https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiePoBwUHxXNdM5EbeBlJ72RTYaLKz538oDvLaJyWkErYzUZVmVf8fpI-C-UycRZOzDK1pbkOG55u2O43FjvOe7e45EKImvjadWtqaVdFNYUrjyoMDxFK_V-1mOGqKg8v1JR4_jfg94LK0/s640/01.png

PASSEIO CHICHÉN ITZÁ E CENOTE IK KIL


PASSEIO CHICHÉN ITZÁ 

 CENOTE IK KIL

CANCUN- MÉXICO



CANCUN



Conhecer a cidade arqueológica de Chichén Itzá e o Cenote Ik Il, um lago subterrâneo com água cristalina, é com certeza  um dos passeios mais incríveis da viagem em Cancun, no México.
Leia neste post:
Como visitar a ruína maia de Chichén Itzá?
Tour Chichén Itzá e Cenote Ik Kil.


Depois de aproximadamente uma hora de viagem, nossa primeira parada foi numa comunidade local, para degustação de tequila e conhecer um pouco mais sobre os costumes e o calendário maia.  Assistimos uma apresentação e no final realizamos uma espécie de oração maia. O local também tem  uma loja de artesanato, porém os valores são mais salgados comparado com a feirinha de  Chichén Itzá, nossa próxima parada. 


MÉXICO
Explicação sobre o calendário maia.


MÉXICO
Calendário Maia

Rumamos em direção as famosas ruínas de Chichén Itzá. A van nos deixou na entrada e o motorista marcou um horário para retorno (em torno de 2:30 a 3:00 horas). 



CHICHÉN ITZÁ:


MÉXICO
Entrada das ruínas de  CHICHÉN ITZÁ, México.




Cidade arqueológica maia fundada  por volta dos anos 435 e 455 a.C. e localizada na Península de Yucatán no México. Foi o centro político e econômico da civilização maia. Um lugar místico com lendas e mistérios da cultura maia.

Declarada Patrimônio Mundial da Unesco, sem sombra de dúvidas é um dos passeios imperdíveis para quem viaja para Cancun, Playa Del Carmen ou Cozumel na Península de Yucatán.

Dicas: Use roupas (inclusive de banho, para mergulho no cenote) e calçados confortáveis. Leve boné, toalha, filtro solar e água, muita água, principalmente  no verão. Faz um calor absurdo.

Principais atrações de Chichén Itzá:

Todas as construções são de pedras e bem gigantes. Difícil acreditar como eram construídos naquela época...

Pirâmide de Kukulcán ou El Castilho:

Primeira  e mais importante obra maia a ser avistada quando entramos no sítio. O local conta com algumas lendas místicas e é o símbolo da arquitetura maia. Um dos cartões postais do México.
CHICHÉN ITZÁ, MÉXICO



* Plataforma de Vênus.

*Templos de Los Guerreros.

*Praça das Mil Colunas.

*Observatório El Caracol.


Para ler o post sobre o parque leia: 
Como é o passeio em Chichén Itzá.


Permanecemos no local por aproximadamente 2:30 (achei um bom tempo, pois estava muito calor) e depois partimos para o almoço em um restaurante com  gastronomia, música e dança mexicana. Foi super divertido. 


       

Após o almoço fomos para o Cenote Ik Kil (não muito longe dali), com certeza um dos cenotes mais bonitos de todo México.



Cenote IK KIl:

MÉXICO


Cenote é uma espécie de gruta/lago subterrâneo com água doce e cristalina. Para os maias era um local sagrado usado para rituais religiosos e utilizado como fonte de sobrevivência. Na Península de Yucatán concentra-se o maior número de cenotes, onde há uma imensa placa calcária, com uma camada de solo que a recobre. Os rios são em sua maioria subterrâneos. 
Segundo especialistas, foi na Península de Yucatán que 65 milhões de anos atrás, houve um grande impacto provocado pela queda de um asteroide, no qual extinguiu com os dinossauros.

O cenote de Ik Kil, também conhecido como cenote sagrado azul, localiza-se dentro de um parque ecológico e a 3 km de Chichén Itzá. O lago fica a 25 metros abaixo da superfície e seu acesso é através de dois lances de escadaria.

Endereço: 97751 Chichén Itzá, México.

No momento que chegamos  caiu uma chuva de verão, mas foi tão rápido que não chegou atrapalhar nossa visita, pelo contrário, o contraste iluminou a aumentou a beleza local. Ficamos encantados, nunca vi coisa igual.
MÉXICO

MÉXICO

MÉXICO


MÉXICO

 Descemos a escada, não me lembro exatamente quantos lances, mas eram muitos. Quando chegamos no cenote, já bem molhados, a chuva parou e os raios de sol juntamente com as gotas de chuva que caía das trepadeiras dentro do cenote, deram um visual lindíssimo. 

MÉXICO

É permitido mergulhar naquela piscina natural de água cristalina e fresca (caso não saiba nadar, o local disponibiliza de coletes, mediante aluguel). Minha vontade era permanecer ali pelo resto do dia. É um lugar paradisíaco. Cheguei a esquecer que estávamos em um tour e que tínhamos hora. É claro que atrasamos.
MÉXICO


Pessoal um lugar sagrado, é de emocionar. Com certeza inesquecível. Foi um dos pontos altos da viagem. 
Voltamos para a van e partimos para Cancun cansadíssimos, porém revigorados com aquele banho de água sagrada.

Visitamos  Cancun por duas vezes, na primeira (lua de mel), chegamos a ganhar ingressos para o tour a Chichén Itzá. Acredita que não fomos? 
Por minha culpa, estava muito cansada e como o calor era intenso ( mês desta viagem: Julho),  o Henrique mesmo contrariado, trocou por um passeio para Isla las Mujeres (também muito bom). Durante todo esse tempo, todas as vezes que ele ouvia falar em Chichén Itzá, lembrava-me que não visitamos porque desisti. 
Pois bem, nesta viagem, 16 anos depois, o primeiro tour que fiz questão de fazer foi esse, fiquei devendo a ele e a mim mesmo e consegui desfazer a besteira que fiz.
Então, vai nossa principal dica de viagem Cancun ou proximidades:

Não deixe de conhecer Chichen Itzá e o cenote IK KIl!


Para saber sobre toda a viagem leia: Roteiro de viagem Cancun com dicas e hotel.


Procurando hotel no México?
Faça sua busca de hotéis  nas caixas do Booking.com localizado neste blog. Somos afiliados e o blog ganha uma pequena comissão das reservas efetuadas a partir daqui. Você não pagará nada a mais por isso. Obrigada.




Vai alugar carro?
Alugue seu carro na Rentcars.com, pague no Brasil sem cobrança de IOF. Reserve pelos banners do blog, recebemos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso. Obrigado.



Acompanhe nossas viagens pelas redes sociais:

    FACEBOOK  /   INSTAGRAM  /   G+ /  




Saúde, paz e fé!







2 comentários:

  1. Estamos indo para Cancun em julho. Gostaria de saber os contatos para realizar o passeio com os dois pontos (Chichen Itza e Cenote Ik Kil)pelo preço informado (70 dólares, já incluso o almoço).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós contratamos os tours no hotel. Só lembre de perguntar se o passeio inclui o Cenote Ik Kil e almoço.

      Excluir

Compartilhe conosco suas dúvidas, comentários e dicas. Será muito importante para o Fourtrip. Terei o maior prazer em responder.