https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiwXHSOcVoTz6uIoJZcMN4C8ddzTEwVVrLJBORMeK3kxvMH_XgON2Tr64b-1hkaQIGl1mg3dx7bkf6KKxfvRVM1s_jxZWNE89xKAGWqZJqAbNCUSsif3VwaFOfVoVOOTbFsXTjz4XjC7-w/s400/FotorCreated.png

RIO DE JANEIRO, 10 PASSEIOS GRÁTIS NA CIDADE



RIO DE JANEIRO






 Nesta #blogagem coletiva com blogs amigos, resolvemos listar passeios para fazer na nossa cidade. #minhacidade. Afinal não tem dica melhor do que a de uma pessoa que mora na cidade. 
Com o país em crise e o brasileiro sofrendo no bolso, somos obrigados a improvisar e arrumar alternativas para o lazer , uma verdadeira mudança de hábitos. E o Blog Fourtrip te prova que é possível conhecer 10  famosos pontos turísticos  do Rio de janeiro, sem gastar nada!


1- Morro da Urca:

RIO DE JANEIRO
MORRO DA URCA
                                
O Morro da Urca é a primeira parada do bondinho que vai em direção ao Morro do Pão de Açúcar.
 Localizado no bairro da Urca, ele mede 220 metros e tem uma exuberante vista de vários pontos turísticos da cidade do Rio de Janeiro. Entre eles: Cristo Redentor, Enseada de Botafogo, Baía de Guanabara, Ponte Rio Niterói, Praias, etc.
O que quase ninguém sabe é que existe um acesso alternativo grátis e não menos exuberante para chegar ao topo deste morro. Estou falando da trilha do Morro da Urca.
Na Praia Vermelha, ao lado do morro tem um pista de caminhada chamada Cláudio Coutinho. Esta pista localiza-se numa área de preservação ambiental. A entrada fica ao lado esquerdo de quem está de frente para a praia. Nesta pista existe uma trilha que te levará até o topo do morro.
Para saber mais acesse o link que explica como chegar e fazer a Trilha Morro da Urca.


2-Aterro do Flamengo

RIO DE JANEIRO
ATERRO DO FLAMENGO
                         
Parque arborizado projetado por Burle Mark, com 7 Km de extensão, vai do Aeroporto Santos Dumont (centro da cidade) até a Enseada de Botafogo (zona Sul). Possui quadras de esportes e uma vista deslumbrante da Baía de Guanabara e Pão de Açúcar.



3-Escadaria Selaron

Tombado pela prefeitura, a escadaria de 215 degraus que levam ao Convento de Santa Teresa está localizada ao lado dos Arcos da Lapa,  entre as ruas Joaquim Silva (Lapa) e rua Pinto Martins (Santa Teresa), esta obra foi realizada pelo artista chileno Jorge Selarón (morto em 2010). Ele morava em frente a escadaria e devido as péssimas condições resolveu renová-la com azulejos de cores fortes. Sua obra passou a incorporar a lista de um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. Apesar de simples o lugar é lindo!!! Adorei conhecer.
Possui um estacionamento privativo ao lado da escadaria. 

Rio de Janeiro
ESCADARIA SELARÓN, LAPA



4-Parque das Ruínas:





RIO DE JANEIRO
PARQUE DAS RUÍNAS


 Localizado no alto do bairro de  Santa Teresa na rua Martim Nobre, 169. É um casarão onde no passado aconteceram festas da alta sociedade . Atualmente acontecem eventos culturais e possui uma vista privilegiada da cidade: Baía de Guanabara, Pão de Açúcar, Niterói, etc. Devido a vista e a rústica arquitetura do palacete, atrai muitos turistas, casais de noivos e debutantes a procura de uma  foto perfeita.


RIO DE JANEIRO












5-Museu do Amanhã:

RIO DE JANEIRO
MUSEU DO AMANHÃ, RIO DE JANEIRO

Museu interativo ligado a ciência  preocupando-se com o futuro do planeta, devido a mudanças climáticas e degradação do meio ambiente. Uma das obras do projeto de revitalização da zona portuária no Rio de janeiro. É a nova sensação entre cariocas e turistas. Como quase todos os grandes museus do mundo tem seu dia de gratuidade. 
Entrada gratuita às terças-feiras.
Endereço: Praça Mauá, 1. Centro
Como chegar: 
Da Presidente Vargas, dobre à esquerda na Avenida Rio Branco, siga em frente até chegar na Praça Mauá.
Estação metro: Uruguaiana ( desta estação faça o percurso acima à pé).





Está procurando hotéis na cidade do Rio de Janeiro?


Reserve seu hotel  na caixas do Booking.com  localizado neste blog. Somos afiliado e o blog ganha uma pequena comissão das reservas efetuadas a partir daqui. Você não pagará nada a mais por isso. Obrigada.







6-Museu de arte (MAR):

RIO DE JANEIRO


Um dos pioneiros no processo de revitalização da zona portuária. Possui uma cobertura contemporânea e sinuosa que une o tombado Palacete Dom João VI ao prédio vizinho. De sua cobertura vê-se a Baía de Guanabara e o Museu do Amanhã. Junto com o Museu do Amanhã são as atrações localizadas na Praça Mauá. É um museu ligado a arte e cultura. Igualmente ao museu vizinho tem entrada grátis nas terças-feiras e no último Domingo do mês.
Endereço: Praça Mauá, 5. Centro.


7-Pedra Bonita:

RIO DE JANEIRO
PEDRA BONITA



Localizado no Parque Nacional da Tijuca em frente a Pedra da Gávea e entre os bairros de São Conrado e Barra da Tijuca.  Local onde partem os voos de asa delta. Tem uma vista linda. Você poderá fazer uma trilha de 30 minutos e chegar no topo da pedra. Terá um visual mais amplo da cidade. Conseguindo ver de um lado a Barra da Tijuca e do outro a  zona sul com direito ao Cristo Redentor e praias. Vale a pena o passeio.
O acesso poderá ser pela estrada das Canoas em São Conrado.
RIO DE JANEIRO




8-Floresta da Tijuca:

Maior floresta urbana do mundo, cruza a cidade passando por vários bairros. Que tal tomar um banho de cachoeira, fazer uma trilha, andar de bicicleta ou fazer um piquenique e apreciar a natureza?   Possui vários mirantes que avistamos a cidade, um deles é a Vista Chinesa. Vale a pena conferir.
RIO DE JANEIRO


RIO DE JANEIRO
VISTA CHINESA


9- Lagoa Rodrigo de Freitas:

RIO DE JANEIRO
LAGOA RODRIGO DE FREITAS
                          
Localizada na Avenida Epitácio Pessoa s/n, Lagoa. É um ponto turístico  com várias opções de diversão. Possui pista para caminhada, corrida e bicicleta, parques, pedalinho além de quiosques e bares na beira da Lagoa. Ótima opção para o lazer em família.



10-Rio Free Walking Tour:

Rio free walking tour


Idealizado pela amiga Fabiana, este projeto tem objetivo de oferecer uma alternativa de passeio  com informações sobre a história do Rio de janeiro,  é uma modalidade  já conhecida em várias cidades turísticas do mundo, aqui é disponível em 3 idiomas (português, inglês e espanhol), com jovens guias de turismo credenciados pelo Ministério do Turismo. O melhor de tudo é totalmente grátis! É chegar e participar. O mais procurado é o tour do Centro histórico do Rio, com saída às 9:30 de segunda à sexta em frente a Cinelândia. Os guias usam camisas amarelinhas.
Para mais informações entre no site: Rio free walking tour.



Para não perder o costume, sempre fica faltando algum item e além de muitos outros não podemos esquecer que a cidade maravilhosa tem a opção de passeio mais adorada pelos brasileiros, as praias! Então é só escolher e aproveitar!!!


Veja outros posts sobre o Rio de Janeiro:




 Confira as postagens de blogs amigos participantes sobre o  que fazer na minha cidade  nesta blogagem coletiva:





Viajonários - O blog Casal Califórnia, que adotou San Francisco como seu novo lar, traz 10 dicas de museus para todos os gostos, bolsos e idades!


O Melhor Mês do Ano - O blog O Melhor Mês do Ano, que é da ZL paulistana (sem preconceitos, viu) traz 9 atrações imperdíveis no centro de São Paulo.



Destinos por onde andei... - O blog conta para os leitores dicas de lugares imperdíveis na capital mineira. Afinal, BH é tudo de bom, uai!!!



Viagem de Fuga Você sabia que as 6 melhores sorveterias de São Paulo estão concentradas em único bairro? Vem se refrescar com a gente!



Atravessar Fronteiras - Brasília não é só o que você vê na TV. Somos uma cidade pulsante e aqui você vai conhecer programas fora do cartão postal.



Família Viagem - São Paulo é o paraíso da gastronomia e sair para comer é um dos grandes baratos da cidade. Veja alguns lugares que você precisa conhecer.



A Li na Alemanha - Aachen na Alemanha, é uma cidade desconhecida para os turistas, mas com muita história para contar. Veja algumas atrações da cidade.



Vou pra Roma -  O Blog VoupraRoma escolheu as 10 atrações que você não pode deixar de ver em Roma.



Viajando por Aí - Saia do circuito turístico  e conheça o Rio de outra maneira: 5 passeios diferentes no Rio de Janeiro!



KariDesbrava - Veja 10 dicas incríveis de lugares para desbravar no Rio de Janeiro!



Colecionando Ímãs - Palácio do Planalto? Procuradoria Geral da República? Itamaraty? As atrações de Brasília que você precisa conhecer para saber do que o William Bonner tá falando!



Viviendo en el México Mágico! - 10 coisas pra se fazer em San Luis Potosí - Mex!



Janela para o Mundo - 10 pontos turísticos bem interessantes de se conhecer no Rio de Janeiro. Alguns são mais famosos, outros são bem menos comuns nas listas das atrações do Rio e nem sempre conhecidos por muitos cariocas.



Me deixa ser turista - Que tal aproveitar um domingo de avenida Paulista aberta para os pedestres não só para pedalar e bater perna, mas também para curtir o que tem de mais legal por ali?



Turista Fulltime - A maioria dos brasileiros, quando visita a "Terra dos Tamancos", tem Amsterdã como destino principal. Se sobra algum tempo, vai visitar alguma outra cidade tipicamente holandesa. Uma pena: deixa de conhecer Haia, um centro cultural, político e econômico surpreendente!



A Casa na Mala - Aqui estão 8 motivos que fazem valer a pena conhecer Oviedo, cidade espanhola que, segundo o diretor de cinema Woody Allen, parece saída de um conto de fadas!



Ligado em Viagem -  Nós listamos 5 atrações turísticas em Karlsruhe (e Ettlingen) na Alemanha, que devem ser incluídas em qualquer roteiro de visita a esta cidade do sudoeste do estado de Baden-Württemberg.



Passeiorama - Dica bem legal para quem mora ou apenas está de passagem por São Paulo! Separamos os 9 parques que mais gostamos na cidade, um pouco de natureza no meio da selva de pedra!



Saúde e paz!



Um comentário:

Compartilhe conosco suas dúvidas, comentários e dicas. Será muito importante para o Fourtrip. Terei o maior prazer em responder.