas de acordo com sua localização a partir do Centro/ Vila: Primeira, Segunda, Terceira, Quarta e Quinta  praia (também chamada de praia do Encanto). As quatro primeiras dá para conhecer caminhando.
Bahia
Primeira a Quarta praias visto do Mirante da tirolesa, Morro de São Paulo, Bahia.

Onde se hospedar em Morro de São Paulo:


Uma das etapas mais exaustivas do planejamento foi escolher o local de hospedagem, porque depende muito do perfil de cada viajante. A maioria das  pousadas ficam entre a Vila (Centrinho) e a Terceira praia. Vale lembrar que as hospedagem localizadas até a metade  da Terceira Praia é possível chegar caminhando pela passarela de madeira. Já as pousadas da parte final da Terceira, Quarta e Quinta praias, é necessário pegar traslado no receptivo, localizado numa rua interna da Segunda praia. Geralmente hotéis localizados nessas regiões oferecem transporte gratuito.

Como tenho costume de investigar uma quantidade expressiva de hospedagens, acabo me familiarizando com o nome de boa parte. Daí quando chego no destino, tenho a mania de observar e verificar se vale a pena ou não.

Segue a relação de pousadas indicadas por mim, por amigos e leitores do blog.


● Pousadas na Vila - Morro de São Paulo:

No centro/Vila, especificamente no alto do morro, tem pequenas pousadas com preços mais em conta e outras mais sofisticadas localizadas na encosta do morro de frente para o mar, lado da ilha onde acontece o famoso pôr do Sol de Morro de São Paulo. Algumas oferecem um visual magnífico desse momento do dia.

Sugestões: 

Passárgada Pousada :  Tem piscina com borda infinita com vista para o mar e pôr do Sol.

Portaló hotel :
De frente para o mar, ao lado do porto.


Cristal Pousada 

Pousada Vila do Sossego 


Pousada Farol do Morro

Pousada Aquarela

Pousada O Casarão


Vantagem:

Próximo do porto, assim não terá grandes dificuldades de carregar sua bagagem.

Desvantagem:

Para chegar nas praias terá que subir e descer o morro, não é brinquedo não!


● Primeira praia:

Tem várias pousadas, algumas ficam praticamente na areia da praia.

Pousada Bahia Bacana : Frente para a praia.

Pousada Morena : Frente para a praia.

Pousada Ilha da Saudade

Pousada Dona Moça

Pousada Bahia Bella



●Segunda praia:

É o lugar onde  a badalação acontece. Tem bons hotéis, porém vá preparado para ficar no meio do burburinho. Se deseja curtir balada, esse é o lugar.

Pousada Sambass : De frente para a praia.

Villa Amado : De frente para praia.

Pousada Bahia Tambor

Pousada da Torre



*Reserve seu hotel no Booking.com com alternativa de cancelamento grátis. Reservando pelos links ou banners deste blog recebemos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso. Obrigada.


                      



●Terceira praia:

Uma região mais tranquila, bem próximo da Segunda praia e de toda agitação. Por essa questão foi o local eleito para nossa hospedagem. Tem bastante oferta de pousadas.

Pousada Borboleta : Nossa pousada. Localizada bem próxima da praia. É simples, porém aconchegante, funcionários simpáticos, delicioso café da manhã e suítes amplas.
Morro de São Paulo
Suíte pousada Borboleta, Morro de São Paulo.


Pousada Minha Louca Paixão : Essa pousada é linda e fica localizada de frente para o mar, na parte que tem passarela.

Pousada Serena

Pousada Bahia Inn

Pousada Brasil Caribe


●Quarta praia:

Se a Terceira praia é calma, a quarta é um paraíso. Um local pra lá de tranquilo. Onde encontramos as piscinas naturais formadas quando a maré está baixa. Tem poucos hotéis e como a passarela vai até a metade da Terceira praia, alguns oferecem transporte a partir do receptivo da Segunda praia. 
Por ser mais afastada, causa um certo desconforto para sair a noite.


Villa dos Corais: Fica no limite entre a Terceira e Quarta praia. Em frente tem uma passarela de madeira que inicia no final da Terceira praia. É linda, porém um pouco longe do Centro.
Bahia
 Em frente a Villa dos Corais, Morro de São Paulo: Quarta praia.



Pousada Fazenda Caeira

Catavento Praia Hotel

Patachocas



●Quinta praia:

Tem pouquíssimos hotéis, fica bem afastada e pelo que observei é para se hospedar e ficar lá. A maneira de chegar é apenas pela estrada de terra no interior da ilha. 

Vila dos Orixás



O que fazer em Morro de São Paulo?


Atrações e passeios em Morro de São Paulo:


● Centro, Rua Principal ou Caminho da Praia:

Tem vários restaurantes, feirinha de artesanato, a praça e a Igreja Nossa Senhora da Luz, nome da padroeira da ilha. Os restaurantes localizados nesta região costumam ser mais em conta.
Bahia
Igreja Nossa Senhora da Luz, Vila de Morro de São Paulo, Bahia.

● Passeio Volta a Ilha: 🔝🔝

Bahia
Praia de Moreré, Boipeba uma das paradas do passeio volta a ilha, Morro de São Paulo, Bahia.

Principal passeio de Morro de São Paulo. Passeio de barco  sai da Terceira praia e dura o dia inteiro (10 as 17:30).

Post completo: Passeio volta a ilha em Morro de São Paulo.

Dependendo da maré tem 4 a 5 paradas:

Piscinas Naturais: Garapuá e Moreré. Apenas em caso de maré baixa. No caso do nosso passeio, a maré alta, então partimos para a praia de Moreré em Boipeba. Não ficamos tão triste porque visitamos as piscinas naturais no passeio de Garapuá.

Praia de Moreré, Boipeba: Que paraíso, eu amei essa praia, rústica, calma e isolada.
Bahia
Tranquilidade da praia de Moreré, passeio volta a ilha Morro de São Paulo, Bahia.


Praia de Cueira : Boipeba.

Praia Boca da Barra: Almoço.
Bahia
Praia Boca da Barra, Boipeba, Bahia.

✓ Rio do Inferno.

✓ Canavieira: Restaurante flutuante, cujo principal prato é ostra gratinada.

✓ Cairu:

Sede administrativa do arquipélago. Fizemos um tour guiado no Convento Santo Antônio- Patrimônio Histórico do tempo da colonização.

Valor de entrada na ilha: 4 reais.
Guia: 5 reais.
Convento: 2 reais.
Bahia
Cairú, Bahia.


O passeio termina no Porto de Morro de São Paulo.

Posteriormente escreverei um post específico com todos os destalhes sobre esse passeio incrível.




● Passeio de 4x4 Garapuá: 🔝🔝


E eu bobinha achava que o tour volta a ilha era o suficiente para curtir as belezas de Morro de São Paulo!
Pois garanto que os dois tours valem muito a pena e que um completa o outro. Por sorte decidimos fazer o passeio quando faltava apenas uma semana para a viagem.

Sai do receptivo de turistas, localizado na rua atrás da Segunda praia, em veículo 4X4 passando pela estrada de terra no interior da ilha. Dura o dia inteiro, passando por:

Quinta Praia de Morro de São Paulo, também conhecida como praia do Encanto.
Bahia
Quinta praia, uma das paradas passeio Garapuá, Morro de São Paulo, Bahia.


✓ Praia de Garapuá:

Passamos a maior parte do dia e almoçamos. Uma praia linda com 1.500 metros em forma de concha, com dois lados distintos, um mais agitado com restaurantes e mesinhas na areia e o outro, rústico e bem deserto. O lugar é incrível, foi uma das praias que mais amei.
Bahia
Praia de Garapuá, Morro de São Paulo, Bahia.


✓ Piscinas naturais de Garapuá:

No final da tarde, quando a maré estava baixa, pegamos o barco em direção as piscinas naturais.
Morro de São Paulo
Piscinas naturais de Garapuá, Morro de São Paulo, Bahia.



💬 Realizamos os passeios volta a ilha e Garapuá com a empresa Zulu Turismo


Post completo sobre o passeio: Tour Praia de Garapuá




● Passeio pelas praias de Morro de São Paulo:


Da Primeira a Quarta praia é possível conhecer caminhado, ficam todas próximas.


► Primeira Praia - Morro de São Paulo:

Bahia
Praias de Morro de São Paulo visto do Mirante da Tirolesa. Dá para observar até a Quarta praia.

Como diz o nome, é a mais próxima  da Vila, local onde termina a famosa  tirolesa de Morro de São Paulo. É escondida e por vezes passa desapercebida, porque fica  espremida entre as pousadas e bares localizados praticamente na areia da praia.  É de lá também que partem passeios de banana boat e jet ski.

Visitamos nos dias que pulamos de tirolesa. Veja o vídeo no Instagram @blogfourtrip .

Seu acesso pode ser através das escadarias localizadas na parte final da rampa entre a Vila e a Segunda praia ou em caso de maré baixa pela beira do mar, passando entre  as pedras da Segunda praia.


► Mirante da Segunda Praia: 🔝🔝

Bahia
Ilha da Saudade  vista da  mirante da Segunda praia. Morro de São Paulo.

Localizado entre a Primeira e Segunda praia, é o lugar pra tirar aquela foto com o fundo da Segunda praia e a charmosa ilha da Saudade.

Tente fotografar no horário de meio dia às 15 horas, quando Sol fica a favor da máquina, iluminando a praia.



►Segunda Praia : 🔝

Bahia
Segunda praia, Morro de São Paulo, Bahia.

É a praia mais badalada de Morro São Paulo, onde tudo acontece, seja de dia ou a noite. Isso porque é repleta de  restaurantes, barracas na areia e música ao vivo. Por conta disso é a mais cheia e frequentada por turistas. 

A noite é o point de turistas e moradores. O visual das mesas com velas na areia da praia é lindo.

É ali também que acontece o luau. Como dormimos cedo, não presenciamos nenhum.




►Ilha da Saudade: 🔝🔝

Bahia
Ilha da Saudade, Morro de São Paulo, Bahia.


Esse lugarzinho foi amor a primeira vista desde a primeira visita em 2010. Na minha opinião é um dos cartões postais de Morro de São Paulo. Todos tem uma foto com o fundo desse pedacinho de terra emoldurado por coqueiros. 


►Terceira Praia:

Essa praia é dividida em duas partes.

⇒ Tem uma passarela na altura da rua ligando a Segunda a Terceira praia: A faixa de areia é bem estreita e repleta de pedras. Além disso, quando a maré está cheia, a água bate nas pedras, impossibilitando caminhar na beira da praia.
Bahia
Passarela Terceira praia, Morro de São Paulo, Bahia.

⇒ Já a parte final é uma praia normal com faixa de areia, onde saem os passeios de barcos. Também é o caminho para chegar na  Quarta praia.
Bahia
Terceira praia, Morro de São Paulo, Bahia.

►Quarta praia  e piscinas naturais: 🔝🔝

Entre as cinco praias, escolhi esta para chamar de minha.  A maior, melhor e mais bonita. Tranquila e com água cristalina.
Bahia
Quarta praia, Morro de São Paulo, Bahia.

Logo no início tem uma piscina natural onde você pode colocar seus pertences nas pedras e mergulhar com snorkel e máscara para visualizar vários peixinhos. Verifique no seu hotel o horário da tábua das marés e tente ir no período em que a maré está baixa.
Bahia
Piscina natural da Quarta praia de Morro de São Paulo, Bahia.
Mas de qualquer forma vá, porque a praia é linda e apesar de ter apenas um restaurante, por sinal, super transado, além de meia dúzia barraquinhas de bebidas. Mas na real, o charme dela é a tranquilidade e a sensação de estar numa praia mais rústica, comparando com as 1ª, 2ª e 3º praias.



► Quinta praia: 

É a mais isolada das praias. Ao contrário das demais praias, onde você faz uma caminhada passando por cada uma delas, para chegar na Quinta praia ou do Encanto, é necessário pegar um veículo passando pela estrada de terra no interior da ilha, já que ela é separada das demais por um manguezal.

Nós conhecemos através do tour 4X4 até a praia de Garapuá, cuja primeira parada é exatamente a Quinta praia, veja foto no passeio Garapuá.

Para dizer a verdade, o local me deixou um pouco triste, o lado esquerdo da praia estava sujo e com alguns cavalos que faziam suas necessidades na beira da água.

Segundo o guia isso ocorre por conta das correntes marinhas, que carregam parte da sujeira da ilha para essa região. Uma pena.

Já no lado esquerdo é uma lindeza de cenário, tem um banco de areia isolado e maravilhoso para relaxar.
Bahia
Banco de areia da Quinta praia, Morro de São Paulo, Bahia. Ao fundo Quarta praia.


●Atrações a partir da Vila de Morro de São Paulo: 


No início da Vila (alto do morro), em frente a Nossa Senhora da Luz, tem um caminho (trilha), chamado Caminho do Farol, que dá acesso a cinco lugares que considero top 10 atrações de Morro de São Paulo:

Restaurante Toca do Morcego, Farol de Morro de São Paulo, Mirante do Farol , Mirante  da Tirolesa e Tirolesa de Morro de São Paulo..



● Toca do Morcego Restaurante: 🔝🔝


Sabe aquele lugar onde todos correm para ver um pôr do Sol de respeito?
Morro de São Paulo
Vista incrível do pôr do Sol no restaurante Toca do Morcego, Morro de São Paulo, Bahia.


É o Toca do Morcego, o restaurante mais famoso e badalado de Morro de São Paulo.

O local tem um visual maravilhoso, está localizado na encosta do morro, um ambiente super aconchegante e acolhedor, acompanhado de uma boa música ao vivo.
Morro de São Paulo
Restaurante Toca do Morcego, Morro de São Paulo, Bahia.

Dica: Prove a  bebida a base de: cacau, morango, vodka e gelo. Delícia.

Morro de São Paulo
Toca do Morcego, Morro de São Paulo.
Valor da entrada: R$15,00.



Farol do Morro: 🔝

Construído com objetivo de auxiliar o acesso de barcos até a cidade de Valença.
Do lado direito do Farol encontramos: 


Tirolesa de Morro de São Paulo.: 🔝🔝🔝

Bahia
Experiência incrível: Tirolesa Morro de São Paulo, Bahia.
Ah que experiência indescritível, quem nos segue no Instagram @blogfourtrip, acompanhou toda nossa aventura. E até eu que tenho pavor  de altura, viciei com o frio na barriga e não me contentei com 1 vez, pulamos 2 vezes. 😄
Além de ser considerada a maior tirolesa do Brasil que cai dentro da água, os administradores super gente boa, Juan e Zeca souberam escolher o lugar com a melhor vista de Morro de São Paulo. É um visual incrível. São 70 metros de altura percorridos por 340 metros entre o Morro do Farol e a Primeira praia.
Bahia
Sequência tirolesa Morro de São Paulo, Bahia.

Não precisa ter medo, porque a empresa é super responsável e utiliza todas as normas de segurança. Nossa única preocupação é curtir o momento.

Valor: R$50,00.

E como toda atração que se preze, tem que ter um flash, para a alegria da galera, fica uma fotógrafa profissional na Primeira praia registrando toda sua aventura. O pacote das fotos é pago à parte entre R$40,00 e R$20,00, dependendo do número de pessoas.

Leia o post onde conto toda nossa experiência: Tirolesa Morro de São Paulo.

Vai que é demais. Veja o vídeo que publicamos no nosso canal do YouTube.







● Mirante da tirolesa: 🔝🔝

Localizado ao lado da tirolesa,  engloba todo o visual incrível da ilha, podendo avistar as  praias e a pequena ilha da Saudade.  Vale a pena gastar um tempinho a mais para ficar apreciando toda paisagem da ilha.
Bahia
Vista do Mirante da Tirolesa, Morro de São Paulo.



Mirante do Farol: 🔝🔝

Junto com o restaurante Toca do Morcego, engloba os melhores lugares para apreciar  o pôr do Sol de Morro de São Paulo. E melhor, de graça.
Bahia
Mirante do Farol, Morro de São Paulo.



● Praia da Gamboa: 🔝

Morro de São Paulo
Gamboa, Morro de São Paulo, Bahia.

Como chegar:

*Trilha:
Pegue a Rua da Fonte (Centro),  ir beirando o mar, aproximadamente 1,7 km. Passa pelo paredão de argila, onde turistas passam no corpo para rejuvenescimento da pele, chegando na Praia da Gamboa. Uma praia com restaurantes na areia, bem legal para passar o dia.
É importante saber que só dá para fazer esta trilha quando a maré está baixa.

Outra opção:
*Barco:
Pegar barquinho no porto até a Gamboa. Valor 5,00 por trecho.



●Dicas de Morro de São Paulo:



💬 Sempre verificar a tábua das marés. A maioria dos passeios dependem da maré baixa, já que oferecem visitas nas piscinas naturais.

💬 Quer ficar hospedado em um lugar tranquilo porém perto dos restaurantes, praias e agitação?

Escolha a Terceira praia.

💬 Vá com disposição para caminhar, afinal Morro de SP fica no morro.

💬 Use e abuse do protetor solar e chapéu.

💬 Os restaurantes da Segunda praia são mais caros comparados com os localizados na Vila (alto do morro). Porém quem procura acha, concordam?
Então, se você deseja comer uma pizza de boa qualidade com um preço legal, tem a pizzaria Varanda`s, fica na passarela de madeira entre o final da Segunda e o início da Terceira praia.

💬 O passeio volta a ilha é realizado de barco/lancha. O início do passeio até Moreré passa por alto mar e o barco bate bastante. 

Se você tem problemas de coluna, sente-se na parte de trás do barco.
Se você tem problemas de enjoo , tome um remedinho.
Agora se você tem medo de mar, nem vá.😆

💬 O mesmo recomendo para o traslado marítimo Salvador- Morro São Paulo - Salvador.
Medo de mar e enjoos, prefira a opção de transporte semi-terrestre.

💬 Em Morro de São Paulo não existem bancos, apenas alguns caixas eletrônicos (BB, CEF e Bradesco). Porém a maioria dos estabelecimentos aceitam cartão de crédito.

💬 Internet: normal.

💬 Também não tem hospital, procure levar uma bolsinha de primeiros socorros.

💬 O que levar para Morro de São Paulo?

Chinelo, sandália rasteira e roupas leves, a ilha é simples. Chapéu, boné,protetor solar, máquina fotográfica, incluindo Go Pro (se tiver), máscara e snorkel.

💬 Em Morro de São Paulo, você encontra várias barraquinhas de caipirosca espalhadas pela Vila e na Segunda praia. Experimente o Cacau Show, bebida a base de cacau (claro), morango, vodka e gelo. Pode ser servido no copo de plástico (15 reais) ou no próprio cacau + copo (25 reais), mas pechinchando você consegue a 20 reais.

Bahia
Provando a caipirosca Cacau Show em uma barraca da Segunda praia, Morro de São Paulo, Bahia.


💬 Top atrações em Morro de São Paulo:

Ou seja, o que você não pode deixar de fazer em Morro de São Paulo...

✓ Passeio volta a ilha - Morro de São Paulo.

Passeio Garapuá .

✓ Tirolesa de Morro de São Paulo.

✓ Pôr do Sol Toca do Morcego Restaurante.

✓ Quarta Praia e  piscina natural.


● Roteiro de cinco dias em Morro de São Paulo:


►Dia 1:

Chegada 12 horas.

Check- in hotel.

Almoço e caminhada Vila e Segunda praia.
Tarde: Tirolesa Morro de São Paulo.

Entardecer e noite: Toca do Morcego Restaurante.

► Dia 2 :

Passeio volta a ilha (dia inteiro).

Noite: Segunda praia e Vila.


►Dia 3 :

Tour Praia de Garapuá
 (dia inteiro).

Pôr do Sol: Mirante do farol.

Noite: Segunda praia.


►Dia 4 :

Manhã: Piscinas naturais da Quarta Praia.

Tarde: 

Ilha da Saudade (Segunda praia).
Tirolesa (sim novamente). 😊
Praia da Gamboa.

Noite: Segunda praia.


►Dia 5 :

Partida de Morro de São Paulo rumo a Salvador: 9 horas da manhã.



Outros posts sobre a Bahia:

Roteiro Salvador: Centro Histórico e principais pontos turísticos.

Morro de São Paulo: Passeio volta a ilha.


Tour Praia de Garapuá

Tirolesa Morro de São Paulo.

Itacaré: Roteiro e dicas.

Gostou do post? Tem algum comentário, dúvida ou dica sobre Morro de São Paulo? 
Escreva na área de comentários abaixo do post. Desde já agradeço.

Aguardem próximos posts onde contarei detalhes sobre os melhores passeios de Morro de São Paulo .



Viajamos a convite das empresas:

Zulu Turismo : Traslado aeroporto Salvador- hotel-aeroporto; traslado Salvador- Morro SP- Salvador e passeios (Morro de SP): volta a ilha e Garapuá.

Tirolesa Morro de São Paulo 

Restaurante Toca do Morcego

Agradecemos a parceria, confiança e expressei aqui nossa sincera opinião sobre todos os serviços.


Gostou do post? Então já salva no Pinterest!

Bahia
Pinterest Fourtrip



*Reserve seu hotel no Booking.com com alternativa de cancelamento grátis. Reservando pelos links ou banners deste blog recebemos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso. Obrigada.

                      



Alugue seu carro na Rentcars, pague no Brasil sem cobrança de IOF. Reserve pelos banners do blog, recebemos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso. Obrigado.





Acompanhe nossas viagens pelas redes sociais:

    FACEBOOK  /   INSTAGRAM  /   G+ /  

YOU TUBE / Pinterest


2 comentários:

  1. MORRO DE SÃO PAULO

    A Bahia é muito linda,
    Não cansa de surpreender.
    Cada canto tem seu encanto
    Com algo interessante pra ver.

    O Recôncavo guarda tesouros
    Do período colonial.
    Tem manifestações culturais
    E valioso tesouro natural.

    O paraíso fica na Bahia
    E, por ele, eu me enjaulo.
    O mar confunde com o céu
    No belo Morro de São Paulo.

    Autor: Sebastião Santos Silva da Bahia

    ResponderExcluir
  2. We made the foolish decision to go on a day excursion, and we had no idea how much this place would stick in our travel memories. Naturally, the experience left me wanting more—imagine seeing this breathtaking location in less than a day.

    ResponderExcluir

Compartilhe conosco suas dúvidas, comentários e dicas. Será muito importante para o Fourtrip. Terei o maior prazer em responder.