https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjWwZqGkMloOpzWhwpdlmeLSl5hyphenhyphenehA_qJaRTz7ynBGYI8JZQ-vKr9tFMqg8IOyytBrdKTfphVbUb4Uly7etzXFZpkCKmvePmZfV8KHP0F17OAfKWiBqF8vXjjVhUF6XZsYKELQLym-8H4/s640/canal+4.png

VISITA AO CANAL DO PANAMÁ



Cidade do Panamá
Centro de visitantes Miraflores, Canal do Panamá.

Considerado uma das hidrovias mais importantes do mundo, o Canal do Panamá tem aproximadamente 80 km de extensão, construído no  istmo  das Américas  ligando os oceanos Pacífico e Atlântico. Foi uma obra tão importante para a economia mundial que recebeu o título de  Uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis. 

O Canal é a atração mais famosa do Panamá e mesmo que você tenha uma conexão prolongada na cidade, vale a pena visitar Centro de Visitantes Miraflores e conhecer a engenharia que mudou a história geográfica, econômica e política do mundo. 


Como visitar o Canal do Panamá:

Chegou o momento de conhecer um país que sempre esteve na nossa listinha de desejos e  visitar a obra que é motivo de orgulho do país estava no topo da lista de atrações na cidade. 



Como visitar o Canal do Panamá:


É possível conhecer o Centro de Visitantes Miraflores contratando tours de agências de turismo, de táxi ou de metrô. No nosso caso optamos por contratar um tour privado com a empresa Guia Panamá administrada pelo casal de brasileiros Roque e Liliana. Essa opção ajudou bastante, já que tínhamos pouco tempo e gostaríamos de conhecer o máximo da cidade. Realizamos o city tour na Cidade do Panamá, incluindo suas atrações mais famosas, como o Canal do Panamá e Casco Viejo.


Quer saber todos os detalhes sobre nossa viagem ao Panamá?

Leia os posts: 

Cidade do Panamá, dicas e roteiro.
* San Blás, as ilhas caribenhas do Panamá.


Saímos  do hotel Best Western Plus Panamá Zen Hotel aproximadamente 8:30, porque segundo nossa guia Liliana os navios passam  pela primeira eclusa aproximadamente 9:00 da manhã  e cá entre nós a cereja do bolo  é ver a passagem dos navios.


*Reserve seu hotel no Booking.com com alternativa de cancelamento grátis. Reservando pelos links ou banners deste blog recebemos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso. Obrigada.


                      


Bem ansiosos, fomos em direção ao  Centro de Visitantes  Miraflores. O local foi construído meses depois que o Canal passou para as mãos do Panamá. É possível ver a passagem de embarcações pelas eclusas e entender ao vivo e a cores todo seu sistema de funcionamento.

Localizado aproximadamente a 15 km do centro da cidade, o local tem toda infraestrutura turística e conta com mirantes em frente a primeira eclusa, um museu interativo de quatro andares, lanchonete, wi-fi e estacionamento.

Valor da entrada do Canal do panamá:


15 dólares - Adultos
10 dólares - 6 a 12 anos.
Inclui : Filme 3D, mirante e museu.

Horário de funcionamento: 9 às 17. Porém a passagem dos barcos são até 9:15 e após 15 horas.

No caminho a Liliana já foi explicando um pouco da história e curiosidades do Canal e por sorte avistamos da estrada um navio posicionando-se para cruzar o canal.

Foi o tempo do motorista da van nos deixar na bilheteria, pagarmos as entradas e corrermos para o mirante a fim de ver a passagem do navio. Esse foi o grande diferencial de estar com a guia Liliana em um tour privado, enquanto todos se aglomeravam para ver o vídeo explicativo na entrada, nós  pegamos o mirante vazio e nos posicionamos no melhor lugar, na grade de frente para primeira eclusa e ali mesmo ela nos explicou detalhes sobre o funcionamento da Canal. Minutos depois o local já estava tomado de gente brigando por um espaço.

Panamá
Olha nós ali no melhor lugar! Mirante de observação dos barcos passando pelas eclusas, Canal do Panamá.



Um pouco sobre a história do Canal do Panamá...

Istmo das Américas, Panamá.

Construir um canal que ligasse dois oceanos não era uma tarefa tão fácil, agora imagina isso  cem anos atrás!

Em 1880 os franceses iniciaram as obras do Canal e durante alguns anos tentaram abrir caminhos pelas montanhas, assim como fizeram com o Canal do Suez. O propósito era construir o Canal ao nível do mar, entretanto a diferença de relevo  e a alta taxa de mortalidade de seus operários por doenças tropicais como malária e febre amarela, dificultaram a continuidade da obra.

De olho neste promissor caminho comercial, em 1904 os Estados Unidos assumiram o projeto, investiram pesado  para combater tais dificuldades e  concluíram a obra em dez anos. 

Como ?


Resolveram construir diques que enchem de água e permitem a elevação e descida de navios (funcionando como um elevador de embarcações), tanto do lado do Oceano Pacífico como do lado do Oceano Atlântico, esses elevadores chamam-se eclusas.


Panamá
Canal do Panamá e suas eclusas.


O Canal foi inaugurado em 15 de agosto de 1914, passando a ser a principal rota de navios no comércio mundial, reduzindo tempo, custos e distâncias no transporte de mercadorias.

Só pra ter uma ideia, antes do Canal do Panamá iniciar suas atividades, os navios que vinham do Oceano Atlântico em direção ao Pacífico e vise-versa partiam em direção ao extremo Sul das Américas passando pelo Cabo de Horn, um caminho perigoso e com tormentas.


Com início de suas operações o tempo de travessia entre as extremidades do Canal, na Cidade do Panamá do lado do oceano Pacífico e Cólon do lado do Atlântico, tem duração de oito a dez horas.


A importância do Canal do Panamá na economia mundial.

Em 1977 o presidente dos Estados Unidos - James Carter e o general panamenho Omar Torrijos assinaram o Tratado Torrijos-Carter que estabelecia a passagem do controle das operações do Canal para o Panamá ao meio dia de 31 de dezembro de 1999.

Em 2010 o Canal alcançou um número histórico, um milhão de barcos que atravessaram o Canal do Panamá desde a sua inauguração.


Centro de Visitantes Miraflores - Canal do Panamá:


*Hall de entrada:

Possui vários painéis informativos e uma sala de cinema que passa um filme em 3D (inglês e espanhol)  mostrando toda história e funcionamento do Canal do Panamá.


*Mirante:

O lugar mais disputado da atração!
A grande sorte do dia foi que presenciamos dois navios atravessando o Canal, um após o outro em eclusas diferentes.


Veja a seguir em quatro fotos a passagem de um navio na primeira eclusa (Miraflores).  Esse momento deu até um arrepio.


Panamá
Passagem de um navio na eclusa Miraflores, Canal do Panamá.

Você sabia...

Assim que os navios entram no Canal do Panamá, quem assume o comando da embarcação por toda a sua extensão  é um prático do Canal?
Esse profissional é formado especialmente para essa função e é um dos mais bem pagos do Canal, podendo chegar a um salário de 30 mil dólares mensais, isso mesmo eu falei 30 mil dólares. Atualmente há no Canal cerca de 250 práticos que dão conta de 40 a 50 travessias diárias.


Após a passagem dos navios fomos vistar os quatro andares do  museu.



*Museu do Canal do Panamá: 


Um museu interativo que conta a história e mostra tudo sobre sua engenharia de funcionamento, desde o início da construção até os dias de hoje, além de um simulador onde você é o comandante e assume a direção de um navio  atravessando o Canal.



Todas as eclusas do Canal do Panamá.




*Simulador no Canal do Panamá:

Você assume o posto do comandante, quer dizer do prático do Canal.





Terminada a visita descemos de elevador até o primeiro andar.

Assim toda atração no mundo, tudo acaba em uma loja de souvenir onde são vendidos vários itens sobre o Canal. Para marcar a visita compramos dois imãs do Canal- custo: 5 dólares cada (em Casco Viejo é mais em conta).

O Centro de Visitação  Miraflores é a mais visitada por ser mais próxima da Cidade do Panamá e do aeroporto internacional Tocumen. Porém  existe outro centro de visitação no lado do Atlântico, o Água Clara.

Reserve duas  horas para a visita completa, mas caso não tenha todo esse tempo disponível, vale visitar o local apenas para ver os navios passarem.

Com certeza esse passeio ficará marcado na nossa memória pelo resto de nossas vidas!

Para ver mais fotos sobre a Cidade do Panamá, visite nossa página do Instagram - @blogfourtrip, lá você encontra um vídeo mostrando a passagem de um navio no Canal do Panamá..





Guia Panamá  também realiza esse tipo de passeio pegando e deixando no aeroporto. Fica a dica pra quem vai fazer uma conexão longa na Cidade do Panamá.


Indico visitar a página do Guia Panamá . Eles explicam todos os detalhes sobre tours e atrações.

Visitar o Panamá foi uma experiência maravilhosa, eu que alguns anos atrás pensava que o país se resumia  apenas no Canal do Panamá, fiquei impressionada com a história de seu povo e as belezas naturais do país.

O Roque e a Liliana do Guia Panamá fizeram diferença. Primeiro porque realizam um serviço de extrema qualidade e competência e segundo foi porque conquistamos mais duas belas amizades nesse mundo de viagens. Eles arrasam na recepção, só tenho a agradecer pelo carinho e a parceria. Não é à toa que estão famosos quando o assunto é viagem ao Panamá!

Visite também a página do facebook @guianopanama
Instagram: @guiapanama


Realizei os passeios em parceria com a empresa Guia Panamá e relatei aqui minha sincera opinião sobre seus serviços.


Gostaram do post? Então já deixa salvo no Pinterest.

Panamá
Pinterest Fourtrip



Alugue seu carro na Rentcars, pague no Brasil sem cobrança de IOF. Reserve pelos banners do blog, recebemos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso. Obrigado.



Acompanhe nossas viagens pelas redes sociais:


    FACEBOOK  /   INSTAGRAM  /  







Saúde, paz e fé! 

9 comentários:

  1. Quando fui no canal do Panamá eles estavam começando a construir o segundo canal quero voltar lá para ver como ficou com dois canais

    ResponderExcluir
  2. Nossa, incrível terem construido isso à 100 anos atrás. Deve ser muito legal conhecer, tanto pela história e ideia quanto pela experiencia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É indescritível conhecer tamanha obra tão importante para o mundo.

      Excluir
  3. Muito bom teu post. Està fantàstico e completo!
    Nao tenho planos, mas fiquei super curiosa em conhecer!
    ;)
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana, quando tiver uma oportunidade conheça, o país tem várias atrações interessantes.

      Excluir
  4. Adorei o post e as dicas! Parece ser muito interessante essa visita ao Canal do Panamá. Quando for no Panamá esse tour estará no meu roteiro com certeza. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Heartfelt appreciation for your consistent production of stellar content on your blog. Your dedication to presenting valuable insights and captivating material is truly valued. Your blog has become a reliable source of information and inspiration. Keep up the fantastic work!Driving Suspended License Misdemeanor New Jersey and Middlesex County Reckless Driving Attorney

    ResponderExcluir

Compartilhe conosco suas dúvidas, comentários e dicas. Será muito importante para o Fourtrip. Terei o maior prazer em responder.