Mesquita Azul: Istambul- Turquia |
Istambul a incrível cidade localizada entre dois continentes, europeu e asiático. Onde a modernidade e o passado convivem em perfeita harmonia, uma cidade rica de história com mistura de cores, culturas, tradições, sabores e cheiros.
Veja neste post como conseguimos conhecer os principais pontos turísticos de Istambul em apenas três dias.
Roteiro de 3 dias em Istambul.
Principais atrações de Istambul.
Dicas de viagem Istambul na Turquia.
Istambul: Mapa com os dois lados, europeu e asiático. |
Constantinopla...
Lembro-me exatamente das aulas de história e para ser sincera, nem nos meus sonhos mais distantes, esperava um dia conhecer essa rica história ao vivo e a cores.
Pois então, Istambul ou Istanbul em turco, foi dominada por gregos (quando recebeu o nome de Bizâncio), romanos (quando recebeu o nome de Constantinopla) e otomanos passando a chamar-se Istambul. Constantinopla era uma importante rota comercial entre o ocidente e o oriente.
Istambul é um importante centro financeiro, maior cidade do país e considerada mais famosa que a capital da Turquia, Ancara.
Essa metrópole foi a penúltima cidade da nossa expedição de 20 dias passando por 3 continentes (Ásia, Europa e África), 4 países (Egito, Jordânia, Turquia e Marrocos) e 8 cidades. Nossa porta de entrada na Turquia foi a cidade de Kayseri na Capadócia. De lá para Istambul pegamos um voo doméstico da Turkish Airlines direto para o aeroporto Sabiha Gökçen (acreditem custou R$110,00 por pessoa), localizado no lado asiático da cidade a 1 hora do centro, mas com o engarrafamento leva em torno de 1:30 até 2h. Aliás não duvide do trânsito de Istambul, dependendo do horário, é caótico.
Nossa partida foi pelo aeroporto internacional de Istambul, localizado no lado europeu da cidade a 50 minutos da cidade. Vale lembrar que a Turkish Airlines tem voos direto do Brasil (São Paulo) para Istambul.
Como ir do aeroporto para o centro de Istambul:
Vale tanto para o aeroporto Sabiha quanto o internacional de Istambul:
Tem um ônibus executivo que vai até a Praça Taksin.
Caso você se hospede Sultanahmet, lado histórico da cidade e onde encontramos a maioria dos pontos turísticos, pegue um tram em Taksin até a estação mais próxima do seu hotel. Essa é a opção mais em conta.
Nós preferimos contratar um transfer privado do hotel, pagamos 40 euros por viagem para quatro pessoas.
Onde se hospedar um Istambul:
Os bairros mais famosos e frequentados pelos turistas são os bairros de Beyoglu ou em Sultanahmet, considerado o centro histórico e coração da cidade. Ambos são separados pela Ponte de Gálata.
Nós escolhemos o bairro de Sultanahmet, pois é uma região onde concentra a maioria dos pontos turísticos mais famosos de Istambul (a maioria das atrações dá para conhecer caminhando) e bem preparada para receber turistas. Tem um comércio bem legal e movimentado, vida noturna, com bons restaurantes, lojas de souvenirs e acesso ao tram. A noite circulávamos livremente e com segurança.
Em um retorno a Istambul, voltarei a me hospedar neste bairro porque adoramos vivenciar o astral da região.
Dicas de hotéis em Istambul:
Ficamos hospedados no Sirkeci Park Hotel .
Localização maravilhosa, bem próximo da Mesquita Azul, Palácio Topikapi e Hagia Sophia, dava para ir caminhando. Na esquina da rua, tem uma estação de tram onde é possível ir para o Grand Bazaar, Eminonu (onde saem os passeios de barco pelo Estreito de Bósforo) e Praça Taksin (localizada do outro lado da Ponte de Gálata).
O valor foi bem em conta, mas a suíte familiar que ficamos é beeeem pequena, quando digo pequena, é pequena mesmo! Acho que foi a menor suíte que ficamos!
Para você ter uma noção, nossa suíte tinha 2 quartos (1 com cama de casal e outra com duas de solteiro) e dois banheiros. O quarto de casal parecia uma suite de trem leito, mal dava para andar. Local para colocar as malas então, foi difícil. O mesmo segue com os banheiros.
Creio que a suíte para no máximo duas pessoas deve ter mais espaçoso. Enfim, vale para quem não liga, nem precisa de espaço e ficará poucos dias na cidade. Também achamos o café da manhã fraco, com poucas opções.
Outras hotéis da região que achei legal e indicado por amigos:
Marmara Deluxe Hotel (fica na mesmo rua do Sirkeci).
*Reserve seu hotel usando os banners do blog e os links deste post, ganhamos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso. Obrigada.
Principais pontos turísticos de Istambul em três dias?
Como tínhamos pouco tempo, priorizamos em conhecer o lado histórico, onde encontramos a maioria das principais atrações de Istambul, para economizar no tempo de deslocamentos e filas, adquirimos o Istanbul Welcome Card com a empresa Musement. Você pode comprar seus passeios diretamente pelo site no Brasil, é super prático.
Daí você imprime o voucher e troca nos quiosques localizados ao lado das principais atrações. Foi bem simples e os funcionários foram muito simpáticos e solícitos.
Nosso Premium Card dava direito:
✓Hagia Sophia: entrada, fast pass e passeio guiado.
✓Palácio Topkapi: entrada, fast pass e passeio guiado.
✓Bósphoro Cruise: Passeio de barco pelo Estreito de Bósforo passando pelo lado europeu e asiático da cidade.
✓10 viagens de transporte público: Tram, metro, ônibus, ferry. No nosso caso utilizamos apenas o tram. Caso termine o número de viagens, é só você recarregar nas máquinas. Para utilizá-lo basta passar o cartão na máquina e pegar o tram.
Istambul: Cartão de transporte. |
✓ Mapas da cidade e das atrações.
Sem dúvida o Istanbul Premium Card da Musement fez toda diferença, conhecemos muito mais lugares do que imaginávamos em curto tempo.
Roteiro de 3 dias em Istambul:
Dia 1:
Chegada: 16h
Tarde e Noite: Circulamos a pé pela região de Sultanahmet, passando pelo comércio. Jantamos em um dos vários restaurantes charmosos próximo do hotel.
Dia 2:
Saímos do hotel 8:30, caminhamos 5 minutos até a Praça Sultanahmet, onde encontramos os monumentos mais famosos da cidade: Mesquita Azul ou Blue Mosque e Basílica Hagia Sophia, uma de frente a outra, separadas apenas pela praça, Hipódromo, Cisterna e Palácio Topkapi.
Trocamos os vouchers da Musement e pegamos os kits com mapas, entradas e cartão de transporte.
Blue Mosque ou Mesquita Azul:
Também chamada de Sultanahmet Camii é considerada o cartão postal de Istambul. Construída em 1617 pelo sultão otomano Ahmet I, é a única mesquita da Turquia com 6 torres (miranetes), segundo a religião islâmica o número de miranetes influência na sua importância. Em cada torre tem um auto-falante de onde saem as chamadas da oração islâmica, que podem ser de 4 a 5 vezes ao dia.
Recebe o nome de Mesquita Azul pelo fato de ser revestida por mais de 20 mil peças de azulejos de tom azul.
Interior da Mesquita Azul, Istambul. |
Por conta de obras no seu interior, as fotos não podem mostrar toda a beleza da mesquita.
Funcionamento: 9 as 19h
Interior da Mesquita Azul, Istambul. |
Funcionamento: 9 as 19h
Entrada gratuita.
Fecha para turistas nos horários de orações.
Necessário tirar os calçados. Mulheres usar lenço na cabeça, cobrir os ombros.
Atravessando a Praça Sultanahmet chegamos na...
Hagia Sophia:
A Santa Sofia, a igreja da Santa Sabedoria, foi construída durante o império Bizantino pelo imperador Justiniano I no século VI. Sua construção durou 5 anos e 10 meses. Funcionou como igreja cristã durante 916 anos, quando os otomanos conquistaram Istambul (na época chamada de Constantinopla) em 1453, o sultão Mehmed II transformou em Mesquita Hagia Sophia. Ao longo de 100 anos, os mosaicos cristãos foram cobertos com gesso ou pintura e foram adicionados 4 minaretes á construção.
Em 1935 tornou-se um museu e atualmente é um dos pontos turísticos mais visitados de Istambul.
Toda essa transformação é demonstrado em seus mosaicos e painéis cristãos e islâmicos.
Atenção especial para a cúpula de 56 metros de altura e 31 metros de diâmetro, composta por 40 janelas.
Toda essa transformação é demonstrado em seus mosaicos e painéis cristãos e islâmicos.
Atenção especial para a cúpula de 56 metros de altura e 31 metros de diâmetro, composta por 40 janelas.
Hagia Sophia, Istambul. |
Horários:
Inverno: 9 as 16h
Verão: 9 as 18h
Valor: 60 liras turcas (porém nossa entrada estava incluso no Istanbul Card da Musement ).
É possível alugar áudio-guias, por um valor extra. Visite os dois pavimentos, porque vale a pena apreciar toda sua beleza de vários ângulos. No segundo andar tem uma bela visão de todo o museu.
É possível alugar áudio-guias, por um valor extra. Visite os dois pavimentos, porque vale a pena apreciar toda sua beleza de vários ângulos. No segundo andar tem uma bela visão de todo o museu.
Hagia Sophia, Istambul |
Próximo a escada de acesso ao segundo andar tem uma pilastra com furo no meio. Certamente você verá algum turista colocando o dedão e tentando dar uma volta.
Diz a lenda, quem conseguir girar em 360º o dedão no buraco, enquanto faz um pedido, certamente este será realizado.
Claro que fizemos, o vídeo está lá no stories sobre Istambul do Instagram @blogfourtrip
Não é possível entrar com tripé.
Não é possível entrar com tripé.
Pegamos o tram até a estação Sirkeci e caminhamos 2 minutos até Eminonu, onde parte o passeio de barco pelo Estreito de Bósphoro.
Passeio de barco pelo Estreito de Bósforo /Bósphoro Cruise:
O Estreito de Bósforo divide os lados ocidental e oriental de Istambul, ligando o Mar de Mármara ao Mar Negro. O passeio tem duração de 90 minutos. Sai de hora em hora do porto de Eminönü, localizado ao lado da Ponte de Gálata.
Vale muito a pena realizar o passeio e considero uma das melhores atrações de Istambul.
Dá uma conferida neste post completo: Passeio de barco no Estreito de Bósforo, Istambul
O passeio no Estreito de Bósforo vai um pouco além da Segunda Ponte de Bósforo, cruza os dois lados da cidade (europeu e asiático) e é possível visualizar de outro ângulo vários pontos turísticos de Istambul.
Istambul: Barco do passeio no Bósforo. |
O passeio no Estreito de Bósforo vai um pouco além da Segunda Ponte de Bósforo, cruza os dois lados da cidade (europeu e asiático) e é possível visualizar de outro ângulo vários pontos turísticos de Istambul.
Visitamos a cidade no inverno, preferimos realizar o passeio no meio do dia, por ser o período mais quente. Mesmo assim vá bem agasalhado, porque venta bastante.
No verão acho que vale realizar no período do pôr do Sol, deve ser incrível.
Atrações visualizadas durante o passeio no Estreito de Bósforo:
Atrações visualizadas durante o passeio no Estreito de Bósforo:
Lado Europeu:
Mesquita Süleymaniye
Ponte de Gálata
Torre de Gálata
Dolmabahçe Palace
Çiragãn Palace
Ortaköy Mosque
Primeira Ponte de Bósforo
Istambul: Primeira Ponte de Bósforo |
A mais antiga das três pontes que ligam o lado europeu do asiático, finalizada em 1973.
Rumeli Fortress
Fortaleza construída em 1452 pelo império otomano para controlar o Bósforo. Hoje funciona um museu.
Segunda Ponte de Bósforo
Istambul: Segunda ponte de Bósforo |
Construída em 1988 para melhorar o trânsito de Istambul. Nome oficial é Fatih Sultan Mehmet Bridge.
Lado Asiático:
Küçüksu Pavillion
Kuleli Military School
Beylerbeyi Palace
Maiden Tower
Terminado o passeio de barco pelo Estreito de Bósforo partimos para o ...
Bazar Especiarias:
Istambul: Cores e cheiros do Bazar de Especiarias |
Localizado quase em frente ao Porto Eminönü, é um mercado de cheiros, gostos,cores e com uma arquitetura de extrema beleza. Vale a pena visitar.
Istambul: Bazar Especiarias |
Caminhamos em direção ao hotel passando pelo comércio que liga Eminönü a Sirkeci, almoçamos em um dos vários restaurantes da região. Tem jeito não gente, não sou de guardar nome de restaurante, muito menos fotografar.
Tarde, pegamos o tram linha T1 e soltamos na estação Beyazit.
Grand Baazar:
Istambul: Grand Bazaar, o mercado mais famoso do mundo. |
Visitar Istambul sem conhecer o maior e mais antigo bazar coberto do mundo, sua visita não estará completa. A lei ali é negociar até cansar. E nisso eu sou boa! Difícil é sair dali sem comprar. Mas para ser sincera, não achei tão barato.
O mercado tem várias entradas com lojas de roupas, lustres e abajus, doces, especiarias, joias, etc. Não se assuste caso se perca, porque o local tem várias entradas. É necessário passar por uma máquina de RX na entrada.
Istambul: Grand Bazaar |
As lojas de luminárias e joias são as que mais chamam atenção. Algumas não permitem que tirem fotos, mas com uma boa conversa...
Istambul: Ouro, muito ouro no Grand Bazaar |
Já estava anoitecendo quando chegamos no hotel carregados de compras.
Noite:
Retornamos até a Praça Sultanahmet para apreciar a Mesquita Azul e Hagia Sophia iluminadas. Tem dúvida se valeu super a pena?
Localizado ao lado da Hagia Sophia, foi construído em 1467 pelo sultão Mehmet . Foi a residência da dinastia otomana por quase 400 anos, até mudarem para o Dolmabahçe Palace.
Além de um gigantesco jardim localizado na entrada do palácio, a visita é dividida por quatro pátios lindos.
Atenção especial para:
Segundo pátio, onde encontramos o harém (entrada paga à parte).
Terceiro pátio: sala dos tesouros (não pode fotografar) e dormitórios.
Quarto pátio: Vista do Estreito de Bósforo e lado asiático de Istambul.
Entrada: 60 liras turcas. Nosso acesso estava incluído no Istanbul Card da Musement.
Reserve pelo menos uma manhã para visitar esse palácio, que é incrível e de extrema beleza.
Almoço em Sirkeci.
Tarde: Últimas compras no comércio entre Sirkeci e Eminönü.
Início da noite: Partida para o aeroporto internacional de Istambul, rumo a nossa última parada da viagem, Casablanca no Marrocos. Reservamos um transfer do hotel. Saia com pelo menos 4 horas de antecedência. O trânsito é caótico e a viagem leva em torno de 1 hora.
Inicialmente nosso planejamento de viagem em Istambul seria 5 dias, porém por questões de trabalho, tivemos que antecipar nosso retorno. O roteiro já estava pronto com outras atrações incluídas, então segue as dicas.
Retornamos até a Praça Sultanahmet para apreciar a Mesquita Azul e Hagia Sophia iluminadas. Tem dúvida se valeu super a pena?
Istambul: Beleza da Mesquita Azul iluminada |
Istambul: Hagia Sophia |
Dia 3:
Palácio Topkapi
Istambul: Um dos acessos do Palácio Topkapi |
Localizado ao lado da Hagia Sophia, foi construído em 1467 pelo sultão Mehmet . Foi a residência da dinastia otomana por quase 400 anos, até mudarem para o Dolmabahçe Palace.
Além de um gigantesco jardim localizado na entrada do palácio, a visita é dividida por quatro pátios lindos.
Atenção especial para:
Segundo pátio, onde encontramos o harém (entrada paga à parte).
Terceiro pátio: sala dos tesouros (não pode fotografar) e dormitórios.
Quarto pátio: Vista do Estreito de Bósforo e lado asiático de Istambul.
Entrada: 60 liras turcas. Nosso acesso estava incluído no Istanbul Card da Musement.
Reserve pelo menos uma manhã para visitar esse palácio, que é incrível e de extrema beleza.
Almoço em Sirkeci.
Tarde: Últimas compras no comércio entre Sirkeci e Eminönü.
Início da noite: Partida para o aeroporto internacional de Istambul, rumo a nossa última parada da viagem, Casablanca no Marrocos. Reservamos um transfer do hotel. Saia com pelo menos 4 horas de antecedência. O trânsito é caótico e a viagem leva em torno de 1 hora.
Inicialmente nosso planejamento de viagem em Istambul seria 5 dias, porém por questões de trabalho, tivemos que antecipar nosso retorno. O roteiro já estava pronto com outras atrações incluídas, então segue as dicas.
Dicas de Istambul:
💬 Onde de trocar moeda em Istambul?
Os locais mais em conta que encontramos foi na loja da West Union em Sirkeci (próximo do hotel) e numa loja próximo a entrada do Grand Bazaar, frente para a estação de tram Beyazit.
1 euro = 6,60 a 6,70 liras turcas
💬 Se tiver tempo, no mesmo dia em que visitar a Mesquita Azul e Hagia Sophia, inclua também:
Hipódromo: Praça onde foi o centro da vida política e social de Constantinopla. Localizado ao lado da Mesquita Azul.
Cisterna Basílica: Próximo da Danta Sofia. No passado funcionava como reservatório de água que abastecia palácios e edifícios próximos. O local conta com 336 colunas.
Valor: 10 TL
Topkapi Palace
Assim você visitará todos os pontos turísticos da região de Sultanahmet.
💬 Tem mais dias?
Vale visitar o bairro de Beyoglu, o lado moderno e agitado da Istambul européia. É só atravessar a Ponte de Gálata caminhando ou de tram. Deste lado é possível visitar a Torre de Gálata, comércio popular da Istikal Caddesi, Praça Taksim e chegar até o Dolmabahçe Palace.
💬 Não deixe de visitar a Mesquita Süleymaniye, é linda, imponente e tem uma vista maravilhosa.
💬 Não deixe de provar os doces turcos. Cada esquina encontramos 2 a 3 confeitarias.
💬 Vale a pena visitar a Praça Sultanahmet durante o dia e pela noite, quando a Mesquita Azul e Hagia Sophia ficam iluminadas.
💬 Acompanhe toda nossa viagem no nosso perfil do Instagram @blogfourtrip , onde você encontra vídeos no destaque e fotos no feed.
💬 E se você deseja deixar esse post guardadinho, salva no Pinterest Fourtrip
💬 Se tiver tempo, no mesmo dia em que visitar a Mesquita Azul e Hagia Sophia, inclua também:
Hipódromo: Praça onde foi o centro da vida política e social de Constantinopla. Localizado ao lado da Mesquita Azul.
Cisterna Basílica: Próximo da Danta Sofia. No passado funcionava como reservatório de água que abastecia palácios e edifícios próximos. O local conta com 336 colunas.
Valor: 10 TL
Topkapi Palace
Assim você visitará todos os pontos turísticos da região de Sultanahmet.
💬 Tem mais dias?
Vale visitar o bairro de Beyoglu, o lado moderno e agitado da Istambul européia. É só atravessar a Ponte de Gálata caminhando ou de tram. Deste lado é possível visitar a Torre de Gálata, comércio popular da Istikal Caddesi, Praça Taksim e chegar até o Dolmabahçe Palace.
💬 Não deixe de visitar a Mesquita Süleymaniye, é linda, imponente e tem uma vista maravilhosa.
💬 Não deixe de provar os doces turcos. Cada esquina encontramos 2 a 3 confeitarias.
Istambul e os magníficos doces turcos |
💬 Vale a pena visitar a Praça Sultanahmet durante o dia e pela noite, quando a Mesquita Azul e Hagia Sophia ficam iluminadas.
💬 Acompanhe toda nossa viagem no nosso perfil do Instagram @blogfourtrip , onde você encontra vídeos no destaque e fotos no feed.
Instagram @blogfourtrip |
💬 E se você deseja deixar esse post guardadinho, salva no Pinterest Fourtrip
Pinterest Fourtrip |
Contamos com as seguintes parcerias e expressamos aqui nossa sincera opinião sobre os serviços:
➧ Musement : Empresa do ramo de turismo que oferece tours em diversas cidades do mundo. Gostaríamos de agradecer a confiança, sem seus serviços seria impossível conhecer Istambul em um tempo tão curto.
➧ Ana Moraes da agência Tulipa Boutique Travel:
No nosso caso a Ana se encarregou de comprar os voos: Amman (capital da Jordânia) - Antália (Turquia) / Antália - Kayseri (Capadócia) pela empresa turca Pegasus Airlines, que tem valores bem mais em conta (já que é praticamente impossível comprar pelo site, do Brasil).
Além disso a empresa oferece toda assistência na elaboração de viagem pela Turquia, com tours e reserva de hotéis. Melhor de tudo, a Ana é brasileira, o que ajuda muito no contato e planejamento de viagem.
Agradecimentos as amigas pelas dicas preciosas:
Cris do Instagram Turkey and More
Liane do blog Mochilão a dois
Lilian do blog Uma Senhora Viagem
The King Casino and Resort
ResponderExcluirThe king casino and ventureberg.com/ resort features a modern casino with everything you'd expect worrione.com from a classic Vegas Strip casino. หารายได้เสริม The resort features 50000 square 출장샵 feet of Funding: $250 millionDesign: https://febcasino.com/review/merit-casino/ Inspired DesignMasters: Ivan Karaszko
ResponderExcluir"Discover the essence of Istanbul in just 3 days! This guide to the city's best attractions ensures a whirlwind ||abogado de delitos sexuales nueva jersey||Multa Conducción Imprudente Nueva Jersey journey through its rich history, vibrant culture, and breathtaking landmarks, leaving you with an unforgettable experience."