MAL DO SOROCHE OU MAL DE ALTITUDE



Combatendo o mal do soroche.


PERU




O que é Mal do soroche?Principais sintomas, dicas para evitar ou diminuir os efeitos do mal de soroche ou mal de altitude.


Cusco localiza-se a 3.400 metros de altitude e para quem não está acostumado poderá sofrer com o  mal do soroche, mal da montanha ou mal da altitude

Mas do que se trata esse tal Mal do Soroche?

São sintomas relacionados ao efeito da altitude, causada pela escassez de oxigênio em elevadas altitudes, normalmente acima de 2.400 metros.
Talvez esse mal foi a minha maior preocupação sobre a viagem, pois sou bem fraca em questões relacionada a enjoos. Lembrei-me de  quando visitamos o Vale Nevado no Chile, localizado a 3.100 metros de altitude, e fizemos apenas o bate e volta de Santiago. Passei muito mal, muita dor de cabeça e enjoo. 


Principais sintomas:

Náuseas, dor de cabeça, mal estar e tontura.


Dicas para evitar ou diminuir os efeitos do Mal do Soroche:

*Minha primeira recomendação é levar na bagagem seu remédio para dor de cabeça e enjoo.

*Oxishot:


Uma amiga, sugeriu  comprar oxigênio no aeroporto de Lima (onde fizemos conexão). Trata-se de spray de oxigênio com nome de Oxishot, vende em farmácias de Cusco. Não comprei.

*Evite esforços:

O ideal é quando você chegar em Cusco tentar realizar o mínimo de esforço possível, já que a qualquer esforço, sentimos um cansaço enorme. Imagine, caminhar pela cidade de Cusco com ruas íngremes...
Mas você já viu algum turista parado, descansando? Quase impossível, eu por exemplo chego com uma enorme vontade de conhecer tudo ao mesmo tempo. Acha que iria ficar parada? 
Para nós turistas é muito difícil, juro que tentei, depois conto.

Um remédio popular muito usado no Equador, Peru e Bolívia para evitar o mal do soroche é um chá feito a partir da folha de coca. Leia mais adiante.

*Respiração:

Certa vez, vi um programa sobre o Deserto do Atacama que também localiza-se em altitudes elevadas. Uma médica deu a dica para caminhar 10 passos, parar por alguns segundos para descansar e  continuar andando, sempre inspirando pelo nariz e expirando pela boca.


* Sorojchi Pills


Remédio que vende nas farmácias de Cusco, ele diminui os efeitos do Soroche. Nada mais é que acetilsalicílico e cafeína. Também não comprei. Os locais dizem que funciona.

http://www.sorojchipills.com/


*Tome chá de coca.
Chegando em Cusco, no hotel, sua recepção será com uma xícara de chá de coca. Aliás na recepção  da maioria dos hotéis e restaurantes tem sempre uma mesa para servir-se desse chá, a qualquer hora. Você coloca na xícara a água fervendo e joga folhas por cima.


CUSCO


 Faça sua busca de hotéis  na caixas do Booking.com  localizado neste blog. Somos afiliado e o blog ganha uma pequena comissão das reservas efetuadas a partir daqui. Você não pagará nada a mais por isso. Obrigada.





*Mastigar folhas de coca:

Segundo os peruanos  mascar a folha de coca também ajuda a diminui o efeito do mal do soroche. As pessoas andam pela rua com um saquinho com essas folhas mastigando. Os guias dos tours também estão sempre oferecendo aos turistas, a fim de diminuir esse mal.
CUSCO

Então dá-lhe chá de coca. Achei amargo, mas com medo de passar mal tomei várias vezes durante a viagem.
Quando chegamos no hotel, tomei uma xícara de chá de coca e estava me sentindo bem, fiz o que todos recomendavam não fazer. Turista é assim mesmo...
Eram aproximadamente 14:00 hs do nosso primeiro dia em Cusco, fomos procurar um restaurante para almoçar. Estava faminta e a gastronomia de Cusco é maravilhosa, almocei muito bem.
 Depois fomos conhecer a cidade ao redor da Plaza de Armas e os arredores de Cusco. Como tudo é perto, caminhamos até as 21 horas.
Resolvemos procurar um lugar para jantar, já no caminho comecei a sentir um certo cansaço acompanhado de enjoo e muita dor de cabeça.


E o que aconteceu comigo?

Quando cheguei no restaurante não conseguia nem olhar para a comida. Não jantei nem tão pouco consegui tomar o chá de coca, e cheguei no hotel passando mal. Já dá para imaginar o que aconteceu... 
A minha sorte é que os quartos do hotel Aranwa tem ambientação com oxigênio para 1.800 metros. No outro dia acordei inteirinha. 

Por esse motivo, não faça como eu (sei que vai fazer)! 

Mas fica a dica: fique quietinho no primeiro dia para ambientação da altitude, tome chá de coca, mastigue folha de coca e leve seus remedinhos para dor de cabeça e enjoo.


E você tem alguma dica sobre como amenizar o mal do soroche ? Escreva na área de comentários abaixo do post. Desde já agradeço.


Posts sobre viagem ao Peru:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe conosco suas dúvidas, comentários e dicas. Será muito importante para o Fourtrip. Terei o maior prazer em responder.