https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhM-h4Lu5Kptqb0HKM9LETTpOnr_f8NM4DHo7nQV_TjhVU_sX99VpWjEsghmGLecc0eGve-GxQRcHviY5E-hDU5ZH5vkbSNLPpFQMyBYZzelZ92eiPwbYCwjss_K3CZvpZNRBG2j5awuxc/s640/FotorCreated.png

SAN FRANCISCO, DICAS E ROTEIRO


CALIFÓRNIA


''Left my heart in San Francisco'' (Deixei meu coração em San Francisco),  o real sentido desta música só é compreensível depois que você conhece a cidade californiana e maior da costa leste dos Estados Unidos. San Francisco, uma cidade descontraída e de muitas faces, foi lá que em 1960 começou o movimento hippie lembra, paz e amor? O passado e o presente convivem na mais perfeita harmonia, museus, atrações para todas os perfis e idades, bondes elétricos do século XIX percorrem gigantescas ladeiras de onde avista-se as águas do Pacífico. Bem próximo da costa temos a ilha onde encontramos aquele que já foi o mais temido presídio dos EUA e ali perto a majestosa Golden Gate Bridge, uma das 7 maravilhas do mundo moderno. Não tem jeito, visitar San Francisco é sentir sua beleza na alma.
Como relatei no primeiro post sobre Planejamento de viagem Califórnia, Nevada, Utah e Arizona , perdemos praticamente 1 dia da viagem por conta do cancelamento do voo. Quem pagou o pato foi justamente a primeira cidade que visitamos, San Francisco. Mas não deixamos a peteca cair, apertamos o roteiro e fizemos questão de conhecer os principais pontos turísticos da cidade. Claro que algumas atrações visitamos só de passagem, como os museus, uma verdadeira pena. Mas não tem problema, viagem é assim mesmo, colocarei todos os lugares que visitamos, os que passamos apenas na frente e os que tínhamos intenção de visitar.

Os meios de transportes escolhidos para circular na cidade foram o Cable car (através do San Francisco CityPass) e o ônibus turístico City Sightseeing San Francisco, sendo que este último foi o que nos transportou até a maioria das atrações. 


City Sightseeing San Francisco:

É um de serviço de ônibus turístico que atende em mais de 100 cidades no mundo. Realiza um tour percorrendo a cidade passando e parando nos principais pontos turísticos, operando em 3 rotas. Tem um sistema hop on, hop off, que é bem legal para quem não está motorizado ou com o roteiro apertado (o nosso caso),  uma forma fácil de conhecer a cidade, você pode soltar conhecer uma atração e depois embarcar em outro ônibus  da empresa até o próximo destino. Basta pegar o mapa que a empresa oferece e marcar a atrações que deseja conhecer. No caso de San Francisco que tem o trânsito caótico e poucas vagas de estacionamento, esse tour é ótimo.
A empresa oferece tours de 24 horas ou 48 horas. Usamos o passe de 48 horas, é ativado a partir da hora que você começa a utilizar. 
CALIFÓRNIA
Foto: City Sightseeing San Francisco 

Mapa com as rotas:
CALIFÓRNA
                                                             Mapa City Sightseeing San Francisco











Chegada no aeroporto:

Como somos 4 pessoas, usamos o táxi, pois o valor do transporte público saia quase o mesmo valor. Na saída do desembarque tem um ponto de táxi. Até nosso hotel na Union Square. Valor: 38 dólares.


Hotel em San Francisco:

Relatei no post sobre Planejamento de viagem Califórnia, Nevada, Utah e Arizona mas não custa nada lembrar. Nos hospedamos no Hotel Beresford , localizado na Union Square, coração de San Francisco. Um ótimo lugar para  hospedagem, com melhor relação custo-benefício. Super recomendo.

Hotel indicado por amigos: La luna Inn
                                         Executive Vintage Court      
                                         Grant Hotel                


Reserve no site Booking.com, com alternativa de cancelamento grátis. Pagamos em espécie para não usar o cartão de crédito e pagar IOF.
Lembre-se quanto maior a antecedência, maior a chance de reservar bons hotéis com preços convidativos.



Roteiro e pontos turísticos:

1º dia: 

Embarcadouro da cidade:
Uma das regiões mais badaladas da cidade, em especial entre o Píer 39 e o Fisherman`s Wharf  onde tem os pontos de observação dos leões marinhos, restaurantes, lojas de souvenirs e museus.

*Píer 39: 

Bem movimentado, um local alegre e bem turístico, principalmente na época que visitamos, verão e férias. Com restaurantes legais e várias lojas. Um dos seus principais atrativos é o ponto de observação dos leões marinhos. 

CALIFÓRNIA
CALIFÓRNIA

















Passeio de barco pela Baía de San Francisco:

No Píer 39 (ao lado da entrada principal) que saem os passeios de barco até a Golden Gate Bridge,um passeio espetacular. 
Leia o post: Passeio de barco pela Baía de San Francisco.
Depois do passeio ficamos passeando na  região . 



*Fisherman`s Wharf: 

É o mais famoso píer de San Francisco com vários restaurantes e  lojas. Bem maior que o Píer 39.
CALIFÓRNIA



*Hyder Street Pier St:

Rua principal de frente para a Baía de San Francisco. Possui uma variedade de atrações, fato esse que atraia muitos turista.
CALIFÓRNIA



Rainforest Café:

Restaurante temático americano que simula uma floresta. Funciona em 11 estados americanos, um dos mais famosos é o de Orlando, mais quatro países (Canadá, Japão, Inglaterra, França e Dubai).
SAN FRANCISCO
SAN FRANCISCO



Believe it or not:


SAN FRANCISCO





Museu presente em vários lugares do mundo, como diz o nome, acredite ou não, coisas inacreditáveis você pode encontrar neste museu. 


Permanecemos na região até o início da noite. Pegamos City Sightseeing San Francisco, próximo ao Fisherman`s Wharf e soltamos na:


* Union Square: 

Um dos lugares mais movimentados, o local possui o melhor comércio com restaurantes e lojas famosas como : H&M, Forever 21, Macy`s e Ross. Sem dúvida nenhuma, considero o melhor lugar para hospedagem.

Foi o centro das manifestações durante a Guerra Civil. Na parte central da praça possui um obelisco com uma estátua da Deusa da vitória Nike .
SAN FRANCISCO
Sua atração principal  são os 4 corações bem coloridos, um diferente do outro, localizados nas extremidades, porém como a praça estava em obras de expansão da rede de metrô, o quarto coração estava coberto. Dizem que há diversos corações espalhados pela cidade, mas só encontramos estes. Além de embelezar a cidade, eles fazem parte de um projeto social criado em 2004  para arrecadar recursos para a saúde. Todos os anos, novos corações são pintados e os antigos são substituídos e leiloados, a renda vai toda para a instituição. Bela iniciativa.
SAN FRANCISCO
Ficamos nas redondezas da Union Square, fazendo compras.  Principalmente casacos, porque o verão mais inverno que pegamos foi justamente em San Franciscco, rsrs.
SAN FRANCISCO

2º dia:

Descemos a rua caminhando em direção a Union Square para pegar o meio de transporte mais famoso da cidade.


*Cable car: 


CALIFÓRNIA


Inaugurado em 02 de Agosto de 1873, o famoso bonde elétrico é um dos principais meios de transporte da cidade e o que mais atrai turistas. Além de ser o transporte perfeito para percorrer as ladeiras de San Francisco,  é também uma atração a parte na cidade. Assim como todas as atrações turísticas famosas no mundo, dependendo da hora, você pode encontrar filas gigantescas.
A principal dica para conhecer e desfrutar o transporte é incluir logo no início do dia, chegar cedo e partir do ponto inicial, próximo da Union Square, na esquina da Market street com a Power street, onde funcionários tradicionalmente uniformizados manobram os bondes girando uma plataforma de madeira. 
Você pode até pegar o bondinho em outros pontos da cidade, mas se o bonde estiver cheio (normal) eles liberam o acesso apenas para 2 a 3 pessoas.
Estávamos bem cansados da viagem e com o fuso atormentando nossas ideias, acordamos tarde e chegamos no ponto do cable car as 9 horas. A fila já estava grande e esperamos aproximadamente 30 minutos.
CALIFÓRNIA
Ponto de partida do Cable car, próximo a Union Square. Observe o tamanho da fila.
califórnia
Funcionários girando o bonde na plataforma giratória.

Horário de funcionamento: 6:00 a meia-noite.
Valor: 7 dólares uma viagem ou passe ilimitado de 1 , 2, 3 ... dias. 
Tem uma banco ao lado que vende tickets.
Utilizamos o passe do City Pass San Francisco que inclui 10 dias de Cable Car.
Leia o post: San Francisco CityPASS San Francisco, conhecendo mais, gastando menos.

Escolhemos a lateral do lado esquerdo para sentar, tem pessoas que preferem ficar em pé. Difícil imaginar como ele consegue subir as ladeiras.
Estados Unidos
Ladeiras vista do Cable Car.

Fomos em direção a segunda atração do dia, passando  pelas ladeiras. 
Solte na parte superior da Lombard Street, esquina com Hyde street não tem erro, você verá uma multidão.


*Lombard Street:

Uma das ruas mais famosas da cidade, de tão íngreme, possui  oito curvas, é a mais sinuosa do mundo e para completar tamanha beleza, a rua é repleta de flores e casas bem charmosinhas de onde pode-se ver a Baía de San Francisco. Dizem que a rua é um dos locais mais valorizados da cidade.
SAN FRANCISCO

Para facilitar o deslocamento de pedestres, a rua possui escadas (sem curvas) em ambos os lados com aproximadamente 200 degraus. Descemos até a esquina com Leavenworth street,  o melhor ângulo para fotos.
SAN FRANCISCO


* Com o mapa na mão, descemos mais 2 quarterões, viramos a esquerda e caminhamos uns 10 minutos (linha reta) em direção ao Fisherman`s Wharf.

Linha azul (City Sightsseing)  até a Golden Gate Bridge. Passamos por:



*Ghirardelli Square:


SAN FRANCISCO


Antiga fábrica de chocolate fundada em 1852 por um italiano com sobrenome de Ghirardelli. Atualmente é um complexo de lojas que atraem turistas querendo provar os famosos chocolates Ghirardelli. É só entrar na loja que oferecem amostras grátis, não conhecia, provei e achei delicioso. 

Soltamos no South Vista Point, quase na entrada da Golden Gate Bridge, em um pequeno terminal onde param ônibus de turismo e carros. Tem uma vista bonita e é bem legal para fotos. Preferimos pegar  a linha rosa (outra rota) do ônibus turístico para atravessar o Golden Gate em direção a Sausalito (região do outro lado da ponte) e na volta paramos no local.
Muitos atravessam a ponte andando, de bike ou até mesmo de carro. No nosso caso preferimos o ônibus pela falta de tempo.


*Atravessando a Golden Gate Bridge:

Um dos cartões postais mais famosos e fotografados do mundo e considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Liga as cidade de San Francisco e Sausalito do outro lado da baía. 
Difícil é conseguir uma foto com a ponte totalmente exposta. Segundo especialistas, massas de ar frio do Alasca em contato com as águas da Baía de San Francisco, produz uma neblina que insiste em cobrir as partes mais altas da ponte. Isso quando não cobre ela toda. Pensando no lado positivo, até que tivemos sorte. 
SAN FRANCISCO





* North Vista  Point:

Mirante localizado do outro lado da Baía, com vista para San Francisco  e da Golden Gate. 
SAN FRANCISCO



Caminhando pela Golden Gate:


SAN FRANCISCO



Não basta atravessar a Golden Gate Bridge de ônibus ou carro. Caso não tenha tempo de caminhar por toda sua extensão, ande ao menos um pedaço. Foi o que fizemos saímos igual criança caminhando, correndo e até pulando, a farra foi tão grande que esquecemos da hora e perdemos o nosso ônibus. Tivemos que aguardar o próximo.
SAN FRANCISCO





















Dica: Do outro lado da estrada tem uma entrada que te leva ao topo de um morro onde acredito que deve ser a vista mais bonita da Golden Gate. É bem alto, tem gente que vai andando mas é longe, a maioria vai de carro. Mas não dá para atravessar a auto-estrada, tem que pegar algum transporte e ir até o outro lado.
SAN FRANCISCO


Caso esteja de carro, a dica é: Atravesse a Golden Gate, vá até Sausalito, que é um lindo lugar e no retorno para San Francisco, antes de pegar a ponte, entre na estrada a direita. O carro vai até lá em cima.
Lembre-se: A ponte Golden Gate tem pedágio e não é possível pagar na hora. Pede na locadora para incluir o fast track (Sem parar) ou pague o pedágio online. 

*Pegamos novamente o ônibus de turismo em direção a :


*Sausalito:

Localizada do outro lado da Golden Gate e da Baía, o local tem uma vista linda de San Francisco. Um lugar super charmoso, com calçadão, lojas, galerias e restaurantes. Vale muito a pena parar e passar algumas horas. Mas ficarei devendo nas fotos, ficaram horrorosas!


*Após Sausalito o ônibus  retorna e volta para Golden Gate sentido San Francisco.

*Soltamos novamente no South Vista Point, após a ponte já  do lado de San Francisco e antes de pegar o ônibus da linha azul tiramos algumas fotos, lembra que escrevi anteriormente que o local tem uma bela vista da ponte? Além disso tem um centro de informações aos turistas e  painéis com a história de sua construção. 
SAN FRANCISCO

SAN FRANCISCO

Painel informativo com as datas de início da construção e o dia da sua inauguração. Concluída em 1937, a Golden Gate tornou-se a mais longa ponte suspensa do mundo com um total de 1.280 metros. Hoje ocupa o sétimo lugar. A cor avermelhada foi escolhida para que se destacasse no frequente nevoeiro que encobre a costa norte californiana.
CALIFÓRNIA



*Linha azul do City Sightseeing e continuamos nosso passeio:


*Golden Gate Park: 

É o pulmão da cidade. Gigantesca área verde com uma infinidade de atrações. 
Para visitar a região com tranquilidade, incluindo os museus, reserve pelo menos 1 dia ou uma tarde.

-Academia de ciência da Califórnia.
Localizado no coração do parque, possui um aquário, o Museu de História Natural e um planetário.
Está incluído no San Francisco CityPass.
CALIFÓRNIA



-Young Museum:

Museu de artes.
CALIFÓRNIA
Foto de encarte de turismo da cidade.

-Japonese Tea Garden

SAN FRANCISCO



Conservatory of Flowers:

Um verdadeiro jardim com várias espécies de plantas.


*Haight-Ashbury:

Região onde 1960 começou o movimento hippie, um local da cidade bem descolado e louco, mas  que vale muito a pena conhecer. Na Haight Street possui vários painéis com arte de rua, esculturas, lojas hippies e oficinas de tatuagem. Adoramos.



*Alamo Square: 

Durante o terremoto de 1906 muitas construções da arquitetura vitoriana do século XIX foram destruídas. Porém algumas regiões da cidade é possível encontrar essas construções preservadas. Uma delas estão na Alamo Square, são chamadas de Painted Ladies, casas coloridas que estampam postais e cenas de filmes. Verifique no mapa do ônibus turístico as paradas e solte na B12, próximo ao local , vire a esquerda e caminhe 2 quarterões até a atração. Infelizmente a região não estava tão bela quanto parece ser, a praça estava em obras, com uma parte cercada e a grama seca.
SAN FRANCISCO


Pegamos novamente o transporte e soltamos na Union Square para  almoçar.
Após o almoço  pegamos um táxi em direção ao Píer 33, onde sai o Alcatraz Cruise, o famoso tour na Ilha de Alcatraz.


* Ilha de Alcatraz:

SAN FRANCISCO

Localizada no meio da Baía de San Francisco a 2 km da costa, no século XIX foi  um forte militar, farol e depois passou a ser uma das mais temidas penitenciárias federais dos EUA no período de 1934 a 1963. Por lá passaram terríveis homens fora da lei. Foi desativada em 1963 e hoje é um dos pontos turísticos mais visitados de San Francisco. O local é administrado pela Golden Gate Parque Nacional e possui um tour guiado que sai do Píer 33, o Alcatraz Cruise . 
Esse passeio foi um dos melhores que fizemos, não deixe de fazer. Compre seu passeio no site (tem muita procura) e depois troque o comprovante pelo ticket na bilheteria no píer. Depois de muitas recomendações, escolhemos o tour da noite, sai as 17:55 e retorna 20:30. É realmente lindo e de brinde você aprecia na saída o pôr do Sol  e no retorno San Francisco iluminada.
Dica: leve casaco, mesmo no verão é um frio de lascar.
Ah gente, a única coisa que tenho a dizer neste momento é que vale muito a pena realizar o tour, um espetáculo. O passeio merece um post específico que já estou providenciando, aguardem.
SAN FRANCISCO

Leia post completo: Tour na Ilha de Alcatraz. Do píer dá para ver a Coit Tower, outra atração da cidade:

Uma torre que tem vista para a Baía. Infelizmente não deu tempo de visitar.

*Após o passeio, já de noite,  pegamos um táxi e voltamos para Union Square.



3º Dia: 


Compras na Union Square.


Pegamos o carro que alugamos na Rentalcars, próximo ao hotel. Já com as malas no carro passamos:


Alugue seu carro na Rentcars.com, pague no Brasil sem cobrança de IOF. Reserve pelos banners do blog, recebemos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso. Obrigado.


*Twin Peaks:

SAN FRANCISCO

Na saída de San Francisco em direção a Monterey, passamos para ver a cidade do alto. São 2 montanhas conhecidas como Twin Peaks com um mirante onde pode-se apreciar a cidade. Dizem ser a melhor vista de San Francisco, incluindo a Golden Gate e a Baía. Super fácil de chegar, é só colocar o nome no GPS, o local tem estacionamento. 


Partida para Monterey passando por Palo Alto a região do Vale do Silício. Mas isso é história para o próximo post.

Alguma dúvida se gostamos de San Francisco? 
Apesar do roteiro corrido, conseguimos conhecer muitos lugares por conta da escolha do transporte, no caso ônibus turístico,  City Sightseeing San Francisco e o Cable car através do San Francisco CityPass.  Com certeza sem essas opções de transporte não conheceríamos nem a metade. Mas nossa história não acabou, esperamos uma nova visita, voltaremos para tirar o atraso da viagem, claro.

Mais 2 dicas:
1- A cidade tem muitas atrações e caso tenha disponibilidade, reserve pelo menos 5 dias.
2- A  Ana Franco Zacchello do blog Viajonários , antigo blog Casal Califórnia tem uma série de posts sobre San Francisco, contando detalhes sobre cada atração. Vale a pena dar uma conferida.


Outros posts sobre Oeste Americano:


Realizamos o tour  a convite do City Sightseeing San Francisco e San Francisco CityPass . Agradeço a credibilidade e confiança, relatei aqui  minha sincera opinião sobre as empresas e seus serviços.


*Reserve  usando os banners e links de parceiros localizado neste blog. Ganhamos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso. Obrigada.





 Alugue seu carro na Rentalcars.com, pague no Brasil sem cobrança de IOF. Reserve pelos banners do blog, recebemos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso. Obrigado.


Acompanhe nossas viagens pelas redes sociais:


    FACEBOOK  /   INSTAGRAM  /   G+ /  YOU TUBE



 Saúde, paz, fé e viagens!




6 comentários:

  1. Não consegui me apaixonar por San Francisco nos dois dias que passei por lá, mas esse post me deu vontade de voltar já <3 píer 39 e fisherman's wharf foram os meus lugares favoritos, a Golden Gate Bridge tava ventando tanto e tão nublado que não me encantei =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não teve mta sorte. Volte para apagar a má impressão. Bjos

      Excluir
  2. Quanta coisa legal pra fazer em San Francisco. Ainda não conhecemos e pelas dicas de vocês ficamos super encantados. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cidade é mágica. Não deixe de conhecer a Califórnia sem visitar SF

      Excluir
  3. Adorei o roteiro, quero fazer todos os passeios e conhecer essa incrível cidade! Obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir

Compartilhe conosco suas dúvidas, comentários e dicas. Será muito importante para o Fourtrip. Terei o maior prazer em responder.