https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhC7pAjsaf4OeDaQB1Y-9HCUcqTmYgY40fc8WO5GW5avQUDbvhGSGyvPh7CatLzYkNMBfSHOCr-wULWS-QkFhYRwc6yMJ2pMVxbymfrb8ZiEKbkpRPjm-BXFZybhBBy1ZiDUhg9doz1Y6Y/w640-h311/Capad%25C3%25B3cia+1.jpg

CAPADÓCIA: ATRAÇÕES, DICAS E ROTEIRO

Turquia
Capadócia, Turquia


Capadócia, Kapadokia ou Cappadocia, a região da Turquia com paisagem singular, repleta de formações geológicas diferenciadas, cidades subterrâneas, casas cavernas, igrejas e mosteiros no interior das rochas e as famosas chaminés de fadas.  

Conhecer a Capadócia é sem dúvida uma experiência incrível e inesquecível, repleta de história e beleza, sem dúvida ficará guardado na sua memória pelo resto da vida.

Portanto, leia esse post, salve e deixe-o guardadinho. Com certeza um dia você o colocará em prática e se encantará com tudo o que a Capadócia tem a oferecer.

Leia:

Tudo o que você precisa saber antes de visitar a Capadócia

História da Capadócia

Como chegar na Capadócia

Hospedagem na Capadócia

Atrações na Capadócia

Capadócia: Roteiro de 4 dias


Capadócia quer dizer terra dos cavalos,  um destino planejado há tempos, por ser um lugar com paisagens bem diferentes, e claro, pelo famoso voo de balão na Capadócia

Nossa ideia era incluir quando viajamos para Grécia, mas vocês sabem como é esse negócio de passagem aérea, pegamos a que oferece o menor valor e nesta ocasião a melhor opção era a casadinha ItáliaGrécia - Holanda. Pelo menos tivemos a oportunidade de conhecer um pedacinho da Turquia, o balneário de Marmaris, localizado na fronteira da Ilha de Rodes na Grécia.  

Mas, a vida é feita de oportunidades e chegou a vez da nossa tão idealizada viagem para o Egito (outra que estava no topo da lista) e por sorte adquirimos as passagens com retorno passando pela Turquia. Não pensamos duas vezes e além de Istambul, adicionamos quatro dias para conhecer a Capadócia. 


Onde fica a Capadócia: 


Ao contrário do que muitos pensam, a Capadócia não é uma cidade e sim o nome dado a um conjunto de cidades da Turquia, localizadas na região da Anatólia Central, aproximadamente 700 km de Istambul. Entre elas as quatro mais famosas e turísticas são:  Nevsehir, Göreme, Ürgüp , Avanos e Kayseri

Mas qual cidade da Capadócia escolher como base para hospedagem ?

Nós escolhemos Göreme, por indicação de amigos, pesquisas e pela localização geográfica, próxima de vários lugarejos e de atrações imperdíveis da Capadócia.




Como chegar na Capadócia:


Do Brasil, não tem voo direto, a Turkish Airlines realiza voos diretos do Brasil para Istambul, daí é só comprar a passagem para a região da Capadócia. 


Você pode até viajar de Istambul para a Capadócia por via terrestre, mas como é bem distante, nem questionamos essa hipótese. Portanto falarei aqui somente pela maneira mais rápida, avião.


Existem dois aeroportos na região, nas cidade de Nevserhir e Kayseri

Nevserhir : aproximadamente 30 minutos de Göreme.

Kayseri: 1 hora de Göreme.

Mas por incrível que pareça, os voos mais em conta e com mais opções de horários são do aeroporto de Kayseri. Por conta da economia é o mais utilizado por turistas. Vale lembrar que os valores das passagens saindo de Istambul são bem em conta, para ter uma noção encontrei tickets com valor equivalente a 70 reais o trecho.

No nosso caso, a partida foi  de Ammãn, capital da Jordânia. Ficou mais em conta comprar voos separados com a empresa turca low cost Pegasus Airlines, ou seja:

Ammãn - Antalya (cidade praiana da Turquia)

Antalya - Kayseri


Como ir de Kayseri para Göreme ?


A melhor e mais econômica opção para explorar a Capadócia é de carro. Nós sempre preferimos essa opção, pela liberdade e economia, porém  nossa viagem foi no inverno e a região costuma nevar (não temos experiência em dirigir na neve), tivemos receio e descartamos essa alternativa.
Turquia
A Capadócia também neva: voo passando pela região.


Preferimos reservar com o nosso hotel um transfer aeroporto- hotel-aeroporto. O valor foi 10 TL por pessoa e trecho, mas como éramos quatro pessoas e reservamos ida/volta fizeram o pacote de 35 liras turca (TL) por trecho. O veículo era uma van espaçosa, confortável e só para nós. 


Dicas de hotéis na Capadócia:

Ohhh tarefa difícil, já que Göreme é um vilarejo super aconchegante com uma infinidade de hotéis lindos e charmosos para todos os gostos e bolsos. A dica é escolher um hotel próximo ao centro, onde estão as lojinhas e restaurantes. Eu ainda fui mais criteriosa, escolhi um hotel com café da manhã oferecido no terraço  para apreciar a vista da cidade.

Ficamos no Peace Stone House , um hotel bem transadinho e com preço muito bom. Os quartos são bem espaçosos, o que definiu a nossa escolha. Ficamos numa suíte familiar, estilo caverna, com dois quartos independentes e um banheiro. 
Vale lembrar que as temperaturas da Capadócia são extremas, no nosso caso visitamos no inverno com temperaturas negativas. O hotel dispõe de refrigeração e calefação.


O café da manhã é incluso, variado e servido no terraço com vista para a cidade.


Alguns hotéis que gostei bastante e comprovei visitando nos dias que estivemos na Capadócia foram:



Aliás #ficaadica, você pode visitar os hotéis, a maioria tem terraços bem transadinhos com restaurante e vista panorâmica da cidade. Minha vontade era entrar em vários, mas faltou tempo!

*Reserve seu hotel usando os banners do blog e os links deste post,  ganhamos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso. Obrigada.






Atrações e passeios na Capadócia:


Não é novidade que a Capadócia tem uma infinidade de atrações magníficas. Visitamos o destino em 4 dias e três noites. Sendo dois dias inteiros, uma tarde e uma manhã. Como informei anteriormente, preferimos não alugar carro por dois motivos: não sabíamos as condições da estrada em caso de neve e pelo roteiro apertado.

Porém vou antecipando que dá tranquilamente para circular de carro em qualquer época do ano e claro você terá muito mais autonomia. Em um retorno essa será a nossa escolha.

Restou a opção de visitar as atrações através de tours oferecidos por hotéis e agências de turismo local.

São oferecidos 3 tipos de tour: red, green e blue, sendo os dois primeiros mais contratados  por turistas. Além da comodidade de buscar e levar no hotel, você conhece as atrações mais famosas, algumas bem distante da cidade. Além disso, está incluído o almoço e as entradas das atrações. A duração é de aproximadamente um dia inteiro. 

Fizemos o red e o green tour, contratamos antecipadamente com o hotel e pagamos por pessoa e tour 35 euros. O passeio foi a bordo de uma van com aproximadamente 10 pessoas, mais o guia e o motorista.

Nome da agência: Advice tour travel agency.


Atrações na Capadócia


Goreme Sunset Point:


Mirante com vista panorâmica, onde é possível observar  a cidade e suas formações rochosas em 360º. 
Para chegar lá, basta caminhar 15 minutos ladeira acima, localizada no centro de Goreme. Não tem erro, só perguntar onde fica o acesso ao Sunset Point.


Li que era gratuito, porém já chegando bem próximo do topo tinha uma guarita onde nos cobraram 3 liras turcas por pessoa.
Não deixe de visitar, a vista é incrível.



Vale do Amor:

Informaram que essa atração fazia parte do tour, mas como já tinha visto fotos do local, observei que não era o mesmo lugar.

No último dia pela manhã, pegamos um táxi e pedimos que nos levasse até o local. Fica aproximadamente 5 minutos de carro do centro.

Também não deixe de ir, é lindo, super romântico e um lugar bem instagramável.



Casa do Ziah:


Alguém aí é noveleiro????

Se sua responta foi "sim", com certeza viu a novela Salve Jorge,  gravada na Capadócia. Pois bem, em Goreme tem a verdadeira Casa do Ziah, cujo o dono é um turco que inspirou o personagem. A visitação é permitida e grátis. 
Como chegamos lá?
Visitamos com o mesmo taxista que nos levou ao Vale do Amor. Também fica na cidade.

Ah também vale lembrar que adorei o local, não por conta da casa do Ziah em si, mas pelo cenário, parece um condomínio de  casas em cavernas e pela tranquilidade do local.




 Red Tour na Capadócia:


Visita locais mais próximos de Goreme, passeio termina por volta das 16 horas. No final, pede ao guia para soltar no centro da cidade e suba até o Sunset Point para ver o espetáculo do pôr do Sol.


Castelo de Uçhisar

Uçhisar Kalesi é a maior formação rochosa da região, localizada no ponto mais elevado de Uçhisar, 5km de Goreme. Pela grandiosidade e detalhes da formação, é um dos locais mais visitados da Capadócia.





Göreme Open Air Museum: Considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Não é a toa, o local oferece tudo de mais belo que a Capadócia tem a oferecer. Mosteiros e igrejas com pinturas originais escavadas na rocha e muita história. Localizado a 1,5 km de Goreme.




Avanos Pottery Centre

Localizado nas margens do Rio Vermelho (Kizilirmak), o rio mais extenso da Turquia.



Pasabag

Conhecido também como Vale dos Monges, onde estão as famosas chaminés de fadas.







Devrent Valley ou Vale da Imaginação

Formações rochosas  em forma de animais, a mais famosa é a pedra do camelo.




Green tour na Capadócia:


Goreme vista panorâmica





Cidade subterrânea Derinkuyu

Localizada na vila com mesmo nome, a 40 km de Goreme. É a mais profunda cidade subterrânea da Capadócia. Para você ter uma noção são 8 níveis conectados por túneis. Encontramos armazéns para armazenamento de alimentos, igrejas, banheiro, cozinha, quartos, etc.




Selime Kathedral (catedral)

Um dos locais que mais gostamos, não só pela sua grandiosidade, mas também pela sua beleza e vista!
Localizada no alto de uma colina e construída numa rocha. 
O local também foi cenário do filme Star Wars.




Ihlara Canyon:


Trilha pelo vale de Ihlara. Do total de 14 km do vale, caminhamos 4 km entre rios e cachoeiras. O local é lindo, vale muito a pena conhecer.


Pigeon Valey ou Vale dos pombos: 


Mirante localizado em Uçhisar, tem uma vista panorâmica incrível das chaminés de fadas.



Tem uma vista linda e a árvore do olho turco, ou como preferirem, olho grego.





Voo de balão na Capadócia:

Principal atração da Capadócia e a mais desejada dos turistas. Afinal todos vão para a Capadócia para voar de balão e apreciar suas aquelas formações rochosas incríveis.

E conosco não foi o contrário. Nosso principal desejo era o voo de balão, tanto que o  roteiro foi todo baseado nesse passeio.

Assim que decidimos a data, marcamos com a empresa Butterfly Ballons , mas se tem uma coisa que devemos respeitar e não podemos mudar é a natureza. 

Valor: 140 euros por pessoa. Encontrei empresas que cobram até 250 euros.

Para aumentar nossas chances de voar, reservamos 3 manhãs para caso de cancelamento de um dia, ter no outro.

Na véspera do nosso primeiro dia eles confirmaram horário de busca no hotel, 5:30 da manhã.

Fomos direto para o escritório, pagamos e nos encaminharam para o refeitório da empresa, onde oferecem um café da manhã variado. Aguardamos por mais uns 20 minutos, até que o funcionário informou que a agência nacional havia cancelado autorização de voos no local.

Eles devolvem o dinheiro e perguntam se temos interesse em realizar no outro dia. Fica tudo pré agendado. Porém nas duas próximas manhãs que tínhamos disponível eles cancelaram pelo e-mail.

E para finalizar, pois de 4 dias sem voo, foi autorizado na parte da tarde do dia da nossa partida. Mas não foi dessa vez, pois nosso voo para Istambul estava marcado para as 13 horas.

É isso gente, sem ressentimentos, não era para ser. Ficamos chateados, mas não arrasados. Amamos a Capadócia, valeu muito a pena e ainda retornamos para casa com uma boa quantia de euros. Fica para a próxima.

A dica é, não vá para a Capadócia esperando só pelo voo de balão, o destino é muito mais que isso e vale conhecer.



Roteiro de quatro dias na Capadócia:


Dia 1:

Chegada: 17 horas

Noite: Jantamos e circulamos no centro de Goreme.


Dia 2:

Voo de balão: Marcado para 5h da manhã e retorno 8:30. Porém foi cancelado.

Red Tour : 9 as 16 horas.

Pôr do Sol: Sunset Point de Goreme.


Dia 3: 

Voo de balão reagendado no dia anterior e novamente cancelado.

Green Tour: 9 as 17 horas.


Dia 4: 

Voo de balão: CANCELADO . Nossa última chance, mas não foi dessa vez.

Almoço: centro de Goreme

Partida para o aeroporto de Kayseri 13 horas.

Voo Kayseri - Istambul: 15 horas.


Dicas:



💬 Melhor época de visitar a Capadócia:

A região é um destino de temperaturas extremas, ou seja, no verão é um calor insuportável e alta temporada. Já no inverno, é baixa temporada, os valores estão mais em conta, em compensação é um frio intenso (experiência própria) e maior risco de cancelamento de voos de balão.
Diante do acima exposto, considero as estações de primavera e outono uma boa época para visitar e aproveitar melhor.


💬 Compras de souvenirs na Capadócia:

Não caia na mesma roubada que nós. Deixamos para comprar em Istambul e pagamos o dobro do valor. 
Um exemplo: Aquelas luminárias lindíssimas da Turquia, na Capadócia custava 35 liras turcas, em Istambul vimos por 45 e até 70 liras.

💬 Reserve seu voo de balão aqui do Brasil com bastante antecedência. E também marque para a primeira manhã, assim caso seja cancelado você terá outros dias para agendar.
E depois reze bastante!


💬 Quantos dias na Capadócia:

De 3 a 4 dias inteiros, você conseguirá conhecer muitos lugares e terá mais chances de realizar o voo de balão.



💬 No  perfil do Instagram @blogfourtrip , você encontra todos os nossos vídeos no destaque e fotos no feed.




💬 E se você deseja deixar esse post guardadinho, salva no  Pinterest Fourtrip .

Capadócia






Acompanhe nossas viagens pelas redes sociais:



      FACEBOOK  /   INSTAGRAM  /  




2 comentários:

  1. Customer service satisfaction A casino’s popularity depends on by} means it} deal with clients. Reputable casinos work around the clock to keep their clients joyful. Banking and fast withdrawals At Live Casinos, we keep in mind the number of fee strategies, payout limits, switch fees and withdrawal occasions which play a significant function in https://casino.edu.kg/%EC%95%84%EC%9D%B8-%EC%B9%B4%EC%A7%80%EB%85%B8.html our reviews.

    ResponderExcluir
  2. I'm glad you found the article informative! That is a great point that I had not before considered. Your comment adds another dimension to the conversation. I truly loved the way you described yourself. You have made some really valid points here.

    ResponderExcluir

Compartilhe conosco suas dúvidas, comentários e dicas. Será muito importante para o Fourtrip. Terei o maior prazer em responder.