ENSAIO FOTOGRÁFICO NO RIO DE JANEIRO


Rio de Janeiro
Praia Vermelha, Urca, Rio de Janeiro.

"Em certos momentos só uma imagem pode traduzir  toda a emoção de uma memória, trazer de volta as cores,  sentimentos e os momentos (...)"


Quem nunca...
Quem nunca desejou realizar um ensaio fotográfico durante uma viagem?

Uma prática  adotada por muitos viajantes em várias partes do mundo, ultimamente está caindo no gosto de brasileiros que desejam marcar momentos especiais da vida.

Afinal quem nunca sofreu para tirar "AQUELA`` foto de capa de revista que só um fotógrafo com  experiência  sabe o ângulo certo para que o resultado fique perfeito ? 

Tá curioso?

Confira neste post como foi nosso primeiro ensaio fotográfico em família em pontos turísticos do Rio de Janeiro produzido pela fotógrafa Lu Mattos.


Toda viagem é a mesma história, a bagagem  é sempre enorme,  3 máquinas fotográficas (fora os celulares) , tripé e assim vai... Sem contar quando queremos registrar a viagem com uma foto dos quatro, daí é um parto. Abre o tripé, procura um lugar específico, acerta o ângulo, repete a foto e ainda tem a questão de não conseguir  registrar em lugares com grandes movimentações. 

Então partimos para outra estratégia, pedir para alguém tirar a foto. Colocamos a máquina na posição certinha e o indivíduo acha que deve ajustar o foco, resultado, sai horrorosa! Torta, com uma perna cortada ou então a pessoa só tira da nossa face. Cadê o ponto turístico gente? 

É engraçado, mas na hora dá vontade de chorar e  irrita muito!

Pouco tempo atrás conheci a fotógrafa  Lu Mattos, uma pessoa encantadora que resolveu dedicar-se integralmente a fotografia e transformar  um hobby em profissão.

Além de realizar  ensaios fotográficos de família, bebês (inclusive aqueles ensaios fofos de recém-nascidos), gestantes e casais, ela vem desenvolvendo um projeto bem interessante: o  Trip Book. Uma espécie de ensaio fotográfico,  onde a Lu acompanha a pessoa, uma família ou até mesmo um grupo em um passeio ou  uma viagem. 

Além do Rio de Janeiro, ela também realiza ensaios em Búzios, Paraty, Teresópolis e arredores, assim como destinos nacionais e internacionais.

Ela já realizou ensaios na Itália, Bélgica, Argentina e Islândia e brevemente estará registrando uma  brasileira em uma viagem pela Itália.

Foi aí que fomos convidados pela Lu para realizar nosso primeiro ensaio fotográfico em família. Ela fez questão de me deixar bem a vontade na escolha do local. Mas reconheço que foi muito difícil, com tantos cenários lindos, a escolha foi demasiadamente complicada.
Depois de pensar bastante, sugeri uma região da minha cidade - Rio de Janeiro que acho super fotogênica e que na minha opinião renderia excelentes fotos por unir três cenários que adoro, o verde da floresta, a praia e um dos pontos turísticos mais famosos do mundo - Pão de Açúcar. 


Pista Cláudio Coutinho


Rio de Janeiro
Pista Cláudio Coutinho, Urca, Rio de Janeiro .























 Praia da Urca

Rio de Janeiro
Praia Vermelha, Urca, Rio de Janeiro.






















Mureta da Urca

Rio de Janeiro
Mureta da Urca, Rio de Janeiro.


 Por fim, a pedido da minha filha, adicionamos o Largo do Boticário no Cosme Velho.


Rio de Janeiro
Largo do Boticário, Rio de Janeiro.



Combinamos que esse ensaio deveria ser em uma tarde ensolarada para que as fotos ficassem perfeitas e para que finalizássemos com um belo pôr do Sol na mureta da Urca, uma das vistas mais lindas da cidade. 

Só uma observação: A Lu é tão engajada no que faz que dias antes visitou esses lugares a fim de observar os melhores ângulos das fotos, a incidência da luminosidade e o tempo que levaria fotografando em cada lugar. Isso tudo para que o ensaio saísse perfeito.

Só mais um entretanto: especifiquei aqui que seria um ensaio fotográfico em família, mas na realidade foi parte da família, o quarto membro do blog Fourtrip  não estava presente, pois tinha outro compromisso, vocês sabem como é filho homem em idade de adolescência, não tem nenhuma paciência para realizar esse tipo de tarefa. 

Aproveite os pontos turísticos e inclua no seu próximo roteiro do Rio de Janeiro.


Roteiro e fotos do ensaio fotográfico:


Largo do Boticário:

Rio de Janeiro
Largo do Boticário, Rio de Janeiro



Localizado no Cosme Velho à poucos metros da estação do trenzinho do Corcovado. O acesso é através da Rua Cosme Velho, entre no Beco ou Travessa do Boticário. Nada mais é que uma viela com casas antigas em estilo neo colonial, apesar de mal conservadas, o local são bastante fotogênicas e procurado para ensaios de revistas famosas e filmagens de TV. No centro do largo tem uma fonte do século XIX, dando um charme extra ao local.
Infelizmente não tivemos tanta sorte porque em uma das casas estava acontecendo uma festa, o que ocasionou numa grande quantidade de carros estacionados no local.
Rio de Janeiro
Largo do Boticário, Rio de Janeiro



Partimos para o bairro da Urca, localizado na zona Sul do Rio de Janeiro, sua principal atração o famoso Pão de Açúcar.


Pista Cláudio Coutinho:

Rio de Janeiro
Pista Cláudio Coutinho, Urca, Rio de Janeiro.

Também conhecida como caminho do Bem-te-Vi, está localizada entre o mar e o Morro da Urca. Seu acesso é através da praia Vermelha.

Rio de Janeiro
Pista Cláudio Coutinho, Urca, Rio de Janeiro.



Praia Vermelha:

Rio de Janeiro
Praia Vermelha, Urca, Rio de Janeiro.



Recanto lindo da cidade, localizada entre dois morros em uma área de preservação ambiental, tem uma  vista deslumbrante do Pão de Açúcar.
Neste local tiramos fotos de cartão postal .
Rio de Janeiro
Praia Vermelha, Urca, Rio de Janeiro.



Terminada a sessão de fotos ali, caminhamos para o lado oposto da Urca a fim de fotografar e apreciar o Pôr do Sol .


Mureta da Urca:

Rio de Janeiro
Mureta da Urca, Rio de Janeiro.


Nos finais de semana é um dos lugares mais concorridos da cidade. Com vários barezinhos e uma vista linda do Cristo Redentor.
A Lu que não é boba, escolheu um local mais retirado longe da muvuca  para finalizar nosso ensaio com chave de ouro.



Rio de Janeiro
Mureta da Urca, Rio de Janeiro.




O resultado disso tudo, foi uma amizade conquistada, uma tarde maravilhosa e uma parceira que super indico para registrar seus momentos, com certeza, vocês ficarão tão encantados como nós. O que antes considerava uma besteira, agora acho essencial. Que venham muitos e muitos ensaios tão maravilhosos como este...


Fiquei tão maravilhada com o ensaio que se pudesse colocaria todas as fotos no post, mas como  foram muitas,  segue um pequeno vídeo que a Lu teve o capricho de produzir:





" (...) viva intensamente cada momento! E deixa que eu cuido para que esse momento seja eternizado com lindas fotos."
                                                                                                                 - Lu Mattos.


Lu obrigada pelo carinho e pelo capricho, só tenho a agradecer pelo convite, a experiência  foi marcante e incrível!


Rio de Janeiro
Eu e Lu em um momento descontraído do ensaio.


Para maiores informações e contratar uma ensaio fotográfico com a Lu Mattos, segue os contatos:

⇒ Email: lumattosfotos@gmail.com e lumattos@lumattos.com.br
⇒ Site: www.lumattos.com.br
⇒ Facebook: @lumattosfotos
⇒ Instagram: @lumattosfotos
⇒ Celular: 55 21 99458-5508 .


Tags: Fotos Rio de Janeiro , Book trip Rio de Janeiro .


*Reserve seu hotel no Booking.com com alternativa de cancelamento grátis. Reservando pelos links ou banners deste blog recebemos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso. Obrigada.

                      


                   Alugue seu carro na Rentcars, pague no Brasil sem cobrança de IOF. Reserve pelos banners do blog, recebemos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso. Obrigado.



Acompanhe nossas viagens pelas redes sociais:

    FACEBOOK  /   INSTAGRAM  /   G+ /  YOU TUBE




Saúde, paz e fé! ☺☺☺☺










11 comentários:

  1. Foi uma tarde feliz, vê-se em cada foto, no vídeo. Gostei muito.
    Abraço desde Portugal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada. Realmente foi uma experiência maravilhosa.

      Excluir
  2. O Rio é sempre lindo, a gente não cansa de repetir os passeios quando vai a cidade. Eu sou uma delas! parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é uma cidade maravilhosa com belos cenários.

      Excluir
  3. Uau! O Rio é muito fotogênico, né? E vocês tb! rs Adorei as fotos, ficaram incríveis!

    ResponderExcluir
  4. As fotos ficaram maravilhosas, também com esse pano de fundo que é o Rio de Janeiro!

    ResponderExcluir
  5. As fotos ficaram lindas!!! Vale muito a pena mesmo... Já quero fazer um ensaio fotográfico no Rio também...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você irá amar, o Rio tem cada cenário de arrasar para fotos.

      Excluir
  6. Acho muito legal essa tendência de ensaios turísticos e se eu morasse muma cidade mais fotogênica ia querer juntar a paixão pela fotografia e pelas viagens.

    ResponderExcluir

Compartilhe conosco suas dúvidas, comentários e dicas. Será muito importante para o Fourtrip. Terei o maior prazer em responder.