https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEglrXHTiZDtLZI4LM612hCbbvU-JlnQdaesv6AXxTbWZErzxg4CZ5cBNer1e0YVlhRWZAZ3dD6Y7KfFwsLjSJlmW-KCq7LKj5ApMEJCe79EY9Fpj3LGv3m99-hZCA6uzzhhS0YqDo1y6_U/s640/share_temporary+%25281%2529.jpg

DICAS PARA PLANEJAR UMA VIAGEM



Planejando sua viagem



                            
Todas as dicas que você precisa saber para planejar uma viagem .


Não é segredo para ninguém, quem planeja com antecedência, sai na frente e gasta menos. Isso quer dizer que a palavra chave quando o assunto é viagem resume-se em PLANEJAMENTO.

O ideal é começar esse planejamento da viagem o quanto antes, especialistas indicam seis meses, mas eu começo muito antes, uns nove meses, ainda mais quando a viagem necessita de compra de passagens aéreas. Geralmente as empresas iniciam as vendas de 12 a 9 meses antes, então o meu roteiro tem que estar pré estabelecido com o tempo da viagem e os lugares a visitar, daí consigo pesquisar os valores e saber o momento certo de comprar as passagens com um preço bom.


💬 Escolher o destino de acordo com seu um limite de gastos é o primeiro passo.

💬 Depois de escolher o roteiro, compre as  passagens.


💬 Se você tem a intenção de conhecer vários lugares ou países, no site da empresa aérea marque a opção: várias cidades ou múltiplos destinos. A passagem sairá mais em conta do que comprá-las separadas. 
Você pode também simular os voos no Google Flights, leia o post: Como comprar passagens aéreas baratas.


 💬 Reserva de  hotéis: Quanto antes reservar, melhores os preços. Reserve com a opção de cancelamento grátis, daí se achar um valor melhor é só cancelar e reservar novamente.

Faça sua busca de hotéis nas caixas do Booking.com localizadas neste blog. Somos afiliados e o blog ganha uma pequena comissão das reservas efetuadas a partir daqui.  Você não pagará nada a mais por isso. Obrigada.

       
💬 Contrate um seguro saúde ( médico e dental) antes de viajar. Ele garante reembolso de despesas médicas e indenização por extravio de bagagens. No exterior as consultas são caríssimas...
Indico a empresa Seguros Promo , o site pesquisa em várias empresas.
Faça uma cotação, somos afiliados e você não pagará nada a mais por isso e ainda ganha 5% de desconto.


💬Tire todas as suas dúvidas sobre seguro viagem neste post: Post sobre seguro saúde/viagem.


💬 Quando comprar as passagens, marque logo os assentos. Se no dia do embarque você estiver sem assento marcado, correrá o risco de não embarcar. Dica da própria funcionária de uma empresa aérea.

💬 Tanto em viagens nacionais como internacionais, seja qual for o transporte, menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsável legal, com identidade ou certidão de nascimento. Na ausência de um responsável, é obrigatório uma autorização  com firma reconhecida, tanto para embarque como para hospedagem no hotel.

💬 Verifique a validade da documentação, passaporte e vistos (se necessário), levar também cópia do passaporte.
Fique de olho às exigências de vários países: Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Venezuela (países membros do Mercosul), permitem entrada com RG original emitido com menos de 10 anos. Demais países exigem passaporte com validade mínima de seis meses da data de entrada no país.


💬 Lembre-se que seu passaporte tem que ter uma validade de no mínimo 6 meses.

Validade passaporte:

● Acima de 18 anos deidade: 10 anos.
●De zero a 1 ano incompleto: 1 ano.
●De 1 ano completo a dois incompletos: 02 anos.
●De 2 anos completos a 3 anos incompletos: 03 anos.
●De 3 anos completos a 4 anos incompletos: 04 anos.
●De 4 anos completos a 18 anos incompletos: 05 anos.


Como tirar ou renovar o passaporte:

●  Acessar a página da Polícia Federal.
● Clica em passaporte.
● Emissão ou renovação passaporte.
●Preencher formulário.
●Enviar e gerar guia de pagamento (GRU).
Valor: R$ 257,25.
● Após pagamento (esperar uns dois dias), agendar atendimento no site nos postos disponíveis, podendo reagendar até três vezes.

O documento leva até uma semana para ficar pronto. lembre-se que é exigido a presença de menores de idade, tanto para a entrada do documento, como para a retirada.


💬 Cartão de vacinação: Vários países exigem vacinação da febre amarela. Lembre-se, é necessário vacinar com dez dias de antecedência. Também é preciso emitir a carteira de vacinação na ANVISA.

💬 Vistos:
Como o passaporte, você deverá saber se precisará de visto ou não. Caso necessário, providencie com bastante antecedência.

Lista de países que não exigem visto para brasileiros:

Atualização em 31/03/2015:


💬 Lista dos países que não exigem visto para brasileiros, são eles:


Africa do Sul, Alemanha, Andorra, Antilhas Francesas, Argentina, Áustria, Bahamas, Barbados, Bélgica, Bolívia, Bósnia Guiana, Bulgária, Chile, Colômbia, Coréia do Sul, Costa Rica,Croácia,Dinamarca,Equador,Eslováquia,Eslovênia, Espanha, Filipinas, Finlândia, França,Geórgia,Grécia,Guatemala,Honduras,Holanda,Hong Kong, Hungria, Irlanda, Islândia, Israel, Itália, Liechtenstein, Luxemburgo, Malásia, Marrocos, México, Mônaco, Namíbia, Noruega, Nova Zelândia, Panamá, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Rússia, San Marino, Sérvia, Suécia, Suíça, Suriname, Tailândia, Trinidad e Tobago, Tunísia, Turquia, Ucrânia, Uruguai, Vaticano, Venezuela.

*Tratado de Shengen:

💬 É um acordo de Schengen assinado em 1985, firmado por países europeus, onde estabelece a livre circulação de cidadãos nos territórios dos 26 países europeus. Atualmente, viajantes estrangeiros em visita ou trânsito por turismo, negócios ou ainda por tratamento médico também estão incluídos no Tratado. Uma viagem de turismo onde serão visitados mais de um país do Território de Schengen, o visitante não necessitará solicitar um visto para cada país , sua passagem fica livre na fronteira. Apesar do acordo é necessário que o viajante sempre porte seu passaporte ou outro documento de identificação.
PAÍSES MEMBROS DO TRATADO DE SCHENGEN:
Alemanha, Áustria, Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia, Suíça.
Atenção: Não confunda o Espaço Schengen com a União Europeia. Nem todo membro da União Europeia é integrante do Tratado de Schengen, bem como, há países membros do Espaço Schengen que não fazem parte da União Europeia.
BRASILEIROS NECESSITAM SOLICITAR O VISTO PARA INGRESSAR NOS PAÍSES MEMBROS DO TRATADO DE SCHENGEN?
O Brasil é um dos países em que é dispensada a necessidade de requisição de visto de entrada ou trânsito nos países membros do Tratado, quando a finalidade da viagem for negócios, turismo ou tratamento médico.
QUANTO TEMPO POSSO PERMANECER NO ESPAÇO SCHENGEN?
viajantes que permanecem 90 dias em viagens a negócios, turismo ou tratamento médico.
O passaporte do viajante será carimbado quando da sua entrada no primeiro país .
SEGURO VIAGEM OBRIGATÓRIO NO ESPAÇO SCHENGEN:
O Tratado de Schengen traz uma regra importante para os viajantes que passarão pelos países membros com relação à contratação obrigatória de um seguro viagem com cobertura médica mínima de € 30.000 (Trinta mil Euros). Este seguro tem a finalidade de cobrir não só a assistência médica, mas principalmente, além de outras coberturas como repatriação funerária, perda de bagagens, cancelamento de voos, entre outras. O seguro obrigatoriamente deverá ter eficácia em todos os territórios membros visitados pelo viajante, bem como ao período em que durar a estada na zona do Espaço Schengen. 
 💬  Depois do roteiro fechado, compre passagens internas: ônibus, trem ou avião.

 💬 Decidir qual meio de transporte usará no destino:
      Metrô: entre no site do metrô da cidade, geralmente pesquisa-se o local de partida e destino, é muito fácil e comum circular de metrô nas grandes cidades, exemplo: Europa e Nova Iorque. Até mesmo do aeroporto para o hotel.

💬 Aluguel de carro: Pesquisar locadoras; não esquecer do GPS  e  KM livre. Caso contrate com tanque cheio, não esqueça de devolver do mesmo modo, pois a multa é altíssima.

Alugue seu carro pelo site da Rentalcars.com e pague em reais sem IOF em até 12x sem juros no cartão ou 5% de desconto no boleto bancário.



💬 Saia do Brasil com todos os endereços ( hotéis, pontos turísticos, aeroporto, etc) no GPS.

💬Baixe o aplicativo WORLD SCAN no seu celular: para salvar seus documentos e notas fiscais.
                  
💬 Verifique na empresa aérea  limite de  peso  e quantidade de bagagem;
- Viagem do Brasil para exterior ( excluindo América do Sul): 2 malas de 32Kgs + 1 bagagem de mão (geralmente 8 Kgs);
-Viagem dentro do Brasil,  América do Sul e entre países da Europa: 1 bagagem 23 Kgs + 1 bagagem de mão.
OBS: Voos Low Cost dentro da Europa, são voos bem baratos, mas você pagará  pela bagagem, que dependendo do valor sai caro.

- Viagem dentro dos EUA: depende da empresa de aviação, algumas 1 bagagem de 23 Kgs, outras terá que pagar pela bagagem.

       
💬 Sempre leve uma mala pequena como bagagem de mão com algumas peças de roupa. Caso aconteça extravio de bagagem, você terá o que usar nos primeiros dias.

💬Durante a viagem verifique a previsão do tempo, caso esteja chovendo você poderá trocar um passeio ao ar livre por um museu ou shopping.

💬 Para viagens na Europa, solicite o reembolso de impostos em compras, preenchendo um formulário (www.global-blue.com). Peça recibo ao fazer suas compras, junte os recibos e solicite o reembolso no aeroporto. 

💬 Evite fazer as unhas dos pés na véspera da viagem. Pode parecer engraçado, mas se a manicure machucar sua unha, você terá uma enorme dor de cabeça na viagem. Imagine você andando durante a viagem com tênis e a sua unha estar inflamada! Isso já aconteceu comigo e foi horrível.

💬 Evite que seus filhos façam qualquer atividade física próximo da viagem (1 semana antes). Também já aconteceu conosco: minha filha quebrou o nariz jogando vôlei dois dias antes da viagem. 

💬 Durante a viagem (de avião) levante-se de 1 em 1 hora e caminhe. Para evitar risco de trombose.

💬 Jet Lag: São os efeitos que a diferença de  fuso horário pode causar no nosso organismo.
Como diminuir ou evitar os efeitos do jet lag ?

Uma semana antes da viagem tente dormir 15 minutos antes e acordar 15 minutos mais cedo.

💬 Quer um estímulo para a próxima viagem?

-Tente guardar um pouco do dinheiro que levou (somente em caso de dólar e euro, outras moedas troque em casa de câmbio do país por uma dessas moedas), e traga para casa de volta. Você ficará estimulado a realizar a próxima viagem! 

💬 Por fim esse último item não é bem uma dica, é um pedido:

Recentemente conheci um projeto que me sensibilizou bastante, chamado Mini Gentilezas. Sabe aqueles itens de hotéis e avião que nem usamos e deixamos para trás? Tipo de higiene, então, você pode doar para esse projeto e eles distribuem para os mais necessitados. Você estará viajando e realizando uma boa ação. 
Para participar basta entrar em contato com o Facebook: Mini Gentilezas . 
Desde já eu agradeço muito.



E você tem alguma dica sobre este post? Compartilhe conosco, na área de comentários abaixo do post. Desde já agradeço.

Leia também os seguintes posts:
Check list viagem
Seguro viagem.
Lacres de segurança de bagagens Sealbag.

Reserve seu  hotel  na caixas do Booking.com   localizado neste blog. Somos afiliado e o blog ganha uma pequena comissão das reservas efetuadas a partir daqui. Você não pagará nada a mais por isso. Obrigada.

   
Alugue seu carro na Rentcars.com, pague no Brasil sem cobrança de IOF. Reserve pelos banners do blog, recebemos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso. Obrigado.


Acompanhe nossas viagens pelas redes sociais:



    FACEBOOK  /   INSTAGRAM  /   G+ /  YOU TUBE


  *No mais:

        
                                                     Boa viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe conosco suas dúvidas, comentários e dicas. Será muito importante para o Fourtrip. Terei o maior prazer em responder.