https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEja_2x2GEdmsV32po_4CDex5b68CdtKsi9niC8wslGLxI2QQjlX59oFlb9Z0mliWwLvV_GeR-63iZZ3LLhh0CBORRK_hPDNPtULSf9PNUxHaLa4ipKywjAFLIgH6xf4W4MT9iF65wsSFCg/s640/FotorCreated.png

DICAS PARA CURTIR O CARNAVAL NO RIO DE JANEIRO ECONOMIZANDO


Dicas para curtir carnaval no Rio de Janeiro economizando: 

Carnaval no Rio de Janeiro.

Blocos, desfile das escolas de samba e fantasias.

RIO DE JANEIRO

Post atualizado em Janeiro de 2019.

Se tem uma coisa que nós cariocas sabemos fazer é uma festa! Ainda mais quando essa festa é o Carnaval. O jeito descontraído, a alegria e a beleza do povo e da cidade, faz desta ocasião um dos melhores eventos do mundo.
E eu, uma carioca apaixonada por Carnaval não poderia deixar de escrever sobre a folia no Rio de Janeiro.
Você pode achar impossível cair na folia gastando pouco, mas não é. Com um pouco de planejamento você conseguirá conhecer a cidade maravilhosa e usufruir de um dos melhores carnavais do mundo. Nosso carnaval não se resume apenas ao desfile luxuoso das escolas de samba. 


Considerado uma das melhores festas do mundo, o Carnaval do Rio de Janeiro é considerado um evento imperdível para quem gosta de diversão. O Rio de Janeiro sabe fazer uma festa e o Carnaval é a prova disso.

Leia: Como curtir o Carnaval do Rio de Janeiro economizando?



Dicas de hotéis no Rio de Janeiro:




 Reserve seu hotel no Rio de Janeiro, clique aqui


Blocos de Carnaval de rua:

Para saber sobre o Carnaval 2019 acesse: Agenda Carnaval Rio de Janeiro
RIO DE JANEIRO
Bloco no Aterro do Flamengo



Com vários blocos e bandas que tocam desde as marchinhas antigas de carnavais passados até as baterias ao som dos enredos das escolas de samba, o Carnaval do Rio voltou a ter seu valor. Os blocos de rua são uma ótima opção para quem deseja entrar na folia, gastando pouco, pois o evento é totalmente grátis. São mais de 500 blocos espalhados por toda a cidade arrastando uma verdadeira multidão de foliões. 


Centro da cidade:

Além de sediar o desfile das escolas de samba, no Sambódromo, é o local onde concentram-se o maior número de tradicionais blocos da cidade. 
Dica: Seja criativo e invente a sua fantasia, é o que nós cariocas adoramos fazer. Saia do tradicional, no Centro da Cidade existe o  Saara (comércio popular no Rio), onde você encontrará tudo para compor seu figurino ou caso não queira ter o trabalho, compre uma fantasia pronta e já saia de lá fantasiado. Você encontrará tudo para carnaval com preços ótimos. As lojas funcionam  no sábado de carnaval.

  Dicas de alguns blocos tradicionais  no Centro da Cidade e arredores:

 Cordão do Bola Preta: Mais antiga banda de carnaval do Rio. Foliões costumam usar roupas nas cores preta e branca. Bloco tradicional e antigo que arrasta milhares de foliões. Sábado de carnaval, pela manhã, Centro da Cidade. A partir das 9:00. Chegue cedo.

 Carmelitas : Bloco do tradicional bairro de Santa Teresa, bem próximo ao Centro da Cidade. Foliões costumam fantasiar-se como freiras. Sexta de Carnaval na ladeira de Santa Teresa.

 Cordão do Boitatá: Acontece na Praça XV (Centro), bloco com marchinhas de carnaval. Na minha opinião é o melhor, adoro. Acontece no Domingo de carnaval pela manhã (9:00), portanto acorde cedo.
RIO DE JANEIRO


  Céu na Terra: Também em Santa Teresa. Faz o caminho do bondinho de Santa Teresa.


O legal é que você pode curtir o carnaval no Centro da cidade e ao mesmo tempo apreciar vários pontos turísticos. Entre eles: Sambódromo, Candelária, Centro Cultural Banco do Brasil, Câmara dos Vereadores, Biblioteca Pública, Teatro Municipal, Praça da Cinelândia, Pão de Açúcar, Arcos da Lapa, Boulevard Olímpico, Museu do Amanhã, etc.
Leia também: 15 lugares para conhecer durante o Carnaval do Rio de Janeiro

Toda programação do Carnaval do Rio de JaneiroAgenda Carnaval Rio de Janeiro

 Zona Sul da cidade:


Também tem vários blocos todos os dias da folia. A vantagem dos blocos próximo da praia é que você tem o privilégio de refrescar-se no mar, portanto vá com roupa de banho por baixo da fantasia.

Dica de blocos:

⇒ Sargento Pimenta (rock em ritmo de samba): Aterro do Flamengo.
⇒ Orquestra Voadora.
⇒ Cachorro Cansado: Bairro do Flamengo. Domingo e terça de carnaval as 15:00.
⇒ Bangalafumenga.
⇒ Simpatia é quase amor: Praça General Osório, Ipanema.
⇒ Banda de Ipanema:  Praça General Osório, Ipanema. Domingo e Terça de carnaval.


Bailes populares:



* Cinelândia,  no Centro da cidade em frente ao Teatro Municipal (outro ponto turístico do Rio de Janeiro) e costuma atrair aqueles que querem se divertir sem muitos gastos. Há muitos bares e até mesmo barraquinhas que vendem bebidas e petiscos.

* Lapa: Bandas se apresentam todos os dias da folia em frente aos Arcos da Lapa, na Praça Cardeal Câmara.


*Terreirão do Samba: Ao lado do setor 1 do sambódromo.

Fantasias:

RIO DE JANEIRO
Olhe a fantasia do meu grupo
Com o retorno do carnaval de rua na cidade do Rio de Janeiro, voltou também outra tradição dos carnavais antigos: fantasiar-se, melhor inventar uma fantasia. Mas calma, o que digo não é comprar uma fantasia cara e sair por aí. A sensação e graça do momento é você ou seu grupo customizar/criar uma fantasia beemmm criativa com o quê você tem em casa ou no máximo com alguns acessórios comprados no comércio popular, sem gastar muito.



Por exemplo: já vi fantasias de: cotonete, cerveja, rolo de papel higiênico, tomada, etc. Imagina, quer criatividade melhor! Vale tudo, até mesmo uma baiana com saia branca, top, cordões, pulseiras coloridas e uma faixa branca na cabeça. Quem sabe uma bermuda, camiseta e cordões de havaiano. E assim vai. Seja criativo, vasculhe seu guarda roupa, com certeza encontrará algo que servirá para sua fantasia. Mas por favor que seja uma fantasia fresca, porque o calor aqui no Rio está de matar!


Escolas de samba do Rio de Janeiro:



É o ponto glamuroso e mais conhecido do Carnaval carioca.
Quem disse que o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro é coisa para rico? 
É pode ser... Mas sempre acha-se um jeito para economizar.

Com certeza é o sonho de consumo de qualquer indivíduo que não consegue ficar parado, quando ouve o som de uma bateria. Mas aí você questionará: Para ver ou desfilar gastarei uma fortuna! Depende...


Realmente para desfilar em certas escolas de samba as fantasias são caras. Mas tenho minhas dicas para desfilar sem gastar muito.


Primeiramente vamos entender um pouquinho dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro. Esses desfiles acontecem no Sambódromo (Passarela do Samba), uma obra projetada por Oscar Niemeyer.
Ali, bem antes do Carnaval, aproximadamente 1 mês antes já começa o esquenta da folia. Todos os finais de semana, escolas de samba realizam um ensaio do desfile com direito a bateria e até algumas fantasias. Gente é 10! O melhor de tudo, totalmente grátis! Temporariamente esse evento está suspenso!

Durante o Carnaval:  

CARNAVAL RIO DE JANEIRO
Desfile das escolas de samba no Sambódromo.


 Os desfiles acontecem da seguinte forma:


Sexta  e Sábado de Carnaval:  Escolas de samba do grupo A.
Domingo e Segunda: Escolas do grupo especial;
Terça: Escolas do grupo B.

Os desfiles acontecem durante a noite, com início às 21:00 horas até de madrugada.



*Ingressos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro:

Você pode adquirir pelo site da Liga das Escolas de Samba Liesa com bastante antecedência ou através das empresas de turismo, este último costuma ser mais caro.

São vendidos camarotes (mais caros) , frisas (valor médio)  e arquibancada (mais em conta). 

Os melhores setores para assistir o desfile são: 7 e 9 . 
Outros setores que vale a pena são: 11, 5 e 3.


*Fantasias:

As fantasias e desfile das escolas do grupo A (sexta e sábado) são mais em conta em relação ao desfile do grupo especial e é tão bom quanto.



Como desfilar em uma escola de Samba?

Não tem experiência melhor do que cair no samba nem um desfile no Sambódromo.
O ideal é ver a fantasia com antecedência, mas os preços são altos. 
Mas se decidiu desfilar na última hora?
Para isso aplico uma tática, que pode ou não funcionar.
Entre no site da escola de samba e pegue os telefones dos diretores de alas. Ligue e pergunte se há fantasia sobrando para vender. Quase sempre tem. Já consegui fantasia bem em conta no sábado às 14:00, peguei às 17:00, para desfilar às 22:00. E foi  para um grupo de 6 pessoas.  Com essa tática, sempre que passo o carnaval no Rio de Janeiro, consigo desfilar.


RIO DE JANEIRO






Quer conhecer ou observar um pouco do carnaval no Sambódromo sem gastar um tostão?

Rio de Janeiro
Carnaval Rio de Janeiro: Carros alegóricos das escalas de samba do grupo especial.

 

Vá durante a noite na Avenida Presidente Vargas (Centro), onde ficam os carros alegóricos e a concentração das escolas de samba que irão desfilar. O clima de descontração é perfeito! Você poderá passear ao lado dos carros, alguns podem estar até iluminados, e se tiver sorte, presenciar o esquenta de uma bateria de escola de samba. Certa vez estávamos voltando de um bloco da zona sul e resolvemos passar na Presidente Vargas para ver os carros. Nas ruas de acesso deparamos com a bateria de uma escola de samba pronta para desfilar, fazendo um esquenta/ensaio da bateria. Imagina eu ali no meio da bateira, sambando, me senti a própria madrinha da bateria. Foi o máximo!
Rio de Janeiro
Carro alegórico de uma escola de samba do Rio de Janeiro.



Como chegar no sambódromo/ passarela do samba:



De metrô: 


A melhor maneira de chegar no sambódromo.

As estações mais próximas são a Central do Brasil e Praça 11. Para saber em qual desembarcar, será necessário saber:
O lado da concentração da sua escola e o setor que irá ver o desfile.

* Central do Brasil:

Ver o desfile: Setores 1, 3, 5, 7, 9, 11 e 13.
Escolas concentradas no lado da Central ou Balança mais não cai.
Cuidado com esse lado, é meio tumultuado. Não vá com joias, leve apenas um documento e dinheiro bem guardado.

*Praça 11: 

Ver desfile setores: 2, 4 e 6.
Escolas de samba concentradas no lado dos correios ou Praça 11.
Melhor lugar para ficar, bem descontraído, com barracas de alimentos e mesinhas.

O mesmo acontece para os táxis, diga o lado que ficará.

 

Não precisa nem escrever, mas já estou escrevendo que você não precisa andar pelas ruas com joias, relógios e celular a mostra. Ande sempre bem discreto, não abuse da sorte!


Prefira transporte público para circular em locais como Centro da cidade e Zona Sul. De preferência metrô.

Quando for para o Sambódromo evite desembarcar na estação da Central do Brasil (com exceção de quem irá desfilar e a concentração for do lado da Central), seja de ônibus ou metrô. Desembarque nas estações Praça 11 ou Estácio. É muito mais seguro e menos tumultuado, além deste lado ter barracas que vendem petiscos e bebidas. Essa dica talvez seja a mais importante desse post. 



*Visita a Cidade do Samba

Localizado próximo ao porto, é o local que onde estão os barrações das escolas de samba do grupo especial. É lá que são construídos os gigantescos carros alegóricos e algumas fantasias do desfile.
Acontece o tour do Carnaval chamado  Carnaval Experience.

O passeio já está na lista das melhores atrações do Rio de Janeiro. Promovida pela escola de samba Grande Rio e narrada por guias da escola de samba mirim Pimpolhos da Grande Rio, o evento mostra os bastidores do carnaval carioca e a história do nascimento do samba no Brasil.
Endereço: Rua Rivadávia Correa, 60 Gamboa. Entre o AquaRio e a rodoviária Novo Rio.
Rio de Janeiro
Carnaval Experience- Cidade do samba - Rio de Janeiro.
Leia post completo sobre o tour: Carnaval Experience, o tour do Carnaval no Rio de Janeiro.

*Ensaios nas escolas de samba:

Aproximadamente 6 meses antes do Carnaval as escolas de samba começam seus ensaios, que acontecem na quadra da escola e é aberta ao público (pago). Recomento ir de táxi.

Quer ir a um ensaio de escola de samba? Confira alguns endereços:


Salgueiro : Rua Silva Teles, 104 Tijuca . *

Mangueira: Visconde de Niterói, 1072,  Mangueira, próximo do Maracanã. *
Imperatriz Leopoldinense: Professor Lacê, 235 Ramos.
São Clemente: Avenida Presidente Vargas, 3102 Cidade Nova.
Unidos da Tijuca: Francisco Bicalho, 47 Santo Cristo.
Vila Isabel: Avenida 28 de Setembro, 382 Vila Isabel. *
Rocinha: Bertha Lutz, 80 Rocinha.
Portela: Rua Clara Nunes, 81 Madureira. *
Mocidade Independente de Padre Miguel: Avenida Brasil, 31146 Padre Miguel.
Porto da Pedra: Avenida Lúcio Tomé Feteira, 290 São Gonçalo.
Beija-Flor: Praça Wallace Paes Leme, 1025 Nilópolis.
Grande Rio: Wallace Soares, 6 Duque de Caxias.

*Mais frequentadas.



Outros lugares onde pode-se encontrar samba na cidade:


Rio Scenarium : Rua do Lavradio, 20 Lapa.


Pedra do Sal: Localizado no Centro Histórico da cidade. Endereço: Largo João da Baiana. Grátis.



Leia também outros posts sobre Carnaval: 


Tour Carnaval Experience no Rio de Janeiro.

 15 lugares para conhecer durante o Carnaval do Rio de Janeiro



Outros posts sobre o Rio de Janeiro:

Passeios de barco no Rio de Janeiro.
Pontos turísticos.
Trilhas.

Museu do Amanhã

E você tem alguma dica sobre esse post? Compartilhe conosco, na área de comentários abaixo do post. Desde já agradeço.

 Faça sua busca de hotéis do Booking.com  localizado neste blog. Somos afiliados e o blog ganha uma pequena comissão das reservas efetuadas a partir daqui. Você não pagará nada a mais por isso. Obrigada.



Com planejamento ainda dá tempo de cair na folia da Cidade Maravilhosa.
 Vem pro Rio, vem!

Alugue seu carro na Rentcars.com, pague no Brasil sem cobrança de IOF. Reserve pelos banners do blog, recebemos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso. Obrigado.


Acompanhe nossas viagens pelas redes sociais:

    FACEBOOK  /   INSTAGRAM  /   G+ /  YOU TUBE



Saúde, paz e fé!


  





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe conosco suas dúvidas, comentários e dicas. Será muito importante para o Fourtrip. Terei o maior prazer em responder.