https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjFUVnij0ytEKXfiF0al_mDbmJCdpBpDuMFFO2Coi9vHE1lUEBRFc9pFCXAX5HVY92w5ABy4LpkA7cqD3Qd7eouZZc71gsvaIRf2Am0vqJGcm5MoUoPXvDX2U-28rt02HRChqCQOFcjaq4/s640/27.png

RIO DE JANEIRO: CENTRO DA CIDADE, MARACANÃ E SANTA TEREZA


Rio de Janeiro: 

Centro da cidade, Maracanã e Santa Tereza

BRASIL
Theatro Municipal, Museu do Amanhã, Maracanã e Arcos da Lapa.

O Centro  do Rio de Janeiro é o bairro onde nasceu a cidade e o coração financeiro, comercial e histórico da cidade. Do Museu do Amanhã até a Candelária encontramos muitas atrações que contam toda sua  história.
Um dos legados da Olimpíada Rio 2016 foi justamente o projeto de revitalização da região, tornando-se um dos lugares mais visitados por turistas e moradores da cidade. VLT (veículo leve sobre trilhos que cruza praticamente toda região, ligando o aeroporto Santos Dumont até a rodoviária), Porto Maravilha, Museu do Amanhã, revitalização Praças XV e Mauá estão entre as melhorias da região. Sem contar que o Centro está localizado em uma região privilegiada, as margens da Baía de Guanabara. Bem próximo dali encontramos um dos estádios mais famosos do mundo e os charmosos bairros da Lapa e Santa Tereza. Então que tal fazer um tour pela região?
A seguir um roteiro completinho com dicas e mapas do bairro que está virando queridinho entre moradores e turistas.


Roteiro e atrações Centro da Cidade,  Santa Tereza e Maracanã .

Museu do Amanhã:

RIO DE JANEIRO
MUSEU DO AMANHÃ, RIO DE JANEIRO
Um museu interativo ligado a ciência  preocupando-se com o futuro do planeta, devido a mudanças climáticas e degradação do meio ambiente. Localizado no Píer Mauá, o monumento é um dos novos cartões postais da cidade, inaugurado em 19 de dezembro de 2015. 

Compras de tickets antecipadamente acesse o link: Museu do Amanhã.
Como quase todos os grandes museus do mundo tem seu dia de gratuidade. 
Entrada gratuita às terças-feiras.
Endereço: Praça Mauá, 1. Centro
Fechado para manutenção às segundas.
Estação metrô: Uruguaiana.
Siga Presidente Vargas, sentido Candelária, dobre à esquerda na Avenida Rio Branco, siga em frente até chegar na Praça Mauá.

Em frente ao Museu do Amanhã, você encontrará outro famoso museu...

Museu de arte (MAR):

RIO DE JANEIRO
Museu de Arte, Mar

Um dos pioneiros no processo de revitalização da zona portuária. Possui uma cobertura contemporânea e sinuosa que une o tombado Palacete Dom João VI ao prédio vizinho. De sua cobertura vê-se a Baía de Guanabara e o Museu do Amanhã. Também localizado na Praça Mauá, é um museu ligado a arte e cultura.  
Igualmente ao museu vizinho, tem entrada grátis nas terças-feiras e no último Domingo do mês.
Endereço: Praça Mauá, 5. Centro.



*Ilha Fiscal: 

RIO DE JANEIRO


Onde aconteceu o último baile do império antes da Proclamação da República em novembro 1889. Atualmente abriga um museu histórico, outro passeio imperdível na cidade.

Passeio de escuna para Ilha Fiscal: de quinta a domingo: 12:30. 14:00 e 15:30. Recomenda-se agendar antes pelos telefones 2104-6721 ou 2104-6992. R$10,00. 


*No caminho entre o Museu do Amanhã e a Candelária passamos pelo Monteiro de São Bento: Fundado em 1590, é todo folheado em ouro com obras em estilo barroco e rococó. Rua Dom Gerardo,68 Centro.

*Igreja da Candelária:


RIO DE JANEIRO
Igreja da Candelária

Igreja de 1898, chama atenção pela sua grandiosidade e localização, no final da Avenida Presidente Vargas, de frente para a Baía de Guanabana.
Endereço: Praça Pio X, s/n Centro.


Caminhe pela Presidente Vargas em direção a rua da Alfândega...


*Saara:

Saara
Comércio do Saara, Rio de Janeiro
Maior comércio popular da cidade, localizado nas ruas da Alfândega, Senhor dos Passos e arredores. O local vende de tudo um pouco, atrai muitos turistas pelo baixo preço das mercadorias. Aberto de segunda a sábado.


Caminhando em direção a Praça Tiradentes entre na rua Luís de Camões...


*Real Gabinete Português de leitura:

Rio de Janeiro


Fundada por portugueses em 1887, é considerada a maior biblioteca de autores lusitanos fora de Portugal. Obras como a primeira edição de Os Lusíadas de 1572. O lugar é lindíssimo e a entrada é grátis.

Endereço: 
Rua Luís de Camões, nº 30  Centro 

Aberta nos dia úteis com entrada gratuita.

Caminhe em direção a rua 7 de Setembro, entre na rua Gonçalves Dias, aproveite para descansar tomando um café na próxima atração...



*Confeitaria Colombo:

Rio de Janeiro

Fundada em 1894 por imigrantes portugueses, funciona até os dias de hoje sem perder o glamour do passado. Eleita como um dos 10 mais belos cafés do mundo, tornou-se Patrimônio Histórico e Artístico da cidade.
Endereço: Rua Gonçalves Dias, 32 Centro.


Caminhe até a avenida Rio Branco em direção a Praça da Cinelândia...

*Theatro Municipal:


RIO DE JANEIRO

Inaugurado em 1909. Sua arquitetura foi inspirada na Ópera de Garnier em Paris. O monumento chama atenção de quem passa pela Praça da Cinelândia, com detalhes dourados e uma águia no topo de 350 kg e 6 metros de altura.
O local possui visitas guiadas. Para mais informações, acesse o site: Theatro Municipal.
Endereço: Praça Marechal Floriano, Cinelândia no centro da cidade.

Leia o post completo sobre a visita guiada: Theatro Municipal do Rio de Janeiro


Caminhe até os Arcos da Lapa...


*Arcos da Lapa:

RIO DE JANEIRO
Localizado no bairro da Lapa no centro da cidade do Rio de Janeiro, foi construído como aqueduto no século XVIII para distribuir água  a população. Por cima dos arcos passam bondinhos que ligam o bairro de Santa Teresa até o centro da cidade. Sua forma enfeita a região e atrai os olhares de todos que passam no local. 
Endereço: Praça Cardeal Câmara, s/n, Lapa.

Caminhando em direção a rua Joaquim Silva...

Escadaria Selarón

Rio de Janeiro

Tombado pela prefeitura, a escadaria de 215 degraus que levam ao Convento de Santa Teresa está localizada ao lado dos Arcos da Lapa,  entre as ruas Joaquim Silva (Lapa) e rua Pinto Martins (Santa Teresa), esta obra foi realizada pelo artista chileno Jorge Selarón (morto em 2010). Ele morava em frente a escadaria e devido as péssimas condições resolveu renová-la com azulejos de cores fortes. Sua obra passou a incorporar a lista de um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. Apesar de simples o lugar é lindo!!! Adorei conhecer.
Possui um estacionamento  ao lado da escadaria. 

Veja no mapa abaixo o roteiro realizado até agora:




Arredores do Centro da Cidade:

Pegue o bondinho para Santa Tereza no Centro na Rua Hélio Gama, atrás do prédio nº 117 na  rua Senador Dantas próximo a estação de metrô da Carioca. Ele passa por cima dos Arcos da Lapa.
Rio de Janeiro



 Solte no ponto que dá acesso ao Parque das Ruínas ...


Parque das Ruínas:

RIO DE JANEIRO
PARQUE DAS RUÍNAS


 Localizado no alto do bairro de  Santa Teresa na rua Martim Nobre, 169. É um casarão onde no passado aconteceram festas da alta sociedade . Atualmente acontecem eventos culturais, possui uma vista privilegiada da cidade: Baía de Guanabara, Pão de Açúcar, Niterói, etc. Devido a vista e a rústica arquitetura do palacete, atrai muitos turistas, casais de noivos e debutantes a procura de uma  foto perfeita.
Entrada: grátis
Rio de Janeiro



*Santa Teresa:

Rio de Janeiro

Seu nome vem de um convento construído no bairro há 250 anos aproximadamente, para devoções a Santa Tereza. O bairro localiza-se no alto de uma serra, entre a zona sul e o centro da cidade, proporcionando uma vista maravilhosa da região. Além de possuir muitos restaurantes, ateliês de arte e construções históricas, o principal atrativo do bairro é o bondinho utilizado até os dias de hoje, como meio de transporte entre a Lapa e o Largo dos Guimarães.


Se ainda restar tempo volte de bondinho até o Centro da Cidade, pegue o metrô no Largo da Carioca, direção zona norte e solte na estação Maracanã...

*Maracanã:


RIO DE JANEIRO


Localizado no bairro do Maracanã, na zona norte do Rio. Também chamado de Mário Filho, é um dos principais estádios do mundo, sediou duas finais de Copa do Mundo.
Possui um tour de visitação que para os amantes de futebol é um passeio indispensável. 


Endereço: Avenida Presidente Castelo Branco, s/n - Portão 2 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20271-130, Brasil
Como chegar: Metrô sentido Zona Norte, estação Maracanã.



Dica: Comece o tour no Maracanã e termine em Santa Tereza ou vice-versa. Ideal fazer 1 dia Centro da Cidade e outro dia Maracanã e Santa Tereza.

Confira outros posts sobre o Rio de Janeiro:
*Dicas de hotéis e hostels no Rio de Janeiro

Para reservar hotel, acesse o link:  Hotéis no Rio de Janeiro.
*Dicas de hotéis e hostels no Rio de Janeiro
Reserve seu  hotel  na caixas do Booking.com  localizado neste blog. Somos afiliado e o blog ganha uma pequena comissão das reservas efetuadas a partir daqui. Você não pagará nada a mais por isso. Obrigada.


 



Vai alugar carro?
Alugue seu carro na Rentcars.com, pague no Brasil sem cobrança de IOF. Reserve pelos banners do blog, recebemos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso. Obrigado.

Acompanhe nossas viagens pelas redes sociais:

    FACEBOOK  /   INSTAGRAM  /   G+ /  YOU TUBE



Saúde, paz e fé!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe conosco suas dúvidas, comentários e dicas. Será muito importante para o Fourtrip. Terei o maior prazer em responder.