https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiS7ZNVA4PdZn2VbmJdbeYv19AHgFjpEvY19hI-yE5LGiMAtyjhwdRB-0ZXQUKdQ0UXUza0H0cpmAI612An0ERQmwjecF45pH9aAZIfJi9ByDJO9M6TmnNxOB_S9n5xRJuGknnJ5uDc8nc/s640/gr%25C3%25A9cia+5.png

AS ILHAS MAIS LINDAS DA GRÉCIA



Grécia
Grécia e as belezas das Ilhas Gregas.

Grécia, um país inspira história, cultura, cheiros, sabores e cenários paradisíacos como  as magníficas Ilhas Gregas de praias incríveis, casinhas e igrejinhas brancas com janelas azul, emolduradas com buganvílias. 

Atire a primeira pedra quem nunca sonhou conhecer a Grécia?

Uma das tarefas mais difíceis no planejamento de viagem a Grécia é justamente escolher qual /quais ilha(s) grega(s) conhecer. Afinal todas são belíssimas, cada uma com seu charme e beleza.

Grécia: Quais ilhas visitar?

As ilhas mais lindas da Grécia.
Grécia: Qual ilha escolher?
As 10 ilhas mais bonitas da Grécia.


Quem nos acompanha sabe que temos um verdadeiro caso de amor pela Grécia. Se antes sonhávamos conhecer, agora, sonhamos retornar.

Diante de tantas dúvidas de  leitores do blog e seguidores de nossas redes sociais Instagram e Facebookresolvemos escrever esse post, dando dicas sobre quais  ilhas gregas visitar . Umas mais populares, algumas da modinha e outras nem tanto famosas, porém todas tem algo em comum, são magníficas...


Instagram: @blogfourtrip

Lembro-me exatamente o quanto fiquei enrolada com a difícil tarefa de escolher quais ilhas gregas visitar e pior, encaixa-las no nosso roteiro de viagem Grécia.  Nossa vontade era passar uns 2 meses desfrutando todas as belezas da Grécia, mas era impossível. Nesse coloca e tira ilha, fomos capazes de fazer um bate e volta de avião para conhecer a praia mais linda do mundo! Continue lendo e descubra como foi...

Na nossa viagem tivemos a felicidade de conhecer 5 ilhas gregas mais a capital Atenas.
Como nada é perfeito, ficaram faltando muitas, muitas ilhas... Tem nada não, isso é um belo motivo para voltar...

Mas... quem tem amigos, viaja na viagem deles, daí selecionei cinco amigas blogueiras e também apaixonadas pela Grécia, para compartilhar conosco e rechear esse post com com dicas e cenários magníficos sobre as mais belas ilhas e praias da Grécia.



Quais ilhas gregas escolher?


O povo diz que são aproximadamente 6.000 ilhas espalhadas entre o Mar Egeu e o Mar Jônico,  sendo que apenas 227 são habitadas.


GRÉCIA
                                                                    Painel do Hotel Hermes, Atenas.



As ilhas gregas são classificadas pela sua localização geográfica:


*Ilhas Cíclades: localizadas  no mar Egeu. Um conjunto
 de aproximadamente 24 ilhas habitadas, formando um círculo imaginário em volta da Ilha de Delos.
Encontramos as ilhas mais famosas: Santorini, Rodes, Mykonos, Milos, Ios
e Naxos.


* Ilhas Dodecaneso: significa 12 ilhas do grupo de ilhas gregas localizadas na extremidade leste do Mar Egeu, próximo da Turquia.
 Entre elas estão:
 Rodes e Creta.


*Ilhas Jônicas:  localizadas na costa oeste da Grécia
Zakynthos (onde está a famosa praia de Navagio) e Kefalonia.


Como são muitas ilhas e dificilmente nós pobre mortais, conseguiríamos conhecer todas em uma única viagem (seria ótimo 😁). Para evitar grandes deslocamentos, geralmente escolhe-se um grupo de ilhas, no lado Cíclades ou no lado das Jônicas. No primeiro momento olhei o mapa e marquei as que mais sonhava conhecer  e depois fui lendo blogs, reportagens, relatos e até fotos no Instagramdurante aproximadamente 1 ano, rsrs. Isso mesmo 12 meses, queria estar com o roteiro pronto no momento que comprasse as passagens.


Ahahah mas não foi isso que os loucos aqui fizeram, embaralhamos tudo, enfiamos e tiramos algumas ilhas any vezes e no final  escolhemos visitar três Ilhas Cíclades, uma Ilha Dodecaneso, até aí tudo bem porque ficam do mesmo lado, mas resolvemos enfiar no roteiro uma Ilha Jônica bem próximo da viagem. Loucura, mas foi por uma boa causa... Veja a seguir.



Como chegar nas ilhas gregas:


Avião ou ferryboat. Vale observar tempo de viagem e valores.

Passagens para/entre ilhas gregas de avião ou ferryboat.

*Avião:

Pesquise com antecedência, neste caso poderá conseguir bons preços  nas passagens aéreas. Caso isso ocorra ou se os valores estiveram próximos, não pense duas vezes, escolha o avião. A única desvantagem é que, se você for viajar de uma ilha para outra, não tem voo direto, o avião irá até Atenas, faz conexão e volta para a ilha desejada, mas mesmo assim vale a pena.

OBS: A não ser que as ilhas estejam localizadas a uma curta distância.

No país há duas empresas aéreas que realizam viagens entre as ilhas: 
Aegean e Olimpic Air . Chegamos a comprar passagens aéreas com o preço bem próximo ao ferry. Foi o caso da passagem entre Mykonos para Atenas. Pagamos 66 euros, a passagem de ferry estava custando 60 euros.

Ferryboat:

GRÉCIA
                                                                                      FERRYBOAT GRÉCIA

Acesse o site da GTP , clique em ferry schedule. Escolha a ilha de origem, destino e aparecerá as empresas que realizam a viagem. No caso das ilhas que visitamos,  a empresa Seajets oferecia mais disponibilidade de horários, entrei diretamente no site da empresa e compramos os tickets.
A desvantagem da viagem de ferry é que os horários não são tão respeitados, além de passar por várias ilhas realizando paradas. Para ter uma ideia, o barco que pegamos de Milos para Mykonos passou por 5 ilhas até chegar ao nosso destino final. Uma viagem de 5 horas. Eles não mostram isso no momento da compra do ticket.
Não esqueça de trocar a confirmação da compra, encaminhe-se para os postos da empresa (no verso da confirmação tem os endereços de troca nas ilhas ou em Atenas) e troque pelo ticket de embarque. 
Observe também o tempo da viagem. Por exemplo, de Rhodes para Santorini são aproximadamente 10 horas de viagem. Neste caso, não pensamos duas vezes e partimos para a passagem aérea.

Compre os tickets de ferry com assentos na primeira fileira. O ferry tem bagageiro logo na entrada, onde você deixa suas bagagens jogadas em prateleiras e vai para o seu lugar, ou seja, ficam todas misturas e largadas. Se você estiver nos assentos da frente, poderá carregar sua bagagem e colocar em um espaço a sua frente, ficando mais seguro. Não sabia disso, mas por sorte sentamos nas primeiras fileiras.

Para quem enjoa facilmente, leve um remedinho, porque o ferry balança um pouco.


Dicas de hospedagem nas ilhas Gregas, acesse o post: 


*Reserve sua hospedagem no Booking.com  com cancelamento gratuito. Ganhamos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso. Obrigada.


                       



Algumas das ilhas mais bonitas da Grécia:



Ilhas Cíclades:


1- Santorini:


Grécia
Santorini, Grécia.

Dispensa apresentações né!
A ilha dos filmes românticos, das casinhas brancas contrastando com buganvílias de flores rosa choque cravadas no penhasco, da vista do vulcão, dos hotéis dos sonhos de Oia, do mar azul, das praias com areia branca, vermelha e preta, do vinho grego e do pôr do Sol mais lindo que vi na vida. Que mais...
Ah, claro, das igrejas com cúpulas azul cor de céu bem característica da maioria das Ilhas Gregas.

A regra é simples:

Tá indo pela primeira vez?
Tem que conhecer  Santorini.
Tá retornando para Grécia, tem que voltar em Santorini para matar a saudade.
Resumindo, Santorini nunca é demais!

Dica da Alê:  Economize na hospedagem de todas as demais ilhas e guarde seus euros para Santorini, escolha ficar em Oia em hotéis  localizados de frente para a caldeira. Vale cada euro!

Posts sobre a Ilha de Santorini : 


2- Milos:

Grécia
Ilha de Milos, Grécia.
Quem nos acompanha sabe que a Ilha de Milos é a nossa queridinha e foi paixão a primeira vista.

Milos não é famosa, badalada e nem tão visitada como as outras Ilhas Gregas. Um paraíso do Mar Egeu  charmoso, simples e rústico. Sem contar no passeio de iate para Kléftico, uma região e um passeio incrível, para não dizer inesquecível. Classificado por nós como o melhor tour de todas as viagens. Verdade, dá uma olhada ↓↓↓↓ .

Grécia
Kleftico, Ilha de Milos- Grécia.


Confere esses posts:


3- Mykonos:


GRÉCIA
As belezas da Ilha de Mykonos, Grécia.




A ilha mais famosa, badalada e também cara $$$$$ da Grécia. Prepare sua disposição, porque a vida de turista em Mykonos é pra lá de frenética...


Com vários club beach e uma praia para cada tribo, basta você escolher uma pra chamar de sua ou adotar todas. 


Os lugares que mais gostamos: O charmoso centrinho na região de Chóra com ruelas de pedras e casinhas brancas, os moinhos (vá no pôr do Sol, tem uma vista lindíssima) e Little Venice com restaurantes a beira mar.



Post Ilha de Mykonos .



4- Naxos:

Grécia
Foto: Uma brasileira na Grécia

A grande amiga Virna Lize do blog Uma brasileira na Grécia foi um dos presentes que ganhei neste mundo de viagem. Um doce de pessoa que escolheu a Grécia como lar e claro, não poderia ficar de fora deste post.
Ela elegeu a Ilha de Naxos como  uma das suas preferidas. 
Maior das Ilhas Cíclades, a moradia do Deus Dionísio, considerado deus do vinho é um destino ideal para famílias e casais românticos.

Post completo: Ilha de Naxos, Uma brasileira na Grécia.




5- Ios

Grécia
Ilha de Ios, Grécia. Aprendiz de Viajante


A Claudia Beatriz do blog  Aprendiz de Viajante escolheu a Ilha de Ios como uma das suas favoritas da Grécia. Localizada a 40 minutos de ferry da famosa  Santorini, esta ilha tem todo charme das casinhas brancas, janelas azuis enfeitadas com buganvílias, praias belíssimas e hotéis de luxo com preços mais acessíveis em relação a ilha vizinha.

Dica quentíssima da Cláudia: Deseja conhecer Santorini sem gastar muito?
Faça base em Ios e realize visitas bate e volta a Santorini. É possível pegar a primeira balsa da manhã, curtir Santorini (podendo apreciar o pôr do Sol e jantar) e retornar na última balsa da noite. 

Vou te falar hein, oh dica mara! Valeu Claudinha! 

Para ler o post na íntegra, leia: Ilha de Ios, Aprendiz de viajante.



Ilhas Dodecaneso: 


6- Rodes:


GRÉCIA
                                                 ILHA DE RODES NA  GRÉCIA

Nosso primeiro solo pisado na Grécia, a Ilha de Rodes/Rhodes é a quarta maior ilha da Grécia. Faz parte do grupo de Ilhas Dodecanesoque significa 12 ilhas, grupo de ilhas gregas localizadas na extremidade leste do Mar Egeu próximo a costa da Turquia. Junto com a Ilha de Creta está entre as ilhas mais distantes de Atenas.

Famosa desde a antiguidade por ter abrigado a estátua do Colosso de Rodes, Uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo e pela Cidade Medieval de Rodesmaior cidade medieval habitada da Europa, com 13 km de muralhas e classificada pela Unesco como Patrimônio Mundial. Não muito longe da capital, encontramos o histórico  e charmoso vilarejo de Lindos e sua Acrópole localizada de frente para o mar, desculpe o trocadilho, Lindos é lindo demais gente!

RODES
PRAIA DE LINDOS VISTA DA ACRÓPOLE.

Não tão procurada como as demais,  Rodes é recheada de história, sem contar com a Baía de São paulo, que, vista da Acrópole de Lindos parece flutuar, aliás esse cenário foi um dos principais motivos da nossa visita a essa ilha incrível.


A Ilha de Rodes fica a 30 minutos de barco do balneário turco de Marmaris na TurquiaAproveitamos a oportunidade e realizamos um passeio de barco, bate e volta. Foi show.


Leia:


7- Creta: 

Grécia
Balos, Ilha de Creta- Grécia. Foto: Lolepocket


A Dayana Lole do blog Lolepocket visitou a  Ilha de Creta, considerada a maior ilha da Grécia,  e fez o seguinte relato:

" Creta é uma ilha muito eclética, com cenários para aventureiros, praieiros e amantes de história e artes. Nos extremos da ilha ficam as duas principais bases, Heraklion e Vhania, o que já rende uma boa desculpa para uma road trip (fica a dia).
Heraklion é a capital da ilha e só de andar pelas suas ruas, você já vai ver que a história pulsa pelas suas muralhas. Dali é possível fazer um bate e volta a antiga Knossos, onde nasceu a lenda do minotauro.
Já Chania é uma excelente base para se explorar destinos naturais, como a linda praia de Balos e Garganta de Samaria, um trekking de tirar o fôlego, em todos os sentidos."

Quer conhecer mais belezas de Creta? Leia o post: O que fazer em Creta, Grécia.


Ilhas Jônicas:


8- Zakynthos:


Grécia
Ilha de Zakynthos, Grécia.

Vou decifrar essa ilha em apenas uma frase:

Zakynthos é a ilha grega com a praia mais bonita do mundo! 

Mas não é só isso! 😄

Sem sombra de dúvidas Navagio Beach foi a praia mais linda que já conhecemos, não foi à toa que fizemos a loucura de realizar um bate e volta de avião. Saímos de Atenas 5 da manhã e retornamos 22 horas, não me arrependo de nada e faria tudo novamente.

Grécia
Navagio beach


Porém Zakynthos não se resume apenas a Navagio Beach, em apenas um dia descobrimos refúgios lindíssimos como Liminionas. Loucura mais certeira de nossas vidas.

Dá uma olhada nesses post: 




9- Kefalônia:


Kefalônia, Grécia. Despachadas

A amigona Marianne Rangel do blog Despachadas conhece uma quantidade generosa de ilhas gregas e elegeu a Ilha de Kefalônia como a sua preferida. Segue abaixo seu relato.

"Falar de uma Ilha Grega é imperdível, soa até redundante, já que o país tem um oferta enorme de ilhas, cada uma mais incrível que a outra. Mas de todas as cinco ilhas que eu conheci até agora, Kelalônia é, sem dúvida a mais imperdível de todas. Ela é uma das principais Ilhas Jônicas. Conta com uma enorme variedade de praias de águas transparentes e, diferentemente das Ilhas Cíclades, do outro lado da Grécia, esta ilha não é cheia de casinhas típicas azuis e brancas, mas sim cheia de muito verde, devido ao seu clima mais úmido, e lindas vistas. 
A Myrtos Beach já vale a viagem. Uma das praias com o azul mais incrível que já vi. Um azul tão neon que parece mentira.
Mas além dela tem muitas outras praias maravilhosas que vão fazer você se apaixonar. Saindo das tradicionais praias típicas de uma ilha, você ainda encontra Melissani Lake, um lago subterrâneo dentro de uma caverna cujo teto desabou em 1951. Quando os raios solares incidem dentro da caverna, ilumina o lago subterrâneo dentro da caverna, ficando fluorescente. O passeio de barco pelo lago é rápido, mais lindo demais! 


Grécia
Kefalônia, Grécia. Despachadas

Fora a beleza natural, a Ilha tem preços mais em conta do que as famosas Mykonos e Santorini. E não deixa nada a desejar, pode acreditar!"

Se antes já sonhava com a Ilha de Kefalônia, depois desse relato incrível da Marianne, fiquei perdidamente apaixonada! Gente e o que é essa Melissani Lake hein!


Confere o post completo no blog Despachadas: Kefalônia- o que fazer.



10- Corfu

Grécia
Ilha de Corfu, Grécia. Foto: Viajante Móvel

A Sil Mendes do blog Viajante Móvel visitou quatro Ilhas Jônicas e indica a Ilha de Corfu. Segue seu relato...


"Dentre as principais Ilhas Jônicas, Corfu é a que fica mais ao norte, e é a única que tem um aeroporto internacional. Por isso fica fácil chegar a ela a partir de qualquer outro país. Não é à toa que muitos turistas europeus fogem para Corfu no verão. A ilha reúne, além das tradicionais praias belíssimas da Grécia, com aquele mar de cor inesquecível, uma área urbana bem vibrante e muitas atrações turísticas, com opções de compras, além de muita história,  fortalezas medievais e castelos onde até imperatrizes famosas costumavam se hospedar, como a Imperatriz Sissi da Áustria. Ou seja, a ilha tem opções para todos os gostos. Por tudo isso, eu super indico a Ilha Jônica de Corfu, na Grécia."


Leia o post completo: O que fazer na Ilha de Corfu, Grécia.





💬 Dicas: 



💬 Alugue um carro ou triciclo (este último mais barato e muito usado nas ilhas), caso contrário terá que contratar transfer para conhecer as praias.
As ilhas não são tão pequenas como imaginamos...
Tem a opção do ônibus, mas pelo que vi, com horários específicos. Enfim preferimos alugar carro. Pagamos na faixa de 50 euros a diária em Julho, alta temporada. Mas em se tratando da época que fomos (muito movimento), alugamos antecipadamente.
Enfim, sem transporte nas ilhas, não conhecerá muitos lugares!


💬 Não esqueça de máquinas fotográficas, baterias e carregadores. Ah também vale muito a pena levar uma  Go Pro.
💬  A maioria das praias gregas são repletas de pedras, dificultando a caminhada. Sabendo disso, levamos sapatos emborrachados. 


💬  Não é segredo que o mar da Grécia é perfeito para mergulhar. Então por favor não esqueça de levar snorkel, pé de pato e máscara. 
Separe um lugar na mala e leve seu material de mergulho!

💬 Por fim, escolha visitar o país no período entre o final de Maio a no máximo final de Setembro. Fui informada por moradores e funcionários dos hotéis de algumas ilhas, que durante final do outono até e início da primavera poucos hotéis e tours funcionam. Também há pouca disponibilidade de voos e ferries para as ilhas. 
Mas também o que adianta visitar as ilhas no frio? Eu sinceramente acho que é jogar dinheiro fora!


Ah gente acabou!!!! 


E você tem  preferência por alguma Ilha Grega que não está nesta lista? Compartilhe conosco na área de comentários, abaixo do post. Desde já, nós apaixonados pela Grécia agradecemos.

Você pode salvar esse post no Pinterest e usá-lo quando precisar.





Para saber mais sobre  a Grécia, leia os seguintes posts:


Ilha de Milos



Agradecimentos:



Essas amigas fofas que carinhosamente colaboraram com suas dicas valiosas:

💗 Virna Lize: blog Uma brasileira na Grécia

💗 Dayana Lole: blog Lolepocket

💗 Marianne Rangel: blog Despachadas.

💗 Cláudia Beatriz: blog Aprendiz de Viajante

💗 Sil Mendes: blog Viajante Móvel 





*Reserve sua hospedagem no Booking.com  com cancelamento gratuito. Ganhamos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso. Obrigada.


                        


Acompanhe nossas viagens pelas redes sociais:

    FACEBOOK  /   INSTAGRAM  /  

YOU TUBE / Pinterest



Saúde, paz e fé! ☺☺☺☺



6 comentários:

  1. Ah que guia maravilhoso das Ilhas Gregas! Também sou louca por elas e por mim incluiria em todas as minhas viagens!!
    Adorei participar do post! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem ótimo Nanne. Claro que vc não ficaria de fora desse post! Bjos.

      Excluir
  2. Adorei o post e participar dele! hehe

    Várias dicas bacanas da Grécia... acho que vou encaixar mais ilhas na próxima viagem pela Europa. :)

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post e participar dele! hehe

    Várias dicas bacanas da Grécia... acho que vou encaixar mais ilhas na próxima viagem pela Europa. :)

    ResponderExcluir
  4. Não tenho muitos dias e estou com muita dúvida entre Milos e Zaquintos ? Qual escolher, uma vez que irei a Mykonos e Santorini. Obrigada por compartilhar ótimas inofmrações,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As duas são magníficas, mas já que irá para Mykonos e Santorini, sugiro Milos. Vc irá economizar no tempo, já que ficam no Mar Egeu e estão próximas. E na minha opinião Milos é uma das ilhas que não pode ficar de fora. É incrível.

      Excluir

Compartilhe conosco suas dúvidas, comentários e dicas. Será muito importante para o Fourtrip. Terei o maior prazer em responder.