https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgBoSgaC5iNN_K59TBghTNYZwb5tvVuy8Dv5Xx_5ChMi2ubrhXi4gCndqfdUfhp0C3oi5QFHXKH2TQRTk8IRt3vn7PG6R09cpdZoo07Ba7R87-pxU-utIWNk6EMpP3WV3z8Bxp93556Co0/s640/Bosforo.jpg

ISTAMBUL: PASSEIO DE BARCO PELO ESTREITO DE BÓSFORO

 

Turquia
Istambul: Passeio de barco pelo Estreito de Bósforo.

Istambul, a cidade dividida entre dois continentes: europeu e asiático.

passeio no Estreito de Bósforo cruza os dois lados da cidade (europeu e asiático), é possível visualizar de outro ângulo vários pontos turísticos de Istambul

Passamos por pontes  que ligam os dois continentes e avistamos mesquitas, palácios, píeres e as belas mansões localizadas nas margens  do Estreito de Bósforo. O visual é emoldurado por gaivotas que seguem o barco durante todo o percurso, rendendo fotos magníficas. 
Esse passeio é uma delícia, dá para entender toda a geografia e história da região e observar as diferenças entre os dois lados.
Confere a seguir como é o  passeio de barco no Estreito de Bósforo, considerado uma das atrações imperdíveis de Istambul, Turquia.

Estreito de Bósforo divide os lados ocidental e oriental de Istambul, ligando o Mar de Mármara ao Mar Negro. 

Istanbul
Istambul: Mapa do passeio no Estreito de Bósforo

Visitamos Istambul no inverno, preferimos realizar o passeio no meio do dia, por ser o período mais quente. Mesmo assim vá bem agasalhado, porque venta bastante. 

No verão acho que vale realizar no período do pôr do Sol, deve ser incrível.


Como é o passeio de barco pelo Estreito de Bósforo: Istambul


Turquia
Istambul: Barco do passeio no Bósforo.

O passeio tem duração de 90 minutos. 
Sai de hora em hora do porto de Eminönü (foto acima), localizado ao lado da Ponte de Gálata. Tem vários tipos de embarcações, a nossa era uma barca de dois andares com lanchonete. Para ter uma visão privilegiada, prefira sentar-se no segundo andar do lado direito. 

Istambul
Porto Eminönü, Istambul



Istambul
Istambul: Passeio no Estreito de Bósforo. Já acomodados no segundo andar do barco.



É possível comprar seu ticket no local. 
Um guia vai relatando a história (em inglês) e a todo momento mostra os pontos turísticos por onde passamos.


Atrações visualizadas no passeio do Estreito de Bósforo:

 Lado Europeu:


Mesquita Süleymaniye : 

Istambul
Istambul: Mesquita Süleymaniye

Maior mesquita de Istambul e dizem (acredito) ser a mais bonita, apesar de todos os flashes direcionarem para a Mesquita Azul.

Por estar localizado no alto de uma colina, tem uma vista linda e privilegiada da cidade.

Entrada gratuita.

Ponte de Gálata: 

Istambul
Istambul: Ponte de Gálata, liga os lados europeus da cidade.

Liga os bairros de Eminönü a Beyiglu, o lado  europeu de Istambul. Também é possível atravessar caminhando ou de tram. 



Torre de Gálata:

Istambul
Istambul: Ao fundo, Torre de Gálata

De arquitetura medieval construída no século XIV pelos genoveses  com intuito de evitar ataques inimigos.
Do alto de seus 63 metros de altura é possível ter uma vista panorâmica do Estreito de Bósforo, Sultanahmet e do lado asiático.

Entrada: 12 TL



Dolmabahçe Palace:

Istambul
Istambul: Palácio Dolmabahçe

Construído no século XIX, foi um dos mais glamourosos palácios do mundo. Foi residência do último sultão do Império Otomano e moradia temporária do primeiro presidente da Turquia. Primeiro castelo construído em estilo europeu. Hoje funciona como museu.
Entrada: 60 TL


A todo momento somos acompanhados pelas garças.

Istambul
Estreito de Bósforo, Istambul - Turquia





Çiragãn Palace:




Istambul
Istambul: Palácio Çiragan Palace

Construído durante o regime do sultão Abdülmecid  e foi uma extensão do Palácio Dolmabahçe. A obra durou 12 anos e foi o último palácio construído durante o Império Otomano. Agora funciona um hotel 5 estrelas.



Ortaköy Mosque:

Istambul
Istambul: Mesquita Ortaköy

Localizada antes (ao lado) da ponto de Bósforo, inaugurada em 1855 para ser a grande mesquita imperial do sultão otomano Abdülmecid.


Primeira Ponte de Bósforo:

Istambul
Istambul: Primeira Ponte de Bósforo

A mais antiga das três pontes que ligam o lado europeu do asiático, finalizada em 1973.


Rumeli Fortress:

Istambul
Istambul: Rumeli Fortress

Fortaleza construída em 1452 pelo império otomano para controlar o Bósforo. Hoje funciona um museu.


Segunda Ponte de Bósforo:

Istanbul
Istambul: Segunda ponte de Bósforo

Construída em 1988 para melhorar o trânsito de Istambul. Nome oficial é Fatih Sultan Mehmet Bridge.


Neste momento o barco cruza o estreito e vai para o lado asiático.

⏪ Lado europeu de Istambul⏪             ⏩ Lado asiático de Istambul ⏩



Istambul
Istambul: Os dois lados de Istambul, europeu e asiático.





Lado Asiático: 



Kuleli Military School

A mais antiga escola militar da Turquia. Fundada em 1845 pelo sultão Abdülmecid I. 
Turquia


Beylerbeyi Palace

Palácio de verão dos sultões otomanos, construído entre 1861-1865.
Istambul
Istambul: Beylerbeyi Palace



Maiden Tower


Segundo uma das lendas, uma princesa foi trancada na torre para protegê-la da picada de uma cobra.
Foi construída para ser uma torre de defesa nas rochas.

Retorno para o porto de Eminönü com a vista de Sultanahmet.


Terminado o passeio de barco pelo Estreito de Bósforo , soltamos na praça Eminönü , almoçamos nos arredores e partimos para o Grand Bazar de Istambul ...



💬 Onde se hospedar em Istambul: 

Ficamos hospedados no Sirkeci Park Hotel .

Localização maravilhosa, bem próximo da Mesquita AzulPalácio Topikapi e Hagia Sophia, dava para ir caminhando. Na esquina da rua, tem uma estação de tram onde é possível ir para o Grand Bazaar, Eminonu (onde saem os passeios de barco pelo Estreito de Bósforo) e Praça Taksin (localizada do outro lado da Ponte de Gálata).

O valor foi bem em conta, mas a suíte familiar que ficamos é beeeem pequena, quando digo pequena, é pequena mesmo! Acho que foi a menor suíte que ficamos!
Para você ter uma noção, nossa suíte tinha  2 quartos (1 com cama de casal e outra com duas de solteiro) e dois banheiros. O quarto de casal parecia uma suite de trem leito, mal dava para andar. Local para colocar as malas então, foi difícil. O mesmo segue com os banheiros.

Creio que a suíte para no máximo duas pessoas deve ter mais espaçoso. Enfim, vale para quem não liga, nem precisa de espaço e ficará poucos dias na cidade. Também achamos o café da manhã fraco, com poucas opções.

Outras hotéis da região que achei legal e indicado por amigos:

Marmara Deluxe Hotel (fica na mesmo rua do Sirkeci).

*Reserve seu hotel usando os banners do blog e os links deste post,  ganhamos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso. Obrigada.




💬 Acompanhe toda nossa viagem no nosso perfil do Instagram @blogfourtrip , onde você encontra vídeos no destaque e fotos no feed.


Instagram @blogfourtrip

💬 E se você deseja deixar esse post guardadinho, salva no  Pinterest Fourtrip

Istambul
Istambul - Turquia






Acompanhe nossas viagens pelas redes sociais:


      FACEBOOK  /   INSTAGRAM  /  

4 comentários:

  1. Olá. Parabéns pelo artigo. Mas a minha experiência em Istambul foi muito negativa e não a recomendo para ninguém.

    Eu desembarquei à noite no aeroporto de Istambul (IST). Antes do voo, eu tinha comprado um serviço de transfer para o traslado único do aeroporto ao hotel, no valor de 32 libras esterlinas.

    Na chegada ao aeroporto, não encontrei o motorista no local combinado e falei com um motorista que estava lá. Mostrei a ele o nome e número de telefone da pessoa que deveria me buscar. Ele ligou então e do outro lado da linha alguém se passou pelo motorista que me esperava, dizendo que houve um engano e que eu deveria fazer a corrida com aquele motorista que eu tinha encontrado. Foi colocado o preço de 3590,00 liras turcas e que o pagamento seria aceito por cartão de crédito. Como estava muito cansado, era tarde da noite e não sabia a cotação da lira turca, acabei aceitando. Na saída do aeroporto, o motorista chamou um colega seu para acompanhar a viagem.

    No caminho, eles pararam no primeiro caixa eletrônico e fui forçado a sacar o dinheiro. Naquele momento, vi que era um golpe e que corria risco de vida. Ao chegar ao hotel, tirei uma foto da placa do carro e pedi ajuda aos recepcionistas. Não consegui dormi naquela noite.

    Na manhã do dia seguinte, fui ao posto policial para turista - localizado no centro histórico da cidade. Contei o que tinha acontecido, mas não foi feito boletim de ocorrência e o agente de polícia disse apenas que iria localizar o proprietário do veículo com base na placa e falar com ele para devolver o dinheiro.

    Na noite do dia seguinte, um representante do proprietário do veículo foi ao hotel e o gerente do hotel intermediou o contato e negociação. Os dois, representante e gerente, disseram que caberia a mim apenas 85,00 euros, pois haveriam taxas a serem cobertas. Eu paguei o equivalente a 225,00 euros pela corrida criminosa e recebi apenas 85 euros ao final. Não tive boletim de ocorrência registrado. Fui coagido e roubado. É totalmente absurdo tudo isso. O crime e a impunidade prevaleceram. O gerente do hotel disse que há uma grande máfia no transporte por carro no aeroporto de Istambul.


    Além disto, eu tinha comprado um city tour a pé pelo centro histórico, mas o guia não apareceu. O serviço que você recebe no hotel é inferior ao valor pago. Na cidade, eles sempre querem tirar algum proveito e cobrar a mais. Na cidade, você precisa estar o tempo inteiro confirmando e checando os preços de produtos e serviços. Sem falar que as pessoas de lá são mais mal educadas... percebi isso já no voo de ida na companhia aérea turca. A comida é bem diferente e não tem qualidade e sabor próximos à do Brasil.

    Enfim... uma grande decepção e péssima experiência. Não recomendo Istambul e Turquia a ninguém. Certamente há opções melhores no exterior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Deus Igor, que tristeza. Com certeza foi uma péssima experiência em Istambul. Por isso que gosto de compartilhar e indicar minhas experiências. Mesmo pesquisando muito vc ainda está sujeito a passar perrengue. Olha, nós amamos Istambul e queremos voltar. Com certeza terei cuidados redobrados. E não deixe q essa péssima experiência te desanime a viajar. Obrigada por compartilhar seu relato.

      Excluir
    2. Interessante seu relato, Igor. Importante considerá-lo. Acrescente-se a isso tudo que vc relatou, o problema da língua e dos costumes locais. Já enfrentei problema parecido em Lisboa, e olhe que lá ainda há certa facilidade da língua. Mas recomendo que, ao menor sinal de problema, em qualquer país, retornem para o aeroporto e não façam negociações diretas com qqr prestadores de serviços. Tentem contato com sua agência de viagens ou até a polícia, mas não tentem resolver sozinhos. Há enorme risco nisso !!! Abrs.

      Excluir
  2. A mesmerizing boat trip across the Bosphorus Strait in Istanbul offers a breathtaking journey, showcasing the city's iconic skyline, ancient palaces, and vibrant neighborhoods on both the European and Asian shores.Is New York A No Fault State for Divorce||How Much is A Divorce in New York State||

    ResponderExcluir

Compartilhe conosco suas dúvidas, comentários e dicas. Será muito importante para o Fourtrip. Terei o maior prazer em responder.