https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh4gE4y8vZpq70qVSCG3ZGxUDfqDilAeq0hNFVFuZMesWNjCwHD-x7W1AWS_PrgMnALK7ekWme8zvSDL5AeSfTyaLOgRbEmRuTweqR-bhgC1Iq7gmo67C5EuDiy-R0TlbjT7lCP4_3OLQM/s640/egito.png

O QUE FAZER NO CAIRO E ROTEIRO DE 3 DIAS



Egito
Pirâmides de Gizé - Cairo- Egito


Cairo, a capital e maior cidade do Egito,  foi  e a nossa porta de entrada no país e início da expedição de Norte a Sul do Egito.


Uma das cidades mais antigas do mundo, repleta de cultura e uma história fascinante, cujo principal cartão postal são as Pirâmides de Gizé. Porém o Cairo tem muitos cenários que vale a pena conhecer.

Leia neste post:

As melhores atrações do Cairo no Egito.
Roteiro de 3 dias no Cairo.
Egito: Dicas de viagem Cairo.


Visitar a cidade do Cairo é vivenciar e conhecer a essência de uma das civilizações mais antigas do mundo árabe. 
Egito
As belezas do Cairo, capital do Egito

Chegamos no final de tarde de uma terça feira, fomos recepcionados por um trânsito caótico e levamos 2 horas para cruzar a cidade até chegar em Giza, região onde fica o nosso hotel. E mesmo depois de quase 24 horas de viagem, nada  apagou o nosso ânimo, pelo contrário, estávamos ansiosos em conhecer e desbravar os 3 dias dessa metrópole tão importante na história da humanidade.

Para saber como chegar, roteiro e planejamento de toda nossa viagem ao Egito, leia os posts: 


Antes de mais nada, vamos conhecer algumas das atrações mais importantes e interessantes do Cairo:

10 principais atrações turísticas no Cairo:


1- Pirâmides de Gizé :

É impossível pensar no Egito, sem lembrar do mais importante cartão postal do Cairo, melhor do país e do mundo. Construídas entre 2.580 a 2.560 a.C. , idealizadas para ser o túmulo do faraó, onde eram enterrados com toda sua riqueza. Eles acreditavam que morrer e ser esquecido era um verdadeiro castigo. Para os egípcios o objetivo da vida era a morte, onde começava uma vida nova e eterna, a partir deste momento, desapareciam todas as diferenças. Na eternidade egípcia todos os homens eram deuses.
O complexo está localizado em Giza, aproximadamente 13 km do Cairo. É composto pelas 3 pirâmides mais a Esfinge de Gizé.


 Pirâmides de Quéfren, Quéops e Miquerinos :

Egito
Pirâmides de Gizé: Queóps, Quéfren e Miquerinos.


Queóps foi pai de Quéfren e avô de Miquerinos. É a maior (a de Quefrén parece ser mais alta, porém foi construída num plano mais alto) e a mais antiga pirâmide, com 147 metros, mas pela ação do tempo, agora tem aproximadamente 138 metros. Construída com 2 milhões de blocos de arenito, em torno de 4.600 anos atrás. 
Vale lembrar que a pirâmide de Queóps é a única das Sete Maravilhas do Mundo Antigo ainda de pé


Já a pirâmide de Quéfren é a única das três que ainda mantém na ponta o acabamento original, ou seja, uma superfície lisa.



Pagando um valor extra, você pode conhecer o interior das pirâmides. Escolhemos entrar na pirâmide de Queóps.
 Valor : 400 EGP 
            200 EGP  estudantes.


Confere o vídeo: Por dentro da Pirâmide de Gizé
Egito
Por dentro da pirâmide de Queóps- Egito



2- Esfinge de Gizé:

Egito
Esfinge de Gizé, a grande guardiã das pirâmides.

Considerada a grande guardiã das pirâmides, monumento bem menor que as estrelas do complexo, porém não menos imponente. Localizada na frente da pirâmide de Quéfren. Corpo de um leão e cabeça de faraó (aliás, acredita-se que a cabeça é representada pelo próprio Quéfren), com aproximadamente 20 metros de altura e 70 de comprimento. É a maior estátua do mundo esculpida em uma pedra só.


Egito
Esfinge de Gizé: maior monumento confeccionado em uma única pedra.

Fizemos várias paradas no complexo, compramos o ingresso para entrar em uma das pirâmides, andamos de camelo e paramos no platô panorâmico.


Egito
Pirâmides de Gizé- Egito

Vale a pena passar ao menos 1 dia neste lugar incrível e fonte da história da humanidade.


Egito
Pirâmides de Gizé- Egito

No local é possível andar de camelo. Porém deixe bem combinado o valor. 
No Egito como os egípcios.

Egito
Experiência de andar de camelo no maior ponto turístico do país: Pirâmides de Gizé- Egito

Valor entrada no complexo: 200 EGP/ Estudante: 100 EGP

Valor para entrar em uma das pirâmides depende da sua escolha.

Dica: Todos os dias de 7 as 9 da noite acontece o espetáculo "Show de luzes das pirâmides". O evento é pago a parte, porém vale muito a pena, é lindo e de arrepiar. Nós assistimos de camarote, do terraço do nosso hotel, sem necessidade de pagar, pois ficamos hospedados bem de frente para a esfinge e pirâmides.

Egito
Show de luzes das pirâmides Gizé visto do rooftop do hotel.



3- Museu do Cairo: 

Egito
Tesouros do Museu do Cairo- Egito.

Localizado próximo da Praça Tahir, que significa libertação, é a principal praça da cidade e palco de manifestações políticas. 

O Museu do Cairo é um verdadeiro Patrimônio Histórico, inaugurado em 1858, é o único museu dedicado a uma só civilização, onde encontramos a maior coleção de antiguidades  do Egito Antigo. Estátuas de faraós, sarcófagos, tesouros, múmias e relíquias do Antigo Egito. É uma riqueza de informações, que merece o acompanhamento de um guia. No nosso caso tivemos o acompanhamento do Amir da agência  Egito Viagens Amir Ali durante toda viagem.

Logo na entrada, após passar pelo detector de metais, você se depara com um enorme salão e recebe as boas vindas de duas imponentes estátuas, uma delas, de um faraó com o pé esquerdo a frente do corpo, representando o faraó vivo no momento de sua construção.
Egito
Museu do Cairo- Egito


Mais adiante encontramos a estátua do faraó Senuseret, de braços cruzados, segurando duas chaves da vida e pés juntos (chamada de Posição de Osíris).


Egito
Museu do Cairo- Egito


Réplica Pedra de Roseta:

Também localizada logo na entrada do museu, a Pedra de Roseta foi descoberta em 1799 pela expedição liderada por Napoleão Bonaparte no Egito. Uma peça super importante na história da humanidade, através dela foi possível desvendar os segredos  do Egito Antigo. Isso porquê encontramos nela três tipos de escritas: hieróglifos, demótico (língua popular do Egito) e grego.
A original encontra-se no Museu Britânico em Londres, levada após o Tratado de Alexandria em 1801.


Egito
Réplica da Pedra de Roseta- Museu do Cairo-Egito

Tumba faraônica


Egito
Tumba de um faraó- Museu do Cairo- Egito


Estátuas do príncipe Rahotep e sua esposa Nofret:

Casal egípcio da IV dinastia. Construídas em tamanho natural com pedra calcária por volta de 2620 a.C. Observe a perfeição dos olhos de vidro.
Egito
Museu do Cairo-Egito


Sacerdote Ka-aper : escultura do século XXVI a.C, confeccionada em madeira. Foi encontrada na região de Saqqara. Impressionante o realismo nos seus olhos de vidro. Geralmente estátuas de faraós mostram um homem com medidas perfeitas, forte e musculatura definida. Mas isso não se aplica nesta estátua.
Egito
Museu do Cairo-Egito


Estátua do faraó Mentuhotep

Chama atenção pelas suas pernas, sugerindo que o faraó poderia ter elefantíase.


Egito
Museu do Cairo- Egito

Não consigo lembrar a quem se destina essa obra, mas  chama atenção pela beleza, portanto vale compartilhar.
Egito
Museu do Cairo-Egito


Segundo andar do Museu do Cairo:

Encontramos um verdadeiro acervo de Tutankamon.
Egito
Quadro de demonstração da tumba de Tutankamon


Logo na entrada do salão, sete caixas em tamanhos diferentes, uma se encaixava dentro da outra. Dentro da última estava o tesouro de Tutankamon
Egito
Museu do Cairo - Egito



Egito
Museu do Cairo- Egito


Egito
Museu do Cairo- Egito

Sala de relíquias do faraó Tutankamon, única tumba encontrada intacta no Vale dos Reis, com cerca de 2.000 peças. É lá que encontramos a máscara mortuária de ouro e pedras preciosas de Tutankamon. Não é permitido fotografar.


Egito
Máscara mortuária de Tutankamon: foto realizada de fora da sala.


Cadeira cerimonial de Tutankamon .
Egito
Museu do Cairo- Egito

Trono de Tutankamon em ouro e prata, encrustados com pedras preciosas.
Egito
Museu do Cairo- Egito

Egito
Relíquias encontradas na tumba de Tutankamon.

Ala destinada aos sarcófagos:

Quanto mais poderoso o faraó, mais luxuoso era o seu sarcófago.

Egito
Ala dos sarcófagos, Museu do Cairo


Egito
Museu do Cairo - Egito

Egito
Museu do Cairo - Egito


Sala das múmias (pago a parte 180 EGP e estudantes 90 EGP). Podemos observar múmias de faraós e rainhas. Entre eles o de Ramsés II, maior faraó que governou o Egito. Não é permitido fotografar.



Valor entrada Museu do Cairo: 200 EGP / Estudantes 100 EGP.


Hoje o prédio está pequeno e saturado para expôr muitos de seus tesouros. Por conta disso, foi construído O Grande Museu Egípcio (inauguração em breve), o maior museu arqueológico do mundo, localizado próximo das Pirâmides de Gizé, em Giza. 

A dica é, não deixe de visitar o Museu do Cairo, é uma riqueza inexplicável de informações relacionado ao povo do Egito Antigo.




4- Bairro Copta : 

Localizado na região do Cairo antigo, onde encontramos muitas igrejas e sinagogas.
Igreja Cristã Copta, seus pilares foram erguidos no lugar onde a Sagrada Família morou por 3 meses, durante sua passagem pelo Egito. Um local de pura emoção que na nossa opinião, valeu muito a pena visitar.


Egito
Igreja Copta- Cairo


A Sagrada Família saiu de Jerusalém em direção ao Egito, passando pela Península do Sinai, cruzando o norte do país, chegando no Sul. Cada lugar por onde passaram no Egito, é possível encontrar uma igreja. Voltando para o Norte através do Rio Nilo, passaram algum tempo neste local, que também é conhecido como a Igreja da Caverna.


Egito
Igreja Copta - Egito

Entrada igreja: 180 EGP/ 90 estudante.



5-  Cidadela Salah el Din  ou Cidadela do Cairo: 


Cidade fortificada localizada no alto de uma colina, construída em 1176 por Saladino, no intuito de defender o povo egípcio dos franceses. Já foi a residência de governantes e hoje abriga mesquitas e um mirante  onde é possível avistar  a cidade do Cairo.

Valor: 180 EGP / Estudantes 90 EGP



6- Mesquita Muhammad Ali:

Cairo
Vista linda da mesquita.

Localizada dentro da Cidadela Salah el Din, também conhecida como Mesquita de Alabrastro, porque seu interior é repleto de alabastros de aproximadamente 10 metros.
Construída em 1830, sua arquitetura segue os moldes da Mesquita Azul de Istambul na Turquia.
Egito
Por dentro da mesquita.

Atenção especial para o relógio (que nunca funcionou) encontrado no pátio externo. Foi presente dos franceses, em forma de agradecimento de um dos obeliscos que ficava na entrada do Templo de Luxor (hoje só tem 1 obelisco). Encontra-se na Praça da Concórdia em Paris


Egito
Pátio da mesquita.

É necessário tirar os sapatos e cobrir ombros e pernas. Porém mulheres não precisam cobrir a cabeça.

Fecha para turistas nos horários de orações.

Valor está incluso no ticket da Cidadela.



7- Bazar Klan El Khalili :

Egito
Lugar fotogênico do bazar Klan el Khalili

É o grand bazaar do Cairo, centenas de lojinhas distribuídas por vários ruas, onde é possível encontrar de tudo. A ordem ali é negociar, sempre a metade do valor, porém é preciso ter muita paciência.


 

8- Memphis:

Egito
Esfinge de Memphis- Egito

primeira capital do Egito após a unificação do Baixo e Alto Egito. Localizada aproximadamente 24 km do Cairo. 


Templo de Ptah: 

Uma das principais atração de Memphis.
É lá que encontramos essa gigantesca estátua deitada de Ramsés II, com 14 metros de comprimento, toda esculpida em uma única pedra. Observe que o monumento tem uma das pernas a frente, mostrando que o faraó encontrava-se vivo na época de sua construção.
Egito
Estátua de Ramsés II

Valor: 80 EGP / Estudante: 40 EGP


9 -  Pirâmide de Sakkara: 

Egito
Pirâmide de Sakkara - Egito
Na realidade é o Complexo de Sakkara ou Saqqara. Um sítio arqueológico com pirâmides, templos e monumentos. É lá que encontramos a primeira pirâmide escalonada do Egito, 2600 a.C. Construída por Imhotep, primeiro arquiteto reconhecido da história.

Egito
Pirâmide Sakkara - Egito


Valor: 180 EGP/ Estudante: 90 EGP

Sakkara ou Saqqara e Memphis foram cidades que marcaram a história do Egito Antigo. Sakkara foi a necrópole de Memphis, onde eram sepultados os faraós das primeiras dinastias do Egito.

É possível visitar uma tumba egípcia com vários hieroglifos. A riqueza local se dá no colorido.
Egito
Riqueza nas pinturas das tumbas de Sakkara.
Egito
Entrada do sítio arqueológico de Sakkara





10- Visita na fábrica de papiros:

Riqueza nos detalhes da pintura realizada no papiro. Cairo- Egito

Uma espécie de erva aquática encontrada no Rio Nilo, depois de um preparo, pode ser pintada, virando vários quadros egípcios.






Roteiro de 3 dias no Cairo:



Dia 1:



⇨ Chegada aeroporto do Cairo: O funcionário da agência Egito Viagens nos aguardava no saguão da imigração. Com sua assistência, adquirimos os vistos, passamos na imigração e RX. Logo depois pegamos o transfer privativo da empresa em direção ao nosso hotel em Giza.
Só para lembrar que o trânsito no Cairo é louco e caótico, levamos 2 horas do aeroporto ao hotel.


Recebemos as boas vindas do Amir (dono da agência) na porta do hotel. Eles nos auxiliou no check-in do hotel Great Pyramids Inn , que fica exatamente de frente para as Pirâmides de GizéCombinamos sobre horários de passeios e sobre o roteiro.

⇨ Check-in do hotel Great Pyramids Inn .

⇨ Noite: Jantar e show de luzes das pirâmides no restaurante do hotel. Uma maravilhosa recepção de boas vindas, concordam?


Dia 2: 


Manhã:

⇨ Complexo de Gizé:

Quéfren, Queóps e Miquerinos + Esfinge.


Circulamos por todo o complexo, passando por mirantes, a esfinge e ainda andamos de camelo.


⇨ Visita a uma fábrica de papiros:

Uma espécie de erva aquática encontrada no Rio Nilo que com preparo pode ser pintada e escrita, virando vários quadros egípcios.

⇨ Almoço em um tradicional restaurante egípcio, localizado no centro do Cairo.


Egito
Restaurante no Cairo- Egito


Egito
Típico almoço egípcio. Cairo - Egito




Tarde: 

⇨ Memphis

Templo de Ptah.

⇨ Pirâmide de Sakkara


Noite:


⇨ Jantar no hotel: mimo oferecido a todos os hospedes. Achamos isso incrível.


Comida típica egípcia. Cairo- Egito


Dia 3:


Manhã:


⇨ Museu do Cairo

⇨ Bairro Cristão



Almoço

Tarde:

⇨ Cidadela Salah el Din ou Cidadela do Cairo

⇨ Mesquita Muhammed Ali ou Mesquita do Alabrastro

  Bazar Klan El Khalili


Noite: Estação de trem - Viagem trem leito Cairo - Aswan.


Dicas de hotéis no Cairo/ Onde se hospedar no Cairo:

A questão de escolher o local de hospedagem gera uma certa polêmica, porque muita gente recomenda  os hotéis luxuosos localizados no centro do Cairo, na margem do Rio Nilo.
Porém, entretanto, todavia, nosso grande sonho era conhecer as Pirâmides de Gizé, e assim, vivenciar o máximo daquela vista incrível. Por conta disso, nossa escolha foi Giza, em um hotel de frente para as pirâmides. Mesmo sabendo que o local era mais carente e sem tanto luxo. Mas isso não quer dizer que essa região não tem bons hotéis, tem muitos. Continue lendo porque vem muitas dicas de hospedagem no Cairo...


Nosso hotel no Cairo...

Great Pyramids Inn

Egito
Pirâmides de Gizé visto do café da manha do hotel.

O que dizer sobre a experiência de tomar café da manhã com a vista da única das Sete Maravilhas do Mundo Antigo ainda de pé ?   Sem sombra de dúvidas foi a melhor escolha que poderíamos fazer! 
Localização 1.000, na cara das pirâmides, suítes com tamanho razoável, limpo e todo decorado com figuras egípcias. 
O melhor vem agora! O restaurante onde era servido o café da manhã, almoço e jantar, está localizado no terraço de 2 andares. A qualquer momento do dia tínhamos aquela vista incrível das pirâmides. Sem contar que todos os dias acontece o show de luzes das pirâmides, esse evento é pago, porém durante nossa estadia, não precisávamos entrar no complexo, assistimos tudo de "camarote" do terraço do hotel, melhor ainda, de graça.
Além do mais, nos dias em que estivemos hospedados neste hotel, não precisávamos sair  pelas redondezas, para jantar. Ficávamos no restaurante do hotel. Sem contar que uma das noites, ofereceram um jantar para todos os hóspedes, totalmente grátis, só pagamos a bebida.

Sinceramente, nós amamos, é um hotel simples, não tem área de recreação, porém é maravilhoso. E o que é bom, vale compartilhar.


Dicas de hotéis em Giza:

Giza Pyramids View Inn : Localizado ao lado do nosso hotel, tem a mesma vista.

Marriott Mena Hotel : Localizado em Giza, um dos hotéis mais bonitos e sofisticados de Giza. Estampa várias fotos instagramáveis do Cairo.

Giza Pyramids Inn : Ao lado do nosso hotel.

Pyramids Eyes Hotel

Mercure Cairo

Egypt Pyramids Inn

Pyramids Valley

Dicas de hotéis no Cairo:

Sofitel Cairo Nile

Sheraton Cairo Hotel

Steigenberge Hotel El Tahir Cairo

Four Seasons Hotel Cairo at Nile



*Reserve seu hotel usando os banners do blog e os links deste post,  ganhamos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso. Obrigada.





Egito tem que ser com guia, porquê?

Egito
Guia Amir nos apresentando as Pirâmides de Gizé.

Vou confessar que não foi nada fácil digerir essa história de guia durante toda a viagem no Egito, porque nosso perfil são viagens independentes, mas no final cheguei a conclusão que foi a melhor decisão.

Entrar no país é uma burocracia, são várias revistas, o trânsito do Cairo é uma loucura (gente lá não tem sinal de trânsito, não tem contra-mão), podendo ser comparado a Índia. Me diz uma coisa, já ouviu de alguém dizer que visitou o Egito e alugou carro no Cairo?
Me diz por favor, porque esse cidadão é um sobrevivente!

Além disso, uma empresa experiente irá lhe proporcionará segurança e fornecerá uma profunda imersão na história do país.

Depois de várias pesquisas chegamos ao Amir, dono da empresa  Egito Viagens Amir Ali , egiptólogo, fluente em português, inglês e espanhol. Sim, um egípcio falando perfeitamente o português do Brasil, com experiência de 20 anos no setor de turismo e atendimento à brasileiros. Foram alguns meses de conversas, dúvidas e debates, até que cheguei a convicção que a empresa seria a melhor escolha para nos acompanhar nessa jornada pelo Egito

Foi planejado um roteiro e pacote de acordo com nosso perfil e desejos:

Tours no Cairo com almoço. (excluindo bebidas).
✔Entradas das atrações pagas.
✔Guia em português.
✔Transporte aeroporto e passeios.
Cruzeiro 3 noites Rio Nilo: De Aswan a Luxor em embarcação 5* deluxe e pensão completa (excluindo bebidas e gorjetas).
✔Passagem trem dormitório Cairo- Aswan.

Forma de pagamento: Em dólar, 30% de entrada (transferência pela West Union) e o restante pagamos na chegada ao Egito.

Contatos Amir  Egito Viagens Amir Ali:
Instagram: @egitoviagens
Facebook: @guiaamirali
Whatsapp: +20 110 089 1480
Email: contato@egitoviagens.com.br
Site: egitoviagens.com.br


Dicas:



O país oferece meia entrada em templos e monumentos para estudantes portadores desse documento.

Basta entrar no site, preencher o formulário, enviar a documentação e pagar o valor de 65 reais (Janeiro/2020). Eles enviam o documento através do Correios.

💬 O trânsito do Cairo é caótico. Evite alugar carro, digo isso, porque tem pouquíssimos sinais de trânsito, não te mão e contra-mão. Uma verdadeira loucura, só mesmo um local para conseguir dirigir na cidade. Desta maneira evite colocar muitas atrações distantes num só dia.

💬 Tenha paciência com vendedores e pense duas vezes antes de perguntar o valor de algo. Porque eles irão te seguir até você comprar a mercadoria.

💬 Contrate um guia. Explicação acima.

💬 Se o seu grande sonho é conhecer o Complexo de Gizé, reserve ao menos 1 dia para conhecer. É enorme e vale a pena passar por cada pedacinho desse lugar histórico.

💬 Ainda sobre as Pirâmides, muitos dizem que não vale a pena conhecer o interior de uma das pirâmides deste complexo, porque não tem muito o que mostrar. Já que não tem pinturas como a pirâmide de Sakkara. Gente vale muito a pena sim e é uma experiência incrível.

💬 Vá com calma na alimentação, a comida árabe é deliciosa, porém um pouco apimentada.

💬 Tome água mineral, nada de água com origem desconhecida.

💬 Cuidado quando oferecerem para fotos e passeio com camelos nas pirâmides. Combine o preço antecipadamente. Nos cobraram uma fortuna para poucos minutos de passeio de camelo. Fiquei bem irritada.

💬 Principais e top atrações do Cairo:

1) Complexo de Gizé: Pirâmides e Esfinge. 💯💯💯
2) Museu do Cairo 💯💯💯
3) Bairro Copta 💯💯💯
4) Cidadela Salah el Din e Mesquita Mohammed Ali 💯💯💯
5) Bazar Klan El Khalili 💯
6) Memphis e  Pirâmide de Sakkara. 💯💯
7) Show das pirâmides. 💯💯💯
8) Fábrica papiros 💯


💬  Leia o post completo sobre o Egito: 

Egito: Tudo o que você precisa saber para planejar sua viagem.



💬 Acompanhe toda nossa viagem no nosso perfil do Instagram @blogfourtrip , onde você encontra vídeos no destaque e fotos no feed.


Egito
Instagram blogfourtrip



💬 E se você deseja deixar esse post guardadinho, salva no  Pinterest Fourtrip


Egito
Pinterest Fourtrip


Acompanhe nossas viagens pelas redes sociais:




      FACEBOOK  /   INSTAGRAM  /  

7 comentários:

  1. Olá, que mês e ano vcs foram pro Egito? Minha dúvida é por conta da mala, temperatura e tipo de roupas levar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Emanuela. Fomos em Fevereiro. Levamos 1 mala de 23kg cada um para uma viagem de 22 dias. No Cairo estava bem frio, com temperatura variando de 10 graus a noite a 25 durante o dia. Já no Sul estava um pouco mais quente con friozinho pela manhã e a noite (como se fosse o inverno do Rio de Janeiro). Se for nessa época leve casaco.

      Excluir
  2. Muito obrigada por compartilhar a experiência de vcs!!

    ResponderExcluir
  3. Ola! como foi a questão das refeicoes e ingressos para o guia? quem paga estes valores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Fora o cruzeiro a alimentação foi por fora. Os ingressos já estavam incluídos no pacote com o guia.

      Excluir
    2. mas e os gastos com o guia? quem paga a alimentacao e os ingressos dele?

      Excluir
  4. We appreciate you sharing this wonderful and fantastic site with us.

    ResponderExcluir

Compartilhe conosco suas dúvidas, comentários e dicas. Será muito importante para o Fourtrip. Terei o maior prazer em responder.