https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhddMMPF01iSioS0Ja9Op_zsVt6_HbaE30lqMkDut7YgEE3pX8Dm7HdU8zbAZzCUu_5vw9dl-OnCLoSR6lM5wZdlgIdN0sBfbtgNvLzBEdCKAd7KSflkGFj_XNwDSFHsaWdnnWZyh-ptww/s640/escondidas+33+%25281%2529.png

LAGUNAS ESCONDIDAS NO ATACAMA, PASSEIO IMPERDÍVEL

Lagunas escondidasno Deserto do Atacama

Deserto do Atacama
Lagunas Escondidas de Baltinache e Valle del Bus, Deserto do Atacama.

 As Lagunas Escondidas de Baltinache, são sete lagoas de variados tons de  azul emolduradas pelo branco dos cristais de sal. 
Localizada entre a Cordilheira do Sal e a Cordilheira Domeyko a 55 km de San pedro do Atacama, é considerado como um dos passeios  mais bonitos do Deserto do Atacama.
Leia neste post:
Passeio imperdível no Atacama.
Como é o tour Lagunas Escondidas de Baltinache  no Deserto do Atacama.
Valle del Bus no Deserto do Atacama.

Nosso primeiro passeio no Deserto do Atacama foi também sem sombra de dúvidas, um dos meus queridinhos. Já no planejamento da viagem quando me deparei com uma foto absurdamente linda nas redes sociais, foi paixão a primeira vista. Naquele momento não tive dúvidas que essas lagoas azuladas (o tom varia de acordo com a profundidade) seria uma das prioridades na viagem. Talvez se justifique pelas  cores, o azul e o branco são tons que me atraem e por alguns instantes associei com outro cenário que também amo, o mar. 
Assim que chegamos em San Pedro de Atacama corremos para a Ayllu Atacama,  empresa que realizamos todos os passeios do Deserto do Atacama e também a expedição Salar do Uyuni. Com certeza  fizeram toda diferença no sucesso da nossa viagem, sua principal preocupação é proporcionar um atendimento de qualidade  a todos os seus clientes. O que é bom vale compartilhar e quem nos acompanha, constatou pelas publicações nas nossas redes sociais todos os mimos que recebemos. Não é a toa que é considerada  uma das melhores empresas de turismo do Deserto do Atacama.

Visite nossas redes sociais:  Instagram:  @blogfourtrip e Facebook: @blogfourtrip .
Como o próprio nome diz, essas lagoas ficam bem escondidas e foram encontradas a poucos anos atrás. Também conhecida como Lagunas de Baltinache, esse paraíso fica localizado na mesma altitude que San Pedro de Atacama, o que faz do passeio, ideal para realizar nos primeiros dias de viagem e evitar o mal estar da altitude.
Leia o post: Como combater o Mal do Soroche/ Mal da altitude.

Você encontrará todas as dicas, hotéis, passeios e planejamento da viagem ao Deserto do Atacama e Salar do Uyuni, neste post 👇👇👇👇:
Tudo que você precisa saber para viajar ao Deserto do Atacama e Salar do Uyuni.

Como é o passeio Lagunas Escondidas de Baltinache?

Nosso tour foi realizado no período da manhã e o Mike, um chileno, figura super gente boa e dono da Ayllu Atacama foi nosso anfitrião e guia neste primeiro passeio do Deserto. Ele nos pegou no hotel pontualmente no horário marcado, às 7:30 da manhã. Como estava no horário de verão, ainda estava escuro. Da cidade até a primeira parada foram uns quarenta minutos de viagem, em sua maior parte em estrada de terra. Natural, estamos no deserto!
Chile
Amanhecer no Deserto do Atacama.

►Valle del Bus : 

Deserto do Atacama
Foto panorâmica onde está o ônibus abandonado no Deserto do Atacama.

Apreciar o amanhecer realizando a primeira refeição do dia  no interior de um ônibus abandonado no deserto, foi um momento surpreendente.
No passado esse transporte foi utilizado  como dormitório de funcionários que trabalhavam na extração de sal. Para nossa sorte, de toda essa atividade restou apenas esse velho ônibus, que  passou a fazer parte de todo aquele cenário indescritível do Atacama.
Deserto do Atacama
Ônibus abandonado no Deserto do Atacama.
Se você achou exótico e lindo, precisa conhecer pessoalmente, é muito, muito mais  bonito! Na minha opinião não perde para o principal destino do passeio. 

Quando chegamos o céu estava avermelhado,  o Sol ainda não tinha dado o ar da graça. Mas foi uma questão de tempo, em minutos os raios surgiram entre as montanhas. Neste dia até que não estava tão frio, mas pelo horário, vale a pena levar um casaco.

A empresa calcula perfeitamente os horários e enquanto o Mike preparava o café da manhã no interior do bus, exploramos os arredores e claro fotografamos bastante.

O Atacama é tão fotogênico que até um ônibus velho consegue ficar bonito!

Deserto do Atacama
Valle del Bus, Deserto do Atacama.

Deserto do Atacama

Um fato positivo foi que o lugar estava "deserto no deserto" em todos os momentos que permanecemos lá. Além de não ter ninguém, o tour foi exclusividade nosso (eu, o Henrique e as duas amigas que viajaram conosco, a fotógrafa Luciane e a Lúcia).

Dá para imaginar esse momento? Café da manhã servido no interior de um ônibus abandonado no meio do deserto!
Exatamente no momento em que os raios do Sol começaram a surgir entre as montanhas do deserto, estávamos todos sentados na linda, farta e diversificada mesa com geleias, sucos, frutas, pães, ovos mexidos, frios e bolo. Parecia cenário de filme e com certeza, foi um fato marcante da viagem.

Chile
Aliás já ouviram falar em #viagemnutella? É um apelido dado as viagens com toda mordomia, sem perrengues e estresse. Nossa viagem foi desta maneira, não é a toa que a empresa emprega a hashtag #souvipnoatacama .
Uma hora depois, já com o Sol mais forte e a temperatura em elevação, partimos para a segunda e tão esperada parada. Foram mais 30 minutos de estrada de chão para chegar no lugar que tanto desejava conhecer. Será que as Lagunas Escondidas tinham aquele tom de azul das fotos de redes sociais? 👀

►Lagunas Escondidas de Baltinache:

Deserto do Atacama
A beleza das Lagunas Escondidas de Baltinache no Deserto do Atacama.
Assim que chegamos, passamos por uma guarita, além do valor do tour é necessário pagar $5.000 (adultos) e $3.000 (crianças e idosos) referente a entrada. Aproveite porque ali é o único local onde há banheiros. 

Alguns metros depois o Mike estacionou o carro de frente a primeira lagoa, onde mais tarde foi servido o almoço, o local tem um espaço rústico com mesinhas de madeira e choupanas. O Mike, nos entregou uma bolsa com roupão (mimo oferecido pela empresa) e levamos apenas o básico (chinelos, protetor solar, chapéu ou boné e óculos).


Primeira lagoa:


Que charme esse espelho d`água. Mas o melhor nos esperava...
Deserto do Atacama
Lagunas Escondidas, primeira lagoa.
Depois caminhamos por uma trilha delimitada passando pelas outras seis lagoas, umas pequeninas e outras maiores. 

Não esqueça de ir com roupa de banho, a água é fria, mas suportável (mês de Abril).
Você não vai perder a oportunidade de boiar numa lagoa com alta concentração de sal ao ponto de nos  impedir de afundar?
Só é permitido tomar banho em duas delas, a primeira e a última.

No meio do caminho encontramos a  lagoa que considero a mais bonita do passeio! Mas essa não pode entrar, apenas fotografar. Só em apreciar, já vale o passeio!
Deserto do Atacama
Lagunas Escondidas e o seus tons de azul.

Difícil acreditar que no deserto existem lagoas com essa coloração que dependendo da profundidade e da luz solar pode variar entre os tons  azul turquesa ao verde esmeralda. Só vendo pra crer!
Deserto do Atacama
Lagunas Escondidas de Baltinache: Foto maior registrada pela fotógrafa Luciane Mattos .
A coloração azul é decorrente da alta concentração de lítio presente na região, tanto  que no passado o local foi explorado para extração deste elemento químico. 

Vamos falar sério!
Muitos visitantes no intuito de deixar as suas fotos mais belas, pisam nos cristais de sal. O Mike informou que não é correto e nem permitido (tem até um murinho de pedra, para impedir o acesso), pois estava destruindo o gigantesco tapete branco de sal. Então não custa  preservar! Portanto, evite ultrapassar a barreira. Ficando no limite as fotos já ficam demais, não acham?
Deserto do Atacama
Lagunas Escondidas de Baltinache, Deserto do Atacama.
Demais lagoas, umas maiores, outras melhores...
Deserto do Atacama
Lagunas Escondidas de Baltinache envolvida por um salar: Uma das menores do local.

Deserto do Atacama
Uma única palavra traduz esse cenário, perfeição.

Deserto do Atacama
Nós: Eu e as lagoas. Claro que não deixaria de fazer minha selfie nas Lagunas Escondidas do Deserto do Atacama.

O final da trilha é também onde encontramos a maior e última lagoa.

Antes de entrar na lagoa, tiramos algumas fotos ao redor dela, que  com a água parada faz um espelho d'água, refletindo o ambiente externo no interior da lagoa. E eu que não gosto nada, nada de tirar fotos, imagina né! 😃😃


Deserto do Atacama


Deserto do Atacama
Lagunas Escondidas de Baltinache, espelho d`água na última lagoa. Registro Luciane Mattos .
Deserto do Atacama



Chegou a hora de entrar na lagoa. Naquele momento já estava mais quente e até que a água não estava tão fria, chegou uma hora que nos acostumamos com a temperatura e permanecemos no local, além do tempo esperado. 


Se é para entrar, então vamos boiar...
Deserto do Atacama
Claro que não perderíamos a experiência de boiar sem fazer esforço algum.
Aquela tradicional foto, fazendo de conta que tá relaxando, lendo uma famosa revista  com o noticiário informando que o real está super valorizado (1 por 1 com dólar e o euro), o Brasil super bem e nós cheio da grana para viajar.
Detalhe, o título da revista (não deu para colocar na foto 😂):
 "Alexandra e Henrique do famoso blog de viagens Four Trip curtindo uns dias de descanso no Atacama, com a melhor empresa de turismo da região, Ayllu Atacama."
Resultado: O estoque foi vendido em horas! Ahah... 
Deserto do Atacama
A foto não ficou boa, mas não resisti em compartilhar esse momento descontração e fazer uma pequena brincadeira.


Deserto do Atacama
Lagunas Escondidas de Baltinache, última lagoa.
Depois de tantas fotos o  Mike retornou para o início da trilha a fim de preparar o almoço e nós permanecemos na última lagoa por aproximadamente 1 hora.
Deserto do Atacama
Lagunas Escondidas de Baltinache: Só nós e a paz. Precisa mais?
Nos secamos, "tentamos" remover o sal que cola no corpo e colocamos o roupão, mimo oferecido pela Ayllu, pela alta concentração de sal nosso corpo fica literalmente branco e mesmo não mergulhando, vai  para o rosto e o cabelo. Tome cuidado para não colocar a mão com sal nos olhos.
De volta a primeira lagoa, nosso almoço já estava praticamente pronto em uma bela mesa de frente para a lagoa. Ah gente aquilo ali é realmente pura mordomia. Surreal!!!

Deserto do Atacama
Almoço oferecido pela Ayllu nas Lagunas Escondidas de Baltinache, Deserto do Atacama.

Deserto do Atacama



Almoço:


Filé, salada e quinoa.
Vinho tinto, suco e água gelada.
Aquele lugar que até o momento era só nosso!



Almoçamos e relaxamos  por alguns momentos, aproveitando aquela paz .
Deserto do Atacama
Lagunas Escondidas de Baltinache: Lu relaxando após o almoço.

Como tudo que é bom passa rápido, chegou a hora de retornar. 

Nosso próximo passeio (na parte da tarde) seria para a mais conhecida, em relação as Escondidas, Laguna Cejar, também tem com alta salinidade. Tivemos um intervalo de 1 hora entre um tour e outro. Mesmo sabendo que iríamos entrar na Laguna Cejar, não resistimos e tomamos um banho e trocamos de roupa no hotel . Gente é muito sal e a roupa fica dura!


Procurando hotéis em San Pedro de Atacama?

Ficamos hospedados no Hotel Dunas.

Outros hotéis que recomendo: 

Maiores detalhes leia o post: 


Reserve seu hotel nas caixas do Booking.com localizados neste blog, você não pagará nada a mais por isso e o blog ganhará uma pequena comissão pela sua reserva. Obrigada.
                



Ficha técnica do passeio Lagunas Escondidas:

Horário: 7:30 às 14 horas, mas pode ser realizado pela manhã ou tarde.
Altitude: 2.500
Entrada: 5.000 pesos.
Café da manhã, almoço e roupão.
👙 (levar roupa de banho).


Dicas:

💬 Leve uma garrafinha com água para quando sair da lagoa lavar o rosto e o corpo que fica repleto de sal, aproveite e leve também um creme para o corpo.

💬 Vá com trajes de banho por baixo da roupa, mesmo que você não tenha intenção de entrar. Tenho certeza que não resistirá...

💬 Não tente mergulhar a cabeça porque é perigoso, pela alta concentração de sal, principalmente nos olhos. 


💬 Se você tem cabelo comprido ou na altura do ombro, faça um coque no alto da cabeça, assim  evitará que molhe. Sabe que sal acaba com o cabelo, imagina muitoooo sal!

💬 Como o passeio é de meio período, dá para incluir outro passeio no mesmo dia.

💬 O local não tem banheiros e chuveiros, apenas na guarita (entrada) que é longe.

💬 Vale muito a pena incluir esse tour porque seu visual além de lindo e diferente de qualquer outro cenário do Atacama.

💬 Não esqueça do protetor solar, chapéu ou boné, óculos de Sol e chinelos.

💬Visitamos em Abril e a temperatura estava  agradável, o que favoreceu que entrássemos  na água.

💬 Caso seu passeio seja na parte da manhã, saia com um casaco e a roupa de banho por baixo. 


Qual o melhor passeio: Lagunas Escondidas ou Lagunas Cejar?
Qual tour escolher, Lagunas Escondidas ou Laguna Cejar?

💬 Na hora de elaborar o roteiro, alguns viajantes ficam na dúvida se vale a pena realizar os dois tours ou escolher apenas um, já que ambos os passeios tem como principal atrativo o banho em lagoas de alta concentração de sal, impedindo de afundar.
Até a gerente do nosso hotel achou estranho quando falamos que visitaríamos as duas. Ela exclamou  que seria a mesma coisa.

Mas não é, cada um tem o seu visual , que por sinal são lindos.
Mas daí você pode me perguntar: Não tenho tempo para visitar as duas, qual a melhor escolha?
Bom, cada pessoa tem um perfil, mas algumas questões me influenciaram colocar as Lagunas Escondidas com um dos melhor passeios do Atacama, foram: 

 O visual da coloração  azul turquesa e todo aquele cenário do tapete de sal que envolve as  Lagunas Escondidas é surreal!

O fato de ser pouco conhecido faz das Escondidas um lugar pouco frequentado, já que poucas agências realizam esse tour. E eu adoro lugares vazios. Para você ter uma noção, só começou a chegar meia dúzia de pessoas, quando estávamos quase partindo.

Por último, nosso tour foi apenas nós e o Mike. Puramente exclusivo e a cara da riqueza. 

Mas ó, o ideal é fazer os dois, na minha opinião são passeios distintos e  vale a pena conhecer. 

Leia: Laguna Cejar


Posts sobre o Deserto do Atacama: 




Outros posts sobre o Chile: 





Realizei todos os passeios no Deserto do Atacama  a convite da  Ayllu Atacama e expressei aqui minha sincera opinião sobre a empresa. Desde já agradeço o convite e a confiança.

Contatos Ayllu Atacama:


Facebook: @aylluatacama

Instagram:  @aylluatacama

Site: www.aylluatacama.com.br

Whatsapp: +56964969163 

Endereço: Rua Toconao, 479 San Pedro de Atacama. 


Agradecimento especial a Luciane Mattos, amiga e excelente fotógrafa que  mesmo em viagem de férias, nos clicou em lugares lindos e realizou um ensaio fotográfico magnífico.
Leia também o post sobre: Ensaio fotográfico de viagem.



Tem dúvidas sobre o Deserto do Atacama?
Escreva na área de comentários, terei o maior prazer em ajudar.


Reserve seu hotel nas caixas do Booking.com localizados neste blog, você não pagará nada a mais por isso e o blog ganhará uma pequena comissão pela sua reserva. Obrigada.

               





Acompanhe nossas viagens pelas redes sociais:



      FACEBOOK  /   INSTAGRAM  /  
Saúde, paz e fé!






2 comentários:

  1. É clichê, mas as Lagunas Escondidas são de tirar o fôlego!A Ayllu Atacama fez toda a diferença, com tratamento de primeira, em todos os passeios que fizemos.

    ResponderExcluir

Compartilhe conosco suas dúvidas, comentários e dicas. Será muito importante para o Fourtrip. Terei o maior prazer em responder.