10/04/2016

TRILHA DA PRAINHA, MIRANTE DO CAETÉ



    Trilha Parque Municipal da Prainha no Rio de Janeiro/ Mirante do Caeté








Quem acompanha o blog já notou que um dos nossos passeios prediletos aqui no Rio de Janeiro é curtir a natureza através de  uma trilha. Vou te mostrar um tesouro muito bem escondido, capaz de unir dois prazeres e o mais completo bem estar: praia e trilha. 


Foi em um final de semana no final do verão, acordamos cedo e partimos para uma praia do Rio de Janeiro que não temos muito costume de frequentar, a Prainha. Como diz o nome é uma praia bem estreita com aproximadamente 200 metros de extensão, um pouco distante do centro em um local de preservação ambiental e muito frequentada por surfistas. O acesso é apenas por carro e durante o verão é necessário chegar cedo pois há controle do número de visitantes.  
Localizada entre 2 morros e entre as praias da Macumba e Grumari, zona Oeste da cidade, dentro do Parque Nacional da Pedra Branca. Em 1989 surfistas fizeram uma manifestação a favor da preservação da região, originando a criação da Área de Preservação Ambiental da Prainha. No início dos anos 90 foram feitas negociações entre a prefeitura e  proprietários da área a fim de viabilizar a criação de um parque público, garantindo a preservação do local. Somente em 1999 a área foi transferida para o município tornando-se o Parque Natural  Municipal  da Prainha. Em 2001 a Secretaria Municipal do Meio Ambiente inaugurou o Parque Municipal Ecológico da Prainha, presenteando a população com mais um local de lazer e aprendizado ambiental, já que a região apresenta uma grande biodiversidade vegetal e animal, entre elas espécies ameaçadas de extinção.
Foi construído dentro deste Parque uma trilha em meio a  Mata Atlântica de categoria leve  onde subimos o Morro do Caeté e o final da trilha é no Mirante que leva o mesmo nome com vista linda das praias do Recreio e Barra da Tijuca.







Mapa das praias do Rio:





Mesmo chegando cedo (8:00 horas)  já não encontramos vaga no estacionamento da entrada do Parque em frente a praia. Tivemos que estacionar o carro em um local autorizado,  no morro antes de chegar na praia. Fique atento aos locais autorizados, caso contrário seu carro poderá ser  rebocado.
Começamos a trilha antes de chegar no parque e ali mesmo já avistamos o melhor visual da Prainha.




Entrada do Parque em frente a praia:





O início da trilha é bem leve de 10 minutos no meio do Parque em uma pista sem grandes esforços.




Início da trilha no Morro de Caeté, subida de aproximadamente 20 minutos, mas não é pesado.




Mas já no meio da trilha paramos para curtir um aperitivo da vista, o visual da praia:





Após aproximadamente 30 minutos de caminhada chegamos ao:


 Mirante do Caeté.




Daí foi só curtir o silêncio do local, o visual e relaxar um pouquinho, ah claro tirar fotos, porque um lugar como este, tem que ter vários registros, não acham?






Vista da Praia do Secreto, uma piscina natural  que também virou a sensação no Rio de Janeiro. Seu acesso pode ser pela praia da Macumba ou pelas pedras estacionando o carro no caminho que dá acesso para a Prainha.

                                     


Depois de tanta beleza, voltamos pelo mesmo caminho, afinal para descer todo santo ajuda!

Após a trilha você pode relaxar na praia e depois almoçar em um dos vários restaurantes de frutos do mar em Barra de Guaratiba, super indico.

Mais uma trilha realizada, o coração, mente e a convivência com a família agradecem!

Leia também:


Aguardem próximos posts sobre as trilhas: Pedra Bonita e Praias Selvagens.

*Reserve ou compre usando os banners de parceiros localizado neste blog. Ganhamos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso. Obrigada.




Alugue seu carro na Rentcars.com, pague no Brasil sem cobrança de IOF. Reserve pelos banners do blog, recebemos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso. Obrigado.





Boa semana, saúde, paz e fé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe conosco suas dúvidas, comentários e dicas. Será muito importante para o Fourtrip. Terei o maior prazer em responder.