https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg1xPBpShZTYzfn_zFkXeL0BRYWntoVpCqyUScFdjgUGVeWscllKjpSWqZ3nolo1aC7LPcFZa4ApVNjy4NK8KI_SwozzQ-SGP3jYlNHr33iWKZ2FncA_JSJ-f1Z4G4owbWfmuU56yynqFc/s640/IMG-20151226-WA0007+%25281%2529.png

PEDRA DO TELÉGRAFO NO RIO DE JANEIRO.


Pedra do Telégrafo no Rio de janeiro

Trilha Pedra do Telégrafo

Como chegar na Pedra do Telégrafo

Fotos da Pedra do Telégrafo





RIO DE JANEIRO


A regra é clara, quando não viajamos, turistamos na nossa cidade. Tarefa nada difícil, morar numa cidade com tantas opções, fica fácil passear pela cidade. Montei um roteiro antecipadamente com lugares que gostaríamos de conhecer e fizemos como turistas, acordamos cedo e partimos para novas aventuras, fizemos passeios bate e volta saindo da nossa própria casa. 
A cidade tem uma imensa lista de passeios para todos os gostos e se não bastasse isso todos os anos aparecem novas opções.


Uma das sensações da cidade é realizar uma trilha que leva até a Pedra do Telégrafo em Barra de Guaratiba, na zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Tudo porque nas fotos temos a impressão que embaixo da pedra tem um precipício, sem contar com o visual que o local oferece. Veja a foto de capa do post. Mas o curioso é que o real nome desta pedra é Pedra do Cavalo, o nome se deve ao fato de que a muito tempo atrás um cavalo foi criado ali perto. A do Telégrafo fica mais acima com uma bandeira do Brasil e recebeu este nome por ter sido uma estação militar da segunda Guerra Mundial. (Fonte Jornal O Globo).


Sempre marcava com amigos mas surgia um imprevisto aqui outro ali e não conseguíamos fazer esta trilha. Então tratei de colocar este destino no topo da lista. Como somos do dia e acordamos cedo, pulamos da cama às 5:50 hs e saímos às 7:00 hs de casa.


Dica: O local atrai muitos visitantes, então vá cedo. Já li reportagens de pessoas que ficam 1 a 2 horas esperando para tirar fotos. No caso do período da manhã, ajuste sua máquina para fotografar de frente para o Sol.
Vale destacar que no período da tarde a posição do Sol contribui para realizar fotos com melhor nitidez.


Como chegar:

Localizada em Barra de Guaratiba, aproximadamente a 61 kms do centro da cidade do Rio de Janeiro e 30 kms da Barra da Tijuca.
A partir da Barra da Tijuca pegue avenida das Américas até o Recreio dos Bandeirantes, continue até o túnel da Grota funda, após o túnel entre a direita (tem placa indicando entrada para Barra de Guaratiba). Entre na estrada do sítio do Roberto Burle Marx e restaurantes e vá até o final em direção a Barra de Guaratiba. Chegando no centro em frente a ponte da Restinga de Marambaia tem uma ladeira que dá acesso à trilha.



Mapa





No centro em frente a ponte da Restinga de Marambaia tem uma ladeira que dá acesso à trilha.
Chegamos  aproximadamente 8:00 hs e já estava bem agitado,  perguntamos onde estacionar e informaram que o local tem pouca disponibilidade de  vagas e para tomarmos cuidado porque rebocam os carros estacionados em locais indevidos. Então encontramos este carro de um morador local.






Ele nos ofereceu um estacionamento na sua casa  que ficava bem  próximo da trilha. Valor R$20,00. Preferimos não perder tempo e seguimos seu carro até o estacionamento. Foi a nossa sorte, subimos bastante um morro bem íngreme e de lá pegamos a trilha.






Início da trilha:



Tempo de trilha até a Pedra do Telégrafo:  30 minutos.
Grau de esforço: fraco a moderado.

No caminho passamos por mirantes com vistas de cair o queixo. Mas não pare na subida, continue caminhando porque no final, na pedra terá muita gente para tirar fotos, deixe para fotografar os outros mirantes da trilha na volta.



Chegando no topo encontramos esta bela vista, que nos faz esquecer todo cansaço da subida e a sensação que valeu a pena.





Vá direto para fila de fotos na Pedra do Telégrafo. Ficamos impressionados porque achamos que não estava muito cheio apesar de ser  Sábado e o dia estava lindo. Se estiver acompanhado alterne e vá tirando fotos de outros mirantes do local.




A sensação da trilha é exatamente a Pedra do Telégrafo porque as fotos tem este lindo visual. E dá para simular várias poses diferentes, dando impressão que estamos pendurados na pedra.  
Após 20 minutos de espera chegou nossa vez.







Uma pena porque como estávamos de frente para o Sol e a correria é grande (tem muita gente esperando), esquecemos de ajustar a máquina e as fotos saíram claras. 





No mesmo local tiramos fotos belíssimas em outras pedras.


Vista de Grumari, Recreio... 



Vista da Restinga de Marambaia:









Permanecemos no mirante aproximadamente 1 hora.


Na descida todo santo ajuda. Chegamos no estacionamento às 10:30 hs pegamos o carro e descemos a fim de aproveitar a praia de Barra de Guaratiba, mas chegando na praça principal, estava um tumulto enorme com uma grande quantidade de pessoas e um enorme engarrafamento. Vagas para estacionamento nem pensar. Desistimos e resolvemos ir para Praia de Grumari e adivinha... O acesso estava fechado pelo excesso de carros. Resumindo voltamos para casa e nos contentamos com a nossa piscina.

Infelizmente apesar da minha cidade ser maravilhosa tem suas desvantagens e um deles é exatamente o engarrafamento. Portanto siga minhas dicas:

-Vá bem cedo, tipo chegue lá umas 8:00hs;
-Leve água, protetor solar e boné.


De resto é só curtir o passeio que vale muito a pena.




Reserve ou compre usando os banners de parceiros localizado neste blog. Ganhamos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso. Obrigada.




Alugue seu carro na Rentcars.com, pague no Brasil sem cobrança de IOF. Reserve pelos banners do blog, recebemos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso. Obrigado.



Acompanhe nossas viagens pelas redes sociais:

    FACEBOOK  /   INSTAGRAM  /   G+ /  YOU TUBE


Saúde, paz e fé!






2 comentários:

  1. Ale, amei o post.. estamos muito querendo curtir. Iamos combinar com uma aula de SUP que fizemos em Barra de Guaratiba, mas o pessoal indicou que seria cansativo.. iremos destinar um dia só para a Trilha da Pedra do telégrafo ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Aline. Também recomendo realizar as atrações separadas, assim vcs irão curtir mais. Gde bjo.

      Excluir

Compartilhe conosco suas dúvidas, comentários e dicas. Será muito importante para o Fourtrip. Terei o maior prazer em responder.