Trilha Parque Municipal da Prainha no Rio de Janeiro/ Mirante do Caeté
O Rio de Janeiro é uma cidade que oferece infinitas atrações ao ar livre.
Que tal conhecer mais uma trilha na cidade maravilhosa?
Trilha Mirante do Caeté, um verdadeiro tesouro, localizado na Prainha, zona Oeste da cidade.
Da série...
Trilhas no Rio de Janeiro.
Trilha do Mirante do Caeté na Prainha, Rio de Janeiro.
Em 1989 surfistas fizeram uma manifestação a favor da preservação da região, originando a criação da Área de Preservação Ambiental da Prainha. No início dos anos 90 foram feitas negociações entre a prefeitura e proprietários da localidade a fim de viabilizar a criação de um parque público, garantindo a preservação local. Somente em 1999 a área foi transferida para o município tornando-se o Parque Natural Municipal da Prainha. Em 2001 a Secretaria Municipal do Meio Ambiente inaugurou o Parque Municipal Ecológico da Prainha, presenteando a população com mais um local de lazer e aprendizado ambiental, já que a região apresenta uma grande biodiversidade vegetal e animal, entre elas espécies ameaçadas de extinção.
Foi construído dentro deste Parque uma trilha em meio a Mata Atlântica, de categoria leve onde subimos o Morro do Caeté e o final da trilha tem um mirante que leva o mesmo nome com vista linda das praias do Recreio e Barra da Tijuca.
Mapa das praias do Rio:
Mesmo chegando cedo (8 horas) já não encontramos vaga no estacionamento da entrada do Parque em frente a praia. Tivemos que estacionar o carro em um local autorizado, no morro antes de chegar na praia. Fique atento aos locais autorizados, caso contrário seu carro poderá ser rebocado.
Nossa caminhada começou antes mesmo de chegar no parque e ali mesmo já avistamos o melhor visual da Prainha.
Prainha, Rio de Janeiro. |
Entrada do Parque :
O início da trilha é bem leve, com 10 minutos de caminhada sem muito esforço.
Início da subida no Morro de Caeté, subida de aproximadamente 20 minutos, mas não é pesado.
Prainha, Rio de Janeiro. |
Mirante do Caeté.
Trinta minutos depois, é só curtir o silêncio, o visual e relaxar um pouquinho, ah claro tirar fotos, porque um lugar como este, tem que ter vários registros, não acham?
Vista da Praia do Secreto, uma piscina natural que também virou a sensação no Rio de Janeiro. Seu acesso pode ser pela praia da Macumba ou pelas pedras, estacionando o carro no caminho que dá acesso para a Prainha.
Depois de tanta beleza, retornamos pelo mesmo caminho, afinal para descer todo santo ajuda!
Após a trilha você pode relaxar na praia e depois almoçar em um dos vários restaurantes de frutos do mar em Barra de Guaratiba, super indico.
Mais uma trilha realizada, o coração, mente e a convivência com a família agradecem!
Leia também:
Trilha Costão de Itacoatiara, Niterói.
Confira outros posts sobre a cidade do Rio de Janeiro:
Aguardem próximos posts sobre as trilhas: Pedra Bonita e Praias Selvagens.
Alugue seu carro na Rentcars.com, pague no Brasil sem cobrança de IOF. Reserve pelos banners do blog, recebemos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso. Obrigado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe conosco suas dúvidas, comentários e dicas. Será muito importante para o Fourtrip. Terei o maior prazer em responder.