https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjQJaAaC9h48SIoiKIRydwkJbgf6JHsKqmC9AA98ygo1V1v8QtgOmZHNcyJ2U1owWRmL-S7ZEpw52ihEOMkwqw7GF3AkCcnVok5KvJSn2R0lHHVaMpf7IyUUIRCyKpwysA1lhI_dPhMmpQ/s640/parque+das+aves.png

PARQUE DAS AVES EM FOZ DO IGUAÇU




Foz do IguaçuNa última viagem  que fizemos em Foz do Iguaçu, visitamos o maior  Parque das Aves da América Latina. Localizado em uma extensa área de 16,5 hectares de Mata Atlântica em frente ao Parque Nacional do Iguaçu,  construído em 1994 com o objetivo de resgatar aves impossibilitadas de viver no seu habitat natural. Posso garantir que essa foi uma experiência incrível onde tivemos um contato direto com alguns animais da espécie. Se você é assim como nós, totalmente avesso a locais onde criam-se animais com a principal finalidade de exposição,  saiba que o Parque das Aves segue um propósito contrário a esse tipo de crueldade. Continue lendo o post e descubra o porquê vale muita a pena visitar o parque.

O Parque é o maior viveiro do mundo especializado em araras, possui mais de 1.100 animais de mais de 140 espécies. 50% das aves são resgatadas machucadas ou vítimas de maus tratos e outras 43% nasceram no parque.
Em virtude da proximidade com o Parque Nacional do Iguaçu, visitamos os dois parques no mesmo dia. O passeio dura em torno de 2 horas, podendo levar um pouco mais ou menos, já que você pode ficar lá o tempo que desejar.

Leia também: Parque Nacional do Iguaçu

Confesso que na nossa primeira visita em Foz de Iguaçu, recusei-me em visitar o Parque, imaginando que os animais eram capturados da natureza e presos em cativeiro para exposição. Mas conversando melhor com a administração do parque e visitantes, passei a pesquisar a fundo o seu propósito (enganei-me e muito gente), verifiquei que eles realizam um trabalho sério, reabilitando animais que sofreram maus tratos ou até mesmo algum tipo de trauma na natureza. Eles possuem um hospital (das Aves) com uma equipe de profissionais altamente preparados. Com certeza um trabalho bonito de acompanhar. 
Com finalidade de proporcionar bem estar dos animais, eles simularam um ambiente natural para cada espécie, com gigantescos viveiros construído na meio da Mata Atlântica.
Foz do Iguaçu

Alguns animais são devolvidos para natureza, já outros impossibilitados, permanecem no parque.
Foz do Iguaçu



O parque é formado por vários viveiros, onde os visitantes caminham através de uma trilha em forma de circuito dentro da mata nativa, pode durar aproximadamente 2 horas. Em alguns trechos passamos por dentro dos viveiros, dando uma sensação deliciosa, já que podemos ter um contato bem próximo com alguns bichinhos. Além de aves tradicionais o parque também tem uma pequena área destinada a alguns répteis como cobras, lagartos e jacarés além de um borboletário.

Mapa do parque Parque das Aves:

Foz do Iguaçu
Mapa Parque das Aves


Após a entrada principal, passando pela roleta, o circuito é iniciado com algumas placas informativas sobre o parque, acho interessante ler para que você possa entender sobre o funcionamento do local.
Foz do Iguaçu




Circuito:

Foz do Iguaçu


Viveiro Pantanal:

Criado em homenagem a um dos biomas mais ricos do Brasil, por ser a maior planície alagável do mundo, abriga aves adaptadas ao meio aquático, como guarás, garças, tucanos etc.


Viveiro Floresta:

Um imenso viveiro com várias espécies de aves. Passamos por pontes e tivemos contato bem próximo com tucanos. 
Curiosidade: No mundo existem mais de 30 espécies da família dos tucanos. O comprimento de seu bico pode exceder o do seu corpo e além de pegar alimentos serve para atrair fêmeas e demonstrar dominância.
Foz do Iguaçu



Paraíso das Ararajubas

Foz do Iguaçu


Viveiro dos Répteis:

Um pouco de ciência nunca é demais. Em termos evolutivos os répteis são os parentes mais próximos das aves. Pensando nisso o parque construiu uma área onde você pode observar jacarés, iguanas e cobras. Para ser sincera entrei em pânico neste local, tenho uma verdadeira fobia de répteis.
Foz do Iguaçu



Refúgio das Harpias:

Mais poderosa ave rapina do mundo, no parque você encontra o maior viveiro para reprodução de harpias do planeta.
Foz do Iguaçu



Viveiro das Araras:

Foz do Iguaçu

Um gigantesco viveiro onde os visitantes tem contato direto com diversas espécies de araras e papagaios.  É lindo!
Foz do Iguaçu

Foi neste local que filmei a parte mais legal do tour, várias araras sobrevoando de um lado para o outro. Tá bom Alexandra, então mostra aí! É de chorar, procurei, procurei e não achei. Será que deletei ? Vamos para o lado bom, vocês vão ter que visitar o parque para ver ao vivo.


Borboletário

Neste local você poderá ter a sorte de uma borboleta pousar em você. Sabe o que significa?  Sorte é claro!
É um espaço super fofo com diversas espécies de borboletas.


Lago dos Flamingos:

Foz do Iguaçu


Programa da mão para o coração:

Para estimular o público a preservar o meio ambiente, o Parque das Aves oferece um espaço de contato direto para você tirar fotos com  araras-canindés e jibóias mansas.
Mas lembre-se: 
As araras são alimentadas nos horários de 12:00 às 13:00 e 15:20 às 15:40, portanto nestes períodos não tem fotos. Ah essa atração fica fechada toda segunda-feira.
No dia da nossa visita as jibóias não estavam disponíveis.

Araras:

Foz do Iguaçu



Restaurante

Loja

Importante: 

Logo no início do parque estava acontecendo uma campanha contra o tráfico de animais silvestres e claro não poderíamos deixar de abraçar essa causa. 
Foz do Iguaçu


Você sabia que as aves são os animais mais capturados ilegalmente e que 1 entre 10 animais retirados da natureza sobrevive?
Essa é uma das principais causas da extinção de espécies e a terceira maior atividade ilegal do mundo. Me assustou saber que no Brasil são capturados anualmente da natureza cerca de 40 milhões de animais. 
Muito triste gente, é muito sofrimento para o animal,  que alguns morrem ou apresentam seguelas permanantes por maus tratos.

Como evitar o tráfico de animais?

Fácil. Tudo isso acontesse porque tem gente para comprar! Sem compradores não tem comércio e tráfico. Então nunca compre animais retirados ilegalmente da natureza.


Enfim fiquei totalmente maravilhada com a beleza do parque, porém o que mais me impressionou foi o comprometimento do parque em cuidar e preservar a espécie. Além da simpatia dos funcionários e atenção em passar o propósito do seu trabalho.


Endereço do Parque das Aves:
Avenida das Cataratas, km 17,1 Foz do Iguaçu. 

Visitamos o Parque e realizamos o passeio a convite do Parque das Aves ,Best Western Taborá hotel , Agência Combo Iguassu e Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu. Relatei aqui minha sincera opinião sobre o tour.




Fonte: Parque das Aves Foz do Iguaçu .


Quer dica de hotel em Foz do Iguaçu?
Nós ficamos no Best Western Taborá Hotel e adoramos a hospedagem. Para saber mais sobre o hotel, leia o post: Como foi nossa hospedagem no Hotel Best Western Taborá?


*Reserve seu hotel no Booking.com com alternativa de cancelamento grátis. Reservando pelos links ou banners deste blog recebemos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso. Obrigada.
                                                



Acompanhe nossas postagens sobre as atrações de Foz do Iguaçu!

Tags: Tour Parque das Aves Foz do Iguaçu , como é o Parque das Aves .

   Alugue seu carro na Rentcars, pague no Brasil sem cobrança de IOF. Reserve pelos banners do blog, recebemos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso. Obrigado.




Acompanhe nossas viagens pelas redes sociais:

    FACEBOOK  /   INSTAGRAM  /   G+ /  YOU TUBE




Saúde, paz e fé! ☺☺☺☺





5 comentários:

  1. Estivemos no Parque das Aves em 2012 e adoramos. O Parque é lindo e o trabalho muito sério.

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu relato Alexandra, as fotos ficaram incríveis. Muito importante ressaltar o trabalho sério e comprometimento que o Parque das Aves tem com os animais, adorei saber. Outro post que achei informações bem legais sobre o passeio é esse aqui: https://localplanet.com.br/parque-das-aves/

    ResponderExcluir

Compartilhe conosco suas dúvidas, comentários e dicas. Será muito importante para o Fourtrip. Terei o maior prazer em responder.