https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEht_vdndlvxbrnsyNPtvr0dgaMHfSSiuN3vsvqFeZ1SMoaf4hkm9ZqyJSAR7jOx3Frjf1Hi_VjFgcLOUSHX2NrXP-TFx06rCtkKR61IdQ5rURyCT2Nznh9AwNrpiGHUCqBErLSO92Q2VYc/s640/Macuco+(2).jpg

CATARATAS DO IGUAÇU , UMA MARAVILHA DE CENÁRIO

" Vejam essa maravilha de cenário...
Brasil, essa nossas verdes matas, cachoeiras e cascatas
De colorido sutil
E este lindo céu de cor anil
Emolduram em aquarela o meu Brasil ! "

                                                     Aquarela brasileira.
FOZ DO IGUAÇU
Cataratas do Iguaçu
                                            
Cataratas do Iguaçu, um lugar inspirador que merece todas as homenagens e atenções! 
Um dos destinos mais surpreendentes do Brasil, melhor, do mundo, a cidade de Foz do Iguaçu tem como principal atração Uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo (nomeado em 2011). As Cataratas do Iguaçu,  são as famosas quedas d`água do Rio Iguaçu, maior rio do estado do Paraná, nasce na capital (Curitiba) e deságua alguns quilômetros depois das Cataratas, no Rio Paraná.  Iguaçu em tupi -guarani significa água grande. É a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta.
Leia: 
Como é a visita no Parque Nacional Iguaçu .
Atrações do Parque Nacional do Iguaçu.


Localizada na divisa entre Brasil e Argentina, as Cataratas tem acesso por ambos os países. Com 19 saltos (cachoeiras) principais, sendo 5 do lado brasileiro (Floriano, Deodoro e Benjamin Constant, Santa Maria e União) e o restante do lado argentino. O lado brasileiro recebe o nome de Cataratas do Iguaçu e fica dentro dParque Nacional do Iguaçu, uma reserva criada em 1939 e administrado pelo ICMbio. Tombado desde 1986 pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, é considerado um dos lugares mais exuberantes do mundo, visitado por turistas de várias nacionalidades. Uma das maiores unidades de conservação e proteção de Mata Atlântica do Brasil, o parque abriga uma enorme biodiversidade de espécies da fauna e flora brasileira, entre elas, animais ameaçados de extinção, como a onça-pintada e o jacaré de papo amarelo.
Já do lado argentino recebe o nome de Parque Nacional do Iguazú, tão belo quanto o lado brasileiro. Só não me pergunte qual o lado mais bonito, por favor. Enquanto o lado argentino tem mais saltos, o lado brasileiro tem a melhor vista. 
Quer saber, chega de comparações, as Cataratas formam um só cenário, isso que faz do local ser tão especial!

A descoberta das Cataratas do Iguaçu:

Em 31 de Janeiro de 1542 o espanhol Álvar Nuñes Cabeza de Vaca avistou as Cataratas do Iguaçu. Ele foi o primeiro homem branco a contemplar a atração e por ironia do destino esse fato aconteceu acidentalmente. As Cataratas surgiram no meio do caminho dos aventureiros, quando eles desciam o Rio Iguaçu em uma canoa para chegar a Assunção, capital do Paraguai. De sua passagem surgiram algumas histórias, entre elas a de concluir que a América era um continente.

Nosso primeiro contato com o  Parque Nacional do Iguaçu foi em nossa primeira viagem a Foz do Iguaçu (Janeiro 2014), gostamos tanto que retornamos  em Novembro/2016 e fizemos questão de visitar o parque novamente a fim de aproveitar o máximo de tudo que aquele paraíso tem a nos oferecer, curtir cada cantinho do lugar  e compartilhar tudinho com vocês. Desta vez, tivemos o prazer de observar essa maravilha de lugar em todos os ângulos: por terra, por água e pelo ar. Qual o melhor? Os três se completam e fica difícil dizer qual o mais bonito. 

O parque tem tantas atrações e tantos lugares lindos que merece um post específico como este, mostrando todos os detalhes.
Antes de mais nada, o Parque Nacional Iguaçu não é um daqueles lugares onde você visita apenas uma vez na vida e tchau. Quanto mais você visita, mais motivos você encontra para voltar. Sabe quando estamos em um lugar e sentimos nosso corpo e mente revigorado com tanta energia, é verdade! Por isso quando você estiver precisando de energia pura e positiva, corre para lá e reabasteça sua alma. Aproveite é um remédio natural e não tem contra indicação. 

Para saber sobre todas as atrações e roteiro de nossa última viagem a Foz, acesse o post: Foz do Iguaçu: hotel, dicas e passeios.



*PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU:

Localizado a 25 km do centro de Foz do Iguaçu. Não é permitido entrada de veículo particular no interior do parque. O local possui um gigantesco estacionamento, cuja taxa é paga no momento da compra do ticket de acesso ao parque. Nós chegamos no parque de van através da agência de turismo do hotel em que nos hospedamos, a  Combo Iguassu. Super indico, funcionários extremamente atenciosos e pontuais.
Dica importante, para aproveitar o máximo do parque reserve, 1 dia inteiro.
Foz do Iguaçu
Entrada do Parque Nacional Cataratas do Iguaçu, Brasil.



*Centro de visitantes:

Onde encontramos as bilheterias para entrada do parque, local de informações, venda de atrações extras, loja de lembranças e exposições. 
São várias as bilheterias e mesmo com uma alta concentração de visitantes a fila flui rapidamente.
Foz do Iguaçu
Centro de informações e entrada do Parque Nacional do Iguaçu.



Atrações do Parque Nacional do Iguaçu:

O deslocamento dentro do parque é realizado através de um ônibus panorâmico de 2 andares (incluído no ticket) , são 4 paradas, passando por estações onde estão localizadas as principais atrações, até chegar na última, estação Porto Canoas
Foz do Iguaçu
Ônibus panorâmico do Parque Nacional do Iguaçu.

São aproximadamente 10 km de rota que oferece um contato direto com a natureza, respirando o ar puro e observando alguns animais que circulam livremente no parque como capivaras, micos e quatis. Quem sabe você não tem mais sorte que nós e vê uma onça.



Mapa Parque Nacional do Iguaçu:

Foz do Iguaçu
Mapa Parque Nacional do Iguaçu, Brasil.


Em   todas as paradas você encontrará esse mapa mostrando o local exato onde você se encontra.

Para aproveitar tudo que gostaríamos, traçamos um roteiro estratégico com as atrações. Segue a ordem:
*Macuco Safari (2º parada)
*Trilha das Cataratas (3º parada)
*Passarela Garganta do Diabo
*Espaço Naipi
*Restaurante Porto Canoas (última parada).

Nosso roteiro no parque ficou um pouco corrido, já que no mesmo dia realizamos o passeio no  Parque das Aves e Voo de helicóptero nas Cataratas do Iguaçu (dois passeios imperdíveis). 


*1º parada: 

Trilha do Poço Preto:

Uma trilha de 9 km de extensão mata adentro percorrida na companhia de um guia, pode ser realizada de bicicleta ou caminhando.  Atração paga a parte.
A Aline do blog Por aí com os Pires, fez a trilha e conta detalhes no blog dela.


*2º parada:

 Macuco Safari:

Sem dúvida nenhuma é uma das melhores atrações do parque. Tanto é que realizamos nas duas visitas. 
O auge do tour é quando pegamos um bote e percorremos o Rio Iguaçu até as quedas das Cataratas. Mas na realidade o tour começa bem longe do rio,  em uma carreta aberta puxada por um carro elétrico mata a dentro, acompanhado de um guia bilíngue, dando algumas explicações sobre a fauna e flora do Parque.
Leia post completo: *Macuco Safari, uma aventura nas águas das Cataratas brasileiras

CATARATAS DO IGUAÇU
Macuco Safari, Parque Nacional do Iguaçu, Brasil.



FOZ DO IGUAÇU
Macuco Safari, Parque Nacional do Iguaçu, Brasil.


*3º parada: 

Trilha das Cataratas:

Cataratas do Iguaçu
Início da trilha das Cataratas do Iguaçu, Brasil.

Trilha de 1.200 metros de extensão. Durante a caminhada existem mirantes com vista panorâmica das Cataratas do lado argentino e brasileiro (ótimo para fotos).
Foz do Iguaçu
 Cataratas vista do mirante da trilha das Cataratas, Parque Nacional do Iguaçu, Brasil..

Passarela e mirante das Cataratas brasileira:

Ao final da caminhada você estará na passarela, uma das vistas mais deslumbrante do parque com 90 metros de altura. Prepare-se para o banho, saímos de lá bem molhados.
Foz do Iguaçu
Passarela das Cataratas do Iguaçu, Parque Nacional do Iguaçu, Brasil.


*Espaço Naipi:

Um prédio com mirantes e vista panorâmica das Cataratas. Possui 2 elevadores panorâmicos que levam ao acesso da passarela, uma vista deslumbrante das quedas de aproximadamente 80 metros de altura .
Foz do Iguaçu
Vista do terceiro andar Espaço Naipi, Parque Nacional do Iguaçu, Brasil..

Foz do Iguaçu
Parque Nacional do Iguaçu, Brasil.



Foz do Iguaçu
Parque Nacional do Iguaçu, Brasil.

*Quarta e última  parada: Porto Canoas

Para quem não pode ou não deseja realizar a trilha das Cataratas, solte nesta última parada. Tem acesso até ao espaço Naipi e a passarela da Garganta do Diabo através de elevadores.
Além disso o local possui lanchonetes e mais a frente o restaurante Porto Canoas.

Monumento em homenagem a Santos Dumont:
Um homem de visão!
Você sabia que em viagens pelo Brasil, o pai da aviação chegou a montar no lombo de um cavalo por 4 horas para chegar até as Cataratas? Sabiamente nosso herói chegou a simples conclusão: As Cataratas  deveriam ser protegida como patrimônio do país em todas as gerações.
Foz do Iguaçu
Estátua Santos Dumont próximo a estação Porto Canoas.



*RESTAURANTE PORTO CANOAS:

Quase 3 horas da tarde e como ninguém é de ferro, depois de tanta adrenalina, belas paisagens e até orações de agradecimento por ter a oportunidade de vivenciar novamente momentos inesquecíveis, chegou a hora de relaxar com um almoço dos deuses, uma bela vista, e de quebra um fundo musical adequado ao ambiente. Famintos, corremos para o restaurante Porto Canoas. Único restaurante do parque (os outros locais de alimentação são lanchonetes), estilo buffet completo com uma variedade de salgados e doces da culinária brasileira, música ao vivo e uma vista deslumbrante do Rio Iguaçu. Almocei salmão com molho de maracujá mais salada de bacalhau. Simplesmente magnífico, a fome era tamanha que até esqueci de fotografar o prato. Em alta temporada ou feriados é recomendado reservar. Mais informações acesse: Porto Canoas
Foz do Iguaçu
Restaurante Porto Canoas, Parque Nacional do Iguaçu, Brasil.
       
Pegamos o ônibus na parada Porto Canoas e retornamos para a estação centro de visitantes (entrada/saída do parque).

Chegamos no ponto de encontro na hora marcada e o motorista da  Combo Iguassu já estava nos esperando. Caso contrate um tour fique atento ao horário marcado pelo motorista, geralmente eles dão 15 minutos de carência. Daí meu caro, o jeito será pegar um táxi.


Dicas: 

*Visite o parque com roupas confortáveis para caminhada, tênis e boné.
*Não jogue lixo no chão. O parque possui várias lixeiras.
*Leve biscoitos e muita água. Nós enchemos nossas garrafinhas térmicas com água e bastante gelo no café da manhã do hotel.
*Leve e proteja-se com repelentes.
*Caso não tenha câmera Go Pro adquira aquelas capinhas plásticas de celular. Dá para manuseá-las normalmente. 
*Não alimentem os animais.
*Tome cuidado quando alimentar-se. Os quatis e micos apesar de habituados com a presença humana, podem atacar em busca de comida. Além de transmitirem doenças.
*Por último não deixe de fazer  o Macuco Safari e o voo de helicóptero nas cataratas, simplesmente espetacular.


*PASSEIO DE HELICÓPTERO NAS CATARATAS DO IGUAÇU 

Antes de entrar no parque, realizamos o sonho de conhecer as Cataratas pelo ar. 
Para saber detalhes sobre essa experiência, leia: A emoção de sobrevoar as Cataratas do Iguaçu.
O voo panorâmico pelo Parque Nacional do Iguaçu tem duração de 10 minutos. Fizemos com a empresa Helisul , ao lado da entrada das Cataratas Brasileira.
Inexplicávellll, tão rápido e encantador que esqueci o medo de voar. Lindo demais. Farei um post específico sobre a atração.

Foz do Iguaçu

Quem visita se apaixona
Quem vai retorna
E quem gosta recomenda!


Mais informações: Parque Nacional do Iguaçu.


Parcerias: 


Nesta última viagem visitamos Foz do Iguaçu a convite do Best Western Taborá hotel e sua Combo Iguassu, com parceria de hospedagem, atrações e transfers. 

Visitamos o Parque Nacional do Iguaçu , o passeio Macuco Safari e o Parque das Aves a convite das atrações.

Recebemos desconto de 50% para o restaurante  Porto Canoas e voo de helicóptero com a empresa Helisul.

 Relatei aqui minha sincera opinião e  agradeço a gentileza de todos os parceiros pela viagem. 


 E você tem alguma dica ou comentário sobre este post? Compartilhe conosco, na área de comentários abaixo do post. Desde já agradeço.

Acompanhe nossas postagens sobre as atrações de Foz do Iguaçu!


*Reserve seu hotel no Booking.com com alternativa de cancelamento grátis. Reservando pelos links ou banners deste blog recebemos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso. Obrigada.

                      


                   Alugue seu carro na Rentcars, pague no Brasil sem cobrança de IOF. Reserve pelos banners do blog, recebemos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso. Obrigado.



Acompanhe nossas viagens pelas redes sociais:

    FACEBOOK  /   INSTAGRAM  /   G+ /  YOU TUBE



Saúde, paz e fé! ☺☺☺☺


8 comentários:

  1. Foz do Iguaçu foi um dos destinos onde me surpreendi positivamente, fiquei encantada tanto com as Cataratas do lado brasileiro quanto do lado argentino. Uma viagem imperdível!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa!! Emoção só de ver as fotos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Angina, obrigada. As Cataratas é um lugar único realmente. Continue nos acompanhando pelas redes sociais que vem muitas coisas por aí. Instagram e Facebook: @blogfourtrip . Bjos

      Excluir
  3. Lindas fotos, como não ficar com vontade de conhecer e voltar sempre nesse lugar maravilhoso, né!? =)
    Com certeza o passeio de barco é o que mais nos deixa impressionados com a grandeza das Cataratas, dá vontade de não sair mais do Parque. Quero voltar em breve para Foz para conhecer outros lugares e claro, voltar às Cataratas, vi dicas bem legais de moradores da cidade aqui http://www.localplanet.com.br/cataratas-do-iguacu/ e aqui no seu site. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ana Carol, estarei a disposição para qualquer dúvida.

      Excluir

Compartilhe conosco suas dúvidas, comentários e dicas. Será muito importante para o Fourtrip. Terei o maior prazer em responder.