https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgm39wogwAoZ82Z9k-j_hpV7W3pnd_5HPhh3OYcYoQERXvC9NoMXAB9OKmjVOQvdZRGCiAYQUoGLiF1r0rPjjr74DXGp3SHdlLa7trR5l0eh_26Thyv6r_mMD4DxFZsEHTYC0X7riruKt8/s1600/MARAGOGI+058.jpg

MACEIÓ: DICAS E ROTEIRO DE VIAGEM



Maceió: 

Pontos turísticos, quando ir, mapa, praias , dicas e roteiro.

MACEIÓ
MACEIÓ

Considerado por muitos turistas como o Caribe brasileiro, Maceió é a capital do estado de Alagoas e possui cerca de 40 Km de lindas praias de água morna com a cor que vai do azul-turquesa ao verde claro, associado a coqueiros e piscinas naturais. Toda essa beleza faz de Maceió um dos destinos turísticos mais procurados do nordeste brasileiro.
E quando o destino é praia, o Fourtrip confere.
Leia:
Dica de viagem Maceió.
Praias em Maceió.
Dica de hotéis em Maceió.
O que fazer em Maceió.
Roteiro de viagem maceió.


Do aeroporto para o hotel:

Sugiro que você alugue um carro. As melhores praias não ficam no centro da cidade. Você não vai para Maceió apenas para curtir hotel e a praia do centro, ok? Assim como outras cidades do nordeste, é muito fácil dirigir em Maceió / Alagoas,  não precisará de GPS, as praias ficam para o litoral Norte ou Sul, o máximo que você precisará será um mapa. Eu aliás adoro um mapas, já deu para perceber...
Quanto ao GPS, caso você opte em pegar o carro no aeroporto será a única vez que será necessário. 
Dica: Caso o seu voo chegue à noite, prefira reservar um transfer ou até mesmo pegar um táxi, pois o caminho até os hotéis é meio deserto e pouco confiável. Maceió é uma cidade que transmite pouca segurança, então não abuse da sorte. Foi o que fizemos, o caminho do aeroporto para a orla é deserto e observamos alguns jovens usando drogas na rua. Deu um pouco de medo. Os voos do Rio de Janeiro chegam de madrugada, então preferimos reservar um transfer e pegamos o carro alugado no hotel no outro dia pela manhã.



Quando ir:

De maio à agosto chove e venta muito, prejudicando os passeios, inclusive os de jangada, além da água do mar perder a sua cor característica (azul turquesa) e ficar turva.

De dezembro a fevereiro chove pouco e o mar fica cristalino. Visitamos a cidade em Janeiro.



Onde se hospedar:

Procure ficar na zona hoteleira de frente para o mar. Apesar de mais caro é mais seguro. Mas não fique preocupado, para proteger o turista, a prefeitura distribui policiais pela orla. Mas é bom ficar de olhos abertos!  


A orla de Maceió é linda com vários restaurantes e toda infra-estrutura das grandes cidades. 
MACEIÓ
Orla de Maceió em frente ao nosso hotel


Os lugares mais indicados para hospedagem são Pajuçara e Ponta Verde. Pajuçara é mais turístico, com a maioria dos hotéis, a feirinha de artesanato de Pajuçara e muitos restaurantes. É um lugar mais movimentado. Foi lá que nos hospedamos, pois queríamos nos locomover a noite sem precisar de usar carro. 
Nos hospedamos no Hotel Praia Bonita, em frente as piscinas naturais de Pajuçara. Bem próximo da feirinha e restaurantes. O hotel é simples, porém muito limpo e os funcionários são bem atenciosos. Adoramos, principalmente pela localização. Fomos no meu aniversário e o hotel fez um bolo para cantar parabéns no café da manhã. Adorei!


MACEIÓ
Orla de Maceió.

 Outro lugar bom para se hospedar é Ponta Verde, é menos turístico e mais luxuoso, frequentado por locais. Aí vai de cada um. Eu prefiro evitar dirigir a noite e relaxar em um restaurante perto do hotel, dormir cedo para aproveitar o dia.
Apesar da beleza das praias da orla, alguns locais são impróprios para banho. Para ser sincera o único lugar da praia de Pajuçara que usamos foi no passeio dos piscinas naturais, onde sai o tours das janganas.

Outro hotel que indico: Mercure Maceió Pajuçara

 Faça sua busca de hotéis nas caixas do Booking.com localizado neste blog. Somos afiliados e o blog ganha uma pequena comissão das reservas efetuadas a partir daqui. Você não pagará nada a mais por isso. Obrigada.

Hotéis em Maceió









PRAIAS:

Centro:


*Pajuçara:

 É a praia urbana, de maior movimento na cidade. Por estar localizada no centro recomendo visitar apenas para fazer o passeio de jangada nas piscinas naturais de Pajuçara.

Passeio às piscinas naturais de Pajuçara:



MACEIÓ
PISCINAS NATURAIS DE MACEIÓ
Localiza-se próximo da feirinha de artesanato de Pajuçara, mais precisamente em frente ao hotel Praia Bonita. Para reservar o passeio, vá neste local (você verá as jagadas na beira da praia) 1 dia antes e negocie diretamente com os jangadeiros (quando fomos o preço ficou  em torno de R$ 20,00 por pessoa). O passeio é muito bom e um dos principais de Maceió. As piscinas ficam aproximadamente 2 Km da costa. É seguro e você usa colete salva-vida. O horário vai depender da tábua das marés e retorna umas 2 horas depois. Chegando nas piscinas você encontrará vários bares flutuantes (espécie de barcos que vendem petiscos) com música, onde servem frutos do mar, petiscos e bebidas. Os turistas ficam na água. Muito legal. O mar é cristalino, repleto de peixinhos coloridos.
MACEIÓ




*Restaurante em Pajuçara: 


- Imperador dos Camarões: Localiza-se na orla ao lado da feira de artesanato.


* Ponta Verde:

 Localiza-se na continuação de Pajuçara em direção ao litoral Norte. Dizem que é mais limpa do que Pajuçara.

*Restaurante:
- Recanto Picuí: Avenida Almirante Caleiros,110


*Jatiúca:

 Tem várias barracas de tapioca na praia.
*Restaurantes:
-Parmegiano: Rua Luiz Calazans, 44 Jatiúca;
-Armazém do Guimarães: G. de Barros,188.



Praias do litoral Sul:

*Praia do Francês:
Recebeu este nome porque um navio francês parou nesta praia para contrabandear pau brasil. Localiza-se a 20 Km de Maceió. É a praia da badalação e frequentada por surfistas, já que o mar naquela área é mais movimentado. Tem muitas barracas/restaurantes. No dia em que fomos estava muito cheia e tem vários vendedores ambulantes...
MACEIÓ


*Barra de São Miguel:

  Situada na cidade de São Miguel a 30 Km de Maceió. É o local de veraneio dos moradores de Maceió. Com barracas que servem petiscos na beira da praia. Na maré baixa forma uma piscina natural na praia, por conta do recife que rodeia a praia.
DICA: A areia da praia de São Miguel é estreita e por isso fica um pouco apertada. Quando estávamos  na praia e fomos fazer uma refeição tivemos uma desagradável surpresa com o acúmulo de moscas, entretanto o local é muito bonito e o passeio de barco é imperdível. 

MACEIÓ


Passeio nas piscinas naturais de Barra de São Miguel:


 Na praia de São Miguel fizemos um passeio de jangada que sai da praia até as piscinas naturais. Foi o mais bonito. Nas piscinas além de ser mais calmo do que o passeio de Pajuçara (tem menos turistas), você tem o visual da Praia do Gunga, que fica ao lado de São Miguel (esse passeio considero  um dos imperdíveis na viagem).


MACEIÓ

MACEIÓ




*Praia do Gunga:

MACEIÓ


MACEIÓ


Vizinha  da Praia de São Miguel, é considerada uma das praia mais bonitas de Alagoas. Seu cenário conta além da praia é claro, coqueiros, piscinas naturais, falésias, passeio de bugre e infraestrutura com estacionamento, barracas e feira de artesanato. Essa praia é imperdível, se não tiver muitos dias, deixe de ir em qualquer praia, menos esta. Tem estacionamento próprio na beira da praia. Neste estacionamento tem vários bugres ou quadriciclos com pessoas oferecendo passeio pela praia até as falésias. 

Passeio  de bugre nas falésias:

O passeio dura em torno de 1 hora, cerca de R$ 30,00 por pessoa. Vai pela beira da praia até as falésias. Se você for em alta temporada chegue cedo. É imperdível. Quando retornar, fique na praia. Ideal é passar o dia lá,  você não vai querer mais nada...
MACEIÓ

MACEIÓ
MACEIÓ


DICA: Antes de descer para o estacionamento, ainda na estrada (na entrada para a praia), pare o carro e suba no mirante, você verá o visual do alto da praia do Gunga. Lindo para tirar fotos.
MACEIÓ



*Passeio ao Foz do Rio São Francisco:

 Vá até a cidade de Penedo (na direção ao litoral Sul) à 196 Km de Maceió. É de lá que saem os passeios de barco para o Foz do Rio São Francisco.


ALAGOAS

Saia cedo de Maceió. O passeio sai do Rio em direção ao Foz no encontro do Rio São Francisco e o mar. No caminho avistamos dunas e coqueiros, dando um visual lindíssimo. 


ALAGOAS


Chegando perto do Foz o barco pára na beira do rio, uma espécie de dunas que mais parece uma praia. Você encontra barracas de petiscos e artesanatos, poderá caminhar até a praia, o caminho é meio deserto e o lugar bem rústico. Reserve um dia para esse passeio, até porque é longe de Maceió. Na volta o barco vai até o encontro do mar com o rio e depois retorna para Penedo, fazendo uma parada em um restaurante.

ALAGOAS


PRAIAS DO NORTE:


 A estrada para o litoral Norte é linda, muitos coqueiros e mar azul turquesa. É por essa estrada que fomos em direção a Maragogi, Porto de Galinhas.

* Praia Ipioca:
  Localiza-se a 20 Km de Maceió, é uma praia deserta. Tem o famoso restaurante Hibiscos, que me parece mais com um clube beach. Você paga a entrada, e usufrui de toda infra estrutura, com espreguiçadeiras, barracas, etc. Somente a consumação é a parte. Caso não queira entrar neste restaurante, tem um entrada ao lado que dará na praia.



*São Miguel dos Milagres:

   É uma vila de pescadores com apenas uma rua principal. O lugar é bem rústico, porém imperdível.

Atrações:
Praia do Patacho, passeio as piscinas naturais nas praias do Toque e de São Miguel e o Santuário do Peixe-Boi Marinho junto ao rio Tatuamunha.

Como chegar:
Pela AL-101 até São Luis do Quitunde deixe a rodovia e vire à direita na direção de Passo de Camaragibe e Barra de Camaragibe, São Miguel está a 11KM.


ALAGOAS



ENTENDENDO A VARIAÇÃO DAS MARÉS COM OS PASSEIOS NAS PISCINAS NATURAIS:


  Talvez esse tópico seja o mais importante para planejar a sua viagem para Alagoas!
 O principal atrativo das praias de Alagoas são as piscinas naturais. Não tem muita graça viajar para lá e não fazer esse tipo de passeio. As piscinas naturais localizam-se a alguns km da praia. E para você usufruir desse passeio a maré tem que estar baixa. Ou seja, você conseguirá andar pelas piscinas com a água na canela e visualizar os peixes.
 Para você não cair em uma furada de guias nos passeios das piscinas naturais você precisa saber que para realizar esses passeios tem que estar ciente sobre a variação das marés.
 As melhores luas para fazer esses passeios são cheia e nova. Então quando for fazer seu roteiro preste atenção nas semanas que terão essas luas. 
 O horário do passeio depende do horário em que a maré estará baixa. Antes de fechar seu passeio pergunte aos funcionários do hotel o horário da maré baixa, eles já tem um site e checam na hora.
 Isso aconteceu conosco, quando fomos para Maragogi, não perguntei no hotel o horário da maré baixa. Saímos bem cedo de Maceió e chegamos em Maragogi 10h da manhã. Só que a maré baixa seria às 3 hs da tarde. Tivemos que ficar na praia, almoçar e esperar até este horário, para realizar o passeio. 


SUGESTÃO DE ROTEIRO:


1º DIA:
Reserve o primeiro dia para conhecer a cidade, reservar passeios (se for preciso).
-Passeio jangada Pajuçara (o horário depende da tábua da maré),
-Praias: Ponta Verde
            Jatiúca: Restaurante Parmegiano
-Centro Histórico
Feira de artesanato (noite).


2º DIA:
-Passeio ao Foz do Rio São Francisco (leia sobre o Foz nos pontos turísticos). 
-Noite: Restaurante: Armazém dos Guimarães em Jatiúca


3º DIA:
-Barra de São Miguel, fazer o passeio as piscinas (imperdível);
-Na volta Praia do Francês.
-Noite: Imperador dos Camarões.


4º DIA:
-Praia do Gunga:
*Passeio de bugre até as falésias.

5º DIA:
- São Miguel dos Milagres.


6º Dia:
-Angras de Ipioca: Restaurante Hibiscos.

DICA:Caso seu tempo estiver curto, junte Barra de São Miguel e Praia do Gunga. Pois são próximas.
Não deixe de acrescentar Maragogi. No nosso caso acrescentamos 5 dias e fomos até Maragogi, Porto de Galinhas e Olinda.



 E você tem alguma dica sobre esse post? Compartilhe conosco, na área de comentários abaixo do post. Desde já agradeço.

 Faça sua busca de hotéis e voos nas caixas do Booking.com e Gol localizado neste blog. Somos afiliados e o blog ganha uma pequena comissão das reservas efetuadas a partir daqui. Você não pagará nada a mais por isso. Obrigada.



Alugue seu carro na Rentcars.com, pague no Brasil sem cobrança de IOF. Reserve pelos banners do blog, recebemos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso. Obrigado.




Veja também o post de Maragogi.



Acompanhe nossas viagens pelas redes sociais:

    FACEBOOK  /   INSTAGRAM  /   G+ /  YOU TUBE



Saúde, paz e fé!




2 comentários:

  1. Bom dia, aproveitando que você informo melhores meses para viajar, sabe me dizer se abril é um bom mês para ir para Maceio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula. Vou te contar uma historinha. A primeira vez que visitei o Nordeste foi início de Março. Choveu demais os 10 dias que estivemos no Ceará. Os locais informaram que no Nordeste de Fevereiro a Maio são meses de inverno (meses de chuva, eles falam inverno). Daí nunca mais viajei para o nordeste nesse período. Mas vc sabe que o tempo é louco mesmo. Tá arriscado dá um Sol maravilhoso... Se vc tem apenas essa época para visitar, vai na fé e reze bastante. Siga nossas redes sociais Instagram e Face e receba nossas notificações: @blogfourtrip
      Qualquer coisa é só chamar, bjos.

      Excluir

Compartilhe conosco suas dúvidas, comentários e dicas. Será muito importante para o Fourtrip. Terei o maior prazer em responder.