Praça da Bandeiras, Salar de Uyuni, Bolívia. Foto: Luciane Mattos |
Realizamos a travessia entre o Deserto do Atacama e Salar de Uyuni e revelo tudo neste post.
Leia:
Tudo o que você precisa saber para planejar sua viagem ao Salar do Uyuni na Bolívia.
Tipos de tours para o Salar de Uyuni saindo do Atacama.
Tour privado ao Salar do Uyuni saindo do Deserto do Atacama.
Como chegar no Salar de Uyuni.
Qual a melhor época de visitar o Salar de Uyuni.
Tudo o que você precisa saber para planejar sua viagem ao Salar do Uyuni na Bolívia.
Tipos de tours para o Salar de Uyuni saindo do Atacama.
Tour privado ao Salar do Uyuni saindo do Deserto do Atacama.
Como chegar no Salar de Uyuni.
Qual a melhor época de visitar o Salar de Uyuni.
Antes de mais nada, anota aí:
Conhecer esse "mar" de sal formado a milhares de anos atrás, decorrente do ressecamento de lagos pré-históricos e escoamento do mar, é sem sombra de dúvidas uma das experiências mais incríveis da sua vida.
Até poucos anos atrás, quando pesquisava sobre a aventura de como chegar no Salar de Uyuni, os relatos eram desanimadores... 😢
"Muito perrengue, cansativo, frio, alojamentos com banheiros compartilhados e água fria, acomodações sem calefação, refeições e higiene precárias, transporte compartilhado com mais seis pessoas mais o motorista, atravessando por horas e dias um deserto de areia e pó." 😡
O que para muitos pode ser besteira, para nós que já não somos tão novinhos, pode transformar uma viagem em um verdadeiro pesadelo.
Foi aí que uma amiga, a Carla do Asas pra que te quero, cujo perfil é bem parecido com o nosso, visitou ano passado o Atacama realizou essa expedição ao Salar de Uyuni de forma privada, como ela mesmo diz, uma "viagem Nutella", ou seja, sem "muitos" perrengues, com uma certa dose de mordomia e hotéis bem confortáveis.
Depois de tirar todas as dúvidas em sites como Viaje na Viagem, TripAdvisor e ter realmente a certeza de que não entraríamos numa fria, começamos o planejamento da nossa tão sonhada viagem ao Deserto do Atacama e Salar de Uyuni.
Gostamos de sair do Brasil com tudo no esquema, pesquisamos algumas empresas de turismo local e optamos pelo tour privado de três dias com a Ayllu Atacama, saindo e retornando para San Pedro de Atacama. Aliás essa foi a empresa escolhida para todos os passeios da viagem (Atacama + Salar de Uyuni). Super indico, serviço top de linha. Eles se encarregaram de marcar tudo. Nosso único trabalho foi pagar e viajar. 😊
Leia: Roteiro Deserto do Atacama e Salar de Uyuni.
Santiago do Chile ✈ Calama 🚙 San pedro de Atacama 🚙 Salar de Uyuni .
Leia: Como chegar no Deserto do Atacama.
● Bolívia:
Via La Paz 🚏 / ✈ Uyuni.
● Inverno = salar seco.
Abril à Novembro, estação seca, porém, quanto mais próximo de Julho, mais frio e é frio mesmo! A planície de sal fica seca, formando crostas. Posso falar: É lindooo!!!
● Verão = salar alagado.
Dezembro à Março, considerado a estação das chuvas, a temperatura é mais agradável. Mais fácil encontrar um cenário de espelho d`água, isso quer dizer que a superfície do salar forma uma camada de água decorrente das chuvas e derretimento da neve que vem das montanhas. O cenário é incrível e as fotos... bem a fotos, basta apreciar.
Vale lembrar que dependendo da quantidade de chuvas, alguns lugares podem fechar.
E qual época vocês escolheram? 😰
Bom, gostamos de vivenciar todas as experiências possíveis, escolhemos viajar num período intermediário, assim aumentaria a probabilidade de conhecer os dois tipos de cenários, seco e molhado, e ainda assim, não enfrentaríamos temperaturas tão baixas, mas vou adiantando pegamos frio viu. Depois de muita pesquisa observei que o final de Abril e início de Maio seria um bom período.
Foi a melhor escolha, o Salar estava 50% seco e 50% molhado. Mas... como nada é perfeito, não conseguimos conhecer a ilha dos cactos gigantes em meio ao salar- Ilha Incahuasi, por conta de estar alagado. 😓
Temperatura em Abril de 2018:
Durante a expedição entre San Pedro de Atacama e Salar de Uyuni chegamos a pegar -14º na primeira noite. Durante o dia a temperatura variava entre -5º a 10º. Imagina no inverno!!! ⛄
Fato curioso foi que no retorno para San Pedro de Atacama, inesperadamente pegamos neve, neve mesmo, caindo, na fronteira com o Chile.
Existem tours para todos os tipos de perfis e bolsos, que variam entre 3 ou 4 dias.
Você também pode escolher apenas a travessia:
Salar de Uyuni- Atacama ou vice- versa e seguir viagem. Claro que o valor é mais baixo em relação a expedição ida e volta. Observei também que o valor saindo do Salar de Uyuni para o Atacama é mais em conta . Deve ser porque o tour é realizado por empresas bolivianas contratadas por agências do Atacama.
A Mônica do Leve sem destino fez o tour compartilhado e conta detalhes no seu blog, vale a pena conferir.
Sinceramente não recomendo e não vi nenhum carro particular no caminho. As estradas são de terra, não tem sinalização, podendo facilmente se perder no deserto. Além disso não tem sinal de celular e GPS.
⇨ 150 para pagar taxa de entrada ao Parque Nacional Eduardo Avaroa. Não tem jeito, tem que pagar, boa parte dos parques e paradas pertencem ao parque.
⇨ 150 para extras como gorjeta do guia, lembranças, banheiros durante a viagem, bebidas de consumo nos hotéis e algumas coisitas a mais. No nosso caso deu certinho.
Não fomos informados, mas no retorno para San Pedro de Atacama, na imigração boliviana, nos cobraram 15 bolivianos para sair do país.
Lembre-se, esse valor foi indicado para o tour privado, que já está incluído refeições durante toda expedição, água e hospedagem.
Carinhosamente eles oferecem um kit de café da manhã para cada "aventureiro", com suco em caixinha, frutas, iogurte, biscoito e sanduíche de pão de forma e queijo.
Na imigração chilena, é necessário sair do veículo com a bagagens, porque eles abrem e olham tuuuudoooo. Tenha em mãos o passaporte ou ID, carteira de vacinação de febre amarela, mais o documento de imigração que você recebeu assim que entrou no país. Detalhe, os funcionários da imigração não são nem um pouquinho simpáticos.
Dica: Todas as empresas saem cedo, formando uma fila bem grandinha na fronteira. Tente não atrasar. No nosso caso, o grupo que estava em outro hotel atrasou e perdemos quase uma hora esperando para passar na imigração.
Aproximadamente 1 km depois chegamos na imigração boliviana, beeeem mais modesta, comparando com a chilena. É ali que os veículos 4X4 com os guias de empresas bolivianas contratadas pelas agências do Chile nos esperam. Aproveite para ir no banheiro.
Nosso guia já nos aguardava e fomos divididos em dois carros, cada um com quatro viajantes mais esse guia faz tudo (motorista, cozinheiro, mecânico). Como estávamos realizando o tour com a mesma empresa, os dois carros estavam sempre juntos durante toda a viagem, um dando suporte ao outro.
Um pouco mais adiante pagamos a taxa de 150 pesos para o acesso ao Parque Nacional Eduardo Avaroa, recebemos um ticket no qual preenchemos com nome e número do documento. Guarde-o porque será necessário apresentar em vários pontos da viagem, tanto na ida como na volta.
A partir dali a aventura começa pra vale...
San Pedro de Atacama ➯ Laguna Helionda
● Imigração Chile.
● Imigração Bolívia.
● Entrada Parque Nacional Eduardo Avaroa.
● Laguna Blanca
● Laguna Verde e Mirante vulcão Licancabur.
●Deserto Salvador Dalí.
●Termas de Polques (piscina termal).
Localizada no Salar de Chalviri. Para entrar na piscina paga-se 6 bolivianos.
Almoçamos em um restaurante do local.
● Geysers Sol de Mañana
Local onde pegamos a maior altitude: 5.300 metros. Ao contrário do Geiser el Tatio (Atacama), o cheiro de enxofre é bem forte, por conta disso não é recomendado permanecer no local por muito tempo.
●Laguna Colorada:
Uma das mais belas lagunas de todo passeio, tem uma coloração avermelhada e repleta de flamingos.
●Arbol de Piedra.
●Lagunas Honda e Chiarcota.
●Laguna Helionda.
● Los Flamengos Eco Hotel
Localizado na Laguna Helionda.
● Laguna Cañapa
● Mirador vulcão Ollague
● Cidade de Uyuni.
Entrada na maior planície de sal do mundo.
Post completo, leia : O que fazer no Salar de Uyuni: Roteiro e fotos.
● Almoço no Salar de Uyuni.
● Monumento Rally Dakar.
● Praça da Bandeiras.
Foto de capa do post.
●Ilha Incahusi.
A ilha em meio ao salar repleta de cactus gigantes. Como parte do salar encontrava-se alagado, não pudemos visitar.
● Pôr do Sol Salar do Uyuni.
● Hotel da Sal Cristal Samaña .
Salar de Uyuni ➯ Deserto do Atacama.
●Cemeterio de trens.
● Povoado San Cristoban.
●Valle de Rocas.
●Villa Mar: Um povoado com meia dúzia de casas no meio do nada.
Nosso almoço foi servido no refeitório de um hostel.
●Laguna Capina.
●Passagem pela fronteira boliviana 17h.
Encontramos com a van da empresa Ayllu neste local.
● Passagem pela fronteira chilena 17:30.
Fato curioso, a imigração chilena fecha às 18h, portanto caso você chegue no local após esse horário terá que pernoitar por lá mesmo até a abertura no outro dia.
💬 Procure reservar os primeiros dias para aclimatação do organismo a elevadas altitudes, com intuito de não sofrer com o temido como mal do soroche.
Mais informações, leia o post : Como combater o Mal do Soroche/ Mal da altitude.
💬 Apesar do nosso tour ser privado e oferecer algumas mordomias, essa expedição não é fácil. Atingimos mais de 5.000 metros de altitude, frio, o caminho é todo em estrada . Mas o visual é recompensador.
💬 Procure ser pontual, principalmente na saída para a fronteira com o Chile. Todas as empresas saem no mesmo horário, ocasionando uma fila enorme de vans. O grupo que estava em outro hotel atrasou, conclusão, atrasamos quase uma hora.
💬 Caso realize a expedição bate e volta, leve na bagagem apenas o necessário para os três dias e deixe o extra na pousada do Atacama.
💬 Leve água, barra de cereal, papel higiênico, lenço umedecido, filtro solar, protetor labial, gorro, um bom casado (faz frio hein) e óculos de Sol.
💬 Bolsinha de primeiros socorros: soro para lavar o nariz e os olhos por conta da poeira, antialérgico, antitérmico, protetor labial e remédio para enjoo.
💗 Carla do blog Asas pra que te quero . Sem sombra de dúvidas foi através da viagem dessa amiga que toda expedição Deserto do Atacama e Salar do Uyuni se concretizou.
💗 Luciane Mattos, amiga e fotógrafa preferida, que mesmo em viagem de férias, nos clicou em lugares lindos e realizou um ensaio fotográfico magnífico.
Tem dúvidas sobre o Salar de Uyuni?
Escreva na área de comentários, terei o maior prazer em ajudar.
Posts sobre o Chile:
Conhecer esse "mar" de sal formado a milhares de anos atrás, decorrente do ressecamento de lagos pré-históricos e escoamento do mar, é sem sombra de dúvidas uma das experiências mais incríveis da sua vida.
Até poucos anos atrás, quando pesquisava sobre a aventura de como chegar no Salar de Uyuni, os relatos eram desanimadores... 😢
"Muito perrengue, cansativo, frio, alojamentos com banheiros compartilhados e água fria, acomodações sem calefação, refeições e higiene precárias, transporte compartilhado com mais seis pessoas mais o motorista, atravessando por horas e dias um deserto de areia e pó." 😡
Estrada de terra que liga Deserto do Atacama e Salar de Uyuni. |
O que para muitos pode ser besteira, para nós que já não somos tão novinhos, pode transformar uma viagem em um verdadeiro pesadelo.
Foi aí que uma amiga, a Carla do Asas pra que te quero, cujo perfil é bem parecido com o nosso, visitou ano passado o Atacama realizou essa expedição ao Salar de Uyuni de forma privada, como ela mesmo diz, uma "viagem Nutella", ou seja, sem "muitos" perrengues, com uma certa dose de mordomia e hotéis bem confortáveis.
Depois de tirar todas as dúvidas em sites como Viaje na Viagem, TripAdvisor e ter realmente a certeza de que não entraríamos numa fria, começamos o planejamento da nossa tão sonhada viagem ao Deserto do Atacama e Salar de Uyuni.
Gostamos de sair do Brasil com tudo no esquema, pesquisamos algumas empresas de turismo local e optamos pelo tour privado de três dias com a Ayllu Atacama, saindo e retornando para San Pedro de Atacama. Aliás essa foi a empresa escolhida para todos os passeios da viagem (Atacama + Salar de Uyuni). Super indico, serviço top de linha. Eles se encarregaram de marcar tudo. Nosso único trabalho foi pagar e viajar. 😊
Leia: Roteiro Deserto do Atacama e Salar de Uyuni.
➤Como chegar no Salar de Uyuni?
● Chile:Santiago do Chile ✈ Calama 🚙 San pedro de Atacama 🚙 Salar de Uyuni .
Leia: Como chegar no Deserto do Atacama.
● Bolívia:
Via La Paz 🚏 / ✈ Uyuni.
➤Quando visitar ao Salar de Uyuni?
Não tem melhor época para visitar o Salar de Uyuni, ele é lindo durante o ano inteiro, mas dependendo da estação, pode oferecer diferentes tipos de cenários, com vantagens e desvantagens. Basta você escolher o período que combina melhor com seu perfil.● Inverno = salar seco.
Abril à Novembro, estação seca, porém, quanto mais próximo de Julho, mais frio e é frio mesmo! A planície de sal fica seca, formando crostas. Posso falar: É lindooo!!!
Salar de Uyuni seco, Bolívia. |
● Verão = salar alagado.
Dezembro à Março, considerado a estação das chuvas, a temperatura é mais agradável. Mais fácil encontrar um cenário de espelho d`água, isso quer dizer que a superfície do salar forma uma camada de água decorrente das chuvas e derretimento da neve que vem das montanhas. O cenário é incrível e as fotos... bem a fotos, basta apreciar.
Vale lembrar que dependendo da quantidade de chuvas, alguns lugares podem fechar.
Salar de Uyuni alagado. Bolívia. |
E qual época vocês escolheram? 😰
Bom, gostamos de vivenciar todas as experiências possíveis, escolhemos viajar num período intermediário, assim aumentaria a probabilidade de conhecer os dois tipos de cenários, seco e molhado, e ainda assim, não enfrentaríamos temperaturas tão baixas, mas vou adiantando pegamos frio viu. Depois de muita pesquisa observei que o final de Abril e início de Maio seria um bom período.
Foi a melhor escolha, o Salar estava 50% seco e 50% molhado. Mas... como nada é perfeito, não conseguimos conhecer a ilha dos cactos gigantes em meio ao salar- Ilha Incahuasi, por conta de estar alagado. 😓
Temperatura em Abril de 2018:
Durante a expedição entre San Pedro de Atacama e Salar de Uyuni chegamos a pegar -14º na primeira noite. Durante o dia a temperatura variava entre -5º a 10º. Imagina no inverno!!! ⛄
Fato curioso foi que no retorno para San Pedro de Atacama, inesperadamente pegamos neve, neve mesmo, caindo, na fronteira com o Chile.
➤Tipos de tour para o Salar de Uyuni:
Existem tours para todos os tipos de perfis e bolsos, que variam entre 3 ou 4 dias.
Você também pode escolher apenas a travessia:
Salar de Uyuni- Atacama ou vice- versa e seguir viagem. Claro que o valor é mais baixo em relação a expedição ida e volta. Observei também que o valor saindo do Salar de Uyuni para o Atacama é mais em conta . Deve ser porque o tour é realizado por empresas bolivianas contratadas por agências do Atacama.
● Tour Privado: (Nossa escolha)
Salar de Uyuni, Bolívia: Tour privado para quatro pessoas. Nós com as amigas Lúcia e Luciane. |
Um pacote fechado para até quatro pessoas. O valor é único, independente do nº de passageiros, ou seja, fica mais em conta se você arrumar três amigos. No nosso caso, viajamos o casal mais duas amigas.
✓ Transporte do hotel até a fronteira da Bolívia.
✓ Transporte veículo 4X4 em todo território boliviano.
✓ Guia multifuncional : "faz tudo", motorista, cozinheiro, garçom etc.
✓ Água mineral, lanche e almoço (com bebidas: água, suco, cerveja e vinho).
✓ Hospedagem em hotéis top de linha com calefação e refeições incluídas. Bebidas à parte.
✓ Galochas para usar no Salar alagado.
✓ Almoço em meio ao Salar de Uyuni.
Hotéis do tour privado ao Salar de Uyuni:
*Los Flamingos Eco Hotel:
Foi o hotel que pernoitamos na primeira noite da expedição, localizado na Laguna Helionda, já na Bolívia. Depois de um dia inteiro percorrendo o deserto, a única coisa que desejamos é um banho quentinho, uma comida gostosa e uma cama confortável. Simplesmente amamos a experiência e o hotel. Chegamos a pegar -14 graus celsius durante a madrugada.
Laguna Helionda, fachada e dependências do Los Flamingos. |
► Hotel de Sal Cristal Samaña
Localizado de frente para o Salar. Simplesmente incrível. Um hotel construído em boa parte de sal .
Localizado de frente para o Salar. Simplesmente incrível. Um hotel construído em boa parte de sal .
Hotel Cristal Samaña, Salar de Uyuni, Bolívia. |
● Tour compartilhado:
✓ Como diz o nome, você compartilha todo o passeio com mais seis viajantes.
✓ Transporte 4X4.
✓ Guia/motorista faz tudo.
✓ Hospedagem hostel/ alojamentos + refeições (simples). Dizem que os banheiros são compartilhados, alguns com água fria. Recomendam levar papel higiênico, mínimo de 4 litros de água e alimentos.
✓ Em comparação ao tour privado é bem mais em conta.
Salar de Uyuni com carro particular:
Sinceramente não recomendo e não vi nenhum carro particular no caminho. As estradas são de terra, não tem sinalização, podendo facilmente se perder no deserto. Além disso não tem sinal de celular e GPS.➤ Quanto levar em dinheiro:
Para o tour PRIVADO de 3 dias (bate-e-volta: Atacama- Salar- Atacama) a empresa recomendou levar 300 bolivianos.⇨ 150 para pagar taxa de entrada ao Parque Nacional Eduardo Avaroa. Não tem jeito, tem que pagar, boa parte dos parques e paradas pertencem ao parque.
⇨ 150 para extras como gorjeta do guia, lembranças, banheiros durante a viagem, bebidas de consumo nos hotéis e algumas coisitas a mais. No nosso caso deu certinho.
Não fomos informados, mas no retorno para San Pedro de Atacama, na imigração boliviana, nos cobraram 15 bolivianos para sair do país.
Lembre-se, esse valor foi indicado para o tour privado, que já está incluído refeições durante toda expedição, água e hospedagem.
Como é realizado o tour para o Salar de Uyuni saindo do Atacama?
A van da Ayllu passou no hotel às 7:30 da manhã. Éramos 8 pessoas mais o motorista. Partimos em direção a fronteira com a Bolívia, aproximadamente 50 minutos de estrada de asfalto.Carinhosamente eles oferecem um kit de café da manhã para cada "aventureiro", com suco em caixinha, frutas, iogurte, biscoito e sanduíche de pão de forma e queijo.
Na imigração chilena, é necessário sair do veículo com a bagagens, porque eles abrem e olham tuuuudoooo. Tenha em mãos o passaporte ou ID, carteira de vacinação de febre amarela, mais o documento de imigração que você recebeu assim que entrou no país. Detalhe, os funcionários da imigração não são nem um pouquinho simpáticos.
Imigração do Chile na fronteira com a Bolívia. |
Aproximadamente 1 km depois chegamos na imigração boliviana, beeeem mais modesta, comparando com a chilena. É ali que os veículos 4X4 com os guias de empresas bolivianas contratadas pelas agências do Chile nos esperam. Aproveite para ir no banheiro.
Nosso guia já nos aguardava e fomos divididos em dois carros, cada um com quatro viajantes mais esse guia faz tudo (motorista, cozinheiro, mecânico). Como estávamos realizando o tour com a mesma empresa, os dois carros estavam sempre juntos durante toda a viagem, um dando suporte ao outro.
Um pouco mais adiante pagamos a taxa de 150 pesos para o acesso ao Parque Nacional Eduardo Avaroa, recebemos um ticket no qual preenchemos com nome e número do documento. Guarde-o porque será necessário apresentar em vários pontos da viagem, tanto na ida como na volta.
A partir dali a aventura começa pra vale...
Mapa da Expedição Salar de Uyuni.
Mapa tour Deserto do Atacama- Salar de Uyuni. |
➤ Roteiro Deserto do Atacama ➯ Salar de Uyuni ➯ Deserto do Atacama.
1º dia:
San Pedro de Atacama ➯ Laguna Helionda
● Imigração Chile.
● Imigração Bolívia.
● Entrada Parque Nacional Eduardo Avaroa.
● Laguna Blanca
Foto panorâmica laguna Blanca, Bolívia. |
● Laguna Verde e Mirante vulcão Licancabur.
Laguna Verde e Vulcão Licancabur, Bolívia. |
●Deserto Salvador Dalí.
Deserto Salvador Dali, Bolívia. |
●Termas de Polques (piscina termal).
Terma del Polques, Bolívia. |
Localizada no Salar de Chalviri. Para entrar na piscina paga-se 6 bolivianos.
Almoçamos em um restaurante do local.
Flamingos no salar, Bolívia. |
● Geysers Sol de Mañana
Local onde pegamos a maior altitude: 5.300 metros. Ao contrário do Geiser el Tatio (Atacama), o cheiro de enxofre é bem forte, por conta disso não é recomendado permanecer no local por muito tempo.
Geysers Sol de Mañana, Bolívia. |
●Laguna Colorada:
Uma das mais belas lagunas de todo passeio, tem uma coloração avermelhada e repleta de flamingos.
Laguna Colorada, Bolívia. |
●Arbol de Piedra.
Arbol de Piedra e demais formações rochosas, Bolívia. |
●Lagunas Honda e Chiarcota.
●Laguna Helionda.
Laguna Helionda, Bolívia. |
● Los Flamengos Eco Hotel
Localizado na Laguna Helionda.
Los Flamengos Eco Hotel, Bolívia. |
Dia 2:
Laguna Helionda ➯ Salar de Uyuni:● Laguna Cañapa
● Mirador vulcão Ollague
Mirador e vulcão Ollague ao fundo, Bolívia. Foto: Luciane Mattos |
● Cidade de Uyuni.
● Salar de Uyuni.
Entrada na maior planície de sal do mundo.
Post completo, leia : O que fazer no Salar de Uyuni: Roteiro e fotos.
● Almoço no Salar de Uyuni.
● Monumento Rally Dakar.
Monumento Rally Dakar, Salar de Uyuni, Bolívia. Foto: Luciane Mattos |
● Praça da Bandeiras.
Foto de capa do post.
●Ilha Incahusi.
A ilha em meio ao salar repleta de cactus gigantes. Como parte do salar encontrava-se alagado, não pudemos visitar.
● Pôr do Sol Salar do Uyuni.
Pôr do Sol no Salar de Uyuni alagado. Bolívia. Foto: Luciane Mattos |
● Hotel da Sal Cristal Samaña .
Hotel todo construído em sal de frente para o Salar de Uyuni, Bolívia. |
Dia 3:
Salar de Uyuni ➯ Deserto do Atacama.
●Cemeterio de trens.
Cemitério de trens, Uyuni, Bolívia. Foto: Luciane Mattos |
● Povoado San Cristoban.
●Valle de Rocas.
Formações rochosas no Valle de Rocas, Bolívia. Foto: Luciane Mattos |
●Villa Mar: Um povoado com meia dúzia de casas no meio do nada.
Nosso almoço foi servido no refeitório de um hostel.
●Laguna Capina.
Laguna Capina, Bolívia. |
●Passagem pela fronteira boliviana 17h.
Encontramos com a van da empresa Ayllu neste local.
● Passagem pela fronteira chilena 17:30.
Fato curioso, a imigração chilena fecha às 18h, portanto caso você chegue no local após esse horário terá que pernoitar por lá mesmo até a abertura no outro dia.
Curiosidades e dicas:
💬 Procure reservar os primeiros dias para aclimatação do organismo a elevadas altitudes, com intuito de não sofrer com o temido como mal do soroche.
Mais informações, leia o post : Como combater o Mal do Soroche/ Mal da altitude.
💬 Apesar do nosso tour ser privado e oferecer algumas mordomias, essa expedição não é fácil. Atingimos mais de 5.000 metros de altitude, frio, o caminho é todo em estrada . Mas o visual é recompensador.
💬 Procure ser pontual, principalmente na saída para a fronteira com o Chile. Todas as empresas saem no mesmo horário, ocasionando uma fila enorme de vans. O grupo que estava em outro hotel atrasou, conclusão, atrasamos quase uma hora.
💬 Caso realize a expedição bate e volta, leve na bagagem apenas o necessário para os três dias e deixe o extra na pousada do Atacama.
💬 Leve água, barra de cereal, papel higiênico, lenço umedecido, filtro solar, protetor labial, gorro, um bom casado (faz frio hein) e óculos de Sol.
💬 Bolsinha de primeiros socorros: soro para lavar o nariz e os olhos por conta da poeira, antialérgico, antitérmico, protetor labial e remédio para enjoo.
Realizamos a expedição de 3 dias Atacama - Salar de Uyuni - Atacama com a empresa Aylluatacama e recebemos um com desconto no valor total do tour. Expressei aqui minha sincera opinião sobre a empresa. Desde já agradeço o convite e a confiança.
Agradecimentos: 💗 Carla do blog Asas pra que te quero . Sem sombra de dúvidas foi através da viagem dessa amiga que toda expedição Deserto do Atacama e Salar do Uyuni se concretizou.
💗 Luciane Mattos, amiga e fotógrafa preferida, que mesmo em viagem de férias, nos clicou em lugares lindos e realizou um ensaio fotográfico magnífico.
Tem dúvidas sobre o Salar de Uyuni?
Escreva na área de comentários, terei o maior prazer em ajudar.
Posts sobre o Deserto do Atacama:
Tudo que você precisa saber antes de visitar o Deserto do Atacama.
Roteiro completo Deserto do Atacama
Roteiro completo Deserto do Atacama
Termas de Puritama, o oásis do Deserto do Atacama.
Lagunas Altiplânicas.
Valle de la Luna e Valle de la Muerte
Salar de Tara
Laguna Cejar
Geiser del Tatio Lagunas Altiplânicas.
Valle de la Luna e Valle de la Muerte
Salar de Tara
Laguna Cejar
Posts sobre o Chile:
Faça sua busca de hotéis e voos nas caixas do Booking.com e Gol localizado neste blog. Somos afiliados e o blog ganha uma pequena comissão das reservas efetuadas a partir daqui. Você não pagará nada a mais por isso. Obrigada.
Alugue seu carro na Rentcars.com, pague no Brasil sem cobrança de IOF. Reserve pelos banners do blog, recebemos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso. Obrigado.
Saúde, paz e fé!
Gentemmmm, um dia eu quero chegar nesse padrão. Que TUDO!!
ResponderExcluirHotelzinho confortável com calefação, vinho e muito "lusssho"! eheheheh...
Olha, ainda bem que não passamos grandes perrengues e encontramos água quente pro banho, mas não consigo me imaginar pegando temperaturas de -14 graus!! Deuzulivre! Só quero fazer essa travessia de novo, no inverno, se for do jeito que vcs fizeram! rsrs :)
Parabéns pelo post, ficou lindo!
E obrigada pela menção!
Beijos
Foi demais e inesquecível. Obrigado querida, bjão
ExcluirUau que mar branco lindo. Seráque um dia conseguirei conhecer?
ResponderExcluir