O que fazer em Fernando de Noronha
Fernando de Noronha, a ilha brasileira que dispensa apresentações, é considerada um dos destinos mais belos do Brasil. Caminhadas, mergulho, passeio de barco, trilhas e um total contato com a natureza.
Leia neste post:
Passeios em Fernando de Noronha.
Os melhores passeios em Fernando de Noronha.
Leia neste post:
Passeios em Fernando de Noronha.
Os melhores passeios em Fernando de Noronha.
Quando planejo nossas viagens, procuro organizar as atrações e pontos turísticos por áreas, a fim de montar um roteiro onde possa conhecer lugares próximos em um mesmo passeio, economizando tempo e claro, dinheiro. As praias de Noronha dividem-se entre o "mar de dentro" e "mar de fora".
Para entender melhor esse post sugiro que leia antes o primeiro post da série:
Dicas para planejar viagem para Fernando de Noronha.
Para entender melhor esse post sugiro que leia antes o primeiro post da série:
Dicas para planejar viagem para Fernando de Noronha.
Mar de Dentro:
Praias localizadas no lado da ilha voltado para o território brasileiro. Normalmente o mar é mais tranquilo, com menos vento e água cristalina. É onde encontramos as belas paisagens da ilha e onde acontece o incrível pôr do sol. Com 10 praias e 2 baías. Observe o mapa aqui.
Localizado na ponta Leste da Ilha. Próximo a Ponta do Air France, Capela de São Pedro dos Pescadores e do Museu dos Tubarões.
No local também funciona o porto, de onde saem/chegam os passeios de barco e de mergulho. Nesta praia há um navio grego naufragado desde 1929, estimulando a prática de mergulho livre.
DICA: No lado esquerdo da praia, é permitido banho e segundo moradores da ilha, um dos melhores locais para encontrar vida marinha. Por isso não deixe de mergulhar nesta praia.
Captura das tartarugas:
A praia do Porto também é o local onde acontece a captura das tartarugas em dias e horários estabelecidos (2 vezes por semana) pelo Projeto Tamar . É um evento grátis e bem legal, principalmente para as crianças. Biólogos do projeto mergulham em busca de tartarugas e as levam para areia. Realizam medições e explicações ao público e depois as liberam. No mês da sua viagem entre no site e verifique o calendário.
Capela localizada no alto do morro na ponta Leste da ilha. Acontece as celebrações da Festa de São Pedro em 29 de Junho.
A igreja tem uma linda vista da ilha, abaixo o entardecer com a praia do Porto e ao fundo o Morro do Pico, o morro mais alto da ilha, podendo ser visualizado de vários pontos da ilha, observe as fotos.
Atrás da capela, pegando uma pequena trilha em direção ao ponto leste da ilha e voltado para o mar de fora, tem uma enseada onde avistamos tubarões.
Localizado bem próximo da praia do Porto e da igrejinha, de frente para o mar de fora. É um lugar muito interessante, mostra detalhes sobre a origem da ilha, sua fauna, entre eles os tubarões, bem didático. Neste lugar tem o restaurante do Museu dos Tubarões, onde servem o famoso tubalhau. Provamos e aprovamos!
Na parte externa do museu tem um espaço gramado com esculturas, bem conhecido e procurado por conta de fotos postadas por turistas.
Conhecem esta foto característica de Fernando de Noronha?
Poseidon, Deus dos mares e a sereia.
"Raquel era filha de um militar e trabalhava na ilha, muito fogosa e namoradeira, tendo o morro do pico como inspiração... "😂
O acesso não é permitido, devido a fragilidade da vida marinha no local. Permiti-se apreciar apenas a vista do mirante.
Praia mais agitada da ilha por estar localizada ao lado da Vila dos Remédios, próxima de muitas pousadas e restaurantes. Recebeu esse nome devido a uma fonte de bronze com cara de um cão.
Possui o restaurante Bar Cachorro, onde tem shows de forró e maracatu. Por estar localizado em um pequeno mirante, muitos turistas vão para curtir o pôr do sol. Veja sobre o restaurante no post sobre: Planejamento viagem a Fernando de Noronha- Restaurantes.
Dica: Apesar de estar bem próximo da Vila dos Remédios, o caminho tem uma ladeira bem íngreme.
No lado direito da praia possui uma piscina natural que é um dos cartões postais de Fernando de Noronha, o Buraco do Galego. Procure ir com a maré baixa. A foto abaixo não mostrou a beleza real do lugar, porque quando visitamos estava cheio de pessoas, esperei esvaziar e quando consegui tirar foto do local vazio, a maré estava cheia.
O que conhecer nos arredores:
Construído no século XVIII. Foi utilizado como presídio.
O local encontra-se em ruínas.
Encontramos no local um mirante de tirar o fôlego onde turista vão para contemplar o pôr do sol. Tem uma vista belíssima.
Para visitar as praias da Cachorro, Meio e Conceição, faça a trilha Costa Azul, que liga as 3 praias. A caminhada passa por ruínas até chegar na praia do Meio. Veja sobre esta trilha no post: Planejamento viagem Fernando de Noronha.
Considerado o lugar mais bonito da ilha para ver o pôr do sol. Os Morros 2 Irmãos ficam bem próximo.
É uma das maiores praias da ilha. Possui a vista de um dos mais belos cartões postais de Fernando de Noronha, os Morros 2 Irmãos, dois morros com tamanhos idênticos no meio do mar.
Segundo o guia, entre os meses de Dezembro a Abril, tem ondas comparadas com as do Hawaii, por conta disso sedia um campeonato de surf.
Chamava-se Praia da Quixaba, porém em 1988 foi descoberto uma fonte de água potável construída por um capelão do presídio deu origem ao seu nome. O local é área de pesquisa do Projeto Tamar. No período da desova (Dezembro a Março) fica interditada entre 6 da noite e as 8 da manhã.
Possui estacionamento e o famoso restaurante das Irmãs Gêmeas.
Através desta praia pegamos uma trilha que nos levou até a Baía dos Porcos.
Na minha humilde opinião é o cenário mais bonito de Fernando de Noronha. Chegando na Praia do Cacimba do Padre, dirija-se pela areia para o lado esquerdo da praia (lado dos Morros 2 Irmãos). Pegue uma pequena trilha de pedras para chegar ao local. Ideal visitar com maré baixa.
Não esqueça do equipamento de mergulho, possui piscinas naturais.
Pode ser contemplada pelo alto, vista mais bonita, pela Trilha do Mirante do Sancho e Dois Irmãos.
Encontramos no lado esquerdo da praia uma piscina natural que apelidamos de piscina do coração. A primeira coisa que pensamos foi entrar e tirar uma foto bem romântica, mas por uma boa causa não é permitida banho pela fragilidade dos corais.
Na trilha entre a praia Cacimba do Padre e a Baía dos Porcos tem um caminho que dá em um pequeno mirante de frente/bem próximo para os morros Dois Irmãos. Do lado esquerdo encontramos a Baía dos Porcos, de frente os morros Dois Irmãos e do lado direito a praia Cacimba do Padre. Dá para tirar boas fotos.
Pegue a estrada em direção ao aeroporto, antes de chegar no aeroporto tem uma estrada de terra do lado direito com uma placa. O ponto de partida é no Posto de informação e controle - PIC Golfinho/Sancho que possui 2 passarelas:
-Lado esquerdo: Mirante dos Golfinhos.
-Lado direito: Mirante do Sancho, escadas para chegar na praia do Sancho e Mirante Dois Irmãos.
A passarela que dá acesso a praia do Sancho é de aproximadamente 1 km, toda construída em plástico reciclável.
Para chegar na praia terá que descer o penhasco. Dois lances de escadas entre rochas e 1 escada na pedra. Pequena aventura.
Todo esforço será recompensado, valerá muito a pena!
Mas se você não tem condições de realizar esta descida, uma ótima notícia. No passeio de barco (veja no post sobre Planejamento viagem Fernando de Noronha), esta praia é ponto de parada para mergulho, mas o tempo não é o suficiente para curtir o local. Acho que vale muito a pena retornar por conta própria. É linda demais.
Construído em 1937 para proteger as praias Cacimba do Padre e do Sancho.
Lado esquerdo: Baía dos golfinhos
Praias localizadas no lado da ilha voltado para a África.
Sofre maior influência dos ventos e na maior parte do ano o mar é mais agitado.
Saiba mais sobre trilha do Atalaia, clique em Planejando viagem a Fernando de Noronha.
No período da maré baixa forma-se uma piscina natural bem rasinha com diversas espécies de peixes, raias, moreias, polvos e tubarões. Funciona como berçário natural com piscinas naturais bem raras. Chegando na praia o mergulho dura 30 minutos. Esse passeio é imperdível.
Local de partida: Vila dos Trinta (é só perguntar onde sai a trilha do Atalaia).
Tem a vista do Morro do Frade, outro cartão postal da praia.
Normas:
-Não é permitido protetor solar, repelente, cremes de cabelo...
-Só pode flutuar (daí a obrigatoriedade do colete), não pode bater pernas e ficar de pé, nem tocar nos corais e peixes. Fazer movimentos suaves na água.
-Obrigatório: coletes, máscaras e snorkel.
Para entrar na praia é necessário o pagamento da taxa para o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha.
A praia é dividida em três áreas:
-Lado esquerdo:
Está separado por boias e é restrito para pesquisa, ou seja, não é permitida entrada.
-Centro da praia:
Área livre para banho e mergulho, porém esta praia não me pareceu muito procurada para esta finalidade, por possuir muitas algas, que servem para alimentar os animais marinhos.
-Lado direito:
Permitido mergulho e obrigatório uso de colete flutuante. Onde há mais probabilidade de encontrar, peixes, raias e tubarões.
O local é bem raso, no mergulho é aconselhável acompanhamento de um guia credenciado ao ICMBio (ele com certeza te levará nos locais onde estão os animais). Obrigatório uso de coletes e necessário snorkel, máscaras e pés de pato. Não pode tocar nos animais e nos corais. No local não possui aluguel de material de mergulho.
Junto com praias do Sancho e Cacimba do Padre são consideradas as praias mais bonitas do Brasil. Tem esse nome por possuir uma pedra parecida com leão marinho deitado com cabeça para baixo. É um local de desova das tartarugas marinhas e por isso tem um controle ambiental máximo pelo Projeto Tamar.
*Praia do Porto ou Baía de Santo Antônio:
PRAIA DO PORTO, FERNANDO DE NORONHA |
Localizado na ponta Leste da Ilha. Próximo a Ponta do Air France, Capela de São Pedro dos Pescadores e do Museu dos Tubarões.
No local também funciona o porto, de onde saem/chegam os passeios de barco e de mergulho. Nesta praia há um navio grego naufragado desde 1929, estimulando a prática de mergulho livre.
DICA: No lado esquerdo da praia, é permitido banho e segundo moradores da ilha, um dos melhores locais para encontrar vida marinha. Por isso não deixe de mergulhar nesta praia.
Captura das tartarugas:
A praia do Porto também é o local onde acontece a captura das tartarugas em dias e horários estabelecidos (2 vezes por semana) pelo Projeto Tamar . É um evento grátis e bem legal, principalmente para as crianças. Biólogos do projeto mergulham em busca de tartarugas e as levam para areia. Realizam medições e explicações ao público e depois as liberam. No mês da sua viagem entre no site e verifique o calendário.
Pontos turísticos próximos a praia do Porto.
Saindo da praia do Porto chega-se caminhando seguintes pontos turísticos:
Capela de São Pedro dos Pescadores:
IGREJA SÃO PEDRO |
Capela localizada no alto do morro na ponta Leste da ilha. Acontece as celebrações da Festa de São Pedro em 29 de Junho.
A igreja tem uma linda vista da ilha, abaixo o entardecer com a praia do Porto e ao fundo o Morro do Pico, o morro mais alto da ilha, podendo ser visualizado de vários pontos da ilha, observe as fotos.
PÔR DO SOL, FERNANDO DE NORONHA |
Atrás da capela, pegando uma pequena trilha em direção ao ponto leste da ilha e voltado para o mar de fora, tem uma enseada onde avistamos tubarões.
Museu dos tubarões:
MUSEU DOS TUBARÕES |
Localizado bem próximo da praia do Porto e da igrejinha, de frente para o mar de fora. É um lugar muito interessante, mostra detalhes sobre a origem da ilha, sua fauna, entre eles os tubarões, bem didático. Neste lugar tem o restaurante do Museu dos Tubarões, onde servem o famoso tubalhau. Provamos e aprovamos!
Na parte externa do museu tem um espaço gramado com esculturas, bem conhecido e procurado por conta de fotos postadas por turistas.
Conhecem esta foto característica de Fernando de Noronha?
Poseidon, Deus dos mares e a sereia.
Buraco da Raquel:
Uma enorme pedra com um buraco localizada em frente ao Museu do Tubarões, onde estão as esculturas acima. Mas tem todo um folclore sobre esta pedra. Diz a lenda que:"Raquel era filha de um militar e trabalhava na ilha, muito fogosa e namoradeira, tendo o morro do pico como inspiração... "😂
O acesso não é permitido, devido a fragilidade da vida marinha no local. Permiti-se apreciar apenas a vista do mirante.
BURACO DA RAQUEL |
*Praia do Cachorro:
PRAIA DO CACHORRO |
Praia mais agitada da ilha por estar localizada ao lado da Vila dos Remédios, próxima de muitas pousadas e restaurantes. Recebeu esse nome devido a uma fonte de bronze com cara de um cão.
Possui o restaurante Bar Cachorro, onde tem shows de forró e maracatu. Por estar localizado em um pequeno mirante, muitos turistas vão para curtir o pôr do sol. Veja sobre o restaurante no post sobre: Planejamento viagem a Fernando de Noronha- Restaurantes.
Dica: Apesar de estar bem próximo da Vila dos Remédios, o caminho tem uma ladeira bem íngreme.
PRAIA DO CACHORRO |
BURACO DO GALEGO, FERNANDO DE NORONHA |
Vila dos Remédios:
VILA DOS REMÉDIOS |
Povoado mais agitado e turístico da ilha. Onde encontramos a maioria das pousadas e restaurantes. É o centro histórico da ilha.
Igreja de Nossa Senhora dos Remédios:
Construída em 1937, recebeu o nome da Padroeira da ilha, localizada no Centro da Vila doa Remédios.IGREJA NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS |
Palácio São Miguel:
Casarão construído em 1947, é a sede administrativa da ilha.PALÁCIO SÃO MIGUEL |
Forte da Vila dos Remédios ou Reduto de Sant`Ana:
Construído no século XVIII. Foi utilizado como presídio.
O local encontra-se em ruínas.
Encontramos no local um mirante de tirar o fôlego onde turista vão para contemplar o pôr do sol. Tem uma vista belíssima.
*Praia do Meio
Localizada após a Praia do Cachorro, seu acesso pode ser através de uma pequena trilha saindo do mirante da praia dos Cachorros ou pela própria praia quando a maré estiver baixa. Recebe este nome por estar entre as praias do Cachorro e da Conceição.
PRAIA DO MEIO |
*Praia da Conceição
Caminhando pela areia da praia do Meio, atravesse algumas pedras, passe pelo bar do Meio e chegará na praia da Conceição.
PRAIA DA CONCEIÇÃO |
*Praia do Boldró
*Praia do Boldró
Desta praia avistamos o Morro do Pico e os Morros 2 Irmãos.
Mirante do Bolbró:
Considerado o lugar mais bonito da ilha para ver o pôr do sol. Os Morros 2 Irmãos ficam bem próximo.
PÔR DO SOL NO MIRANTE DO BOLDRÓ |
*Praia do Americano
PRAIA DO AMERICANO |
*Praia do Bode
Também tem um mirante, bem menor e mais baixo que o Mirante do Bolbró.
*Praia Cacimba do Padre (Imperdível)
PRAIA CACIMBA DO PADRE |
PRAIA CACIMBA DO PADRE |
Segundo o guia, entre os meses de Dezembro a Abril, tem ondas comparadas com as do Hawaii, por conta disso sedia um campeonato de surf.
Chamava-se Praia da Quixaba, porém em 1988 foi descoberto uma fonte de água potável construída por um capelão do presídio deu origem ao seu nome. O local é área de pesquisa do Projeto Tamar. No período da desova (Dezembro a Março) fica interditada entre 6 da noite e as 8 da manhã.
Possui estacionamento e o famoso restaurante das Irmãs Gêmeas.
Através desta praia pegamos uma trilha que nos levou até a Baía dos Porcos.
*Baía dos Porcos
BAÍA DOS PORCOS |
Na minha humilde opinião é o cenário mais bonito de Fernando de Noronha. Chegando na Praia do Cacimba do Padre, dirija-se pela areia para o lado esquerdo da praia (lado dos Morros 2 Irmãos). Pegue uma pequena trilha de pedras para chegar ao local. Ideal visitar com maré baixa.
BAÍA DOS PORCOS |
Não esqueça do equipamento de mergulho, possui piscinas naturais.
MERGULHO BAÍA DOS PORCOS |
Pode ser contemplada pelo alto, vista mais bonita, pela Trilha do Mirante do Sancho e Dois Irmãos.
Encontramos no lado esquerdo da praia uma piscina natural que apelidamos de piscina do coração. A primeira coisa que pensamos foi entrar e tirar uma foto bem romântica, mas por uma boa causa não é permitida banho pela fragilidade dos corais.
PISCINA NATURAL BAÍA DOS PORCOS |
Na trilha entre a praia Cacimba do Padre e a Baía dos Porcos tem um caminho que dá em um pequeno mirante de frente/bem próximo para os morros Dois Irmãos. Do lado esquerdo encontramos a Baía dos Porcos, de frente os morros Dois Irmãos e do lado direito a praia Cacimba do Padre. Dá para tirar boas fotos.
MORROS 2 IRMÃOS |
*Praia do Sancho (Imperdível)
Considerada a praia mais bonita do Brasil.
Segundo o guia é a única praia da ilha que não tem explicação para o seu nome.
Pegue a estrada em direção ao aeroporto, antes de chegar no aeroporto tem uma estrada de terra do lado direito com uma placa. O ponto de partida é no Posto de informação e controle - PIC Golfinho/Sancho que possui 2 passarelas:
-Lado esquerdo: Mirante dos Golfinhos.
-Lado direito: Mirante do Sancho, escadas para chegar na praia do Sancho e Mirante Dois Irmãos.
A passarela que dá acesso a praia do Sancho é de aproximadamente 1 km, toda construída em plástico reciclável.
Mirante do Sancho:
MIRANTE DO SANCHO |
Para chegar na praia terá que descer o penhasco. Dois lances de escadas entre rochas e 1 escada na pedra. Pequena aventura.
Todo esforço será recompensado, valerá muito a pena!
PRAIA DO SANCHO |
Mas se você não tem condições de realizar esta descida, uma ótima notícia. No passeio de barco (veja no post sobre Planejamento viagem Fernando de Noronha), esta praia é ponto de parada para mergulho, mas o tempo não é o suficiente para curtir o local. Acho que vale muito a pena retornar por conta própria. É linda demais.
Forte de São João Baptista dos 2 Irmãos ou Mirante Dois Irmãos:
A vista mais incrível cartão postal de Fernando de Noronha. Na passarela que dá acesso a praia do Sancho, continue até este mirante. Você não se arrependerá. A vista é de tirar o fôlego.Construído em 1937 para proteger as praias Cacimba do Padre e do Sancho.
MIRANTE 2 IRMÃOS |
Veja um pequeno vídeo deste paraíso:
*Baía dos Golfinhos/Mirante dos golfinhos
Não é permitido mergulho nesta área.Mirante dos Golfinhos:
Mirante de observação dos golfinhos rotadores (espécie presente na ilha) e onde os turista vão para apreciar as peripécias deste mamífero. Para ter mais chance de ver os golfinhos, indicam visitar no horário entre 6 e 7 da manhã ou final da tarde. Fomos no último dia, mas não tivemos sorte. O acesso é pelo PIC dos Golfinhos, mesmo ponto que vai para a praia do Sancho. Na entrada possui 2 passarelas:Lado esquerdo: Baía dos golfinhos
Mar de fora:
Sofre maior influência dos ventos e na maior parte do ano o mar é mais agitado.
* Praia do Atalaia:
Pertence ao Parque Nacional Marinho, necessitando da carteirinha do pagamento da taxa. Para o acesso é necessário agendamento prévio no ICMBio, em frente ao Projeto Tamar na Vila do Boldró. Permitido apenas 200 pessoas por dia, no intuito de manter a preservação.Saiba mais sobre trilha do Atalaia, clique em Planejando viagem a Fernando de Noronha.
No período da maré baixa forma-se uma piscina natural bem rasinha com diversas espécies de peixes, raias, moreias, polvos e tubarões. Funciona como berçário natural com piscinas naturais bem raras. Chegando na praia o mergulho dura 30 minutos. Esse passeio é imperdível.
PRAIA DO ATALAIA |
Local de partida: Vila dos Trinta (é só perguntar onde sai a trilha do Atalaia).
Tem a vista do Morro do Frade, outro cartão postal da praia.
PRAIA DO ATALAIA |
Normas:
-Não é permitido protetor solar, repelente, cremes de cabelo...
-Só pode flutuar (daí a obrigatoriedade do colete), não pode bater pernas e ficar de pé, nem tocar nos corais e peixes. Fazer movimentos suaves na água.
-Obrigatório: coletes, máscaras e snorkel.
*Enseada dos Abreus (Trilha):
Acesso é através de uma trilha de aproximadamente 20 minutos. Tem que agendar antecipadamente com ICMBio.
Leia sobre esta trilha em Planejando viagem Fernando de Noronha.
No canto esquerdo da praia possui uma pequena piscina natural, linda.
No canto esquerdo da praia possui uma pequena piscina natural, linda.
Para marcar siga o mesmo esquema da praia do Atalaia. Local de preservação da vida marinha, onde você mergulha entre os coroais. Mesmas normas do mergulho em Atalaia.
Não esqueça de levar os seguintes equipamentos de mergulho: máscara, snorkel e principalmente colete. Não pode mergulhar sem colete. O local não oferece aluguel de equipamentos.
*Baía do Sueste
Praia onde os turistas vão para prática de mergulho livre, já que abriga uma rica biodiversidade marinha. Possui recifes que contribuem para o acúmulo de alimentos, o que atrai vida marinha como tartarugas, raias, tubarões e peixes.Para entrar na praia é necessário o pagamento da taxa para o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha.
A praia é dividida em três áreas:
-Lado esquerdo:
Está separado por boias e é restrito para pesquisa, ou seja, não é permitida entrada.
-Centro da praia:
Área livre para banho e mergulho, porém esta praia não me pareceu muito procurada para esta finalidade, por possuir muitas algas, que servem para alimentar os animais marinhos.
-Lado direito:
Permitido mergulho e obrigatório uso de colete flutuante. Onde há mais probabilidade de encontrar, peixes, raias e tubarões.
O local é bem raso, no mergulho é aconselhável acompanhamento de um guia credenciado ao ICMBio (ele com certeza te levará nos locais onde estão os animais). Obrigatório uso de coletes e necessário snorkel, máscaras e pés de pato. Não pode tocar nos animais e nos corais. No local não possui aluguel de material de mergulho.
*Praia do Leão
PRAIA DO LEÃO |
Projeto Tamar:
Projeto de proteção as tartarugas marinhas. Localiza-se no Boldró. Na beira da Br (estrada).
Todas as noites tem palestras gratuitas sobre a viada marinha. Vale a pena conferir. Site:www.tamar.org.br
PROJETO TAMAR |
Depois de ler esse gigantesco post você deverá estar pensando que tem muitos lugares para conhecer em Fernando de Noronha. Mas não se preocupe, nos próximos posts explicarei com fizemos para conhecer tudo, aproveitando cada minuto.
Leia:
Ilha tour Noronha
Leia:
Ilha tour Noronha
Alugue seu carro na Rentcars.com, pague no Brasil sem cobrança de IOF. Reserve pelos banners do blog, recebemos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso. Obrigado.
Reserve seu hotel na caixas do Booking.com localizado neste blog. Somos afiliado e o blog ganha uma pequena comissão das reservas efetuadas a partir daqui. Você não pagará nada a mais por isso. Obrigada.
Reserve seu hotel na caixas do Booking.com localizado neste blog. Somos afiliado e o blog ganha uma pequena comissão das reservas efetuadas a partir daqui. Você não pagará nada a mais por isso. Obrigada.
Acompanhe nossas viagens pelas redes sociais:
Saúde, paz e fé!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe conosco suas dúvidas, comentários e dicas. Será muito importante para o Fourtrip. Terei o maior prazer em responder.