https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi3KNKcBvjOsBjfIQQPgYpMzf6tYiP7glThYkPXXmxj5DgPhXsug-mE2VidJrJ_jCcm02Q0NyYjT3C7TyJXjE_JDujGlERbYxMtZ6XMiMD0XXP5ggzppL8xJ9DyhPsYNWFNHCWBaHkNsnQ/s640/san+andres.png

SAN ANDRÉS, DICAS E ROTEIRO DE 5 DIAS


Roteiro de viagem San Andrés na Colômbia.

Colômbia
Vista da varanda da suíte do Hotel GHL Sunrise, ao fundo a ilha de Haynes Cay.

San Andrés, paraíso caribenho localizado a 750 km da Colômbia, conhecida internacionalmente pelo seu mar de sete cores.
É a maior ilha de um arquipélago formado por San Andrés, Providencia e Santa Catalina
Leia neste post :
Roteiro de viagem San Andrés na Colômbia.
Dicas de atrações em San Andrés.
Hospedagem em San Andrés.
Sem sombra de dúvida as praias e as piscinas naturais com tons variados de azul são a cereja do bolo deste destino paradisíaco.  Realizamos a chamada "viagem 2 em 1", conhecendo dois países e três destinos (San Andrés e Cidade do Panamá , San Blás). O lado positivo é a economia no valor da passagem aérea  e a desvantagem é na questão da logística em organizar o roteiro, já que é preciso dividir a viagem de acordo com cada lugar visitado.
Separamos cinco dias para desfrutar as maravilhas desta ilha colombiana, incluindo chegada e saída, contamos com a sorte (e com a ajudinha de São Pedro) e reservamos os passeios considerados indispensáveis. 
Quando falamos de viagem para uma ilha, tudo envolve condições meteorológicas, podendo ocorrer  cancelamentos ou alterações de passeios. Por sorte o tempo cooperou e conseguimos realizar tudo que planejamos. 

Realizamos os passeios para ilhas  próximas de San Andrés, de forma privada com o barqueiro Miguel (whatsapp : +573152209401, não esqueça de colocar o sinal (+). O legal foi que ele nos buscava no cais do nosso hotel e fazia um roteiro na contra mão dos barcos de turismos. Em todas as paradas pegamos os locais mais vazios. Super recomendo, foi show.

Mais detalhes,  leia o post sobre: Planejamento de viagem San Andrés.


Veja no roteiro a seguir os melhores passeios em San Andrés, ou seja, o que você não pode deixar de fazer em San Andrés, na Colômbia.

*Roteiro de 5 dias em San Andrés:

➤Dia 1:


Chegada na ilha: 12h. 
Reservamos a tarde para conhecer o centro e trocar moeda.

● Check in hotel GHL Hotel Sunrise .

Hotel estilo resort, com piscina a beira mar, cais,  praia particular, suíte ampla, confortável e varanda com vista para todo aquele mar de infinitos tons de azul e a ilha de Haynes Cay. Confere a foto de capa deste post, o registro foi da varanda da nossa suíte no quinto andar.
Colômbia
GHL Sunrise San Andrés, Colômbia.

Leia mais detalhes sobre nossa hospedagem, além de dicas de hotéis em San Andrés no postHotéis em San Andrés.

*Reserve seu hotel no Booking.com com alternativa de cancelamento grátis. Reservando pelos links ou banners deste blog recebemos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso. Obrigada.

                      

 Almoço no restaurante do hotel.

Troca de  moeda na  Western Union, localizada no centro da ilha. Reserve tempo e paciência, porque o local é muito procurado. Não esqueça de levar passaporte e o nome do hotel.

● Noite:
Caminhamos pelo comércio do centro e jantamos em um restaurante italiano, estava tão cansada que esqueci de anotar o nome, só lembro que fica em frente ao Peru Wok.



➤Dia 2:


● Passeio de barco Haynes Cay, Acuario, piscinas naturais com estrelas do mar e Mantarrayas. 

Dia inteiro.

► Haynes Cay & Acuario:

Colômbia

Localizadas no leste da ilha, bem de frente para nosso hotel, Haynes Cay e  Acuario são duas pequenas ilhas  separadas por apenas 200 metros, você pode sair de uma e chegar na outra caminhando através de um banco de areia, não esqueça de levar sapatilhas de neoprene, porque tem algumas pedrinhas.

Acuario é um banco de areia com uma barreira de corais formando uma piscina natural gigantesca com água cristalina e uma imensa variedade de peixes, o local além de lindo é ideal para fazer flutuação com snorkel.
Colômbia
Mergulho Acquario, San Andrés, Colômbia.


Almoço em Haynes Cay em um restaurante estilo jamaicano. Pedimos peixe frito que veio acompanhado com arroz e papas fritas, uma espécie de fruta do pão frita, muito usado na culinária local. Gente os pratos vieram sem talher, como assim ??? Vou ser sincera, não gostei  e depois me questionei sobre a higiene, portanto não recomendo almoçar neste local. Meu filho pegou rota vírus na viagem e os sintomas apareceram dois dias depois desse passeio.
Minha dica é observar a higiene e  levar biscoitos e bebidas no barco.


► Mantarrayas. 

Colômbia
Mantarrayas, San Andrés, Colômbia.

Bem próximo de Acuario visitamos uma piscina natural repleta de arraias gigantes. Li muitos relatos desaconselhando esse passeio, mas talvez pelo tipo de tour que realizamos tivemos uma impressão totalmente diferente. Primeiro porque chegamos quando o local  estava bem vazio e depois o nosso guia Miguel é super consciente e  um verdadeiro protetor da espécie marinha local, a única coisa que fizemos foi mergulhar no seu  habitat sem importuná-las. Sinceramente foi um dos lugares mais bonitos que visitamos em San Andrés. Posso dizer que a maneira que realizamos esse tour, foi uma experiência incrível!

Chegamos no finalzinho da tarde e curtimos um pouco a piscina do hotel.


Noite: 

● Restaurante La Regatta.


Um dos restaurantes mais famosos da ilha, localizado no club náutico  em  um deck com uma vista linda para a praia e uma decoração temática estilo caribenho.

Reserve com antecedência assim que chegar na ilha ou como eu pelo email: recepcionregatta@outlook.com . 
Endereço: Avenida Newball ao lado do Club Náutico. Por sorte fica ao lado do nosso hotel.


➤Dia 3:


Manhã:


● Voo de Parasail em San Andrés :

Colômbia
Emoção do parasail em San Andrés, Colômbia.

Sabe aquela aventura que não pode faltar em San Andrés?
Então, esse é o voo de parasail , considerado uma das melhores atrações em San Andrés. 


Daí você pode dispensar porque tem medo de altura. Faz isso não!
Também tenho pavor de altura e encarei a adrenalina de boa. E agora tô aqui para afirmar para vocês que é super seguro. Ver todo aquele mar caribenho com várias tonalidades de azul é  incrível. Ah e até minha mãe de 77 anos encarou!
Faz um negócio dá uma lida no postVoo de parasail em San Andrés.


● Almoço no hotel.


Tarde: (13:30 às 17:30).


Tour Johnny Cay e Águas Brancas.

 

►Johnnny Cay:

San Andrés
Johnny Cay, San Andrés.

Outra ilha localizada na direção da praia de Peatonal, ao norte da ilha.  Em poucos minutos você conhece o local, que tem um cenário digno de um paraíso, piscinas naturais com água cristalina e uma variedade de espécies marinhas, ideal para mergulho de snorkel.
Leia post completo: Tour Johnny Cay e Águas Brancas.
San Andrés
Johnny Cay, San Andrés.


► Águas Brancas:

San Andrés
Águas Brancas, San Andrés.

Já no finalzinho da tarde, retornando de Johnny Cay, o guia parou a lancha em Águas Brancas, um banco de areia que forma uma gigantesca piscina natural, localizada na direção do nosso hotel. Permanecemos ali até o momento do pôr do Sol. Melhor de tudo, todo aquele paraíso só para nós! Um dos momentos preciosos da viagem.

Leia post completo: Tour Johnny Cay e Águas Brancas.

Noite: 

Passeio pelo comércio e jantar no restaurante 80`Interstate. Localizado ao lado do nosso hotel.



➤Dia 4:


● Passeio de mule: Volta a ilha de San Andrés.

Colômbia
Volta a ilha de San Andrés, Colômbia.

Chegou o dia de percorrer toda a ilha e conhecer suas principais praias e pontos turísticos. 
Na véspera alugamos uma mule em uma lojinha em frente ao nosso hotel. Com um mapa que pegamos no hall do hotel, nos direcionamos no sentido do aeroporto.

Tempo do passeio: 10 às 17h.

Paradas e atrações...


Praia Spratt Bight:


Também conhecida por Peatonal , é a praia localizada no centro da ilha.  Possui um extenso calçadão. 
San Andrés
Praia Peatonal no centro de San Andrés.




No final desta praia encontramos um dos letreiros:

I love San Andrés 

Colômbia
Letreiro no centro da Ilha de San Andrés.



 Letreiro: I 💗 SAI

Colômbia
Letreiro de San Andrés, Colômbia.

Já na estrada, encontramos mais um letreiro localizado um pouco antes de West View,  próximo da placa ´´Enseada del Cove`` .


West View:

Colômbia
West View, San Andrés .


Piscina natural linda. Possui trampolim, um pequeno tobogã de madeira e duas escadas de acesso. A entrada custa 5.000 pesos por pessoa. O local tem uma imensa variedade de peixes. Vale a pena levar snorkel, máscara e pé de pato, mas também alugam no local, inclusive coletes.

►La Piscinita:


West View e La Piscinita são os melhores locais para praticar snorkeling em San Andrés, ambos estão localizados para o lado do continente, então o mar costuma estar calmo, mesmo em dias de ventos fortes. Paga-se 5.000 pesos para entrar.

Hoyo Soprador:

Formação rochosa com um buraco que com a força das ondas sobe um jato de água alcançando até 4 metros de altura formando uma espécie de geiser, molhando todos que estão por perto. A entrada é grátis, mas os assediadores cobram preço pra tudo.


► Praia de San Luís

Colômbia
San Luis, San Andrés.

► Almoço: Restaurante Paraíso.

Localizado na beira da praia de San Luis e de frente para a estrada. É um restaurante simples, mas com uma refeição boa.

►Rocky Cay:

San Andrés
Rocky Cay (ilha) e Cocoplum Bay , San Andrés.

Localizada na praia de Cocoplum Bay, na minha opinião foi a parada mais bonita deste passeio, visual com coqueiros e uma praia deliciosa. Tem alguns beach club com tendas e espreguiçadeiras a beira mar como o Club de Praia Decameron (sistemas all inclusive com almoço e bebidas: 45.000 COP) e o Aqua Beach Club (só paga a consumação).
Passaria tranquilamente o dia inteiro ali. Rocky Cay é uma ilhota de pedras vulcânicas localizada alguns metros da praia, com a maré baixa é possível  ir caminhando através de um banco de areia, o mar na região costuma ser calmo. Ao lado de Rocky Cay tem um navio naufragado considerado um paraíso para os mergulhadores.

Dica: Se tiver disponibilidade, reserve um dia para o local.


➤Dia 5:


Manhã: Hotel.

Partida para Cidade Panamá às 12:30.

Colômbia
San Andrés visto na decolagem do avião.

Se tiver mais disponibilidade, vale visitar Providência, localizada a 80 km de San Andrés. Os meios de transporte são aviões de pequeno porte (20 a 30 minutos) e catamarã (3 horas de viagem). A Bia e o Luís do blog Dica de Turista fizeram um post com seis motivos para você conhecer Providência, vale conferir.


Outros post sobre San Andrés:

 Planejamento de viagem San Andrés Voo de parasail em San Andrés.

 Tour Johnny Cay e Águas Brancas.




Acompanhe nossas viagens pelas redes sociais:

     FACEBOOK  /   INSTAGRAM  /  



Saúde, paz e fé! ☺☺☺☺




8 comentários:

  1. Acredita que já estive na Colômbia duas vezes, visitei vários lugares diferentes, mas nunca San Andrés?! A cor do mar é mesmo impressionante. Belos cenários, sem dúvida alguma! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito sim. Isso acontece, eu mesma não conheci Cartagena.

      Excluir
  2. Eu conheço vários cantos lindos pelo Caribe mas ainda não estive em San Andres....preciso muito suprir essa falta na minha listinha..rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem sombra de dúvidas, San Andrés fica pertinho do Brasil e vale a pena visitar. Lindo demais.

      Excluir
  3. Que coisa mais linda a cor desses mares de San Andres, fiquei apaixonada! Tenho muita vontade de conhecer o litoral caribenho e essas dicas me deixaram ainda mais animada, gostei (principalmente) porque com cinco dias dá pra se ver muita coisa e achei o máximo esses passeios, não sei se faria o voo, mas essas praias estão me chamando rs.

    ResponderExcluir
  4. San Andres foi uma das viagens mais baratas que já fiz, pois encontrei uma passagem meeega barata saindo de POA! Sem falar que levei cada torrão e me diverti muitoo

    ResponderExcluir
  5. Que paraíso. A vista do hotel é incrível. Quero conhecer.

    ResponderExcluir

Compartilhe conosco suas dúvidas, comentários e dicas. Será muito importante para o Fourtrip. Terei o maior prazer em responder.