https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi967E7AgJAEe-eYkuJ2lEJtlcXvxo6TkOCz83ZnZhTM91v4hvNJunEHbHEKhwfi-qeAOx9tvcb4QqtKjIb1-H0ijGxkT47TaEbzqQ57FgD2UGrSE22DfJxjAt5Fj6iDztUBHEkYJp0YM0/s640/piau%25C3%25AD.png

CINCO MOTIVOS PARA VISITAR O PIAUÍ


Brasil
Os encantos do Piauí.
Recentemente visitamos o Piauí e choveram perguntas, entre elas a que ganhou disparado foi:
O que você vai/foi fazer no Piauí ???

Pois bem, quem nos acompanha nas redes sociais (Facebook e Instagram: @blogfourtrip), observou nossas postagens com fotos lindas e todo meu encantamento sobre esse estado nordestino.  Fiz questão de demonstrar minha surpresa e até um pouco de indignação sobre a pouca (quase nula) divulgação do estado, pois não imaginava que a região oferecia tantos atrativos, e por incrível que pareça, é tão pouco explorado pelo turismo.

Então resolvi abraçar essa causa e divulgar que vale muito a pena conhecer os encantos do Piauí, sim, o estado é capaz de atrair muitos turistas que estão a procura de cenários surpreendentes.

Da série, belezas do nordeste brasileiro, o que é que o Piauí tem?
Dicas de viagem Teresina no Piauí.


Localizado entre os estados do Ceará, Pernambuco, Bahia, Tocantis e Maranhão,  o Piauí é um estado da região nordeste rico em manifestações culturais e com apenas 66 km de litoral, diga-se de passagem, o menor  litoral do  Brasil.

*Teresina, a capital do estado do Piauí:

É a única capital do Nordeste localizada fora do litoral.
Principal porta de entrada  para quem deseja conhecer as belezas do estado, através do aeroporto Senador Petrônio Portella. Foi a primeira capital planejada do Brasil, do avião percebe-se que a cidade assemelha-se com um imenso tabuleiro de xadrez. Também é conhecida como a Mesopotâmia do nordeste por localizar-se entre dois rios: Poti/Poty e Parnaíba.

Atrações em Teresina:

* Encontro dos Rios:

Localizado no bairro mais antigo da cidade, o Poti Velho.
Piauí
É o ponto de encontro das águas dos Rios Poti (que vem do Ceará) e Parnaíba. O local atrai turistas por apresentar uma exposição de artesanato local, além de ser o ponto ideal para apreciar um dos mais belos momentos do dia, o pôr do Sol visto do Restaurante Flutuante, podendo ser acompanhado de uma cervejinha bem gelada e petiscos, melhor ainda. Toda essa atmosfera me deixou apaixonada pelo local. Renderam fotos lindas.
Piauí

Na entrada possui uma imensa estátua do Cabeça de Cuia representando uma lenda do estado. 


Piauí

´´ Crispim era um menino muito pobre que vivia às margens do Rio Parnaíba. Certo dia sua mãe serviu no almoço uma sopa rala e com muitos ossos, revoltado ele jogou um osso, atingindo a cabeça dela, que posteriormente veio a falecer. Porém antes sua mãe amaldiçoou-o a ficar vagando pelo rio dia e noite com uma cabeça enorme em formato de cuia, só livrando o filho caso ele devorasse sete virgens com nome de Maria. Com uma mistura de ódio e medo, o menino enlouqueceu e se afogou no Rio Parnaíba. Seu corpo nunca foi encontrado e até hoje alguns moradores da região proíbem suas filhas virgens com nome de Maria chegarem perto do rio. ``( Fonte: Só história )






*Ponte Estaiada João Isidoro França:

Piauí






















Inaugurada em 2010, hoje é uma das atrações mais visitadas de Teresina.  Liga as regiões central e leste da cidade separadas pelo Rio Poti. Possui uma torre no centro,  com uma  pequena contribuição de R$3,00 é possível usar o elevador até o  mirante  e apreciar toda a cidade num ângulo de 360º. Além da torre, a ponte tem outra atração capaz de embelezar a cidade durante o período noturno. Um sistema de iluminação que muda de cor.
Piauí
Torre da ponte estaiada de Teresina, cidade vista da torre.













*Potycabana/ Poticabana:

Inaugurado em 1990, é um grande parque urbano localizado às margens do Rio Poti, bem próximo da ponte estaiada. Possui quadras de esportes, pista de ciclismo, corrida e restaurantes.



*Reserve seu hotel no Booking.com com alternativa de cancelamento grátis. Reservando pelos links ou banners deste blog recebemos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso. Obrigada.

                      


*Gastronomia do estado:

Todos sabem que o tempero brasileiro é um dos melhores do mundo. Nós que já visitamos boa parte do nordeste podemos dizer que a gastronomia do Piauí é dos deuses. Um morador da cidade falou a mais pura verdade, " o Piauí te conquista pela gula", impossível resistir a tantas gostosuras. Para os apreciadores da boa gastronomia, visite o Piauí e veja se não estou certa. Impossível  não retornar com alguns quilos a mais.

Em Teresina visitamos o restaurante Coco Bambu, adoramos o cardápio que vai desde frutos do mar até a tradicional carne de sol com aipim frito.

Maria Izabel (refogado de arroz com carne de sol), bolo de goma e doce de buriti (fruto de uma palmeira característica do estado), são alguns, entre os vários pratos da deliciosa culinária piauiense.
Piauí
As cores da gastronomia piauiense: Maria Isabel e barracas de frutas e legumes.



Litoral do Piauí:

O estado apresenta o menor litoral do país, são apenas 66 km de praias exuberantes. 
Por ser pouco divulgado, CORRA! Porque o local ainda encontra-se num estado  rústico e gostoso de visitar!
Os moradores dizem que o litoral é a Jericoacoara do passado.
Devido aos fortes ventos em determinadas épocas, seu litoral atrai muitos esportistas que praticam Kitesurf e surf.

Praias do Piauí:

*Barra Grande
Piauí


*Coqueiro:



Piauí

*Carnaubinhas
*Pedra do Sal 
*Macapá

Árvore do cabelo penteado:


Piauí

Um verdadeiro espetáculo da natureza...
Se Jericoacoara tem a árvore da Preguiça, o município de Luís Correia, litoral do Piauí tem a árvore do Cabelo Penteado!
O tamarineiro cresceu envergado devido a força do vento, já é cartão postal e encontra-se próximo praia do Arrombado.



*Delta do Parnaíba:

Lagoas, dunas, manguezais, praias e ilhas em um só lugar. É o único delta em mar aberto das Américas e um dos três maiores do mundo. Localizado a 320 km de Teresina entre o Maranhão e o Piauí, tem um formato em forma de mão aberta e possui um arquipélago com 2.700 quilômetros quadrados  formado por aproximadamente 70 ilhas fluviais. 

Para apreciar a paisagem, vale contratar um passeio de barco em Parnaíba que sai do Porto de Tatus em Ilha Grande, a poucos quilômetros de Parnaíba. O ponto alto do passeio são as dunas de Morro Branco que assemelha-se com a paisagem dos Lençóis Maranhenses.

O Delta do Parnaíba também faz parte do roteiro de 4x4 chamado Rota das Emoções que que também passa por Jericoacoara e Lençóis Maranhenses.

*Festas Juninas:

Assim como todo o nordeste, o Piauí ferve durante os meses de Junho e Julho. Tive o prazer de presenciar uma  noite com disputa das quadrilhas na arena de Teresina e achei que a festa é pro nordeste assim como é o Carnaval para o Rio de Janeiro.
Quadrilhas de várias cidades disputam o título de melhor apresentação. A vitoriosa representará o estado na grande competição que ocorre no mês de Agosto entre todos os estados do nordeste.
Eu fiquei encantada com o espetáculo, as quadrilhas são altamente estilizadas e possuem um enredo para cada apresentação que tem um tempo máximo de trinta minutos. Um luxo só.
Piauí




A partir daí vem a grande dica :

Quando ir ?

O Piauí é um dos estados mais quentes do Brasil e Teresina então nem se fala. Durante o inverno brasileiro a cidade bate tranquilamente entre 32 a 35 graus. Imagina no verão!
Sem contar que o inverno é o período da seca .

Então, você pode fazer como eu, visitar entre os meses de Junho e Julho e aproveitar para conhecer a maior festa popular do nordeste. Nesse período a região é pura festa, devido aos festejos juninos.



*Parque Nacional Serra da Capivara:


Localizado no sudoeste do Piauí próximo ao município de São Raimundo Nonato.
O parque possui incríveis formações rochosas com cânions e sítios arqueológicos que marcam a presença de seres pré-históricos. Considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, possui a maior quantidade de pinturas rupestres das Américas.
Piauí
Fonte: Wikipedia

De bônus, mais um grande motivo para que sua viagem seja um sucesso:


A hospitalidade, educação e a alegria do piauiense. Eles são incríveis.

Piauí


Então, não estou certa em divulgar esse lindo estado brasileiro? 

Vou propor um grande desafio, vamos compartilhar esse post para que o mundo descubra os encantos do Piauí!

Imagino que o estado tenha vários outros motivos para ser divulgado. Eu só falei cinco deles. Se você tem dicas, compartilhe conosco na área de comentários, desde já agradeço.



Hotéis em Teresina ou em outra cidade no Piauí:


*Reserve seu hotel no Booking.com com alternativa de cancelamento grátis. Reservando pelos links ou banners deste blog recebemos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso. Obrigada.

                      


                   Alugue seu carro na Rentcars, pague no Brasil sem cobrança de IOF. Reserve pelos banners do blog, recebemos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso. Obrigado.



Acompanhe nossas viagens pelas redes sociais:

    FACEBOOK  /   INSTAGRAM  /   G+ / 

 YOU TUBE / Pinterest


Saúde e paz!

24 comentários:

  1. Fiquei extremamente feliz, por ler em um Blog o Fourtrip, um blog de grandes dicas e sucesso sobre essa terra maravilhoso, que eu amei e amarei sempre, pois conheci todos esses pontos turísticos que citou, só não vi ainda as quadrilhas das festas juninas na desputa, mais breve verei sim, pois adoro esse estado Piaui e sua capitalTeresina,conheci todos os seus pontos turísticos aí citados, são maravilhosos, dito por mim que conheço e já voltei várias vezes. São pessoas super carinhosas e estão sempre felizes, um humor que contamina. Quando estou com eles, meu povo piauiense estou sempre feliz, esqueço os meus problemas, e curto tudo, mais " é uma terra que podemos dizer como mainha,"É tudinho meu", a gente se sente abraçado por eles. Fora realmente a gastronomia é excelente, o povo arretado e feliz, com muitas belezas e com a quentura do coração. Bravo Blogueira do Fourtrip����Muito feliz por mostrar essa terra e seus atrativos, nota 10������������������������������������

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Izabel, fico feliz que você e todo povo piauiense gostaram e vamos divulgar mais e mais esse estado de cenários deslumbrantes e gente boa.

      Excluir
    2. Também amei ad informações. Mimha proxima viagem.Se Deus quiser🙏🏾

      Excluir
  2. Descreveu muito bem essa terra amada, pessoas mais carinhosas, adoram receber, tem orgulho de sua terra, onde está minhas raízes. Conheço todos esses pontos turísticos, realmente magnífico e gastronomia incomparável.����

    ResponderExcluir
  3. Realmente pouco ouvimos falar sobre o turismo no estado. Adorei a postagem e as fotos!

    ResponderExcluir
  4. Então, o interior também tem seus encantos. Exemplo disso é a surpreendente nascente em Gilbues, chamada Morro Dágua, perto da localidade de Melancias. É incrível a água cristalina e como é abundante.

    ResponderExcluir
  5. Morro Dágua em Gilbues, uma nascente cristalina e abundante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cleide obrigada por compartilhar conosco essas belezas!

      Excluir
  6. Quando os meus sobrinhos foram ao Piauí, esse ano, fiz a mesma pergunta do início da matéria. Eles enviaram fotos e relatos, mas não me convenceram. Ao ler as dicas interessantes e bem explanadas do blog, percebi o quanto meus sobrinhos foram sábios ao escolherem o Piauí para turistar. Parabéns, Fourtrip, por essa matéria!! Agora, desejo conhecer o Piauí e sei que vai valer a pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe fico feliz que consegui te convencer. Com certeza irá amar aquela terra maravilhosa que guarda vários tesouros.

      Excluir
  7. Oi, muito massa seu post sobre o Piauí. Sempre anexo seu link quando disparo emails para meus hospedes (Parnaíba Hostel). Tem uma foto do Delta que é nossa (da moça com a câmera), queria que desse os devidos créditos (Parnaíba Hostel).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Inês, desculpa a demora na resposta, estava viajando e só retornei agora. Obrigada pelo comentário e por indicar o post, foi um prazer escrever sobre o Piauí. Quanto a foto foi uma prima piauiense que enviou e pensei que fosse dela, peço desculpar, porque não tenho intenção nenhuma de usar fotos de terceiros sem dar os devidos créditos. Por favor mande-me o link da foto para anexar no post. Ficarei no aguardo. Obrigada.

      Excluir
  8. Estive lá com minha família, nas praias de Luis Correia, lindíssimas e Parnaíba uma cidade linda. Teresina tem bons hotéis, mas a cidade em si não pude curtir muito tinhamos sofrido um acidente e fomos em busca de um atendimento medico hospitalar de melhor qualidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena Fernanda, pois então volte para aproveitar as belezas da região. Bjo

      Excluir
  9. Perfeita descrição do meu estado. Sou da cidade de Parnaíba litoral do Piauí segunda cidade maior depois da capital. Atualmente moro em Belo Horizonte. Me apaixonei por um mineiro, casamos e agora moro com ele e meus 3 filhos. Adorei lê tudo isso. Falou muito bem, falou lindo demais do meu estado. Um detalhe é que tem alguns famosos globais ( Luciano Huck,Glória Pires...) que tem casa no litoral, na praia justamente por ser um litoral ainda muito rústico, sem ser muito conhecido e muito agradável. Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Fico muito feliz quando vejo alguém falando bem do meu Piauí!!!
    Além destes pontos turísticos, bem descritos, reslato também as belezas do Parque Nacional de Sete Cidades, que se pode aproveitar a ida ou volta de Parnaíba/Luiz Correia, para conhecer. E prepare-se para ficar encantado com as belezas naturais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário carinhoso. Desejamos muito voltar e conhecer Sete Cidades. Excelente dica.

      Excluir
  11. Muito legal quando passar a pandemia vou querer ir só quero saber se as coisa são preços justos ou não é não igual na Bahia uma careza. Obrigado.

    ResponderExcluir
  12. Que bom que gostou do post!
    Pelo que sei, o estado ainda é pouco procurado por turistas, então os preços ainda estão com valores mais em conta, comparado com destinos mto procurados. Mas não sabemos até quando...

    ResponderExcluir
  13. Obrigado eu sou do RS tem que valoriza o nosso Brasil tem muitas coisas pra se descobri fui pesquisa sobre o Piauí por que um estado pouco badalado e fui saber e achei o seu blog. Sobre a Bahia meus parentes foram ficaram espantados com preços muito abusivos.

    ResponderExcluir
  14. Nós somos guias de Turismo no Piauí (86)98177-0924 e (86)98134-3739 venha conhecer o Piauí de forma diferente; Instagram: @biadrenalina @mauricioadrenalina ������

    ResponderExcluir

Compartilhe conosco suas dúvidas, comentários e dicas. Será muito importante para o Fourtrip. Terei o maior prazer em responder.