https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiCX1qe314oatolZ5ycH9j3YHNZ9sGxut3bV737ZoYigp-EtskWbR6ZnupORpRH5aW_hN6WOmf5pdM9ISJVXpr4qg0u1LKYKLmoUJjBRkvwNF3nyowKR_wyRyn7uv0LYK-G14Kcize0mq0/s640/Santiago.png

SANTIAGO DO CHILE DICAS E ROTEIRO

Santiago do Chile

Pontos turísticos,  dicas, compras,  restaurantes e sugestão de roteiro.

Post atualizado em Maio/2018.


Chile



Capital do Chile, Santiago está localizada ao lado da maior cadeia de montanhas do mundo, a Cordilheira dos Andes, com aproximadamente 8.000 km de extensão. Um dos destinos mais procurados por turistas na América do Sul a procura de cultura, excelente gastronomia e cenários deslumbrantes.
Visitamos a cidade em duas ocasiões distintas e revelo aqui que o destino tem variadas atrações para todos os perfis em qualquer época do ano.

Nossa primeira visita à Santiago foi em Julho/2014 com toda a família. Não é difícil adivinhar porquê escolhemos essa época... 
O Brasil tem um clima maravilhoso e devemos agradecer por isso. Mas até que seria divertido de 5 em 5 anos ganhar de presente uma temporada de neve! 
Foi justamente o motivo da primeira viagem, visitar uma estação de ski e conhecer a neve, até porque todas as vezes que viajamos para  a Europa e EUA, as temperaturas estavam nas alturas. Não tem jeito, vestimos a blusa do verão e nos faltava essa experiência.

A segunda vez em Santiago foi em Abril/2018, desta vez apenas eu e o Henrique com mais duas amigas,  posso considerar que foi um contato rápido, porém proveitoso. Nossa intenção era o Deserto do Atacama (Norte do país) e o Salar do Uyuni na Bolívia. Uma experiencia totalmente diferente da anterior. Como Santiago era o ponto de conexão entre Santiago e Calama (cidade próxima do Atacama), aproveitamos para conhecer a represa Embalse el Yeso, o Sky Costanera e dar uma circulada pela cidade. Foram 3 dias em Santiago.

No intuito de deixar esse post completão, comentarei sobre hotéis e atrações visitadas nas duas viagens.



HOTÉIS EM SANTIAGO DO CHILE:

Segundo a maioria dos viajantes, um dos melhores bairros para  hospedagem em Santiago é  Providência. Além de seguro (peraí, Santiago não é um destino perigoso, mas vale...), tem vários e bons restaurantes e perto de várias atrações.

Ficamos no Hotel Diego de Velazquez, gostamos muito e a localização, próximo da estação de metrô Los Leones e de muitos restaurantes, entre eles o restaurante Giratório (uma quadra). Sem contar com os funcionários que foram solícitos.


SANTIAGO DO CHILE

Diego Almagro Aeropuerto   - Pernoite ao lado do aeroporto, pois no dia seguinte logo pela manhã, partimos pro Atacama.

Recomendado por amigos:

Hotel Luciano K 
Departamentos Rent A Suite - Providencia (Apart hotel)
Ladera Hotel - Providencia

 Reserve seu hotel em Santiago aqui.

 

Reserve seu hotel nas caixas do Booking.com localizados neste blog, você não pagará nada a mais por isso e o blog ganhará uma pequena comissão pela sua reserva. Obrigada.


Atrações em Santiago do Chile e arredores:


*Cordilheira dos Andes:


Nem saímos do avião e já nos impressionamos com a primeira atração da viagem.
Quase chegando ao destino final, o piloto do avião avisa que passaremos pelo cenário mais bonito do Chile, o pôr do Sol na Cordilheira dos Andes. Naquele momento tive a real certeza que a viagem iria nos proporcionar momentos inesquecíveis. 

Cordilheira dos Andes em dois momentos:


CHILE
Chile

*CERRO SAN CRISTÓBAL:

Localizado na parte central da cidade, oferece uma bela vista da Cordilheira dos Andes e da cidade de Santiago em  360º. A forma mais fácil de subir é de funicular ou de carro, mas muitos esportistas vão de bicicleta, correndo ou caminhando. No  topo encontramos a estátua da Virgem de La Immaculada Concepción.
Na parte inferior tem o zoológico da cidade.
SANTIAGO DO CHILE
Virgem de La Immaculada Concepción


SANTIAGO DO CHILE
Funicular



* PÁTIO BELLA VISTA

Localizado na rua que dá acesso ao Cerro San Cristóbal. É um espaço bem agradável com muitos restaurantes e lojas de lembrancinhas.


* PALÁCIO DE LA MONEDA

Santiago do Chile
Viagem Abril/2018.
Ponto turístico mais famoso da cidade, sede do governo e  onde morreu Salvador Allende,  um momento histórico do país, médico e político chileno que governou o Chile no período de 1970 a 1973. Ocupa um quarteirão inteiro. Geralmente acontece a troca da guarda.
Metrô: Linha 1 (vermelha), estação La Moneda.


Santiago do Chile
Viagem Abril/2018.


SANTIAGO DO CHILE
Viagem de Julho/2014.


*CORREIO CENTRAL:

 Prédio histórico localizado na Plaza das Armas, centro de Santiago, o lado da Catedral de Santiago e bem próximo do Palácio La Moneda.
 Metrô: Estação La Moneda.
SANTIAGO DO CHILE


*PLAZA DE ARMAS

Também no centro, onde encontramos alguns pontos turísticos, como: Catedral, Correio Central e Escultura Mapuche (encontramos nesta última viagem). 


*CATEDRAL METROPOLITANA DE SANTIAGO

Metrô: Est. La Moneda
Catedral da cidade, um arquitetura belíssima que vale a pena fazer um stop para apreciar.
SANTIAGO DO CHILE





* Monumento Mapuche:

Chile
Foto: Abril/2018.

Escultura construída na Plaza de Armas, em homenagem aos indígenas.

*MERCADO CENTRAL:

Metrô: Est. Cal Y Canto. 
Espaço gastronômico especializado em frutos do mar, possui muitos restaurantes, o prato mais famoso é a centolla, espécie de caranguejo gigante de origem do sul do país.
SANTIAGO DO CHILE




OBS: Palácio De La Moneda, Correo Central, Plaza das Armas, Catedral  e Mercado Central ficam no Centro da cidade de Santiago, é possível conhecer   tudo no mesmo dia. 

* Do Cerro San Cristóbal para Mercado Central você levará uns vinte minutos caminhando.
* Do Cerro Santa Lúcia até Cerro San Cristóbal: 20 minutos andando.


*CERRO SANTA LÚCIA

 Metrô: Estação Santa Lúcia.
Outro local que  oferece uma bela vista de Santiago e da Cordilheira dos Andes. Subida de aproximadamente 20 minutos, com praças e fontes para descansar. 

 O local tem um elevador para chegar ao topo .



SANTIAGO DO CHILE

Um dos acessos para subir o morro  fica na Av. Bernardo O`Hinggins onde tem um centro de artesanato indígena em frente ao Cerro.






*Sky Costanera:
Santiago do Chile

Mirante de observação inaugurado em 2015  e   localizado no 61º andar do prédio mais alto da América Latina, onde funciona o   Costanera Center (veja mais adiante). 
São dois andares envidraçados onde é possível ver a cidade de Santiago em 360º .
Funcionamento das 10 às 22 horas. Última subida: 21 horas.
Sem sombra de dúvida é um dos top 10 passeios da cidade. 
Dica: Visite no entardecer, o visual é lindíssimo e você poderá observar o visual de dia e de noite quando a cidade fica toda iluminada.
Site: Sky Costanera .


Santiago do Chile

* Passeo Bandera:

Santiago do Chile

Entre o Palácio La Moneda e Plaza de Armas encontramos essa avenida toda colorida onde só pode circular pedestres.
Santiago do Chile


* VINÍCOLA CONCHA Y TORO:

O país também é famoso pela produção do vinho e as vinícolas chilenas atraem muitos turistas. Diante de tantas opções escolhemos a vinícola Concha Y Toro por ser a mais tradicional e mais próxima do centro da cidade. Agendamos nossa visita pela internet. O tour que fizemos passa pela casa e jardins do fundador, parte da vinícola, adega e oferecem 3 degustações de vinho.  No final você ganha uma taça de vinho, como a da foto abaixo. Crianças não pagam. O lugar é muito bonito e na entrada tem uma loja para os amantes de vinho. 

Post específico sobre esse tour, acesse o link: Tour na Vinícola Concha y Toro .


Como chegar de metrô:

-Ir para estação Tobalaba, pegar linha 4 (azul escuro) até estação Las Mercedes;
-Pegar táxi ( + ou - 3.000 pesos) ou pegar ônibus 73, 80 e 81 e soltar em frente a vinícola.


SANTIAGO DO CHILE


SANTIAGO DO CHILE
SANTIAGO DO CHILE


*RESTAURANTE GIRATÓRIO

Considero esse restaurante uma atração imperdível em Santiago.
Site: www.giratorio.cl
Endereço: Av. 11 de Septiembre, 2250, P 16, Providencia, Santiago. Estação Los Leones.
restaurante fica na cobertura de um prédio (que não é tão alto) mas tem uma vista panorâmica espetacular da cidade, principalmente à noite. A parte do restaurante que gira é onde ficam as mesas, um local bem diferente com  música ao vivo. 
Logo no primeiro dia de sua estádia, peça o hotel para reservar (apesar de relatos de pessoas que conseguiram ir sem reserva, preferi não arriscar). Marcamos para nossa última noite. Durante minhas pesquisas, alguns diziam que valia pelo visual, mas que a gastronomia não era tão boa. Outros diziam que era caro ou que era mais em conta ir no horário do almoço. 
Preferimos reservar para o jantar, já que diziam que a vista da cidade à noite é espetacular e durante o dia  só se vê poluição. Gostamos do ambiente, da gastronomia, do atendimento e claro do visual. O preço, posso dizer que não é barato, mas também não chega a ser anormal e diante de tantas qualidades achamos que valeu a pena, pois é um ambiente diferente e muito agradável.
Gastamos cerca de 80.000 pesos (5 pessoas). 


SANTIAGO DO CHILE
Teto de vidro





*MUSEU MIM

 Ideal para quem está com crianças. Site: www.mim.cl
Endereço: Av. Punta Arenas, 6711 La Granja. Estação de metrô Mirador, caminhar oito quadras, tem placas indicando a direção.
Sempre muito cheio, chegue cedo. O ingresso dá direito à duas atrações especiais. Logo na entrada agende essas atrações. Uma amiga sugeriu o Eletro magnetismo e o Terremoto que são atrações diferentes. 
Fomos na parte da tarde e já não tinha mais tíckets a venda, pois as atrações especiais já estavam esgotadas. Mas vale a indicação, pois minha finalidade e indicar  lugares legais e interessantes para  conhecer, mesmo que não visite.

ESTAÇÕES DE SKI:

Fizemos um tour bate e volta Santiago- estações de ski. Explico tudo direitinho no post:Estações de ski no Chile .



*Cajon del Maipo :

Santiago do Chile

Localizado aproximadamente uma hora de Santiago, esse lugar virou o novo queridinho dos turistas por apresentar um cenário lindo. O ponto alto do passeio  é a represa Embalse el Yeso, construída em 1960 e localizada a 3.000 metros de altitude com água azul turquesa decorrente do degelo da neve acumulada nos Andes. Geralmente o tour leva 1 dia inteiro.

Nesta última viagem foi um dos motivos de desejar tanto passar alguns dias em Santiago.

Leia o post: Embalse el Yeso


*VINÃ DEL MAR

Cidade praiana banhada pelas águas geladas do pacífico, localizada à 120 Km de Santiago. Para quem não conhece o Oceano pacífico é uma bela oportunidade de conhecer. 
OBS: Geralmente  encontra-se tours bate e volta para Viña Del Mar e Valparaíso.


* VALPARAÍSO

OBS: Não fomos à Viña Del Mar e nem Valparaíso, então prefiro não comentar. Mas são 2 lugares que estão na lista dos passeios  para quem vai à Santiago.




COMO SE LOCOMOVER EM SANTIAGO:

A melhor e mais fácil forma de conhecer a cidade é de metrô. Contratamos transfer aeroporto-hotel-aeroporto, tour estações de ski  e city tour pela cidade (este último não acho tão necessário, dá para fazer de metrô).




MOEDA:

 A moeda chilena é o peso chileno.  Você poderá levar real e trocar nas casas de câmbio do centro que  tem melhor cotação. Tem um casa de câmbio dentro de um shopping perto do mercado central, não lembro o nome. Fica no subsolo, foi lá que achamos a melhor cotação. Troque um pouco no aeroporto (tem um quiosque no embarque), e no outro dia troque maior quantidade numa dessas lojas no Centro. De qualquer forma leve dólar para pagar o hotel, eles informam que caso pague em dólar, terá isenção do imposto.

HOTÉIS:

O melhor bairro para se hospedar em Santiago é em Providência. Tem vários bares e restaurantes, muitos hotéis e é bem seguro.

Hotel Diego de Velazquez, gostamos muito e a localização é maravilhosa, no bairro de Providência, próximo do metrô Los Leones e de muitos restaurantes, entre eles o restaurante Giratório. Sem contar com os funcionários que foram solícitos.


SANTIAGO DO CHILE


 Reserve seu hotel em Santiago aqui.



Reserve seu hotel nas caixas do Booking.com localizados neste blog, você não pagará nada a mais por isso e o blog ganhará uma pequena comissão pela sua reserva. Obrigada.


COMPRAS:

 *COSTANERA CENTER:

Segundo os chilenos é o prédio mais alto da América Latina. Estação de metrô Tobalala.
Desde 2015 funciona o mirante  Sky Costanera.
                               SANTIAGO DO CHILE

*MallSport:

Av. Las Condes, 13451.

*Shopping Parque Arauco:

Av. Kennedy, 5413. Pegue o metrô e desça na estação Escuela Militar e pegue um táxi.

*Artesanato:

Centro de artesanato indígena Los Dominicos: Av. Apoquindo, 9085 Las Condes. Estação de metrô linha 1- vermelha- Los Dominicos.

DICA: Tem um outlet que durante o city tour o guia nos levou, não sei o nome, mas posso dizer que não valeu à pena. Mercadorias de baixa qualidade e caro. Na minha opinião o Chile não é um bom lugar para compras, mas vai de cada um...

RESTAURANTES:

IMPORTANTE: Segundo nosso guia, a maioria dos sanduíches e alguns pratos da culinária chilena vem com uma espécie de creme de abacate. Em espanhol fala-se PALTA. Então quando for comprar um sanduíche ou pedir algum prato que venha escrito no ingrediente Palta e você não gostar (abacate), peça "Sem Palta". 

Drink Pisco sour : 
Há controvérsias sobre sua origem, uns dizem que é de origem chilena outros de origem peruana. Sinceramente só sei que é muito boa. Muito usada em Santiago, é uma bebida a base de pisco (aguardente a base de uva), suco de limão, açúcar de confeiteiro e clara de ovo.

CHILE

* Restaurante Giratório:

Só com reserva pelo telefone. Peça o hotel para reservar com pelo menos 4 dias de antecedência e confirme.
Avenida 11 de Septembre, 2250, Providência. Em frente a estação de metrô Los Leones.
Gastamos cerca de 80.000 pesos (5 pessoas).

* Restaurante Linguria:

 Av. Providência, 1373. Providência.

*PÁTIO BELLA VISTA:

 Endereço: Pio Nono, 73 Constituicion. Perto do Cerro San Cristóvan.
 Tem vários restaurantes.


* RESTAURANTE COMO ÁGUA PARA CHOCOLATE:

 Endereço: Constitución, 88 Providência.


Sugestão de roteiro:


1º DIA:

-City tour pelo centro da cidade: Pode ser realizado com empresa de turismo ou  de forma independente através do metrô: Lh 1 Vermelha, estação La Moneda;
-Palácio La Moneda (tem troca de guarda às 10hs);
- Plaza Armas;
-Correio Central;
 -Catedral Metropolitana;
-Museu Histórico Nacional;
-Teatro Municipal;
-Mercado Central (pode almoçar neste local);

 Tarde:
- Do mercado central para Cerro Santa Lúcia : Pegar metrô Lh 2 Amarela na est. Cal Y Canto e soltar est. Los Heroes;
-Lh 1 vermelha e soltar est. Sta Lucia;
-Cerro Santa Lúcia.
OBS: Todos esses pontos turísticos ficam na região central, evite visitá-las à noite.


2º DIA:

-Estações de neve: caso vá no inverno. Observe a temporada de neve, geralmente é de junho à setembro, sendo que o início e o final do inverno só funciona as estações com maior altitude, como o Vale Nevado. Leia os procedimentos e estações acima no tópico pontos turísticos/estações de ski. Esse passeio levará o dia todo.

OBS: No retorno pode pedir para o guia deixá-lo no Parque Arauco, fica no caminho.


3º DIA:


-Vinícola Conha Y Toro ( fazer reserva no horário da manhã): Ir para estação de metrô Tobalaba, pegar Lh 4 (azul escuro) até Estação Las Mercedes. Pegar táxi ( em torno de 3.000 pesos, mais ou menos R$12,00) ou ônibus 73,80 ou 81 até vinícola.

-Tarde: Cerro San Cristóbal: 
Da vinícola para o Cerro San Cristóbal:
-Pegar táxi até estação Tobalaba, metrô lh 4 e descer na estação Vicente Valdés. Pegar lh 5 (verde) e soltar na estação Baquedano.
-Pátio Bela Vista (restaurantes e lojinhas de artesanato).


4º DIA: 


-Fica a seu critério, darei as alternativas:

* Repetir estações de esqui: Acho 1 dia muito pouco para curtir as estações;
* Ou ir ao museu de Mim (mais para quem está com crianças) e depois ir ao shopping Costanera ou ir no Centro de Artesanato Los Dominicos.
* Ou contratar um tour para Val Paraíso e Viña Del Mar.
O que eu escolheria?
Na minha opinião repetir mais 1 dia de estações de ski, ficaria de bom tamanho.


5º Dia:

 Agradeço ao grupo que nos acompanhou nessa viagem e pelas fotos realizadas.


Dica de empresa de turismo em Santiago do Chile:

Brasche Tours: O proprietário é o brasileiro Herbert, super gente boa.
Site: www.braschecitytours.com
E0mail: hbrasche@vt.net



Outros posts sobre o Chile: 


Vinícola Conha Y Toro
Embalse el Yeso


Posts sobre o Deserto do Atacama:
Lagunas Altiplânicas.
Geiser el Tatio
Valle de la Luna e Valle de la Muerte
                                                      Salar de Tara
                                                      Laguna Cejar



E você tem alguma dica sobre Santiago do Chile, compartilhe conosco na área de comentários abaixo do post, desde já agradeço.


Salve esse post no Pinterest:

Chile




Alugue seu carro na Rentcars.com, pague no Brasil sem cobrança de IOF. Reserve pelos banners do blog, recebemos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso. Obrigado.





Acompanhe nossas viagens pelas redes sociais:



    FACEBOOK  /   INSTAGRAM  /  YOU TUBE

Saúde, paz e fé!





4 comentários:

  1. Dicas anotadas!
    Da tua lista, o que me deixarà triste é não poder visitar Embalse el Yeso!
    ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana. Uma pena mesmo aconteceu o mesmo comigo e vou voltar para conhecer.

      Excluir
  2. Obrigada pela citação Alê!! O artigo está ótimo!!

    ResponderExcluir

Compartilhe conosco suas dúvidas, comentários e dicas. Será muito importante para o Fourtrip. Terei o maior prazer em responder.