https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhgqw6eWhfHdEQgmtd9ZawrAOngJCTBaKM4RqJrzfbFjx6nHeBTqqz1fbmi0-8cZU1J-spN_6CSeVGitd7it6aTygLz-dcjHwznY4P_8cS-dK-gCBuwPaJM07CqBaB3v2WAKUqdUNMOebA/s1600/FotorCreated.png

DICAS DE VIAGEM PARA MACHU PICCHU E CUSCO


MACHU PICCHU E CUSCO
PLANEJAMENTO DE VIAGEM

PERU

Peru, país sul-americano com uma das civilizações mais antigas do mundo e muita história para contar.
Visitamos Cusco, a antiga capital do império inca, declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, percorremos o Vale Sagrado passando por Pisac, Ollantaytambo e Águas Calientes, até chegar ao incrível sítio arqueológico e Uma das Sete Maravilhas do Mundo Machu Picchu.

Leia a seguir:
Tudo que você precisar saber para visitar Machu Picchu e Cusco.
Hotel em Cusco.
Hotel em Machu Picchu.
Como chegar em Machu Picchu.
Tours em Cusco e Machu Picchu.
Roteiro de viagem Cusco e Machu Picchu.

Quando compramos as passagens aéreas para a sonhada viagem ao Peru, em especial em Cusco e Machu Picchu ou Machuppichu, achamos que esta viagem não precisaria de tanto planejamento como as outras. Imaginávamos que conhecer estes lugares era só comprar as passagens, marcar hotéis e pronto! Bora viajar!
Eu bobinha, tinha como única preocupação, estudar a melhor época para conhecer essa região do Peru, pois já tinha lido que o passeio torna-se perigoso no período de chuvas.
Pois é, até eu que pesquiso bastante, errei... 
Pesquisa aqui, pesquisa ali, descobri em blogs e sites de viagens que planejar uma viagem para Machu Picchu e Cusco não seria tão fácil. A notícia boa é que com paciência e planejamento dá para organizar direitinho e viajar sem perrengues.

Cidades peruanas por onde passamos:


Cusco ou Cuzco:

Localizada a sudoeste do Vale Sagrado do Incas com 3.400 metros de altitude e declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco.  Seu significado é umbigo,  os incas a chamavam de "umbigo do mundo". Antigamente era a capital do império inca e uma das cidades mais importantes do Peru. 
Cusco é considerada  porta de entrada para conhecer o Vale Sagrado. Mas essa cidade é muito mais do que uma passagem para chegar em Machu Picchu. Ela é tudo de lindo, de histórico e na minha opinião uma das cerejas do bolo da viagem.

Leia: Post sobre o que fazer em Cusco, com dicas, passeios, roteiro e hotéis.


Vale Sagrado dos Incas:

Recebe este nome por ser uma área fértil, cujo solo [e  alimentada pelo Rio Urubamba. Considerada um dos centros urbanos e agrícolas do Império Inca. Localizado entre os povoados de Pisac e Ollantaytambo. 

Leia o post: Tour por toda região do Vale Sagrado dos Incas.


Águas Calientes:

Vilarejo localizado na margem do Rio Urubamba. O local é uma opção de parada/hospedagem para quem deseja conhecer Machu Picchu, também o ponto final dos trens que chegam de Cusco ou Vale Sagrado e  de onde saem os ônibus para Machu Picchu. Uma cidade aconchegante com hotéis, hostel e restaurantes,  cuja principal fonte de renda é o turismo.

Leia: Conhecendo Águas Calientes, a cidade base para chegar a Machu Picchu.


Para entender melhor veja este mapa:
PERU



Melhor época para visitar Machu Picchu:

Evite o período entre Novembro a Março. O local torna-se perigoso por conta das chuvas. 
Prefira entre os meses de Abril a Outubro. Sendo que os meses de Junho e Julho (apesar do frio) são considerados os mais secos.


Como chegar:

Comprar a passagem aérea para a cidade  de Cusco, sendo que os voos fazem conexão em Lima, capital do Peru. Se tiver oportunidade e tempo, passe uns dias em Lima.


Distâncias:

*Lima -Cusco: 1.102 km (avião);
*Cusco- Águas Calientes: 167 km, 3 horas (tour de ônibus + trem);
*Águas Calientes- Machu Picchu: 9 km, 20 minutos (ônibus), subindo uma montanha íngreme em zig-zag.


Resumindo, nossa viagem ficou:

Cusco- Tour Valle Sagrado- Águas Calientes (Machu Picchu)- Cusco.

Passos do planejamento:

*Elaboração roteiro;
*Compra de passagens aéreas;
*Contratar empresa de turismo para tours (Internet);
*Compra de passagens ida e volta trem (Internet):
Cusco-Águas Calientes ou Ollantaytambo- Águas Calientes.
*Compra tickets Machu Picchu (Internet);
*Compra de passagens ônibus Águas Calientes- Machu Picchu (Águas Calientes);
*Compra boleto turístico Cusco (Cusco).

DESLOCAMENTO ENTRE AS CIDADES:


Contratar empresa de turismo para tours e compra de passagens de trem.

➥ Cusco - Águas Calientes:

Opções:

● Deslocamento de Cusco para Machu Picchu de forma independente, ou seja, comprando passagem de trem saindo de Cusco direto para Águas Calientes. No retorno poderá passar por Ollantaytambo e voltar para Cusco. 

● Contratar uma operadora de turismo em Cusco:

1- Contratar  o passeio que sai de Cusco para Vale Sagrado com direito a almoço (Full Day Valle Sagrado dos Incas):

Passeio de um dia que passa por cidades e sítios arqueológicos no caminho para Águas Calientes: 
Ruínas de Pisac, Calca e Urubamba e cidade de Ollantaytambo.
Sendo que em Ollantaytambo, nós nos desligamos do passeio e pegamos o trem para Águas Calientes. Tudo isso combinado antecipadamente com a empresa de turismo contratada. 

Essa foi a nossa escolha, porque achamos que aproveitaríamos mais a viagem e conheceríamos outros locais também muito interessantes. Talvez pela economia de tempo, acho que é a escolha da maioria dos turista. No nosso tour para o Vale Sagrado, 50% do grupos pegaram o trem de Ollantaytambo para Águas Calientes. 

Para entender melhor sobre a história de cada região: Cusco, Valle Sagrado, Águas Calientes, Machu Picchu entre outros, é recomendado o serviço de um guia. Em Cusco há várias agências oferecendo esse tipo de passeio.

O blog realizou o tour a convite da empresa Fabulous Tours e relatei minha sincera opinião sobre o passeio. Adoramos o atendimento desde do primeiro contato com o gerente Fred (que acabou virando um amigo), uma pessoa super atenciosa que ajudou  na elaboração do roteiro, tirando dúvidas não só sobre os tours como na reserva de hotéis. Os passeios são pontuais e os guias turísticos super simpáticos e competentes. 

A empresa é super séria e realiza vários tours no Peru.







2- Realizar o passeio de bate e volta de Cusco para Machu Picchu. Achei muito corrido e cansativo por conta da distância.  Acho que só faria se não tivesse tempo suficiente.

3- Contratar um pacote em operadora de turismo no Brasil ou em Cusco:

 Passeio Vale Sagrado- transporte Águas Calientes- hotel - passeio Machu Picchu- retorno Cusco.
Esse tipo de pacote é para quem não quer ter o trabalho de pesquisar e elaborar a viagem, já que você terá tudo preparado pela empresa de turismo. 



*Hotéis em Cusco e Machu Picchu:


Lembre-se que quanto maior o antecedência da reserva, melhor o preço da diária. Leia post: Dicas para planejar uma viagem .

Em Cusco o ponto principal e onde tudo acontece é na Plaza das Armas. Então tente hospedar-se nos arredores.

Escolhemos os hotéis de acordo com o nosso perfil e comentários de hóspedes no site do Booking.com.  

Hotéis em Cusco:

20/04 a 21/04: Hotel Costa del Sol Ramada Cusco   (Cusco)
20/04 a 21/04: Aranwa Cusco Boutique hotel          (Cusco)
21/04 a 22/04: Casa Andina Classic Machu Picchu     (Águas Calientes)
22/04 a 24/04: Sonesta Hotel Cusco                            (Cusco) 

Você não deve estar entendendo nada. Coloquei dois hotéis na mesma data. Vou explicar:
Na realidade escolhemos o  Hotel Costa del Sol Ramada Cusco  para a primeira parada em Cusco, ótimo hotel, localização, atendimento e avaliações excelentes. Porém quando chegamos no hotel, nos informaram que havia acontecido um incidente (acho que foi vazamento nos quartos), e não poderíamos ficar hospedados ali. Em troca ganhamos um upgrade para um hotel 5 estrelas próximo deste hotel, o  Aranwa Cusco Boutique hotel, o que dizer, simplesmente magnífico.


Escolha dos hotéis:

Escolhemos dois hotéis diferentes para hospedagem em Cusco. O Hotel Costa del Sol Ramada Cusco e Sonesta Hotel Cusco . A maioria dos hotéis de Cusco oferecem transfer de chegada: aeroporto-hotel. Como ficamos em dúvida sobre os hotéis, ambos tinham avaliações muito boa,  decidimos ficar  hospedados nos dois e informamos ao segundo hotel (Sonesta Hotel Cusco ) que não precisaríamos de transfer na chegada, pedimos apenas o transfer na saída (hotel- aeroporto), ou seja, acabamos ganhando  os 2 transfers ( aeroporto-hotel e hotel-aeroporto).
A única desvantagem foi que tivemos que levar toda bagagem para Águas Calientes. 


Avaliações dos hotéis:

 Hotel Costa del Sol Ramada Cusco  :


CUSCO


Tem ótima localização (fica a um quarteirão da Plaza das Armas), rua tranquila, bom atendimento e muito boa avaliação dos hóspedes. Quantos aos quartos não posso avaliar. Mas caso volte a Cusco, dependendo das condições, me hospedarei neste hotel. Oferece transfer aeroporto-hotel. 







* Aranwa Cusco Boutique hotel :

CUSCO

Maravilhoso, hotel 5 estrelas, localização, atendimento, café da manhã muito bom. Nos quartos tem ambientação com oxigênio para 1.800 metros, já que Cusco está a 3.400 metros de altitude. Diante de tantas qualidades, o preço condiz com seus serviços. Como ganhamos um upgrade pagamos o valor do hotel contratado anteriormente (Costa del Sol Ramada). Observei o preço de sua diária no momento do check in: 440 dólares.




*Casa Andina Classic Machu Picchu  :

ÁGUAS CALIENTES

Para os padrões de Águas Calientes, adoramos. Ótima localização, ao lado da estação de trem e perto de tudo. Quando chegamos na estação, havia um funcionário nos esperando para carregar as malas até o hotel. Bom café da manhã. Levaram nossas malas para a estação de trem no momento da partida. 





* Sonesta Hotel Cusco  :
Muito bom. Maravilhoso café da manhã e transfer de chegada (no nosso caso foi saída). Localizado a 3 quadras da Plaza das Armas, em torno de 10 minutos caminhando. No nosso caso, esse ponto acabou virando uma vantagem, pois o hotel fica em frente a estação de ônibus onde desembarcamos na chegada de Águas Calientes. Além disso acabamos descobrindo em frente ao hotel, um centro de artesanato com preços bem em conta. Compramos quase todas as lembranças neste local. 

Concluindo, não temos o que reclamar sobre os hotéis. Todos foram ótimos e ofereciam chá de coca  a qualquer momento para ambientação do mal da altitude (soroche). 
Leia o post: Como combater o Mal do Soroche


Faça sua busca de hotéis nas caixas do Booking.com , entre outros localizado neste blog. Somos afiliados e o blog ganha uma pequena comissão das reservas efetuadas a partir daqui. Você não pagará nada a mais por isso. Obrigada.




Roteiro:

Fechamos o roteiro da seguinte forma:

20/04 Chegada Cusco 12:30. Passeio pela cidade.
21/04 Tour ao Valle Sagrado, com a empresa Fabulous Peru Tours (sendo que abandonamos o passeio em Ollantaytambo para pegar o trem para Águas Calientes), pernoitamos em Águas Calientes.
22/04 Saída 5h da manhã pegar ônibus para Machu Picchu.
22/04 17:40 Trem + ônibus de Águas Calientes para Cusco.
23/04  Cusco (city tour pela cidade e proximidades com Fabulous Peru Tours).
24/04 Cusco, partida às 17:50.

Com um roteiro tão apertado, foi necessário muita pesquisa para que nada saísse errado. Confesso que foi arriscado, só nos restou rezar para que tudo desse certo (horários de voos, trens e tours). 


COMPRA PASSAGENS DE TREM:


PERU


Escolhido a forma de deslocamento para Águas Calientes, partimos para compra de passagens do trem: 

Ollantaytambo - Águas Calientes 
Águas Calientes- Cusco


OBS: Para comprar os tickets de trem é necessário escolher a opção de deslocamento para chegar em Machu Picchu.

Melhor comprar pela internet, acho mais seguro e você economizará tempo. Imagina chegar lá e não encontrar a passagem para o dia que você quer? 
No nosso caso estávamos com o roteiro apertado, tudo teria que ser nos horários determinados.


As empresas Peru Rail  e Inca Rail realizam venda de passagens de trem para Cusco, cidades do Vale Sagrado e Águas Calientes.
Para comprar as passagens, você terá que possuir o cartão Visa  Verified by Visa. Verifique com a administradora do seu cartão.
Nós compramos  na Peru Rail (melhores indicações e preços) com o cartão Visa Banco do Brasil virtual e não tivemos problemas. Quando comprar, escolha os assentos.
No site poderá comprar os tickets de ida e volta.
Adoramos a viagem de trem, principalmente na ida, tudo é novo. Os assentos são confortáveis e estão distribuídos 2 em 2 com uma mesa no meio. Servem lanche a bordo, tipo avião. Ah, o refrigerante da foto é inca cola. 

PERU



Tipos de trens da Peru Rail:

Hiram Bigham, Vistadome e Expedition.


Hiram Bigham: É o mais caro e luxuoso. Cerca de USD 298. 




PERU



Geralmente os turistas escolhem entre o Vistadome ou Expedition. Sendo que o primeiro o serviço é superior ao segundo.  




PERU


Escolhemos o Vistadome  tanto para a ida, como para a volta . O que pesou na escolha foi a vista panorâmica.
Para ser sincera, externamente não vi muita diferença entre ambos. Os dois servem lanche e tem janelas panorâmicas. Porém um casal que fizemos amizade em Cusco (Geisa e Rafael) nos informaram que o Expedition sacoleja muito.





Que horário escolher ?

Ollantaytambo- Águas Calientes (ida):

Talvez essa foi a maior dúvida no planejamento da nossa viagem. Queria um horário onde pudéssemos curtir o tour Vale Sagrado e também aproveitar um pouco de Águas Calientes.
Li muitos comentários, perguntei alguns amigos e ao Fred da Fabulous Peru Tours, caso optássemos pelo horário de 15:37, se conseguiríamos pegar o trem a tempo (convém registrar que o trem não é pontual, acho que é regra, o mesmo partiu somente às 16:20). Ele explicou que o tour de Ollantaytambo seria um pouco corrido, mas daria tempo. Porém o ideal seria pegar o trem de 17:00 ou 18:30. Se ao menos tivesse horário de 16:00 ou 16:30. Mas não tinha essa opção.
Pensamos nos prós e contras e resolvemos arriscar no horário de 15:37 com chegada em Águas Calientes às 17:05.
Escolhemos este horário para poder chegar cedo em Águas Calientes, comprar logo os tickets de ônibus para o outro dia ir a Machu Picchu e curtir um pouco da cidade. O próximo trem seria o Expedition às 17:00 e chegaríamos mais tarde em Águas Calientes. 


Resultado: Gostaríamos  de aproveitar mais  o tour no sítio arqueológico de Ollantaytambo, que foi o lugar mais bonito no tour ao Vale Sagrado.


Dica: Para aproveitar melhor o sítio arquelógico de Ollantaytambo, aconselho comprar o ticket de 17:00. Porém chegará mais tarde em Águas Calientes e obviamente estará mais cansado, mas fica a dica...


PERU


Águas Calientes- Cusco (volta):


Compramos o horário de 17:23. Já que daria para visitar Machu Picchu, descer para Águas Calientes, almoçar com calma e fazer umas comprinhas no centro de artesanato. Deu tudo certo, chegamos de Machu Picchu às 14:00. 


Em Cusco há duas estações de chegada do  trem:

*Poroy: 25 minutos do centro de Cusco.
*Wanchaq: localizado 5 minutos do centro de Cusco. 


Quando entramos no site para comprar os tickets, a volta de Águas Calientes  para Cusco só existia a opção de chegada em Cusco pela estação Wanchaq, até aí tudo bem, até que gostamos, ficaria mais perto do hotel, só que era uma estação rodoviária localizada no mesmo local, ou seja, a viagem foi da seguinte forma:



*Águas Calientes- Pachar (uma cidade do Vale Sagrado após Ollantaytambo) = trem;


PERU






*Pachar- Cusco = ônibus.

Na estação Pachar me pareceu ser o ponto final da viagem de trem, todos soltaram e tinha vários ônibus nos esperando para continuar a viagem até  Cusco. Todos já estavam  cansados, pegamos aproximadamente 1:30 de viagem de estrada sinuosa na serra e o motorista corria muito. Chegamos em Cusco já eram quase 22h. Muito cansativo...







*Comprando entradas para Machu Picchu:

Site: Machu Picchu Gob.
Compre de preferência com 3 meses de antecedência. Tem uma quantidade limite para acesso dependendo do ticket.


*Selecione o lugar= Machupicchu



*Tipo de ingresso:

-Machupicchu: 2.500 ingressos por dia.
Apenas para ingressar na cidade sagrada, que já é um grande esforço caminhar no seu interior.


-Machupicchu + museu


Nossa escolha: limite 400 ingressos (200 para cada horário) por dia.
-Machupicchu + Huaynapicchu (primeiro turno  entrada de 8:00 às 9:00) ou
-Machuppichu + Huaynapicchu (segundo turno de 10:00 às 11:00)



PERU





Ambos tickets são para ingressar numa montanha de 2.700 metros atrás de Machu Picchu. O acesso é por dentro do parque.

Informativo atualizado em Julho/2017:



Novas regras de visitação estabelecida pelo Ministério da Cultura do Peru à partir de Julho/2017. Mas para ficar bem esclarecido segue os pontos importantes:

* Tickets vendidos em dois turnos: manhã (06:00 ao meio-dia) e tarde (meio-dia às 17:30). Caso deseje passar o dia inteiro terá que comprar os tickets para os dois turnos separadamente.

*Limite de visitantes: 5.940 por dia, sendo 3.267 pela manhã e 2.673 à tarde.

*Tempo de permanência: 4 horas em cada turno. Com exceção para os visitantes que adquirirem o tickets com opção de das trilhas nas montanhas de Machu Picchu ou Wayna/Huayna Picchu, onde poderão permanecer no parque por sete horas (turno manhã) e seis horas (turno à tarde).

* Só será permitido visitar as ruínas com a presença de um guia credenciado que pode ser contratado na entrada do parque. Sendo dispensável sua presença nas trilhas das montanhas e em visitas extras no turno ou outro dia.




PERU
Para subir a montanha de Huayna Picchu você passará por trilhas e degraus bem exaustivo e íngreme. O passeio e a vista, vale muito à pena, mas só para quem tem preparo físico. Porque é muito cansativo. Tempo de subida e descida é de aproximadamente 2 horas (dependendo do seu preparo).
Quanto a escolha de horários para ingressar, escolhemos o segundo turno (10:00- 11:00).
Optamos por este horário para chegarmos cedo em Machupicchu (7:30), entrar por conta própria, tirar fotos em pontos estratégicos e com a cidade vazia (começa a encher por volta das 08:30), conforme agendado retornamos para a portaria, encontramos o guia, entramos novamente com um grupo (o guia não dá muito tempo para fotos), passamos por explicações por toda a cidade e o guia nos deixou às 10:50 na entrada para Huaynapicchu.

Apesar de achar que este horário foi a melhor opção, a única desvantagem é que já estávamos cansados e ainda tivemos que escalar a gigantesca montanha.




-Machupicchu  13h


-Machupicchu + montanha (400 ingressos por dia):

Montanha de Machupicchu com caminhada e subida de 1:30, não é tão utilizada por turistas, mas dizem que o visual é belíssimo. 

No site depois de preencher a quantidade de ingressos, passará para o passo 2 (dados pessoais) e passo 3, onde você confirma e gera reserva. Aparecerá nova janela com nº da reserva. Anote. No alto da página (lado esquerdo), clique em pagos, coloque o número da reserva para realizar o pagamento. Clique em pagar- enviar. Abrirá a página do Visa e coloque dados para pagamento. 

Após a confirmação de pagamento, volte para página de compra, clicar em check in, colocar código reserva e imprimir.

PERU


Pronto você está com seu ticket, é só apresentar junto com passaporte na entrada de Machu Picchu.

DICA: Não deixe de levar seu passaporte para Machu Picchu, após a entrada do seu lado esquerdo tem uma mesinha onde você poderá carimbar  com a marca de Machu Picchu. Começam a carimbar à partir das 9:00.



Tickets ônibus para Machu Picchu:

Chegando em Águas Calientes pergunte no hotel onde é a estação que vende os tickets do ônibus para Machu Picchu. Não tem erro, a cidade é pequenina, cortada por uma linha de trem e é fácil de encontrar. É melhor comprar um dia antes para não perder tempo no dia do embarque, fica aberto até 21 h.

Valor: 24 dólares (ida e volta).


MACHU PICCHU








IDA






VOLTA








*BOLETO TURÍSTICO PARA ALGUMAS ATRAÇÕES CUSCO E VALE SAGRADO:





CUSCO





Você precisará comprar esse boleto para ingressar em 16 (maioria)  pontos turísticos, incluindo Cusco e Vale Sagrado.


Pontos turísticos que estão no boleto:
Em Cusco:
-Monumento Pachacuteq
-Centro Qosqo de Arte Nativo
-Museu de arte popular
-Museu histórico regional
-Museu Municipal de Arte Contemporânea
-Museu de Sítio del Qoricancha


Nas Proximidades de Cusco:

-Tambomachay (City tour Cusco)
-Pukapukara     (City tour Cusco)
-Saqsayhuaman (City tour Cusco)
-Tipón              (City tour Cusco)           


 Tour Vale Sagrado 1:

-Pisac
-Ollantaytambo


Tour Vale Sagrado 2:

-Moray
-Chinchero
-Pikillactá


Você poderá comprar o boleto na entrada do primeiro ponto turístico. No nosso caso compramos em Pisac, primeira parada do tour no Vale Sagrado.
Importante: O valor para 1 dia é 70 soles, porém você não conseguirá ir em todos ou quase todos em 1 só dia. Só compre este tipo de boleto, caso não vá fazer outros passeios em Cusco e Vale Sagrado.
Para quem irá realizar outros tours no Vale Sagrado e Cusco compre o boleto de 10 dias, valor 130 soles. 
Como íamos fazer o city tour em Cusco optamos por comprar o boleto de 130 soles (neste city tour terá que comprar mais 2 boletos extras)




CUSCO




Moeda:

Levamos dólares e trocamos aos poucos por soles em casas de câmbio na cidade de Cusco. Pagamos 1 dólar para cada 3,12 soles.
Dica: troque aos poucos para não sobrar soles.
Um casal que conhecemos em Cusco (Geisa e Rafael) nos informaram que as taxas de Cusco são melhores do que em Lima.


E para finalizar, não esqueça de levar um medicamento para enjoo, relaxante muscular, protetor solar e boné.


Ufa, acho que é só!
Graças à Deus e ao meu esforço de pesquisar muito, tudo saiu bem (horários voos, trens, tour, etc). 


E você tem algum comentário, dica ou dúvida sobre esse post? Compartilhe conosco na área de comentários abaixo do post. Desde já agradeço.

Realizar um planejamento de viagem é muito difícil, porém muito prazeroso. O mesmo digo sobre escrever um blog sobre viagens. Por esse motivo, não poderia deixar de agradecer pessoas que assim como eu, compartilham suas experiências e nos ajudam a transformar sonhos em realidade.


Posts sobre viagem Peru: 





*Reserve ou compre usando os banners e links de parceiros localizado neste blog. Ganhamos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso. Obrigada.





O blog realizou o tour a convite da empresa Fabulous Peru Tours e relatei minha sincera opinião sobre os seus serviços.


Acompanhe nossas viagens pelas redes sociais:


    FACEBOOK  /   INSTAGRAM  /   G+ /  




2 comentários:

  1. Olá gente!
    primeiramente parabéns pelo blog, sensacional suas dicas!!
    É uma experiência agradável viajar para Machu Picchu, onde você tem a oportunidade de ver paisagens muito bonitos e interessantes, também você deve têm muito energia para chegar lá e desfrutar das maravilhas de Machu Picchu.
    para mais informação visite nosso site >
    https://www.machupicchupacotes.com.br/ estamos a sua disposição, abraços para todos.

    ResponderExcluir
  2. Qual a melhor época para visitar Machu Picchu?

    Existem algumas formas distintas de se chegar a Machu Picchu. As principais são por trilha e de trem. A famosa Trilha Inca, que tem 4 dias de caminhada e se encerra na cidadela Inca, está disponível o ano todo, exceto durante o mês de fevereiro, quando o caminho é fechado para recuperação e manutenção, por isso se você deseja fazer a trilha Inca, fique atento a este detalhe. A melhor época para fazer a trilha é durante o inverno, nos meses de junho e julho. São os meses mais frios, porém os mais secos. Quase não chove nesta época. Durante a noite as temperaturas são negativas e de dia o sol brilha forte e não faz muito frio. Nos demais meses as temperaturas são mais altas, mas chove com mais frequência. Com chuva, além de ter que caminhar com o equipamento molhado (que no final pesa mais) os trechos de terra se tornam barro e os trechos com calçamento de pedra (original da época Inca) se tornam muito escorregadios. Já quem opta por fazer a viagem de trem até Aguas Calientes, e depois seguir de ônibus até Machu Picchu, não encontrará problemas, pois o serviço está disponível o ano todo. Independente da época, reserve seu passeio com bastante antecedência, para não correr o risco de vir até Cusco e não poder conhecer Machu Picchu, principalmente se vier na época de alta temporada (junho e julho). Em junho Cusco é invadida por turistas do mundo todo, pois é neste mês que se comemora o Inti Raymi (festa do Sol)

    ResponderExcluir

Compartilhe conosco suas dúvidas, comentários e dicas. Será muito importante para o Fourtrip. Terei o maior prazer em responder.