DICAS DE VIAGEM ILHA DE SANTORINI



  ILHA DE SANTORINI

Grécia
Santorini

Atualizado em Junho/2016.

Localizada no mar Egeu aproximadamente 200 km de Atenas, na costa leste da Grécia, Santorini faz parte das Ilhas Cíclades.
Santorini não é apenas uma das centenas ilhas gregas, Santorini é a ilha! O por do sol visto de Oia (pronuncia-se Ia), sua arquitetura com hotéis construídos em cavernas na beira do penhasco de frente para o mar e o vulcão, suas igrejas branquinhas com cúpulas azuis e suas praias com areias coloridas, fazem deste lugar um dos mais visitado na Grécia. A verdade é que Santorini é um dos lugares mais belos do planeta e a oportunidade de conhecer essa ilha marca a vida de  qualquer ser humano.





Um pouco sobre a história da ilha:

Na viagem de ferry boat entre as ilhas de Santorini e Milos, passou um vídeo bem didático sobre a história da ilha de Santorini. Achei tão interessante que resolvi pesquisar e fiz um pequeno resumo:  
 Em 1650 a.C ocorreu uma gigantesca erupção de um vulcão localizado no centro da ilha (erupção minoica), que até então tinha forma arredondada,  modificando sua topografia, passando a ter uma forma  de meia-lua.
A erupção minoica, também conhecida de erupção Tera ou de Santorini foi uma das maiores catástrofes do planeta, devastando  Santorini e ilhas próximas.
Primeiramente chamada de Strongile (circular), depois de Thira e por fim Santorini. Porém até hoje ainda é conhecida entre os gregos  como Thira/Tira/ Fira.
O nome Santorini foi originado durante a colonização veneziana quando Santa Irene ficou exilada e morreu na ilha. Em sua homenagem foi construída uma igreja e a ilha recebeu o nome católico de Santorini (em grego significa Santa Irene).


Mapa da Ilha:
Na ilha de Santorini os 2 lugares mais movimentados (onde estão hotéis, restaurantes e comércio) são: Fira (a capital) e Oia (lugarejo mais bonito da ilha).
Veja o mapa abaixo. Fira e Oia estão localizados no topo da montanha voltado para o mar Egeu e o vulcão. As praias mais visitadas estão ao sul da ilha: Perissa, Red breach e White beach.


Mapa da Ilha de Santorini


Para ser sincera, quando lembro de Santorini, sinto uma certa nostalgia. 
Devido à mudanças no roteiro e pesquisas sobre Santorini, passamos praticamente 2 dias na ilha. Isso mesmo 2 dias! 
Na maioria dos relatos sobre a ilha, diziam que  2 dias em Santorini eram suficiente. Pois suas praias não eram  tão belas em comparação com outras ilhas.
Quando precisei alterar o roteiro da viagem para conhecer outros lugares, não exitei e diminui 2 dias desse paraíso. 
Esse foi o motivo que em quase todos os meus posts indico muita leitura e só no final tire suas conclusões de acordo com seu perfil. Não quero dizer que os turistas não gostam da ilha, pelo contrário, todos relatam que amaram Santorini, só discordo de quem diz que 2 dois está de bom tamanho para curtir a ilha.
Esta foi a segunda ilha grega que visitamos. Chegamos de avião vindo da ilha de Rodes e sobrevoando a ilha da janela do avião, observei povoados com casinhas brancas no topo do penhasco. Ali pensei: Será que cometi um erro? (referindo-me ao número de dias que selecionei para visitar a ilha).
E mesmo com pouco tempo disponível preferimos curtir o máximo que Santorini poderia nos oferecer.
Arrependimentos à parte, vamos ao que interessa.

No aeroporto pegamos o carro já alugado no Brasil e fomos em direção ao hotel, localizado no lado contrário da ilha, em Oia. A estrada é perigosa, com precipícios e muitas curvas, dirija devagar. Aliás, vai aí minha primeira dica do post, alugue um carro para ter mais liberdade em descolamentos na ilha.


Alugue seu carro pelo site da Rentalcars.com e pague em reais sem IOF em até 12x sem juros no cartão ou 5% de desconto no boleto bancário.






Hospedagem (Hotéis em Santorini):


Na minha opinião e de milhares de turista, Oia (pronuncia-se Ia) é o  lugar mágico para hospedagem. Neste local estão os melhores hotéis (hotéis estilo caverna), que na sua maioria ficam no topo do penhasco de frente para o mar Egeu e o vulcão. O lugar possui ótimos restaurantes além de possuir o mais famoso e belo por do sol da ilha, de tirar o fôlego. Claro que neste local os hotéis são mais caros, mas se tiver condições vai por mim, hospede-se em Oia.


Reserve seu  hotel  na caixas do Booking.com  localizado neste blog. Somos afiliado e o blog ganha uma pequena comissão das reservas efetuadas a partir daqui. Você não pagará nada a mais por isso. Obrigada.

 




Nosso hotel:
Hotel Strogili
Ah o nosso hotel, simplesmente esplêndido... E foi quando chegamos na varanda do nosso apartamento que tivemos a plena certeza de que estávamos no paraíso...
Imagine um hotel no topo do penhasco onde todos os apartamentos são dentro de uma caverna  com uma varanda independente (onde é servido o café da manhã) de frente para aquele mar azul turquesa. Foi o melhor hotel da viagem.



Grécia


Além disso possui piscina, também de frente para o mar e os funcionários são super atenciosos. Outro ponto positivo é sua localização.

Vista da varanda do apartamento:


Grécia

Grécia





Como a maior parte dos hotéis de Oia estão na parte em que  há apenas calçada de pedestres, para chegar nesses  hotéis, terá que ir caminhando com as malas. O Hotel Strogili, localiza-se próximo do limite entre a rua com passagem de carros e o início da calçada (veja o nº 1 no mapa de Oia adiante). Além de possuir estacionamento. Simplesmente FANTÁSTICO!

Em Oia também há outros maravilhosos hotéis, mas como amamos o  Hotel Strogili, caso retorne, não pensaremos duas vezes, escolheremos este hotel.
Grécia
Hotéis de Oia com vista panorâmica




















Reserve seu  hotel  na caixas do Booking.com  localizado neste blog. Somos afiliado e o blog ganha uma pequena comissão das reservas efetuadas a partir daqui. Você não pagará nada a mais por isso. Obrigada.

 


Chegamos em Santorini aproximadamente as 8:30. Pegamos o carro já alugado do Brasil, e cruzamos a ilha em direção a Oia.  No caminho passamos por Fira, a capital da ilha e em 20 minutos estávamos chegando no hotel. Tome cuidado com a estrada entre Fira e Oia, a estrada possui muitas curvas.

Para saber mais sobre nossa hospedagem leia o post: Dica de hotéis em Santorini 

Oia:

Vilarejo localizado no norte da ilha. Possui hotéis, casas e igrejas brancas com cúpulas azuis, na sua maioria construídos em cavernas, o que faz deste lugar o mais romântico e visitado de toda a ilha. E também é onde encontramos os lugares perfeito para fotos! Enfim é um lugar preparado para o  turismo. 



Mapa de Oia:

Grécia












2-Capela Ag. Vassilios:

Está bem próxima do hotel em uma parte mais alta. Se você tiver mais dias disponíveis na ilha, veja um por do sol deste local.
Ao lado da igreja começa a trilha que vai até Fira.


Santorini




3- Igreja Ag. Georgios:

É a primeira igreja no início do calçadão de Oia, localiza-se no limite entre a rua e a calçada de pedestres. Tem uma bela vista da ilha.


Grécia





4- Limite entre o desvio da estrada e o início da passarela de pedestres. Essa passarela termina bem próximo do Castelo de Oia, ou seja no extremo norte da ilha.


5- Igreja Panagia Platsani e praça principal.

Grécia





6- Ag Spyridor e Anastasi:

Essas são as igrejinhas dos cartões postais de Santorini e até mesmo da Grécia. Mas não é fácil para descobrir. 
Passando pela Panagia Platsani, continue em direção norte de Oia, mais a frente no lado esquerdo terá uma igreja,  entre a esquerda e vá descendo. Você chegará neste cartão postal.
Grécia



Ponta de Oia:

É a direção que todos tomam para ver o famoso pôr do sol de Santorini. Mas chegue cedo. No verão o  pôr do Sol é aproximadamente às 20:30. Porém neste horário dificilmente conseguirá um bom local para fotos. Chegue pelo menos com 1 hora de antecedência. O momento termina com aplausos.

Santorini
Viagem a Santorini











7-Castelo de Oia:

Localizado na ponta da ilha, na realidade são ruínas de uma torre construída pelos venezianos a fim de vigiar a presença de  navios piratas.
É o local onde a maioria dos turistas se dirigem para ver o por do sol.


Grécia














8- Igreja Ag. Ekaterini:

Localizado na ponta de Oia. Local onde assistimos o pôr do Sol.

Grécia




9- Moinhos de ventos


Também localizado na ponta de Oia, na foto acima está atrás da bandeira da Grécia.


10- Baía de Amoundi:

Grécia

Localizado na ponta de Oia, só que no nível do mar. É uma espécie de porto com tavernas e restaurantes. Um lugar super agradável para almoçar ou ver o pôr do sol.
Santorini

De lá também partem passeios de saveiros privativos, semi- privativo ou estilo caravela.
O casal de leitores Simone e Anderson realizaram o tour super recomendado semi-private Lagoon 450, romantic sunset cruise que sai de Amoundi as 15:00 passam pelas praias e retornam após o pôr do sol. 


Para chegar neste porto, você poderá descer uma escada de apenas 250 degraus a partir da ponta de Oia (onde está o castelo de Oia), ou pagar para descer/subir no lombo de um burro, 4 euros. Para ser sincera, acho uma crueldade.

Outra maneira é ir de carro, veja no mapa acima.
No final da escadaria tem uma trilha que leva a lugar paradisíaco com água cristalina ideal para mergulhar. 

Grécia
Crédito Foto: Anderson

11- Igreja Ag. Nikolaos

Localizada na ponta de Oia, bem próxima da castelo de Oia.

Grécia




Fira: 
Capital da ilha, construída no topo do penhasco de frente para caldeira. Passamos pouco tempo neste local, mas o que percebemos é que o local é bem movimentado e possui uma rodoviária. O hotéis de Fira são de categoria mais econômica.



Vulcão:

Segundo cientistas apesar do vulcão estar inativo a vários anos, ele poderá entrar em erupção, mas foram criado métodos para alertar a população de uma possível erupção desse vulcão. Vamos rezar para que nunca aconteça!!!
Existem passeios para o vulcão.


Grécia



 Roteiro de 2 dias em Santorini:

Esse é o lado triste da viagem, foram só 2 dias em Santorini. Chegamos no hotel aproximadamente as 10:00. Deixamos as malas, pois teríamos que esperar até as 13:00 para realizar o check in.
Após as instruções da funcionária e com o mapa saímos em direção ao centro de Oia.
Grécia
Fourtrip family

Estava muito calor, andamos até a Igreja Panagia Platsani  e resolvemos voltar para o hotel,  pegar o carro e seguir até Fira para conhecer e  almoçar.
Chegando em Fira, andamos pelo comércio, compramos souvenir e almoçamos.
Após o almoço, retornamos para o hotel. 
Nossas malas já estavam no quarto. 
Chegando no apartamento, ficamos encantados. A sensação de Santorini, foi o hotel. Para dizer a verdade, apesar do calor, não tínhamos nem vontade de ir para as praias.  
Ficamos por alguns instantes ali mesmo curtindo aquele visual.

Resolvemos fazer uma reunião e decidir o que faríamos com tão pouco tempo na ilha. Deveríamos ter prioridades.  
Chegamos a conclusão que iríamos curtir, isso mesmo curtir o astral da ilha. Então abrimos mão de conhecer as praias (não fez nenhuma falta) e preferimos ficar apenas em Oia, relaxando na piscina do hotel e aproveitando este vilarejo mais famoso da ilha.
Para não dizer que não visitamos nenhuma praia, no dia da partida indo para o porto, passamos na praia Vourvoloulos beach.
Passamos a tarde na piscina do hotel.
As 18:00 fomos passeando até a ponta de Oia para ver o por do sol. É um pouco longe, aproximadamente 15 a 20 minutos andando, mas é tanta beleza que  nem sentimos a distância.

Passamos pela: 

*Capela Ag. Vassilios;

*Igreja Ag. Georgios;

* Igreja Panagia Platsani e praça principal (square);

*Ponta de Oia; 
Grécia
Por do Sol

*Castelo de Oia;

* Igreja Ag. Ekaterini;


*Moinhos de ventos.

Ficamos para contemplar o por do sol. E depois retornamos para o hotel. No caminho fomos tentando achar as igrejinhas Ag Spyridor e Anastasi (até então não sabia que tinham esse nome), porém ninguém sabia me explicar. 
Desistimos e voltamos  para o hotel.


Grécia


A noite saímos  para conhecer a noite de Oia . Escolhemos um dos vários restaurantes localizados de frente para a caldeira.


Grécia

No segundo  dia combinei com minha filha de acordarmos cedo e sair pelo calçadão de Oia para tirarmos fotos (sem a multidão de turistas) e também para tentar encontrar as igrejas.

Acordamos as 7:00 e as 8:00 partimos (só nós duas) para explorar o vilarejo.

Estava deserto, pois as excursões e turistas geralmente chegam mais tarde. Éramos só nós, casais de noivos, debutantes e fotógrafos pelas calçadas... Uma maravilha!
Caminhamos novamente até a ponta Oia, só que desta vez sem correria e tirando as belas fotos.
E nada de descobrir as igrejas.
No retorno já sem esperanças, resolvi seguir um fotógrafo que entrou ao lado de uma igreja da passarela principal. 
De repente nos deparamos de frente para as igrejas, nossa...
Vamos para as fotos. Adoroooo!!!

Grécia


Voltamos para o hotel a fim de encontrar Henrique e meu filho e solicitar o café da manhã.
Café da manhã no hotel:


Grécia


Você telefona para recepção e pede o café. Eles vão até sua varanda e arrumam a mesa. Um sonho, você naquele paraíso, fazendo a primeira refeição do dia com tranquilidade e aquele visual. Ah quanta saudades...
Após o café retornamos com eles para mostrar as igrejinhas e novamente tirar fotos, agora com todos da  família 4trip.


Grécia




Grécia




Retornamos e ficamos até as 14:00 na piscina do hotel.












 Realizamos o check out. Hummm. 
Partimos já com as malas no carro em direção baía de Amoundi. Almoçamos e ficamos ali relaxando por um tempo até chegar a hora de partir para o porto.


No caminho entre Oia e Fira, passamos na praia de Vourvoulos beach, só para conhecer. Não é uma praia tão frequentada, é bem deserta. Fica do lado oposto da caldeira.


Grécia



 Chegando no porto de Santorini.


Grécia
Estrada até o porto de Santorini




Grécia
Porto de Santorini 
                   
Entregamos o carro  e pegamos o ferry em direção a quarta ilha, Milos.


Então, essa foi a nossa história com a ilha de Santorini.  Uma história incompleta, que certamente ficou faltando alguns capítulos para seu término. 
Uma ilha encantadora, linda, charmosa, romântica e muito mais. 
E o que posso dizer dessa ilha com tantas qualidades?
Nos entregamos ao seu astral e fizemos exatamente o que a ela tem a nos oferecer, contemplar sua beleza.
Pois a real graça da ilha é justamente isso,  fazer nada e curtir cada precioso segundo que passamos lá.  


Dicas:
*Conheça a Baía de Amoudi;
Grécia


*Faça um passeio de barco  no período da tarde para ver o pôr do sol.
Grécia



















*Essa é dica do amigo/leitor gourmet Anderson. 
-Restaurante Black Rock do hotel Santorini Secret Suítes e spa, localizado em Oia de frente para o mar. O restaurante não é barato, mas a gastronomia é espetacular. Ele revelou que foi a melhor salada grega que provou na Grécia.




-Restaurante Ambrosia:
Também em Oia, muito bom e os pratos são em torno de 32 euros, barato em se tratando de restaurantes em Oia.


Valeu pelas dicas gastronômicas Simone e Anderson!


*Se tenha tempo disponível, faça um passeio até o vulcão. Nome do passeio: Hot Springs + vulcão.

*Alugue um carro.


Alugue seu carro pelo site da Rentcars.com e pague em reais sem IOF em até 12x sem juros no cartão ou 5% de desconto no boleto bancário.



*Muitos cruzeiros que fazem o percurso pelas ilhas gregas passam na ilha de Santorini. Os turistas passam apenas horas na ilha. Imagina, se acho uma doideira passar 2 dias, tenho pena de quem teve apenas horas para ficar naquele paraíso. Uma prova disso é a história da amiga Regina do Blog Turista Full Time. Vale a pena ler seu post sobre sua rápida passagem em Santorini.   
Por esse motivo,  evite cruzeiros nas Ilhas  Gregas.

*Porque não conhecemos as praias, que não vou citar para vocês, seria muito egoísmo da minha parte. Apesar das praias de Santorini não serem o principal atrativo da ilha, se tiver tempo, conheça, pois são formadas de restos vulcânicos onde suas areias tem cores bem diferentes das praias tradicionais. Então segue as praias mais badaladas da ilha. As fotos são da minha amiga Virna Lize Mitrogianni do blog Uma brasileira na Grécia, que mora e realiza passeios culturais pela Grécia. 

Perissa
Grécia

Red beach : Com areia avermelhada.

White beach:
Acesso somente de barco.
Grécia



Kamari ou Black beach


*Leia outros posts sobre a Grécia:

Atenas
Museus de Atenas
Ilha de Milos
Ilha de Milos: Kleftico



Acompanhe nossas viagens pelas redes sociais:

    FACEBOOK  /   INSTAGRAM  /   G+ /  YOU TUBE



Até a próxima! Saúde e paz!


Fonte: Wikipedia


  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe conosco suas dúvidas, comentários e dicas. Será muito importante para o Fourtrip. Terei o maior prazer em responder.