VISITA NO PALÁCIO GUANABARA

Palácio Guanabara de portas abertas:
Tour guiado

RIO DE JANEIRO
PALÁCIO GUANABARA/ RIO DE JANEIRO


Palácio Guanabara de Portas Abertas é um projeto de visita guiada, realizado com a parceria entre o Governo do estado e o Senac Rio. 
Localizado na rua Pinheiro Machado, s/n, Laranjeiras, é a nova atração turística da cidade do Rio de Janeiro.

Considerado patrimônio histórico e cultural do Rio de Janeiro e do Brasil, o palácio foi sede de muitos governos e hoje encontra-se restaurado. 

Construído em 1853, como residência familiar, foi vendido para a família imperial em 1864. Foi reformado para abrigar a Princesa Isabel e ficou conhecido como Paço Isabel
Em 1890, o Paço Isabel foi incorporado ao Patrimônio da União e rebatizado como Palácio Guanabara. Depois foi repartição militar, moradia de Presidentes da República, gabinete do Prefeito do Rio de Janeiro e em 1960 passou a ser a sede do Governo do Estado.

E foi lendo o jornal que descobri que o local seria aberto para visitação. Não pensei duas vezes e mandei o e-mail para agendamento.

Como agendar :

Somente por e-mail:
Mande um e-mail para: visitaguiada@casacivil.rj.gov.br, coloque o nome completo dos visitantes e número da identidade.
Você receberá a resposta com dia e horário. No meu caso demorou um pouco, primeiro recebi um e-mail informando que aguardasse o agendamento.
Uns dois meses depois mandaram-me outro e-mail para agendamento.

Chegando ao local no dia e horário agendado, leve documento de identidade e estacione seu carro no estacionamento do Palácio (gratuito). Dirija-se para secretaria.
Fomos recepcionados e conduzidos por alunos dos cursos de turismo e hospitalidade do Senac Rio.

Como foi a visita:

O tour começou no horário agendado (pontuais). Subimos uma escada e fomos direto ao Salão Nobre.
RIO DE JANEIRO


*Salão Nobre:

RIO DE JANEIRO

Desde os tempos da Família Imperial, era um dos centros de reunião do Rio de Janeiro. Aconteciam encontros políticos e festas. E até os dias de hoje ocorrem encontros de autoridades e importantes eventos do Estado.
Neste salão encontramos mobílias da época do império e  muitos quadros, entre eles o quadro de Aurélio Figueiredo que retrata a Abdicação de D. Pedro I durante um momento da História Brasileira.
RIO DE JANEIRO


Voltamos pelo mesmo caminho e descemos novamente a escada. No térreo entramos no palácio novamente. 

*Passamos por uma área com um chafariz;
RIO DE JANEIRO


*Sala Pé de Moleque:
Em 2011 durante as obras de restauração na parte interna do Palácio Guanabara, foi encontrado o calçamento trazido de Portugal para o Brasil no século XVII, chamado de
´´ Pé de Moleque``.
Esse calçamento era utilizado nos casarões do período colonial nas áreas destinadas ao uso de escravos. Segundo a guia, esse calçamento foi coberto com piso de vidro para melhor conservação.
Nesta sala ocorre reuniões do governo.
RIO DE JANEIRO

Saindo da Pé de Moleque fomos em direção a uma grande porta de madeira (estilo colonial) que encontrava-se fechada. A guia pediu que todos se aglomerassem neste local , pois  do outro lado da porta tínhamos uma grande surpresa.
RIO DE JANEIRO
Obra de arte localizada em frente a porta que dá acesso ao jardim.
E que surpresa!
Quando a porta se abriu além do visual de todo o jardim do Palácio Guanabara, que é lindo, nos deparamos com uma orquestra criada por uma ONG, com crianças de comunidades pacificadas na cidade do Rio de Janeiro, tocando uma música do Luis Gonzaga.


RIO DE JANEIRO


Na minha opinião esse foi o ponto alto da visita! Me emocionei. Eles tocaram mais duas música, uma delas foi cidade maravilhosa. Lindo,lindo,lindo...
Cheguei a filmar, mas se mostrar tudo, perderá a graça. Prefiro que vejam pessoalmente.

*Após esse espetáculo, subimos uma escada, onde conseguimos ver através do vidro,o gabinete de trabalho do governador do estado do Rio de Janeiro.
RIO DE JANEIRO
Gabinete do governador


Nada mal a vista que o governador tem do seu gabinete de trabalho.

RIO DE JANEIRO



Descemos novamente e no local onde a orquestra tocava me deparei com essa placa na parede:
RIO DE JANEIRO


*Jardim do Palácio Guanabara:
RIO DE JANEIRO

O Jardim foi idealizado pelo paisagista francês Paul Villon, no início do século XX. Seu desenho foi definido por um grande retângulo no qual se inserem canteiros geométricos.
O paisagista utilizou nos jardins conceitos franceses com estilo romântico brasileiro.
Resumindo tudo isso, é lindo.

Além da beleza o que mais encontramos nesse jardim?

*Chafariz de Netuno:

Localizado na parte central do jardim, encontramos um gigantesco chafariz com a estátua de Netuno centralizada.
RIO DE JANEIRO

*Palmeiras Imperiais:

RIO DE JANEIRO
Durante a reforma foi plantado inúmeras espécies de plantas exóticas, além de uma fileira dupla de palmeiras imperiais na Rua Paissandu, que marcava o caminho do Paço até a Praia do Flamengo.

*Capela de Santa Terezinha:

PALÁCIO GUANABARA
Localizada ao lado do estacionamento do Palácio Guanabara, foi construída em 1946 em estilo neo-colonial, por uma devoção de Carmela Dutra, esposa do Presidente Eurico Gaspar Dutra. A janela de seu quarto localizava-se em frente as portas da capela. Ou seja, de sua janela, observava-se o altar de Santa Terezinha.
A capela é aberta para visitação e eventos.
PALÁCIO GUANABARA


Mais um ponto turístico do Rio de Janeiro que conhecemos. Graças ao meu blog estou corrigindo um erro e aproveitando a oportunidade de conhecer minha cidade.
Adoramos conhecer mais uma parte da história do Rio de Janeiro.
RIO DE JANEIRO
Agradecimentos a minha equipe, claro.




E você tem alguma dica sobre esse ponto turístico ou outros na cidade do Rio de Janeiro?
Comente na área de comentários abaixo do post.


Fonte de pesquisa:


Folheto informativo que recebemos na visita.

Hotéis no Rio de Janeiro clique aqui

 Faça sua busca de hotéis e voos nas caixas do Booking.com entre outros localizado neste blog. Somos afiliados e o blog ganha uma pequena comissão das reservas efetuadas a partir daqui. Você não pagará nada a mais por isso. Obrigada.



Alugue seu carro na Rentcars.com, pague no Brasil sem cobrança de IOF. Reserve pelos banners do blog, recebemos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso. Obrigado.

Acompanhe nossas viagens pelas redes sociais:

    FACEBOOK  /   INSTAGRAM  /   G+ /  YOU TUBE




Saúde, paz e fé!









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe conosco suas dúvidas, comentários e dicas. Será muito importante para o Fourtrip. Terei o maior prazer em responder.