O QUE FAZER EM SAN DIEGO


Califórnia

´´ E se quiser saber para onde eu vou
Para onde tenha Sol
    É pra lá que eu vou``.
Chegamos na ensolarada San Diego, uma cidade americana com clima agradável e descontraído, bem semelhante com o jeito carioca de ser. São 70 milhas de belíssimas praias, localizada na costa californiana, é a cidade mais populosa do estado e oitava maior do país. Foi exatamente ali que a Califórnia nasceu, já foi de domínio espanhol, mexicano e em 1846 passou a ser terras dos EUA. 
Em 1542 o português Juan Rodriguez Cabrillo navegou na Baía de San Diego com a bandeira espanhola, sendo o primeiro europeu a descobrir a Califórnia.


Muitos turistas visitam a cidade realizando um bate-e-volta de Los Angeles (só de ida são 200 km), até pensei nesta alternativa, mas quando comecei a ler sobre a cidade, gente, não consigo imaginar como é conhecer San Diego em algumas horas. É uma cidade grande, com uma infinidade de atrações e as praias não ficam centro. Centro histórico,  USS Midway, Balboa Park e Old Town são algumas das infinidades de atrações que a cidade oferece..

Neste post você descobrirá porque nós brasileiros ficamos encantados com San Diego, cidade localizada no Sul da Califórnia a 30 km da cidade de Tijuana,  México.

Bom conversa vai, conversa vem, vamos ao que importa. Como chegar, o que fazer, principais atrações e roteiros da caliente San Diego.



⇒Como chegar:

Localizada na extremidade sul da Califórnia, bem próxima da fronteira com México fica  apenas 200 quilômetros de Los Angeles.
O aeroporto internacional de San Diego está no coração da cidade, bem próximo de Embarcadero.
Chegamos de carro, vindo de Los Angeles, como realizamos uma road trip pelo Oeste americano, saímos do norte da Califórnia, San Francisco percorremos toda costa do estado até ao Sul,  San Diego, e depois continuamos a viagem em direção aos estados de Nevada, Utah e Arizona.
Quer saber o planejamento desta viagem ao oeste americano?
➡Leia o post: Planejamento de viagem: Califórnia, Nevada, Utah e Arizona.

A auto-estrada entre Los Angeles e San Diego é repleta de  belas paisagens em sua maior parte passando pelo litoral. 


⇒Hotel:

A regra é clara, quanto quanto mais apertado o roteiro, hospede-se mais próximo das principais atrações, assim não perderá tempo com trânsito e estacionamento. Foi justamente o que fizemos na maioria das cidades por onde passamos, em especial San Diego, com apenas 2 dias inteiros e uma infinidade de lugares para conhecer, nos hospedamos no Best Western Plus Bayside Inn no Centro da cidade, próximo a Little Italy, Embarcadero e Museus. Adoramos o hotel, com café da manhã, estacionamento (a um preço de 18 dólares a diária) e  piscina.
SAN DIEGO
Primeira foto, seta mostra localização do hotel. Quarto, vista da varanda do quarto e piscina.


➡Reservamos no site Booking.com, com alternativa de cancelamento grátis. Pagamos em espécie para não usar o cartão de crédito e pagar IOF.
Lembre-se quanto maior a antecedência, maior a chance de reservar bons hotéis com preços convidativos.




Roteiro:

Para variar San Diego entrou no roteiro de última hora, 5 meses antes da viagem. Não ri, pensa bem, se planejo com 9 meses de antecedência, 5 está em cima da hora, não acham?

Certa vez uma amiga disse: Você irá na Califórnia e não conhecerá San Diego ? Logo a cidade, mais bonita da Califórnia! Ainda mais você que adora praia.

Daí fiquei com uma pulga atrás da orelha. Você acha que iria desperdiçar essa oportunidade?
Então, foi necessário ajustar o roteiro aqui e ali para enfiar San Diego, nos restou apenas  2 dias e apesar da correria, podemos dizer que valeu muito a pena e faria tudo novamente.

Partimos cedo de Los Angeles e paramos em La Jolla, 15 km antes de chegar ao centro de San Diego. Tirando La Jolla só usamos o carro no dia da partida, alguns lugares como Embarcadero e Little Italy, conhecemos caminhando, pois nosso hotel ficava bem próximo. Em outros  mais distantes usamos o ônibus turístico o Old town trolley San Diego`s Best sightsseing para conseguir conhecer o máximo em um curto espaço de tempo.


Dizem que San Diego tem praias lindas, porém pela falta de tempo fomos obrigados a escolher entre fotos, a mais bonita. Nossa escolhida foi La Jolla, então fomos em direção ao belo dos belos.












*La Jolla :

San Diego


Significa ´´a joia``, e que joia. Sabe aquelas fotos de revistas da Califórnia? Pois é, La Jolla é isso tudo e muito mais. 

 La Jolla Cove:

San Diego

Praia com uma paisagem lindíssima, falésias e rochedos, foi uma das praias mais bonitas que passamos durante toda viagem pela costa da Califórnia. 
Estacionamos o carro na orla e saímos caminhando.
Encontramos um trecho com dezenas de leões marinhos bronzeando-se nas rochas e até mesmo na areia da praia, um parque lindo a beira mar além de claro, praia. Essa é uma das vantagens de viajar no verão, os lugares tornam-se mais alegres. Todo mundo sai da toca a procura da luz do Sol.
San Diego

Se você tem mais dias e tempo na cidade, segue o mapa das praias :
Califórnia
















Vale a pena visitar também Pacific beach, Ocean Beach e Sunset Cliffs (infelizmente não tivemos tempo).

Chegamos no hotel já no final da tarde, descansamos e a noite saímos caminhando por 2 quarteirões até Little Italy, um local repleto de restaurantes, bem agradável para visitar durante a noite.


No outro dia acordamos cedo (para variar) e fomos para Embarcadero onde está a Baía de San Diego:


*Embarcadero:

Área onde está a Baía de San Diego, bem próximo do nosso hotel, íamos caminhando. Lá encontramos atrações bem interessantes, para dizer a verdade algumas das que mais queria conhecer, como a estátua Embracing Peace e o USS Midway.


➡Passeio de barco pela Baía de San Francisco:
Califórnia










Já deu para observar que adoramos um passeio de barco né. Então, esse passeio não poderia ficar atrás. Até porque é uma oportunidade de ver a cidade de outro ângulo. Partimos cedo em direção a baía a fim de realizar o primeiro tour do dia.

Realizamos o passeio pela empresa Hornblower Cruises, você pode adquirir os tickets pelo site ou no quiosque no calçadão de Embarcadero, não tem erro, fica ao lado do USS Midway.
Califórnia


Tem 3 tipos de passeio:
-North bay: Duração 1 hora. Vai até a altura de Cabrillo National Monument dando uma volta, passando por pontos de observação de leões marinhos e base naval. 

-South bay: Duração 1 hora.Dá a volta até a ilha de Coronado.

-North and South bay: Duração 2 horas. Realização ambos trajetos.

Como não tínhamos muito tempo, escolhemos um dos lados, o North Bay, em pesquisas realizadas verificamos que este lado tinha um melhor visual.


Califórnia

O passeio tem uma vista linda, super recomendo.


*USS Midway:

San Diego


Museu militar dentro do mais antigo porta-aviões dos EUA que operou no período de 1945-1992. Está ancorado na Baía de San Diego. Um dos melhores passeios da cidade, é espetacular! 
San Diego

 São 3 andares de visitação com várias atrações. É possível acessar todos os cantos daquele gigantesco navio, conhecer vários aviões, podendo entrar em alguns, além de simuladores e visita guida com áudio guia em vários línguas.

San Diego



* Embracing Peace ou Unconditional Surrender Estatue:

San Diego


Localizada ao lado do USS Midway, a famosa e gigantesca estátua do beijo é uma das atrações mais procuradas por casais. Adivinha porquê? Claro que todos desejam marcar o momento com uma foto imitando o marinheiro beijando uma enfermeira em comemoração ao fim da Segunda Guerra Mundial. Na época um fotógrafo americano flagrou o momento em plena Times Square de Nova York. Mal sabia ele, que esta foto tornaria-se famosa em todo mundo.
Dizem que esse beijo foi roubado...
E nós marcamos nosso momento...


Dali saímos caminhando pelo calçadão até:


* Seaport Village:

Um centro comercial a beira da baía com restaurantes e lojas.

No Seaport pegamos o ônibus turístico ( Old town trolley San Diego`s Best sightsseing ) a fim de realizar um tour pela cidade e conhecer atrações mais distantes.

Já no ônibus paramos para almoçar em:


*Gaslamp Quarter:



Considerado o coração da cidade. O bairro combina prédios antigos de arquitetura vitoriana de 1800 com construções novas, shopping, vários restaurantes, lojas e arte de rua. 
O local já foi o bairro da luz vermelha na cidade.
Quando o ônibus passou em frente a uma churrascaria brasileira, não pensamos duas vezes, descemos e corremos para matar a saudade da nossa culinária. O preço e a comida não era dos melhores, mas a nossa vontade de comer feijão, farofa e o churrasco brasileiro era tanto, que arriscamos.

Após o almoço circulamos pelo local e encontrei o mais lindo painel de arte de rua da viagem.

Pegamos novamente o ônibus e passamos:


*Coronado bridge: 

San Diego


Ponte que liga San Diego a Ilha de Coronado. Tem uma vista linda da cidade.


San Diego



*Ilha de Coronado:

Situada em frente ao centro da cidade de San Diego do outro lado da baía.
Lugar predileto de  milionários americanos, seu mais famoso residente, o Hotel Coronado, o maior resort do mundo da época (1888), já hospedou políticos e artistas hollywoodianos, além de uma praia linda com areia fina e branca. Foi lá que Marilyn Monroe filmou ´´Some like it hot here``. Se tivéssemos mais tempo eramos capazes de passar 1 dia inteiro naquela região, é linda e super agradável.
San Diego


San Diego


*Continuamos o tour e voltamos para o centro de San Diego atravessando novamente a Coronado bridge.


*Balboa Park: 

San Diego

Um dos locais mais visitados de San Diego, é o maior parque urbano cultural dos EUA. Onde encontramos o famoso Zoo de San Diego  e 17 museus entre uma imensa área verde. 



*Old Town:

San Diego
Onde começou a Califórnia, a cidade velha é um parque histórico onde foi o primeiro centro comercial de San Diego.
Chegamos em um local que mais parece um pedaço do México dentro dos EUA. Possui prédios históricos e um centro comercial popular com restaurantes e lojas tradicionalmente mexicanas. Visitar esse local é voltar no tempo e estar dentro daqueles filmes de velho oeste americano, bem legal.


Já era a tardinha pegamos o ônibus turístico e soltamos em Little Italy e caminhamos dois quarteirões até o hotel.


Segue mapa com roteiro segundo dia:




Noite: Jantamos em Little Italy, assim como em vários lugares do mundo, San Diego tem seu pedacinho italiano.

No outro dia acordamos cedo passamos em:


*Cabrillo National Monument:

San Diego
Foto: San Diego Turist Authority

Localizado em um forte militar, no ponto mais alto de Point Loma, o monumento foi construído em comemoração ao desembarque histórico de Cabrillo em 1542.  O local tem uma vista panorâmica da cidade, oceano, baía e montanhas. Um ótimo lugar para despedir-se da cidade americana com alma latina.

 Partida em direção ao nosso próximo destino, Las Vegas.

Com um roteiro maior, vale a pena investir um tempo no Balboa Park e também conhecer Sunset Cliffs (falésias e praia).

Shopping: San Diego tem seu Premium Outlet, que dizem ser o mais barato da Califórnia.
Endereço: 4211 Camino della Plaza.



A família Fourtrip realizou todos os tours ( Hornblower Cruises , USS Midway Museum , Old Town Trolley , San Diego Museum Media Passes ) a convite da San Diego Turist Authority. Agradeço a confiança e relatei minha sincera opinião sobre o roteiro. 


Agradecimento a amiga Ana Franco Zacchello do blog Viajonários, que deu várias dicas e incentivou-me em conhecer a cidade.


Outros posts sobre o Oeste Americano:


Planejamento viagem Califónia, Nevada, Utah e Arizona 
Los Angeles
Las Vegas
Passeio de helicóptero ao Grand Canyon
San Francisco: Dicas e roteiro
Passeio de barco em San Francisco
San Francisco CityPass



          Alugue seu carro na Rentcars.com, pague no Brasil sem cobrança de IOF. Reserve pelos banners do blog, recebemos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso. Obrigado.



Acompanhe nossas viagens pelas redes sociais:


    FACEBOOK  /   INSTAGRAM  /   G+ /  YOU TUBE




 Saúde, paz, fé e viagens!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe conosco suas dúvidas, comentários e dicas. Será muito importante para o Fourtrip. Terei o maior prazer em responder.