https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgYDtyKC9NIrrMNRL76rt5kRlhGjkdUOwhFDOeyU2cgm-astCHhl2Pqw5yRn6Od-aalGVInrUFyT0QAn_mNuK_XHKYKcRPcEXX8qo6Pd3OovYXwnb8gG-mqL8CNoqoY3UDl_u1HQk1I56A/s640/DSC08919.png

CUSCO, PERU: ROTEIRO E DICAS


CUSCO:
PONTOS TURÍSTICOS E DICAS


PERU




Cidade localizada no Peru, no sudoeste do Vale de Huatanay ou Vale Sagrado dos Incas na região dos Andes, a 3.400 metros de altitude.
Declarado Patrimônio da Humanidade  pela Unesco em 1983, Cusco foi a capital do império inca e o mais importante centro administrativo e cultural desse império. Atualmente é declarada pelo governo peruano como a capital histórica do país.
É uma das portas de entrada (no Peru) para quem deseja conhecer Machu Picchu, a antiga cidade perdida dos Incas e uma das sete maravilhas do mundo antigo. Seus habitantes, vivem e respeitam sua história.


Visitar Cusco/Cuzco é fazer uma viagem mística, diferente de todos os lugares que já visitamos. Sentimos uma energia, difícil de explicar, tem que estar lá para vivenciar...
Seus habitantes são super simpáticos e educados. Sua principal fonte de renda é o turismo. A cidade (quero dizer o centro turístico) é modesta, mas muito aconchegante. Fora do centro turístico vê-se muita pobreza.


PERU


Recomendo que você leia primeiramente os seguintes posts: Planejamento de viagem Machu Picchu e Cusco e Combatendo o Mal do soroche

Mapa da cidade:



PERU
CuscoPeru.com

Pontos turísticos em Cusco:

Os principais pontos turísticos localizados no centro da cidade você poderá conhecer caminhando. Para outros pontos mais distantes contrate um city tour, que além de circular pelos principais pontos turísticos dentro da cidade, passa por outros mais distantes do centro. Veja mais adiante como foi o city tour que realizamos pela empresa Fabulous Peru Tours.




*Plaza de Armas:


PERU


Um dos principais cartões postais da cidade, foi um dos lugares mais importantes, onde os incas realizavam suas festividades. E também foi o local onde houve a proclamação de Cusco.
Em Cusco tudo se passa nas proximidades desta praça. É nela que está localizada a Catedral de Cusco e a Compañia de Jesus, outro famoso ponto turístico da cidade, além de restaurantes e hotéis. 
O local tem uma beleza diferente e é isso que faz essa cidade ser tão surpreendente. 


*Catedral de Cusco:

CUSCO



Localizada na Plaza de Armas, a basílica é interligada com  as igrejas da Sagrada Família e do Triunfo. 

Para visitar seu interior é necessário pagar a entrada (não está  incluído no boleto turístico explicado no post sobre  Planejamento de viagem Machu Picchu e Cusco).
Porém este ponto turístico faz parte do city tour no qual realizei com a  empresa Fabulous Peru Tours, então visitamos durante esse passeio. E foi aí que eu entendi o porquê este é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade.
A catedral levou quase 100 anos para ser construída, possui uma fachada nos estilos barroco e renascentista e seu interior todo folheado a ouro 24 quilates com altares em madeira talhada e obras de artes com uma coleção de pinturas e objetos ouro e prata. Aberto para visitação todos os dias.
O lugar é lindíssimo, porém tem um pequeno detalhe: NÃO É PERMITIDO FOTOGRAFIAS E FILMAGENS. 
Por sorte antes do guia informar registrei as seguintes fotos.
CUSCO

CUSCO
Coro do Altar


Uma boa notícia: 
Se você não quer ou não pode gastar seus soles para visitar essa preciosidade, a Catedral tem missa em castelhano todos os dias com entrada grátis e a melhor parte das 6 as 7 horas da manhã . Após a missa eles  fecham e permanece assim durante o resto do dia. Só sendo permitido a entrada pagando a visita, ou seja, para turismo.


Procurando hotel em Cusco, Machu Picchu e arredores?
Faça sua busca de hotéis nas caixas do Booking.com  localizado neste blog. Somos afiliados e o blog ganha uma pequena comissão das reservas efetuadas a partir daqui. Você não pagará nada a mais por isso. Obrigada.


*Templo de La Companĩa de Jesus:


PERU


Igreja também situada na Plaza de Armas, tão linda como a Catedral de Cusco. Sua construção começou em 1576, mas foi fortemente afetada pelo terremoto de 1650.  
Não conhecemos seu interior, mas observei visitantes no seu topo. Deve ter um belo visual da Plaza.
Valor: 10 soles.

*Igreja Las Merced:

PERU


Igreja nos mesmo padrões da Catedral de Cusco. 
Saindo da Plaza de Armas, ao lado da Igreja Jesuíta de la Compañia de Jesus, você pega a rua Calle Loreto. 
Também não pode fotografar. Consegui tirar esta foto quando passava pela rua e abriram a porta.

PERU


*Arco Santa Clara

PERU

Saindo da Plaza de Armas em direção a Igreja Las Merced, antes de chegar o mercado de artesanato e ao lado da Igreja de São Francisco  passamos pelo Arco Santa Clara.


*Palácio da Justiça:

Localiza-se na Avenida del Sol.


PERU



*Monumento Pachacuteq:



PERU

Construído em 1991 , faz parte dos pontos turísticos que estão no boleto turístico. Nada mais é que uma torre de sete andares (subida de escada), com vista  da cidade, mas neste local aparentemente não chega a ser uma vista deslumbrante. Para dizer a verdade a beleza desse monumento está no seu exterior com  escultura de bronze do inca.
Não nos atrevemos a subir, fomos no último dia, e estávamos super cansados, a ponto de não querer subir nem mais um lance de escada. 
Está localizado aproximadamente 2 km da Plaza de Armas. Quando você vem do aeroporto para a cidade passará na frente. 




*Bairro San Blás:


Conhecido como bairro cultural e artístico de Cusco, porque tem feiras e lojas onde artesões expõem seus trabalhos. Localizado a quatro quadras da Plaza de Armas, com ruas estreitas, íngremes e cheias de lojas de artesanatos. Chegando ao final encontramos a igreja mais antiga de Cusco (1563). Conhecido como bairro do artesanato. Possui ruas e casas estilo colonial.



*Hatun Rumiyoc:

Significa casa de pedra grande. Palácio construído pelo Inca Roca. No caminho da Plaça de Armas para San Blás, você passará por esta  rua onde encontra-se uma muralha com a famosa Pedra dos 12 ângulos. Do palácio só restou a muralha.
 Na realidade não tinha lido sobre este lugar, o casal Geise e Rafael que conhecemos nos tours que nos levou até lá.
Endereço: Calle Hatun Miyoc, s/nº, a duas quadras da Plaza de Armas.

PERU



*Korikancha ou Templo do Sol:


PERU



Também conhecido como Templo do Sol e Convento de Santo Domingo Del Cusco.
Templo do império Inca com paredes revestidas em ouro.
Construído em pedras polidas com encaixes perfeitos pelo imperador inca Pachacuti, era um local de rituais e oferendas ao Deus Sol. Foi destruído pelos espanhóis, que sobre este monumento construíram uma igreja.
Mas no terremoto de 1950 a igreja foi destruída e expôs o Templo do Sol, resistindo ao terremoto, pelas técnicas incas de construção.
Possui o museu Korinkancha, onde sua entrada é pela avenida Del Sol.
Outro lugar bem interessante e que também faz parte do roteiro no city tour. O guia nos conta toda sua história e conseguimos visualizar a perfeição da arquitetura inca com suas pedras encaixadas perfeitamente.
Da Avenida del Sol avistamos a grandiosidade desta construção.


Valor: 10 soles. Este ponto turístico juntamente com a Catedral de Cusco são os únicos do city tour que não pertence ao boleto turístico.


*Saqsaywaman: 

 PERU


Fortaleza inca, localizado a 2 km de Cusco, no alto das montanhas de Cusco, tem um visual lindo da cidade, com altitude de 3.700 metros de altitude. Construído com imensos blocos de pedras , fica difícil  imaginar como foram transportadas.
Segundo o guia, a fortaleza simboliza a cabeça de um puma, animal que simbolizava Cusco durante o império inca.
Para chegar deve-se utilizar a estrada que vai para o Vale Sagrado dos Incas.
É em Saqsaywaman que se realiza a famosa festa de Inti Raymi, uma antiga cerimônia religiosa inca em culto ao Deus Sol, que se realiza a cada solstício de inverno nos Andes.
Atrai muitos turista e a cidade fica muito cheia.

Segundo o guia, você poderá ir andando desde a Plaza de Armas, pegue o mapa e suba as escadas até Sacsaywaman. Mas prepare-se porque é muito alto.


* Tambomachay:

Localizado a 8 km de Cusco, continuação da estrada que liga Cusco ao Vale Sagrado. Significa lugar de descanso. É um sítio arqueológico que foi construído para que o chefe do império inca pudesse descansar. Possui aquedutos, canal  e cascatas que correm água pelas rochas.
PERU



*Avenida Del Sol:

Uma das avenidas mais movimentadas de Cusco. Localiza-se no centro e possui muitas casas de câmbio e restaurantes. Por esta avenida teremos acesso ao Palácio da Justiça, Plaza das Armas, Korinkancha e centro de artesanato de Cusco.
CUSCO
CUSCO



Nosso roteiro em Cusco:


1º dia:
Chegamos aproximadamente as 12:40. O transfer oferecido pelo Hotel Costa del Sol Ramada Cusco nos buscou no aeroporto. Do aeroporto até o centro da cidade são aproximadamente 20 minutos. 

Realizamos o check in e saímos para procurar um lugar para almoçar. Como o nosso hotel ficava nos arredores da Plaza de Armas, almoçamos em um dos vários restaurantes que tem ali por perto.
A culinária local é maravilhosa, almoçamos posta de truta (tipo salmão) na chapa com batatas coradas e arroz.

Após o almoço, saímos para explorar os pontos turísticos ali por perto.

Passamos:
* Plaza de Armas que era o local que mais tinha vontade de conhecer em Cusco. Sempre que via fotos, achava lindo.
*Catedral de Cusco, não entramos neste primeiro dia.
*Igreja Compañia de Jesus
*Saindo da Plaza de Armas em direção Avenida del Sol a fim de procurar casas de câmbio (nesta avenida tem aos montes), conseguimos trocar 1 dólar por 3,13 soles peruano. Não troque muito, vá trocando aos poucos. Fizemos a conta de 40 dólares por refeição, porém gastamos bem menos. Achamos os restaurantes como bom preço.
 *Passamos pela Igreja Las Merced;
*Subimos a rua até o Mercado San Pedro. Um casal que estava almoçando no mesmo restaurante, nos informou que era o local mais barato para comprar lembranças, porém não achamos e ainda por cima o local não é muito limpo, pois vende frutas, legumes, e refeições também.
*No caminho passamos Arco Santa Clara.
*Voltamos em direção a Plaza das Armas, andamos pelo comércio, já eram quase 19:00 hs e estava um frio de matar. Voltamos para o hotel para pegar mais casacos, luvas, etc. 
*Saímos novamente a procura de um lugar para jantarmos. Escolhemos um restaurante muito aconchegante na esquina da Avenida del Sol com Plaza de Armas, Tratoria Adriano. Gostamos tanto que retornamos no último dia.  No meu caso gostei mesmo do ambiente, porque nesta primeira visita não consegui comer nada, estava sofrendo o mal do soroche. Veja o post sobre: Combatendo o Mal do soroche.


PERU
Voltamos para o hotel para descançar, pois o outro dia já partiríamos para o tour do Vale Sagrado e de lá para Águas Calientes e Machu Picchu.


2º dia:
Partimos do hotel às 7:30. O tour da empresa Fabulous Peru Tours nos pegou em frente ao hotel. São ônibus de aproximadamente 20 pessoas. Eles separam por idiomas, tem ônibus com idioma inglês e outro com idioma espanhol. A empresa foi pontual com horário determinado.  Como esse passeio é o dia inteiro e tem vários lugares no roteiro, realizarei um post somente sobre esse tour.
Leia o post sobre tour ao Vale Sagrado.

3º Dia:
Leia o post sobre Águas Calientes e Machu Picchu.
Retornamos para Cusco novamente, chegando ao hotel Sonesta Cusco aproximadamente às 22:30. Estávamos muito cansados e jantamos no restaurante do hotel. 


4º Dia:
Acordamos mais tarde e fomos conhecer o Centro artesanal de Cusco.
Descobrimos esse Centro de artesanato por acaso, já que não esta localizada no centro da cidade. Localiza-se no avenida del Sol em frente ao segundo hotel que nos hospedamos, o Sonesta hotel. Aproximadamente 10 minutos de caminhada da Plaza de Armas. Foi o local mais barato para comprar lembranças. Uma bolsa que custa em média 20 soles, paguei 15 soles, blusas de Machu Picchu que custa 20 soles, paguei 12 soles e por aí vai... 


PERU                                                        PERU

Aproveitamos e tiramos fotos neste lindo chafariz que localiza-se em frente ao centro de artesanato e hotel Sonesta Cusco.
PERU

Almoçamos no restaurante do hotel, pois o transfer do city tour em Cusco passaria no hotel as 13:00.
Enquanto estávamos esperando o City tour, recebemos uma visita do Fred da empresa Fabulous Peru Tour. Uma pessoa super simpática. Ele nos presenteou com uma lembrança da empresa e de Machu Picchu.
PERU



City tour em Cusco, realizado pela Fabulous Peru Tours:

Fomos em direção a Plaza da Armas, de lá partimos com o guia a pé para conhecer um pouco da história dos seguintes pontos turísticos:
OBS: Leia sobre esses pontos turísticos neste post no tópico sobre pontos turísticos em Cusco.

*Catedral de Cusco: 

 Lembre-se que o acesso para conhecer a Catedral de Cusco e Korincancha, não estão incluído no boleto turístico. Valor para ingressar na Catedral: 25 soles. 
CUSCO

*Korincancha ou Templo do Sol: 

Valor 10 soles.

TEMPLO DEL SOL

Saindo de Korincancha pegamos novamente o ônibus e seguimos para fora da cidade.


*Sacsayhuaman:

CUSCO


Fortaleza construída numa colina com uma linda vista da cidade. Famosa pelas enormes pedras (algumas com 9 metros de altura, pesando 350 toneladas) encaixadas, formando as paredes externas do complexo.
 CUSCOCUSCO



*Tambomachay:

Chegamos nesta ruína quando já estava escurecendo e o guia não demorou muito, porque ainda tínhamos mais uma parada.

* Puca Pucara:

Retornando para Cusco o tour passou por esse sítio arqueológico. Porém já estava escuro e decidimos apenas apreciar a vista panorâmica de Cusco de dentro do ônibus.
CUSCO


O tour retornou para Cusco e encerrou suas atividades deixando cada turista em seus hotéis. Nós preferimos ficar na Plaza de Armas, pois já eram 19:00 horas e iríamos procurar um lugar para jantar. Antes o casal Geise e Rafael (que conhecemos no tour do Vale Sagrado, mas ficamos amigos neste segundo tour), nos convidou para conhecer o bairro de San Blás. Caminhamos umas 2 quadras até chegarmos neste pitoresco bairro cultural.
Retornamos e jantamos na Trattoria Adriano, já que no primeiro dia não consegui nem olhar para comida por conta do mal do soroche.

O blog realizou o tour a convite da empresa Fabulous Tours e relatei minha sincera opinião sobre o passeio.


5º dia:

Acordamos um pouco mais tarde, arrumamos as malas e às 10:00 fizemos o check out no hotel. Deixamos as malas no hotel, pois o transfer para o aeroporto só sairia às 15:00 horas. Saímos pela cidade, fizemos as últimas compras e caminhamos até a Plaza de Armas. 
CUSCO
Chafariz na Plaza de Armas


Havia um desfile de várias escolas, tipo desfile de 7 de setembro aqui no Brasil. 
Observe o uniforme das escolas.
PERU
 PERU
Voltamos caminhando pela Avenida del Sol e como estava cedo resolvemos ir caminhando até o Monumento Pachacuteq (20 minutos andando pela Av. del Sol), só que chegando lá não me arrisquei subir 7 andares de escada. 

Retornamos até um restaurante no caminho de volta para o hotel.
O nome dele é El Paisa, localiza-se na Avenida del Sol, 819. Adorei, tem música ao vivo e a comida é maravilhosa. Só funciona para almoço.
PERU
PERU

Adoramos o almoço, delicioso, pena que só lembrei de tirar foto da cerveja de Cusco!


CUSCO

Depois do almoço retornamos para o hotel e aguardamos o transfer para o aeroporto.


Ufa, acho que consegui finalizar o segundo post desta viagem. Uma pequena cidade com uma grande história e tantos lugares para conhecer. Realmente é lugar especial e bem diferente de todos os lugares que já visitamos. Espero voltar lá um dia...


💬 Você pode salvar esse post no Pinterest e usá-lo quando precisar.

Peru


Outros posts sobre viagem Peru:

O blog realizou o tour a convite da empresa Fabulous Peru Tours e relatei minha sincera opinião sobre os seus serviços.



Procurando hotel em Cusco, Machu Picchu e arredores?
Faça sua busca de hotéis nas caixas do Booking.com  localizado neste blog. Somos afiliados e o blog ganha uma pequena comissão das reservas efetuadas a partir daqui. Você não pagará nada a mais por isso. Obrigada.

Alugue seu carro na Rentcars.com, pague no Brasil sem cobrança de IOF. Reserve pelos banners do blog, recebemos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso. Obrigado.



Acompanhe nossas viagens pelas redes sociais:


    FACEBOOK  /   INSTAGRAM  /    YOU TUBE /  Pinterest


E você tem algum comentário sobre esse post? Compartilhe conosco na área de comentários abaixo do post. Desde já agradeço.





Até a próxima, saúde, paz e fé!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe conosco suas dúvidas, comentários e dicas. Será muito importante para o Fourtrip. Terei o maior prazer em responder.