https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhhrB2pYzw1lozjuPoMFSOkNnRmbhx4zupAyn3a093BmzhpoNR-piTF7XEI1OvVoxODiwozxsDDfsfehP4GkYMe0rNtrgNy2LUINnrn2WZd8_OZnAdhrM0Is10au6b50GKNYnMzCcHJLFM/s640/GOPR3887.png

AMSTERDAM ROTEIRO DE 3 DIAS


Roteiro de 3 dias em Amsterdam

HOLANDA
Letreiro cartão postal, localizado até Novembro/2018 em Museumplein.

Maior cidade e capital da Holanda, Amsterdam sem sombra de dúvida foi a cidade mais eclética que conhecemos em todas as viagens. Onde no mundo você encontra em uma só cidade características tão diferentes? 
Cortada por canais, moradias em barcos flutuantes, aproximadamente 800 mil habitantes que na sua maioria utilizam bicicletas como meio de transporte, um bairro turístico chamado Red Light (veja a seguir) e no meio de toda agitação do centro da cidade encontramos um pacato condomínio onde vivem senhoras solteiras e viúvas católicas que dedicam-se a trabalhos de caridade. Tão extraordinária e diversificada nos faz pensar: Amsterdam é uma cidade única.
Leia o post:
O que fazer em Amsterdam.
Dicas de passeios em Amsterdam.


Como ir do  aeroporto para o centro de Amsterdam:

O aeroporto internacional de Amsterdam - Schiphol é o maior da Europa. O terminal está ligado ao Schiphol Plaza, um centro comercial com balcão de informações, guichês de venda de transporte ferroviário, lanchonetes, lojas e guarda-volumes. Todo o aeroporto tem serviço de wi-fi grátis.
Como várias cidades da Europa é normal usar o transporte público para o deslocamento até o centro da cidade. Lembre-se país rico é aquele onde as pessoas priorizam o transporte público. Gostaria que no Brasil fosse assim, mas...
Como nosso voo chegava pela manhã não pensei 2 vezes, o trem foi a nossa escolha. 

*Trem aeroporto- Centraal Station (principal estação da cidade onde você pega os bondes, eles chamam de  tram,  até qualquer lugar da cidade.

Saindo do desembarque siga as placas ´´ Centraal Station``.

Chegando na estação do trem,  é necessário comprar o ticket.

-Máquinas amarelas: pagamento com cartão ou moedas.

-Guichê: pagamento com notas.

HOLANDA
TICKET TREM AEROPORTO-CIDADE


A viagem dura em torno de 15 minutos. Na estação Centraal, compre nas máquinas ou guichês o passe para o tram, poderá ser de 1 dia, 48 horas... 
Os pontos do bonde (tram) e ônibus ficam em frente a saída sul da estação Centraal.






Como usar o tram em Amsterdam?

HOLANDA


O tram é um dos meios de transportes mais utilizados  de Amsterdam, o outro é a bicicleta. Mas para quem não liga em caminhar, os principais pontos turísticos da cidade ficam próximos, dá para fazer tranquilo. Compramos um passe de 48 horas e quando expirou passamos a andar a pé, já que tudo era próximo do hotel e já estávamos ambientado com a cidade.

HOLANDA
TICKET TRAM AMSTERDAM
Para usá-lo não esqueça que é necessário encostar o cartão nos leitores magnéticos na entrada e na saída do tram. Caso contrário o cartão poderá não funcionar em viagens futuras.
As estações são anunciadas no auto-falante, mas como não entendemos nada de holandês, não adiantou muito, nossa sorte foi que tinha um painel eletrônico onde passava o nome da estação.
Para soltar aperte o botão verde ao lado da porta e quando parar, aperte novamente para a porta abrir. E não esqueça de encostar o cartão na saída!


Os trams vão e voltam  na mesma rua com o mesmo número. Caso erre a direção, solte e pegue no sentido contrário.

Trams que passam nos principais pontos turísticos:

*Linha 14: 
Pontos turísticos: Hermitagem, Praça Rembrandtplein, Praça Dam, Museu Anne Frank.

*Linha 5:
Museumplein, Leidseplein, Beginhof, Estação Centraal.


Dicas de hotéis em Amsterdam:

Escolhemos um hotel próximo aos principais pontos turísticos e que fosse de fácil acesso para os trams e estação Centraal. Após pesquisas verifiquei que ao redor da Praça Rembrandtplein seria um bom lugar para hospedagem. Então escolhemos o Hotel Nes com excelente localização, bom custo,  próximo de tudo. Conhecemos a maioria das atrações caminhando, só usamos o tram porque tínhamos o passe de 48 horas.
Antes de mais nada tenha em mente de que Amsterdam é uma cidade cara e a hospedagem não fica atrás.  Planeje-se e reserve seu hotel com bastante antecedência. 

Endereço: Klovenierburgwal 137-139. O hotel é simples, porém limpo, confortável e com ótima localização.

Hotel bem indicado por amigos: Park Hotel Amsterdam

 Faça sua busca de hotéis  na caixas do Booking.com  localizado neste blog. Somos afiliado e o blog ganha uma pequena comissão das reservas efetuadas a partir daqui. Você não pagará nada a mais por isso. Obrigada.






 
Ao lado de Museumplein está o  Parque Vondelpark.


Roteiro:

1º Dia:

Chegamos 11h pegamos o trem até a Estação Centraal, que de tão linda torna-se um ponto turístico na cidade.


HOLANDA
Centraal Station, Amsterdam.
Na Centraal Station pegamos o tram 14 que passava na porta do hotel. Porém aconteceu um fato que hoje posso chamar de engraçado, mas no dia foi bem cansativo e um pouco estressante. Chegamos em plena Parada Gay da cidade. Já sabia que iria ter o evento, mas não imaginava a grandiosidade. Gente, essa festa  em Amsterdam é o mesmo que o carnaval no Brasil! Sendo que o desfile é nos canais, os carros alegóricos são os barcos e a competição é qual o barco mais fantasiado e animado.
HOLANDA
Olha isso! É a Parada gay de Amsterdam.
Já na estação Centraal sentimos o impacto da festa, um verdadeiro tumulto, totalmente diferente da tranquilidade que a cidade passa.  Então pegamos o tram e observei que estava demorando para chegar no hotel (eu verifiquei no maps que não era longe). Resolvi perguntar para um senhor e fui informada que deveria descer e ir caminhando, em virtude da festa o tram faria outro percusso e no local onde localizava-se nosso hotel estava com as ruas fechadas para veículos. Resumindo descemos com 4 malas e fomos andando no meio da multidão, pois nem táxi passava no local. Na hora foi tenso... 

Coisas que acontecem em viagem e que depois transformam-se em belas piadas.

Deixamos as malas no quarto e fomos almoçar em uma lanchonete nos arredores da Praça Rembrandtplein.

Após o almoço partimos  caminhando para o primeiro ponto turístico. Com o mapa na mão é muito fácil conhecer a cidade.

* Heineken Experience:

HOLANDA
HEINEKEN EXPERIENCE
Endereço: Stadhouderskade,78.
Esse tour é um dos passeios imperdíveis de Amsterdam. O tour tem 3 partes.
AMSTERDAM
HEINEKEN EXPERIENCE

Duração de aproximadamente 1 hora. Compramos os tickets e  recebemos uma pulseira verde com dois pins (botões), onde no final do tour cada pin equivale a uma taça de cerveja. No caso das crianças a pulseira é vermelha com 2 pins para 2 refrigerantes.
Valor:
Adultos: 16 euros
12-17 anos: 12,50 euros (somente acompanhado de um adulto)
menos de 12 anos: grátis


Importante:

No final do tour vá no guichê e mostre o ticket e pegue outro ticket para pegar o barco que te levará para a loja da Heineken. O barco sai em frente a atração.
Horário: 13:00 as 19:00.
Loja da Heineken:
Endereço: Amstelstraat,31.


*Passeio de barco em Amsterdam:

O que faz de Amsterdam uma cidade tão diferente e charmosa?

Uma das respostas são  seus canais. Os passeios de barco nos permite ver a cidade de outro ângulo. Visitar AMS e não fazer esse passeio, não tem graça, concordam?

Então essa é minha dica preciosa, caso você faça o tour da Heineken Experience. Quer economizar alguns euros?

O ticket do Heineken Experience dá direito a pegar o barco da Heineken em frente ao local (grátis) e te leva até a loja da Heineken em outro ponto de AMS. O passeio dura em torno de 20 minutos com direito a voltar para o mesmo local. Posso dizer uma coisa, não perde para outros tours pagos. Melhor de tudo, no barco é estilo restaurante com mesinhas, vende cerveja, refrigerantes e petiscos, então é só curtir. Passa pelos canais mais famosos da cidade.
HOLANDA
PASSEIO DE BARCO AMSTERDAM


Existem diversas empresas espalhadas pelos canais que realizam o passeio de barco. Em frente a própria Heineken tem um.  Os preços variam pelo tipo de passeio que você escolher. Nós ficamos satisfeitos com o passeio da Heineken mesmo.😁


*Loja Heineken:


Daí você deverá estar se perguntando, porque deveria ir na loja se não quero comprar nada e na própria Heineken Experience tem loja?
Já dei um motivo que é o passeio de barco, totalmente grátis! 
O segundo motivo é que na loja você ganha uma taça de vidro da Heineken, até as crianças ganharam. Quem não gosta de carregar uma lembrança? Eu adoro, no nosso caso foram 4 taças. 

Voltamos de barco para Heineken Experience e caminhamos até o hotel.

*Red Light:

Também conhecido como Rosse Buurt, é o bairro de Amsterdam onde as mulheres oferecem seus ´´serviços`` através das vitrines das lojas. 
As 19:00 fomos conhecer a famosa Red Light ou bairro da Luz Vermelha em De Wallen. Realmente Amsterdam é uma cidade diferente de tudo que conhecíamos. Um bairro boêmio, com arquitetura do século XIV e várias lojas com vitrines onde o principal objeto de vendas são  garotas de programa, isso mesmo a prostituição é liberada no país, mas a coisa flui de maneira tão natural que não chega a  ser agressivo. As vitrines são portas onde a pessoa escolhe a garota de programa abre a porta e entra, então fecha-se uma cortina da vitrine e...deixa pra lá.
HOLANDA

 E não pense que o lugar é bagunçado. É tudo tratado com a maior naturalidade, tem turistas e residentes circulando normalmente. É bem interessante. A maioria da ´´lojas``começam a funcionar quando escurece. Então programe-se para conhecer ao anoitecer. Chegamos lá em torno das 20:30 e como era verão, só escureceu quase 10 horas da noite.
Importante: Não é permitido fotografar vitrines com garotas de programa.
AMSTERDAM



2º Dia:

*Casa de Anne Frank:

AMSTERDAM
Na realidade não era a casa, era o prédio da empresa de seu pai, onde o anexo foi esconderijo da família durante a Segunda Guerra e a pequena Anne escreveu um diário sobre o dia a dia de clausura. 
O lugar é bem triste. Passamos pelo anexo secreto onde era seu quarto, escritas em paredes, alguns objetos e outros cômodos do local. Vale muito a pena.
O tour é bem procurado, então recomendo comprar antecipadamente pela internet. Compramos assim que abriu disponibilidade (3 meses antes) e marcamos para os primeiros horários, 9 da manhã.
Recomendo muito a compra pela internet, pois quando chegamos no local observamos duas filas, uma gigantesca para comprar o ticket e outra bem menor para quem já estava com ticket comprado.
Pagamos 9,50 euros, já com taxa. Para mais informações e compra de tickets acesse o site:Museu Anne Frank
Não pode tirar fotos do local.
Endereço: Prinsengracht, 267. Bairro Jordan.


*Museu casa flutuante:

Ao lado do Museu Anne Frank tem um museu que é uma casa flutuante. Gostaria muito de conhecer este tipo de moradia mas neste dia estava fechado.
HOLANDA
CASA FLUTUANTE AMSTERDAM

Pegamos o  tram em direção a estação Centraal e de lá pegamos o trem para Zaanse Chans.

*Zaanse Chans:

HOLANDA


É uma típica vila holandesa com moinhos, fábricas de queijo, casinhas holandesas e uma mini fazendinha. Localizada ao norte de Amsterdam, atrai turistas interessados em conhecer os famosos moinhos holandeses.

Como chegar em Zaanse Chans:

Na estação Centraal, compre ticket do trem  no guichê, na máquina só aceita cartão ou moedas. Peça ticket ida/volta para Koog-Zaandijk (não precisa falar, apenas mostre o nome da estação, 😂). A viagem dura em torno de 15 minutos. Desça na  quarta parada.
Chegando na estação Koog-Zaandijk siga as placas para Zaanse Chans, desça a escada e vire a esquerda. Siga a rua até o final e depois vire a esquerda. No moinho vire a direita e atravesse a ponte. Caso soe uma sirene ou um sinal vermelho, espere pois a ponte se abrirá para passar embarcações de grande porte. Desta ponte já dá para avistar os moinhos. É lindo! Aproximadamente 8 minutos de caminhada.


HOLANDA


Circule pela vila e curta ambiente. O local é perfeito para alugar bicicleta. Muito legal. Só não dá para curtir o cheiro. Quando bate o vento vem um cheiro desagradável de queijo.
No retorno para Amsterdam pegue o mesmo caminho de volta e não esqueça de validar o ticket do trem.



*Praça Dam:

Chegando na estação Centraal fomos em direção a Praça Dam. No caminho tem várias lojas, que vendem lembranças mais em conta e restaurantes.


-Palácio Real

AMSTERDAM




-Igreja Nieuwe Kerk 



AMSTERDAM

-Obelisco: 

Monumento em homenagem as vítimas da Segunda Guerra Mundial.


HOLANDA


-Museu de Cera Madame Tussauds

HOLANDA



Compras:

-Ruas Kalverstraat, Leidsestrat e Nieuwendijk: Tipo H&M, Zara, Primark e Forever. Não achei a cidade ideal para compras, mas a gente sempre acha alguma coisinha...


No caminho para o hotel passamos  (apenas para saber o local exato) em Beginhof que fica atrás da praça Dam, não entramos porque fecha as 17:00. Mas observamos que em frente ao local, na praça Spui, tem um restaurante de frutos do mar que parecia ser maravilhoso e marcamos de almoçar no dia seguinte ali.


*Praça Rembrandt:

Localizada ao lado do nosso hotel. É uma praça bem movimentada com muitos restaurantes. Li que tem uma obra de Rembrandt no centro da praça, porém não conhecemos, isolaram por conta da parada gay.


AMSTERDAM
Estátua de Rembrandt



3º Dia:

Pegamos o tram LH 5 e fomos para:

*Museumplein:

Onde encontramos  os museus Van Gogh e Rijksmuseum além da famosa placa :
´´ I Amsterdam``  (foi removida em Novembro de 2018).
É conhecida como a Praça dos Museus ou Museumplein.
O local respira cultura. Possui um enorme jardim com esculturas expostas e objetos de arte.


AMSTERDAM



*Placa  ´´I Amsterdam``:

Localizado em frente ao Rijksmuseum é o cartão postal da cidade.
Chegue cedo para tirar a disputada foto, mas não pense que o letreiro será somente seu, sempre terá uma meia dúzia de pessoas tentando o mesmo que você. Chegamos no local aproximadamente 9:30, em se tratando de alta temporada até que conseguimos tirar uma foto legal!
Veja foto de capa do post.
Atualização Dezembro/2018
Infelizmente o letreiro mais famoso da Europa foi removido, com a justificativa de que a atração dividia os holofotes com as verdadeiras atrações da região, os museus.
Mas fica triste não, tem outro idêntico no aeroporto Amsterdam Schiphol.

Agora imagina a situação:

Uma multidão de mala e cuia tentando fotografar no letreiro.



*Museu Rijksmuseum: 

Museu de arte moderna, só a visita na parte externa já vale, o prédio é lindo. Não entramos porque optamos em visitar o Museu Van Gogh.
AMSTERDAM



*Museu Van Gogh:


Ao lado da placa ´´ I Amsterdam`` tem um guichê com letreiro ´´Zaans Museum``, onde vende as entradas dos museus. Por sorte compramos os tickets  ali mesmo porque a fila no museu estava bem cheia. Entramos numa pequena fila de pessoas que já possuíam entrada. 

AMSTERDAM


AMSTERDAM

 O museu tem a maior coleção de obras do pintor holandês Vicent Van Gogh. Tais como:
O quadro,  Auto-retrato e Girassóis...
Possui áudio guia. Reserve pelo menos 1:30 a 2 horas para essa visita. São três andares de exposição.
Só é permitido fotos dos painéis localizado nos corredores.
Importante : 0-17 anos grátis.
Na época pagamos 17 euros mas vale a pena entrar no site e conferir o valor. Para saber mais: Museu Van Gogh
No térreo tem a  loja do museu que vende livros, cartazes, painéis e lembranças.





Saímos do Van Gogh e fomos caminhando em direção:

*Vondelpark:

AMSTERDAM

É o mais famoso parque de Amsterdam, cujo nome foi em homenagem ao escritor do século XVIII, Joost Van del Vondel. É para moradores e  turista assim como o Central Park para os novaiorquinos. Atrai muitos turistas e locais. No verão o local é bem florido e tem várias pessoas fazendo piquenique, andando de bicicleta ou apenas relaxando. Como já estávamos na véspera do final da nossa eurotrip, resolvemos parar  e fazer o mesmo que a maioria, relaxar.

Atravessamos o parque e saímos  em frente a :

*Praça Leidseplein:

Ao lado do Vondelpark, possui muitos restaurantes, cafés e lojas. Mas é só isso.

Preferimos pegar o tram Lh 5 e soltar próximo a praça Spiu onde localiza-se a nossa última atração turística de Amsterdam:

*Begijnhof:


AMSTERDAM


Lembra que no início do post escrevi que Amsterdam é uma cidade eclética? Pois é, uma cidade bem louca,  possui no centro uma vila bem escondidinha  e tranquila, difícil até de encontrar, que te faz esquecer que está numa cidade agitada.
Também conhecido como Jardim das Beguinas, um cenário histórico, construído para freiras e hoje vivem senhoras viúvas e solteiras que realizam trabalhos de caridade.
A última Beguina morreu em 1971, mas a arquitetura está do mesmo jeito que antigamente.
O local parece uma mini cidade, com uma igrejinha e um lindo jardim no meio.
Dizem que neste local tem  casas do século XVI, as mais antigas da cidade. A número 34 tem a fachada com madeira original.
HOLANDA


Como chegar:
Trams 1,2 e 5. Praça Spui. Não é fácil descobrir, porque seu acesso é através de uma porta de madeira, como se fosse uma porta de apartamento. 
Nesta praça tem um loja com o letreiro grande escrito American Book Center. A porta de madeira fica ao lado desta loja.


HOLANDA


Saindo da tranquilidade abrimos a porta e em um passo estávamos de volta para agitação. 


*Restaurante The Seafood bar:

HOLANDA

Almoçamos no restaurante de frutos do mar The Seafood Bar na praça Spui (quase em frente ao Begijnhof), não tem  erro, nesta categoria é o único do local. Maravilhoso!
HOLANDA


Passamos o resto da tarde caminhando pelo comércio e pelas ruas de cidade, apreciando os canais, sua pontes floridas e a calmaria da cidade. Jantamos próximo a Praça Rembrandt. 
Assim finalizamos nosso roteiro em Amsterdam. Pois no outro dia partiríamos para o Brasil.


*Vídeo com alguns pontos turísticos de Amsterdam:



Dicas:

*Os holandeses adoram uma bicicleta e passam esse costume para os visitantes, não deixe de alugar uma magrela.

*Melhor época para visitar Amsterdam.
A Holanda é um país bem frio, então para curtir o astral da cidade, escolha entre os meses de abril a setembro, quando os dias se estendem até as 22:00  e as pessoas costumam caminhar pela cidade, tornando um local mais alegre com temperaturas agradáveis.

*Assim como toda a Europa, turistas não precisam de visto por até 3 meses de permanência no país, mas o passaporte tem que ter validade de 3 meses. 

I Amsterdam Card : Cartão de benefícios que oferece transporte gratuito, um passeio de barco nos canais, entrada nos principais museus da cidade, como o Van Gogh e descontos em atrações turísticas e aluguel de bicicleta.

*Comprando sua passagem pela companhia aérea holandesa KLM , caso sua viagem seja para outro destino, você pode incluir o stop over, ou seja, uma parada grátis em Amsterdam de um ou mais dias na ida ou na volta. Voamos pela empresa e adoramos a companhia, tripulação super atenciosa, serviço maravilhoso e avião bem confortável. Com certeza uma das melhores empresas que já voamos.


*Parque Keukenhof:

-A Holanda é conhecida mundialmente pela beleza de suas tulipas. Não é porque visitei Amsterdam no verão que não vou citar a época mais encantadora para visitar o país. Afinal minha finalidade é compartilhar dicas... Com o início da primavera, o país torna-se mais belo e alegre. Para felicidade de turistas, o parque Keukenhof fica localizado na cidade de Lisse aproximadamente 37 Km de Amsterdam, abre suas portas para que todos presencie um espetáculo da natureza. Nada menos que 37 hectares com plantações de tulipas, bulbos  e jardins floridos. 

*Visitamos a cidade no verão e mesmo assim pegamos temperatura de 17º C. Seja qual for a época do ano leve roupa de frio.

*O meio de transporte mais usado da cidade é a bicicleta, então muito cuidado ao andar pelas ruas de Amsterdam.

*Se tiver sobrando tempo aproveite e alugue uma bike, deve ser delicioso andar de com calma pelas ruas da cidade. No nosso caso não sobrou tempo mesmo. Mas gostaria...
HOLANDA


*Durante o verão escurece aproximadamente  22:00. Então caso queira conhecer o Bairro Red Light vá quando anoitecer, relaxa é seguro!

Tags: O que fazer em Amsterdam , Dicas de viagem Amsterdam ,  Atrações em Amsterdam .


No mais adoramos o astral descontraído da cidade e agora podemos falar que:

We are Amsterdam!


HOLANDA







Alugue seu carro na Rentcars.com, pague no Brasil sem cobrança de IOF. Reserve pelos banners do blog, recebemos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso. Obrigado.



Acompanhe nossas viagens pelas redes sociais:

    FACEBOOK  /   INSTAGRAM  /   G+ /  

YOU TUBE / Pinterest



Saúde, paz e fé!





5 comentários:

  1. Adorei as dicas e seu blog está muito legal! Amo viajar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Amsterdam é uma cidade encantadora que vale a pena visitar.

      Excluir
  2. Amei suas dicas e quero visitar a cidade em breve. bjs

    ResponderExcluir
  3. Amsterdã é uma cidade linda. Apesar de toda a confusão de turistas chapados, eu amo essa cidade. Vale cada segundo por lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você. Uma cidade bem eclética que vale visitar mtas vezes.

      Excluir

Compartilhe conosco suas dúvidas, comentários e dicas. Será muito importante para o Fourtrip. Terei o maior prazer em responder.