https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi_hvOkZyTh9UxkpZR2kgeQYgWIo8duDinALcrIwDUPsZhJAj38B4V0ANBPeYhRvBaNpL1fiyYMYMzLy5b88w9UNG4d72mlbSoiLj201lhyOItkfNMyvpH11TSiJVLwHDPgsJ73cp3ueIg/s640/FotorCreated.png

SANTORINI, GRÉCIA: ROTEIRO E DICAS



  ILHA DE SANTORINI, GRÉCIA.

Grécia
Santorini

Atualizado em Junho/2016.

Santorini é uma das ilhas mais famosas da Grécia. Localizada no mar Egeu aproximadamente 200 km da capital  Atenas, na costa leste do país, fazendo parte das Ilhas Cíclades.
Santorini não é apenas uma das centenas ilhas gregas, Santorini é a ilha! O pôr do sol visto de Oia (pronuncia-se Ia), sua arquitetura com hotéis construídos em cavernas na beira do penhasco de frente para o mar e o vulcão,  igrejas branquinhas com cúpulas azuis e praias coloridas, fazem deste lugar um dos mais visitado na Grécia. A verdade é que Santorini é um dos lugares mais belos do planeta e a oportunidade de conhecer essa ilha marca a vida de  qualquer ser humano.

Leia:
Como chegar na ilha grega de Santorini.
Onde ficar em Santorini.
Roteiro de viagem Santorini.
Logo no início do post, você já deve ter percebido algo diferente...
Pois é, vamos sair do básico, alterar a configuração e pintar esse artigo com a cor predominante de Santorini. Um post inteiramente azul!


Um pouco sobre a história da ilha:

 Em 1650 a.C ocorreu uma gigantesca erupção de um vulcão localizado no centro da ilha (erupção minoica), até então tinha forma arredondada, após esse fenômeno sua topografia foi modificada, passando a ter uma forma  de meia-lua.
A erupção minoica, também conhecida de erupção Tera ou de Santorini foi uma das maiores catástrofes do planeta, devastando  Santorini e ilhas próximas.
Primeiramente a ilha era chamada de Strongile (circular), depois de Thira e por fim Santorini. Porém até hoje ainda é conhecida entre os gregos  como Thira/Tira/ Fira.
O nome Santorini foi originado durante a colonização veneziana quando Santa Irene ficou exilada e morreu na ilha. Em sua homenagem foi construída uma igreja e a ilha recebeu o nome católico de Santorini, em grego significa Santa Irene.


Mapa da Ilha de Santorini:

A ilha de Santorini possui  2 lugares que são bastante movimentados, especificamente onde estão a maioria dos hotéis, restaurantes e comércio, são eles:

Fira: capital. 
Oia: o lugarejo mais charmoso e bonito da ilha.

Veja o mapa abaixo. Fira e Oia estão localizados no topo da montanha voltado para o mar Egeu e o vulcão.

As praias mais visitadas estão ao sul da ilha, são elas: Perissa, Red beach e White beach.


Mapa da Ilha de Santorini


Para ser sincera, quando lembro de Santorini, sinto uma certa nostalgia. 
Devido à mudanças no roteiro e pesquisas sobre a ilha, passamos praticamente 2 dias neste paraíso. Talvez esse foi o maior erro da viagem. 
Na maioria dos relatos sobre a ilha, diziam que  dois dias em Santorini seria o suficiente. Pois suas praias não eram  tão belas em comparação com outras ilhas.
Daí quando precisei alterar o roteiro da viagem para conhecer outras ilhas, não exitei, diminui logo no roteiro deste paraíso. 
Por esse motivo que em quase todos os posts indico muita leitura e só no final tire suas conclusões de acordo com seu perfil. Não quero dizer que os turistas não gostam da ilha, pelo contrário, todos relatam que amaram Santorini, só discordo de quem diz que 2 dois está de bom tamanho para curtir a ilha.

Santorini foi a segunda ilha grega que visitamos. Chegamos de avião vindos da Ilha de Rodes e quando nos aproximávamos da ilha, da janela do avião, observei os povoados com casinhas brancas no topo do penhasco. Ali pensei: Será que cometi um erro, quando ao tempo que passaríamos no ilha?
A notícia boa é que mesmo com pouco tempo disponível, conseguimos curtir o máximo que Santorini poderia nos oferecer.
Arrependimentos à parte, vamos ao que interessa.

No aeroporto pegamos o carro já alugado no Brasil e fomos em direção ao hotel, localizado no lado oposto da ilha, em Oia. A estrada é um perigosa, com precipícios e muitas curvas, dirija com cautela e devagar. Aliás, vai aí minha primeira dica do post, alugue um carro para ter mais liberdade em descolamentos na ilha.


Alugue seu carro pelo site da Rentalcars.com e pague em reais sem IOF em até 12x sem juros no cartão ou 5% de desconto no boleto bancário.






Hospedagem (Hotéis em Santorini):


Na opinião de grande parte de turista, Oia (pronuncia-se Ia) é o  lugar mágico, isso mesmo mágico, para hospedagem. Nesta região estão os melhores hotéis de Santorini (hotéis estilo caverna), na sua maioria estão localizados no topo do penhasco de frente para o mar Egeu e o vulcão. O lugar tem ótimos restaurantes além de possuir o mais famoso e belo pôr do sol da Grécia, simplesmente de tirar o fôlego. Claro que Oia os hotéis são mais caros, mas se tiver condições vai por mim, hospede-se lá. Economize em todas as hospedagens da Grécia e gaste na hospedagem de Santorini!


Reserve seu  hotel  na caixas do Booking.com  localizado neste blog. Somos afiliado e o blog ganha uma pequena comissão das reservas efetuadas a partir daqui. Você não pagará nada a mais por isso. Obrigada.

 




Nosso hotel:

Hotel Strogili

Ah que hotel, simplesmente esplêndido... Foi quando chegamos na varanda do nosso apartamento que tivemos a plena certeza de que estávamos no paraíso, parecia um sonho.
Imagina um hotel no topo do penhasco onde todos os apartamentos estão cravados
dentro da rocha e cada um  com sua varandinha para chamar de sua, o café da manhã era servido no local de frente para aquele mar azul turquesa. Sem sombra de dúvida foi o melhor hotel da viagem.



Grécia


Além disso possui piscina com vista panorâmica, de frente para o mar . Os funcionários são super atenciosos. Outro ponto positivo é sua localização.

Vista da varanda do apartamento:


Grécia

Grécia
Como a maior parte dos hotéis de Oia estão na parte em que  há apenas acesso a pedestres, para chegar nesses  hotéis, é necessário ir caminhando com as malas. O Hotel Strogili, fica localizado próximo do limite entre a rua de asfalto e o início da calçada (veja o nº 1 no mapa de Oia adiante). Além de tudo, possui estacionamento. Simplesmente FANTÁSTICO!

Em Oia também há outros maravilhosos hotéis, mas como amamos o  Hotel Strogili, caso retorne, não pensaremos duas vezes, escolheremos este hotel.
Grécia
Hotéis de Oia com vista panorâmica


Dica de hotel em OIA indicada por leitores:

Oia Mare Villas


Reserve seu  hotel  na caixas do Booking.com  localizado neste blog. Somos afiliado e o blog ganha uma pequena comissão das reservas efetuadas a partir daqui. Você não pagará nada a mais por isso. Obrigada.

 


Chegamos em Santorini aproximadamente 8:30 da manhã. Pegamos o carro no aeroporto , e cruzamos a ilha em direção a Oia.  No caminho passamos por Fira, a capital da ilha e em 20 minutos estávamos chegando no hotel. Tome cuidado com a estrada entre Fira e Oia, a estrada possui muitas curvas.

Para saber mais sobre nossa hospedagem leia o post: Dica de hotéis em Santorini 

Oia:

Vilarejo localizado no norte da ilha. Possui hotéis, casas e igrejas brancas com cúpulas azuis, na sua maioria construídos em cavernas, o que faz deste lugar o mais romântico e visitado de toda a ilha. É também  onde encontramos  lugares perfeito para fotos! 



Mapa de Oia:

Grécia



2-Capela Ag. Vassilios:

Localizada bem próxima do hotel Strogili. Se você tiver mais dias disponíveis na ilha, veja um pôr do sol deste local.
Ao lado da igreja começa a trilha que vai até Fira.


Santorini




3- Igreja Ag. Georgios:

É a primeira igreja no início do calçadão de Oia, localizada no limite entre a rua asfaltada e a calçada de pedestres. Tem uma bela vista da ilha.


Grécia




4- Limite entre o desvio da estrada e o início da passarela de pedestres. Essa passarela termina bem próximo do Castelo de Oia, ou seja no extremo norte da ilha.


5- Igreja Panagia Platsani e praça principal.

Grécia



6- Ag Spyridor e Anastasi:

Essas são as igrejinhas dos cartões postais de Santorini e até mesmo da Grécia. Mas não é fácil para descobrir. 
Passando pela Panagia Platsani, continue em direção norte (ponta) de Oia, mais a frente no lado esquerdo terá uma igreja,  entre a esquerda e vá descendo. Você chegará neste cartão postal.
Grécia




Ponta de Oia:

É o caminho que todos tomam para ver o famoso pôr do sol de Santorini. Mas chegue cedo. No verão o momento acontece aproximadamente as 20:30. Porém neste horário dificilmente conseguirá um bom local para fotos. Chegue pelo menos com 1 hora de antecedência.

Santorini
Viagem a Santorini

7-Castelo de Oia:

Localizado na ponta da ilha, na realidade são ruínas de uma torre construída pelos venezianos com intuito de vigiar a presença de  navios piratas.
É o local onde a maioria dos turistas se dirigem para ver o pôr do sol.


Grécia


8- Igreja Ag. Ekaterini:

Localizado na ponta de Oia. Local onde nós assistimos o pôr do Sol.

Grécia


9- Moinhos de ventos


Também localizado na ponta de Oia, na foto acima está atrás da bandeira da Grécia.


10- Baía de Amoundi:

Grécia

Localizado na ponta de Oia, só que no nível do mar. É uma espécie de porto com tavernas e restaurantes. Um lugar super agradável para almoçar ou ver o pôr do sol.
Santorini

De lá também partem passeios de saveiros.
O casal de leitores Simone e Anderson realizaram o tour e super recomendado semi-private Lagoon 450, romantic sunset cruise que sai de Amoundi as 15:00 passa pelas praias e retorna após o pôr do sol. 


Para chegar neste porto, você poderá descer uma escada de "apenas" 250 degraus a partir da ponta de Oia (onde está o castelo de Oia), ou pagar para descer no lombo de um burrinho, 4 euros. Para ser sincera, acho uma crueldade e desnecessário.

Outra maneira de chegar no local é de carro, veja no mapa acima.
No final da escadaria tem uma trilha que leva a um lugar paradisíaco com água cristalina ideal para mergulhar. 

Grécia
Crédito Foto: Anderson

11- Igreja Ag. Nikolaos

Localizada na ponta de Oia, bem próxima da castelo de Oia.

Grécia





Fira: 
Capital da ilha, construída no topo do penhasco de frente para caldeira. Passamos pouco tempo neste local, mas o que percebemos que é uma região bem movimentada e onde possui a rodoviária. O hotéis de Fira são de categoria mais econômica.



Vulcão:

Segundo cientistas, apesar do vulcão estar inativo a vários anos, um dia ele poderá entrar em erupção, mas foram criado métodos para alertar a população. Vamos rezar para que isso nunca aconteça!!!
Existem tours  para o vulcão.


Grécia

Roteiro de 2 dias em Santorini:

Esse é o lado triste da viagem, foram só 2 dias em Santorini. Chegamos no hotel aproximadamente 10:00 da manhã. Deixamos as malas, pois teríamos que esperar até as 13h para realizar o check in.
Após as instruções da funcionária e com o mapa saímos em direção ao centro de Oia.
Grécia
Fourtrip family

Fazia muito calor, caminhamos  até a Igreja Panagia Platsani  e resolvemos voltar para o hotel,  pegar o carro e seguir até Fira para conhecer e  almoçar.
Chegando em Fira, andamos pelo comércio, compramos souvenirs e almoçamos.
Após o almoço, retornamos novamente para o hotel em Oia. 
Nossas malas já estavam no quarto. 
Chegando no apartamento, ficamos encantados. A sensação de Santorini, foi o hotel. Para dizer a verdade, apesar do calor, não tínhamos nem vontade de ir para as praias.  
Ficamos por alguns instantes ali mesmo curtindo aquele visual.

Resolvemos fazer uma reunião e decidir o que faríamos com tão pouco tempo na ilha. Afinal deveríamos escolher as  prioridades.  
Chegamos a conclusão que iríamos curtir, isso mesmo curtir o astral da ilha. Então abrimos mão de conhecer as praias (não fez nenhuma falta) e preferimos ficar apenas em Oia, relaxando na piscina do hotel e aproveitando o vilarejo mais famoso da ilha.
Para não dizer que não visitamos nenhuma praia, no dia da partida, no caminho para o porto, passamos na praia Vourvoloulos beach.

Passamos a tarde na piscina do hotel.
As 18h partimos com calma e passeando até a ponta de Oia para ver o mais desejado pôr do sol da viagem. É um pouco longe, aproximadamente 15 a 20 minutos caminhando, mas é tanta beleza que  nem sentimos a distância.

Passamos pela: 

*Capela Ag. Vassilios

*Igreja Ag. Georgios

* Igreja Panagia Platsani e praça principal (square)

*Ponta de Oia
Grécia
Por do Sol

*Castelo de Oia;

* Igreja Ag. Ekaterini;


*Moinhos de ventos.

* Pôr do sol. Depois retornamos para o hotel. No caminho fomos tentando achar as igrejinhas Ag Spyridor e Anastasi (até então não sabia que tinham esse nome), porém ninguém sabia me explicar. 
Desistimos e voltamos  para o hotel.


Grécia


Mais tarde saímos  para conhecer a noite de Oia . Escolhemos um dos vários restaurantes localizados de frente para a caldeira.


Grécia

No segundo  dia combinei com minha filha de acordarmos cedo e sair pelo calçadão de Oia para tirarmos fotos (sem a multidão de turistas) e também para tentar encontrar as igrejas.

Acordamos as 7h e as 8h partimos (só nós duas) para explorar o vilarejo.

Estava deserto, pois as excursões e turistas geralmente chegam mais tarde. Éramos só nós, casais de noivos, debutantes e fotógrafos pelas calçadas... Uma maravilha!
Caminhamos novamente até a ponta Oia, só que desta vez sem correria e tirando as belas fotos.
E nada de descobrir as igrejas.
No retorno já sem esperança, resolvi seguir um fotógrafo que entrou ao lado de uma igreja na passarela principal. 
De repente nos deparamos de frente para as igrejinhas, nossa...
Vamos para as fotos. Adoroooo!!!

Grécia

Voltamos para o hotel a fim de encontrar Henrique e meu filho e solicitar o café da manhã.
Café da manhã no hotel:


Grécia


Você telefona para recepção e pede para servirem o café. Eles vão até sua varanda e arrumam a mesa. Um sonho, você naquele paraíso, fazendo a primeira refeição do dia com tranquilidade e aquele visual. 
Após o café retornamos com eles para mostrar as igrejinhas e novamente tirar fotos, agora com todos da  família 4trip.


Grécia




Grécia




Retornamos e ficamos até as 14h na piscina do hotel.












Realizamos o check out. Hummm. 
Partimos já com as malas no carro em direção a Baía de Amoundi. Almoçamos e ficamos ali relaxando por um tempo até chegar a hora de partir para o porto.


No caminho entre Oia e Fira, passamos na praia de Vourvoulos beach, só para conhecer. É uma praia bem deserta. Fica do lado oposto da caldeira.


Grécia



 Chegando no porto de Santorini.


Grécia
Estrada até o porto de Santorini




Grécia
Porto de Santorini 
                   
Entregamos o carro no porto  e pegamos o ferry em direção a quarta ilha, Milos.


Então, essa foi a nossa história com a ilha de Santorini.  Uma história incompleta, que certamente ficaram faltando alguns dias para chegar no último capítulo. 
Uma ilha encantadora, linda, charmosa, romântica e tudo a mais. 
E o que posso dizer dessa ilha com tantas qualidades?
Nos entregamos ao seu astral e fizemos exatamente o que a ela tem a nos oferecer, contemplar sua beleza.
Pois a real graça da ilha é justamente isso,  fazer nada e curtir cada precioso segundo que passamos lá.  


Dicas:
*Conheça a Baía de Amoudi;
Grécia


*Faça um passeio de barco  no período da tarde para ver o pôr do sol.
Grécia


*Essa dica é do amigo/leitor gourmet Anderson. 
-Restaurante Black Rock do hotel Santorini Secret Suítes e Spa, localizado em Oia de frente para o mar. O restaurante não é barato, mas a gastronomia é espetacular. Ele revelou que foi a melhor salada grega que provou na Grécia.




-Restaurante Ambrosia:
Também em Oia, muito bom e os pratos ficam em torno de 32 euros, barato em se tratando de restaurantes em Oia.


Valeu pelas dicas gastronômicas Simone e Anderson!


*Se tiver tempo disponível, faça um passeio até o vulcão. Nome do passeio: Hot Springs + vulcão.

*Alugue um carro.


Alugue seu carro pelo site da Rentcars.com e pague em reais sem IOF em até 12x sem juros no cartão ou 5% de desconto no boleto bancário.



*Muitos cruzeiros que fazem o percurso pelas ilhas gregas passando pela ilha de Santorini. Os turistas curtem apenas horas na ilha. Imagina, se acho uma doideira passar 2 dias, tenho pena de quem teve apenas horas para ficar naquele paraíso. Uma prova disso é a história da amiga Regina do Blog Turista Full Time. Vale a pena ler seu post sobre sua rápida passagem em Santorini.   
Por esse motivo,  evite cruzeiros nas Ilhas  Gregas.

*Porque não conhecemos as praias, que não vou citar para vocês, seria muito egoísmo da minha parte. Apesar das praias de Santorini não serem o principal atrativo da ilha, se tiver tempo, conheça, pois são formadas de pedras vulcânicas com areia de variados tons. 
Praias mais badaladas da ilha. As fotos são da minha amiga Virna Lize Mitrogianni do blog Uma brasileira na Grécia, que mora e realiza passeios culturais pela Grécia. 


Perissa


Grécia


Red beach : Areia avermelhada.




White beach:


Acesso somente de barco.
Grécia




Kamari ou Black beach




*Leia outros posts sobre a Grécia:

Atenas
Museus de Atenas
Ilha de Milos
Ilha de Milos: Kleftico
Tour de 1 dia em Marmaris na Turquia, saindo de Rodes.

Acompanhe nossas viagens pelas redes sociais:

    FACEBOOK  /   INSTAGRAM  /   G+ /




Até a próxima! Saúde e paz!





  


2 comentários:

  1. Estou planejando minha sonnhada viagem a Grecia para Set/2022. E estou em duvida em quais ilhas visitar, quanto tempo ficar em cada uma delas, o que visitar. Estou cogitando 02 dias em Atenas, 2 dias em Mikonos, 2 dias em Santorini e 4 dias em Milos. Em termos de locomocao e melhor aproveitamento do tempo esse seria o melhor roteiro?

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá já antecipo que você vai amar. A Grécia é apaixonante. O roteiro está bem corrido. Prepare-se para imprevistos. Pq os ferries podem atrasar. Apesar de amar a Ilha de Milos eu tiraria 1 dia de Milos e acrescentaria mais 1 dia em Santorini (outra magia da viagem).

      Excluir

Compartilhe conosco suas dúvidas, comentários e dicas. Será muito importante para o Fourtrip. Terei o maior prazer em responder.