https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjL5Kh3rLAx9xFqLAN3xjctLB87KoV1vi4w9gNuXN91jwYXCd0zJZMV7vCaxyehhgNYKqhyefOgTTKn9dxR2fL4NqyY1uHMts_vxNYHX5tiyc0YuSusypxNSsslFoBChz2iS0l5bQYybK4/w640-h312/istambul+5.jpg

ISTAMBUL: MELHORES ATRAÇÕES EM 3 DIAS

Mesquita Azul: Istambul- Turquia


Istambul a incrível cidade localizada entre dois continentes, europeu e asiático. Onde a modernidade e o passado convivem  em perfeita harmonia, uma cidade rica de história com mistura de cores, culturas, tradições, sabores e cheiros.

Veja neste post como conseguimos conhecer os principais pontos turísticos de Istambul em apenas três dias.

Roteiro de 3 dias em Istambul.
Principais atrações de Istambul.
Dicas de viagem Istambul na Turquia.




Turquia
Istambul: Mapa com os dois lados, europeu e asiático.


Constantinopla...


Lembro-me exatamente das aulas de história e para ser sincera, nem nos meus sonhos mais distantes, esperava um dia conhecer essa rica história ao vivo e a cores. 
Pois então, Istambul ou Istanbul em turco, foi dominada por gregos (quando recebeu o nome de Bizâncio), romanos (quando recebeu o nome de Constantinopla) e otomanos passando a chamar-se Istambul. Constantinopla era uma importante rota comercial  entre o ocidente e o oriente. 
Istambul é um importante centro financeiro, maior cidade do país  e considerada  mais famosa que a capital da Turquia, Ancara.

Essa metrópole foi a penúltima cidade da nossa expedição de 20 dias passando por  3 continentes (Ásia, Europa e África), 4 países (Egito, Jordânia, Turquia e Marrocos) e 8 cidades. Nossa porta de entrada na Turquia foi a cidade de Kayseri na Capadócia.  De lá para Istambul pegamos um voo doméstico da Turkish Airlines  direto para o aeroporto Sabiha Gökçen (acreditem custou R$110,00 por pessoa), localizado no lado asiático da cidade a 1 hora do centro, mas com o engarrafamento leva em torno de 1:30  até 2h. Aliás não duvide do trânsito de Istambul, dependendo do horário, é caótico.

Nossa partida foi pelo aeroporto internacional de Istambul, localizado no lado europeu da cidade a 50 minutos da cidade. Vale lembrar que a Turkish Airlines tem voos direto do Brasil (São Paulo)  para  Istambul.

Como ir do aeroporto para o centro de Istambul:


Vale tanto para o aeroporto Sabiha quanto o internacional de Istambul: 

Tem um ônibus executivo que vai até a Praça Taksin.
Caso você se hospede Sultanahmet, lado histórico da cidade e onde encontramos a maioria dos pontos turísticos, pegue um tram em Taksin até a estação mais próxima do seu hotel. Essa é a opção mais em conta.

Nós preferimos contratar um transfer privado do hotel, pagamos 40 euros por viagem para quatro pessoas.


Onde se hospedar um Istambul:


Os bairros mais famosos e frequentados pelos turistas são os bairros de Beyoglu  ou em Sultanahmet, considerado o centro histórico e coração da cidade. Ambos são separados pela Ponte de Gálata

Nós escolhemos o bairro de Sultanahmet, pois é uma região onde  concentra a maioria dos pontos turísticos mais famosos de Istambul (a maioria das atrações dá para conhecer  caminhando) e bem preparada para receber turistas. Tem um comércio bem legal e movimentado, vida noturna, com bons restaurantes, lojas de souvenirs e acesso ao tram. A noite circulávamos livremente e com segurança.
Em um retorno a Istambul, voltarei a me hospedar neste bairro porque  adoramos vivenciar o astral da região.

Dicas de hotéis em Istambul: 

Ficamos hospedados no Sirkeci Park Hotel .

Localização maravilhosa, bem próximo da Mesquita Azul, Palácio Topikapi e Hagia Sophia, dava para ir caminhando. Na esquina da rua, tem uma estação de tram onde é possível ir para o Grand Bazaar, Eminonu (onde saem os passeios de barco pelo Estreito de Bósforo) e Praça Taksin (localizada do outro lado da Ponte de Gálata).

O valor foi bem em conta, mas a suíte familiar que ficamos é beeeem pequena, quando digo pequena, é pequena mesmo! Acho que foi a menor suíte que ficamos!
Para você ter uma noção, nossa suíte tinha  2 quartos (1 com cama de casal e outra com duas de solteiro) e dois banheiros. O quarto de casal parecia uma suite de trem leito, mal dava para andar. Local para colocar as malas então, foi difícil. O mesmo segue com os banheiros.

Creio que a suíte para no máximo duas pessoas deve ter mais espaçoso. Enfim, vale para quem não liga, nem precisa de espaço e ficará poucos dias na cidade. Também achamos o café da manhã fraco, com poucas opções.

Outras hotéis da região que achei legal e indicado por amigos:

Marmara Deluxe Hotel (fica na mesmo rua do Sirkeci).

*Reserve seu hotel usando os banners do blog e os links deste post,  ganhamos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso. Obrigada.





Principais pontos turísticos de Istambul em  três dias?


Como tínhamos pouco tempo, priorizamos em conhecer o lado histórico, onde encontramos a maioria das principais atrações de Istambul, para economizar no tempo de deslocamentos e filas, adquirimos o Istanbul Welcome Card com a empresa Musement Você pode comprar seus passeios diretamente pelo site no Brasil, é super prático.




Daí você imprime o voucher e troca nos quiosques localizados ao lado das principais atrações. Foi bem simples e os funcionários foram muito simpáticos e solícitos.

Nosso Premium Card dava direito:

Hagia Sophia: entrada, fast pass e passeio guiado.

Palácio Topkapi: entrada, fast pass e passeio guiado.

Bósphoro Cruise: Passeio  de barco pelo Estreito de Bósforo passando pelo lado europeu e asiático da cidade.

10 viagens de transporte público: Tram, metro, ônibus, ferry. No nosso caso utilizamos apenas o tram. Caso termine o número de viagens, é só você recarregar nas máquinas. Para utilizá-lo basta passar o cartão na máquina e pegar o tram.

Istambul: Cartão de transporte.


✓ Mapas da cidade e das atrações.


Sem dúvida o Istanbul Premium Card da Musement fez toda diferença, conhecemos muito mais lugares do que imaginávamos  em curto tempo.



Roteiro de 3 dias em Istambul:


Dia 1:


Chegada: 16h

Tarde e Noite: Circulamos a pé pela região de Sultanahmet, passando pelo comércio. Jantamos em um dos vários restaurantes charmosos próximo do hotel.


Dia 2:


Saímos do hotel 8:30, caminhamos 5 minutos até a Praça Sultanahmet, onde  encontramos os monumentos mais famosos da cidade: Mesquita  Azul ou Blue Mosque e Basílica Hagia Sophia, uma de frente a outra, separadas apenas pela praça, Hipódromo Cisterna e Palácio Topkapi.

Trocamos os vouchers da Musement e pegamos os kits com mapas, entradas e cartão de transporte.


Blue Mosque ou Mesquita Azul:

Istambul
Mesquita Azul, Istambul.

Também chamada de Sultanahmet Camii é considerada o cartão postal de Istambul. Construída em 1617 pelo sultão otomano Ahmet I, é a única mesquita da Turquia com 6 torres (miranetes), segundo a religião islâmica o número de miranetes influência na sua importância. Em cada torre tem um auto-falante de onde saem as chamadas da oração islâmica, que podem ser de 4 a 5 vezes ao dia.
Recebe o nome de Mesquita Azul pelo fato de ser revestida por mais de 20 mil peças de azulejos de tom azul.


Istambul
Interior da Mesquita Azul, Istambul.

Por conta de obras no seu interior, as fotos não podem mostrar toda a beleza da mesquita.


Istambul
Interior da Mesquita Azul, Istambul.

Funcionamento: 9 as 19h
Entrada gratuita.
Fecha para turistas nos horários de orações.

Necessário tirar os calçados. Mulheres usar lenço na cabeça, cobrir os ombros.


Atravessando a Praça Sultanahmet chegamos na...


 Hagia Sophia:

Istambul
Hagia Sophia, Istambul.

A  Santa Sofia, a igreja da Santa Sabedoria, foi construída durante o império Bizantino pelo imperador Justiniano I no século VI. Sua construção durou 5 anos e 10 meses. Funcionou como igreja cristã durante 916 anos, quando os otomanos conquistaram Istambul (na época chamada de Constantinopla) em 1453, o  sultão Mehmed II transformou em Mesquita Hagia Sophia. Ao longo de 100 anos, os mosaicos cristãos foram cobertos com gesso ou pintura e foram adicionados 4 minaretes á construção.
Em 1935 tornou-se um museu e atualmente é um dos pontos turísticos mais visitados de Istambul.
Toda essa transformação é demonstrado em seus mosaicos e painéis cristãos e islâmicos.
Atenção especial para a cúpula de 56 metros de altura e 31 metros de diâmetro, composta por 40 janelas.


Istambul
Hagia Sophia, Istambul.

Horários: 
Inverno: 9 as 16h
Verão: 9 as 18h
Valor: 60 liras turcas (porém nossa entrada estava incluso no Istanbul Card da Musement ).
É possível alugar áudio-guias, por um valor extra. Visite os dois pavimentos, porque vale a pena apreciar toda sua beleza de vários ângulos. No segundo andar tem uma bela visão de todo o museu.
Istambul
Hagia Sophia, Istambul

Próximo a escada de acesso ao segundo andar tem uma pilastra com furo no meio. Certamente você verá algum turista colocando o dedão e tentando dar uma volta. 
Diz a lenda, quem conseguir girar em 360º o dedão no buraco, enquanto faz um pedido, certamente este será realizado.
Claro que fizemos, o vídeo está lá no stories sobre Istambul do Instagram @blogfourtrip

Não é possível entrar com tripé.


Pegamos o tram até a estação Sirkeci e caminhamos 2 minutos até Eminonu, onde parte o passeio de barco pelo Estreito de Bósphoro.


Passeio de barco pelo Estreito de Bósforo /Bósphoro Cruise: 

Istambul
Istambul: Passeio de barco pelo Estreito de Bósforo


O Estreito de Bósforo divide os lados ocidental e oriental de Istambul, ligando o Mar de Mármara ao Mar Negro. O passeio tem duração de 90 minutos. Sai de hora em hora do porto de Eminönü, localizado ao lado da Ponte de Gálata

Vale muito a pena realizar o passeio e considero uma das melhores atrações de Istambul.

Dá uma conferida neste post completo: Passeio de barco no Estreito de Bósforo, Istambul


Turquia
Istambul: Barco do passeio no Bósforo.


O passeio no Estreito de Bósforo vai um pouco além da Segunda Ponte de Bósforo, cruza os dois lados da cidade (europeu e asiático) e é possível visualizar de outro ângulo vários pontos turísticos de Istambul



Visitamos a cidade no inverno, preferimos realizar o passeio no meio do dia, por ser o período mais quente. Mesmo assim vá bem agasalhado, porque venta bastante. 

No verão acho que vale realizar no período do pôr do Sol, deve ser incrível.

Atrações visualizadas durante o passeio no Estreito de Bósforo:



 Lado Europeu:


Mesquita Süleymaniye 

Ponte de Gálata

Torre de Gálata

Dolmabahçe Palace

Çiragãn Palace

Ortaköy Mosque

Primeira Ponte de Bósforo

Istambul
Istambul: Primeira Ponte de Bósforo

A mais antiga das três pontes que ligam o lado europeu do asiático, finalizada em 1973.

Rumeli Fortress


Fortaleza construída em 1452 pelo império otomano para controlar o Bósforo. Hoje funciona um museu.

Segunda Ponte de Bósforo

Istanbul
Istambul: Segunda ponte de Bósforo

Construída em 1988 para melhorar o trânsito de Istambul. Nome oficial é Fatih Sultan Mehmet Bridge.




Lado Asiático: 


Küçüksu Pavillion

Kuleli Military School

Beylerbeyi Palace

Maiden Tower




Terminado o passeio de barco pelo Estreito de Bósforo partimos para o ...


Bazar Especiarias:

Tirquia
Istambul: Cores e cheiros do Bazar de Especiarias

Localizado quase em frente ao Porto Eminönü, é um mercado de cheiros, gostos,cores e com uma arquitetura de extrema beleza. Vale a pena visitar.


Istambul
Istambul: Bazar Especiarias


Caminhamos em direção ao hotel passando pelo comércio que liga Eminönü a Sirkeci, almoçamos em um dos vários restaurantes da região. Tem jeito não gente, não sou de guardar nome de restaurante, muito menos fotografar.

Tarde, pegamos o tram linha T1 e soltamos na estação Beyazit.


Grand Baazar:

Istambul
Istambul: Grand Bazaar, o mercado mais famoso do mundo.

Visitar Istambul sem conhecer o maior e mais antigo bazar coberto do mundo, sua visita não estará completa. A lei ali é negociar até cansar. E nisso eu sou boa! Difícil é sair dali sem comprar. Mas para ser sincera, não achei tão barato.
O mercado tem várias entradas com lojas de roupas, lustres e abajus, doces, especiarias, joias, etc. Não se assuste caso se perca, porque o local tem várias entradas. É necessário passar por uma máquina de RX na entrada.
Turquia
Istambul: Grand Bazaar

As lojas de luminárias e joias são as que mais chamam atenção. Algumas não permitem que tirem fotos, mas com uma boa conversa...


Turquia
Istambul: Ouro, muito ouro no Grand Bazaar



Já estava anoitecendo quando chegamos no hotel carregados de compras.


Noite:

Retornamos até a Praça Sultanahmet para apreciar a Mesquita Azul e Hagia Sophia iluminadas. Tem dúvida se valeu super a pena?


Istambul
Istambul: Beleza da Mesquita Azul iluminada

Istambul
Istambul: Hagia Sophia





Dia 3:



Palácio Topkapi


Istambul
Istambul: Um dos acessos do Palácio Topkapi

Localizado ao lado da Hagia Sophia, foi construído em 1467 pelo sultão Mehmet . Foi a residência da dinastia otomana por quase 400 anos, até mudarem para o Dolmabahçe Palace.

Além de um gigantesco jardim localizado na entrada do palácio, a visita é dividida por quatro pátios lindos.

Atenção especial para:

Segundo pátio, onde encontramos o harém (entrada paga à parte). 

Istambul

Istambul

Terceiro pátio: sala dos tesouros (não pode fotografar) e dormitórios.


Istambul

Quarto pátio: Vista do Estreito de Bósforo e lado asiático de Istambul.


Istambul


Entrada: 60 liras turcas. Nosso acesso estava incluído no Istanbul Card da Musement.

Reserve pelo menos uma manhã para visitar esse palácio, que é incrível e de extrema beleza. 

Almoço em Sirkeci.

Tarde: Últimas compras no comércio entre Sirkeci e Eminönü.


Início da noite: Partida para o aeroporto internacional de Istambul, rumo a nossa última parada da viagem, Casablanca no Marrocos. Reservamos um transfer do hotel. Saia com pelo menos 4 horas de antecedência. O trânsito é caótico e a viagem leva em torno de 1 hora.

Inicialmente nosso planejamento  de viagem em Istambul seria 5 dias, porém por questões de trabalho,  tivemos que antecipar nosso retorno. O roteiro já estava pronto com outras atrações incluídas, então segue as dicas.

Dicas de Istambul:



💬 Onde de trocar moeda em Istambul?

Os locais mais em conta que encontramos foi na loja da West Union em Sirkeci (próximo do hotel) e numa loja próximo a entrada do Grand Bazaar, frente para a estação de tram Beyazit.


1 euro = 6,60 a 6,70  liras turcas 

💬 Se tiver tempo, no mesmo dia em que visitar a Mesquita Azul e Hagia Sophia, inclua também:

Hipódromo: Praça onde foi o centro da vida política e social de Constantinopla. Localizado ao lado da Mesquita Azul.

Cisterna Basílica: Próximo da Danta Sofia. No passado funcionava como reservatório de água que abastecia palácios e edifícios próximos. O local conta com 336 colunas.
Valor: 10 TL

Topkapi Palace

Assim você visitará todos os pontos turísticos da região de Sultanahmet.


💬 Tem mais dias?

Vale visitar o bairro de Beyoglu, o lado moderno e agitado da Istambul européia. É só atravessar a Ponte de Gálata caminhando ou de tram. Deste lado é possível visitar a Torre de Gálata, comércio popular da Istikal Caddesi, Praça Taksim e chegar até o Dolmabahçe Palace.


💬 Não deixe de visitar a Mesquita Süleymaniye, é linda, imponente e tem uma vista maravilhosa.


💬 Não deixe de provar os  doces turcos. Cada esquina encontramos 2 a 3 confeitarias. 
Turquia
Istambul e os magníficos doces turcos


💬 Vale a pena visitar a Praça Sultanahmet durante o dia e pela noite, quando a Mesquita Azul e Hagia Sophia ficam iluminadas.


💬 Acompanhe toda nossa viagem no nosso perfil do Instagram @blogfourtrip , onde você encontra vídeos no destaque e fotos no feed.


Instagram @blogfourtrip

💬 E se você deseja deixar esse post guardadinho, salva no  Pinterest Fourtrip

Turquia
Pinterest Fourtrip



Contamos com as seguintes parcerias e expressamos aqui nossa sincera opinião sobre os serviços:

Musement : Empresa do ramo de turismo que oferece tours em diversas  cidades  do mundo. Gostaríamos de agradecer a confiança, sem seus serviços seria impossível conhecer Istambul em um tempo tão curto.


➧ Ana Moraes da agência Tulipa Boutique Travel:
No nosso caso a Ana se encarregou de comprar os voos: Amman (capital da Jordânia) - Antália (Turquia) / Antália - Kayseri (Capadócia) pela empresa turca Pegasus Airlines, que tem valores bem mais em conta  (já que é praticamente impossível comprar pelo site, do Brasil).
Além disso a  empresa oferece toda assistência na elaboração de viagem pela Turquia, com tours e reserva de hotéis. Melhor de tudo, a Ana é brasileira, o que ajuda muito no contato e planejamento de viagem.


Agradecimentos as amigas pelas dicas preciosas:

Cris do Instagram Turkey and More

Liane do blog Mochilão a dois

Lilian do blog Uma Senhora Viagem





Acompanhe nossas viagens pelas redes sociais:


      FACEBOOK  /   INSTAGRAM  /  

2 comentários:

  1. The King Casino and Resort
    The king casino and ventureberg.com/ resort features a modern casino with everything you'd expect worrione.com from a classic Vegas Strip casino. หารายได้เสริม The resort features 50000 square 출장샵 feet of Funding: $250 millionDesign: https://febcasino.com/review/merit-casino/ Inspired DesignMasters: Ivan Karaszko

    ResponderExcluir

  2. "Discover the essence of Istanbul in just 3 days! This guide to the city's best attractions ensures a whirlwind ||abogado de delitos sexuales nueva jersey||Multa Conducción Imprudente Nueva Jersey journey through its rich history, vibrant culture, and breathtaking landmarks, leaving you with an unforgettable experience."

    ResponderExcluir

Compartilhe conosco suas dúvidas, comentários e dicas. Será muito importante para o Fourtrip. Terei o maior prazer em responder.