https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh-TgKopuE8Zotv3whieFN7GJI2r9h7JU1RT_z8xLkfQy6rnZx0SgFKKFAmBfIuNoKDohdLwLh-Zk3q7KV0kVpZBBsuLMa6MdAwn54It42OXKxOY2mubocrJ6_zO3UL5E4AYdiRZLHnqYs/s640/Alcatraz+40.png

TOUR NA ILHA DE ALCATRAZ , SAN FRANCISCO


San Francisco
Tour na Ilha de Alcatraz, San Francisco.
Um mistério é capaz de atrair  atenção do ser humano e provavelmente por essa razão que a Ilha de Alcatraz , um lugar frio,  isolado e constantemente envolvido por uma forte névoa (seja qual for a época do ano). Localizado nas águas geladas e traiçoeiras da Baía de San Francisco e apenas 2 km da costa da cidade californiana é um dos passeios mais disputados da região.
Todos tem a curiosidade de conhecer  ´´A Rocha``  onde foi o primeiro,  o maior e mais assustador presídio de segurança máxima dos EUA.  Protagonizou famosos  filmes de Hollywood, entre eles ´´fuga de Alcatraz``, além  de vários documentários.
Visitar Alcatraz é uma experiência única, capaz de impressionar qualquer visitante. Além disso o lugar é capaz de oferecer uma das visões mais privilegiadas da cidade de San Francisco,  Califórnia
Leia a seguir todos os detalhes sobre o Alcatraz Tour, como chegar e fatos que marcaram a história dos Estados Unidos da América.


 Alcatraz na linha do tempo:


-Base e prisão militar entre 1850 a 1930.
-Em 1854, começou a funcionar o primeiro farol da costa do Pacífico , sua única interrupção foi em 1970 quando ocorreu  um incêndio na ilha. 
-Foi presídio federal na época onde o índice de criminalidade dos EUA atingiu picos alarmantes, entre os anos de 1934 e 1963, considerada uma prisão de segurança máxima, por conta das fortes correntes marinhas e águas geladas, impossibilitando qualquer tipo de fuga.
-Foi tomada por índios.
-Atualmente a ilha faz parte da Golden Gate Recreation Area e atrai milhares de visitantes.
San Francisco
Sempre coberta por uma nevoa, dando um ar mais misterioso ainda.

Sua fama mundial se deve ao presídio federal de segurança máxima que se instalou na ilha. Foi construída para ser o destino final dos piores prisioneiros, ali eles eram apenas um número desconhecido, como o mafioso  Al Capone, cujo número era 85 e morreu de sífilis na ilha


San Francisco
Ilha de Alcatraz, San Francisco.

Inaugurada em 01/07/1934, era a maior estrutura de concreto do mundo, praticamente impossível de realizar qualquer tipo de fuga. Seu lema era:


´´Se infringe a lei, vai para prisão.
Se quebra as regras da prisão,
Vai para Alcatraz.``



Aconteceram 5 suicídios e 13 tentativas de fugas, (sendo que 12 fracassadas), a última foi em 11 de junho de 1962, quando o impossível aconteceu. Os detentos Frank Morris e os irmãos John e Clarence Anglin após 16 meses de um minucioso planejamento, realizaram uma fuga cinematográfica pelas águas geladas da Baía de San Francisco e até hoje não foram encontrados. A verdade é que ninguém sabe o que aconteceu com eles até hoje. Dizem que os irmãos vieram para o Brasil...

Menos de um ano após o ocorrido, imaginando que o local não era tão seguro, em 23 de Março de 1963, o governo americano autorizou que suas atividades como penitenciária federal fossem encerradas, justificando o encerramento, também, o alto custo de manutenção, já que a fortaleza localizava-se no meio da Baía de San Francisco e sofria danos com a maresia, corroendo sua estrutura de ferro.
Após seu fechamento a Ilha foi tomada pelos Índios de todas as Tribos por 19 meses.
A partir de 1972 passou para o domínio da  Golden Gate Recreation Area e em 1973 para felicidade de turistas  começou a receber seus primeiros visitantes.


Comprando ingresso para o tour de Alcatraz

San Francico
Tickets Alcatraz Tour


Fizemos o tour com a empresa  Alcatraz Cruises (acho que é a única autorizada a realizar o tour), como o passeio tem horário agendado e um número de visitantes limitado, para cada horário é indicado a compra antecipada do ticket que dá direito ao transporte de barco até a ilha e ao tour propriamente dito. Nós visitamos San Francisco na alta temporada, como tínhamos muita vontade em realizar o passeio, preferi não arriscar e adquiri os tickets pelo site: Alcatraz Cruises. As entradas estão disponíveis no site com 3 meses de antecedência.




Os preços variam de acordo com o horários. O tour noturno é um pouco mais caro, mas vale a pena.
Veja a tabela de preços: Valores tickets Alcatraz Cruises.

Quando você comprar na internet, imprima o voucher e chegue um pouco antes para trocar pelo ticket na bilheteria localizada no Píer 33. Aliás é recomendado chegar 30 minutos antes do horário marcado.
Escolhemos o último horário, saída 17:30, o noturno, no retorno, além de ser mais bonito, queríamos  apreciar a paisagem iluminada de uma das cidades mais belas do mundo.


Local de partida do Alcatraz Cruise:

Píer 33 , Embarcadero. Você levará 7 minutos caminhando do Píer 39 e Fishermans Wharf.



Importante: San Francisco é uma cidade muito fria, mesmo no verão. Visitamos a cidade no início de Agosto e passamos o verão mais inverno das nossas vidas. Além disso o local venta demais, daí a sensação térmica fica mais baixa ainda. Gente é frio mesmo! Leve jaqueta (nada de casaquinho fino) e vá de tênis ou sapatos confortáveis.

Como é o  tour na Ilha de Alcatraz?

San Francisco
Prédio principal, corredores com prisões de Alcatraz.

Chegamos no píer 33 com 40 minutos de antecedência, trocamos os vouchers (compramos pela internet), e enquanto aguardávamos o horário, entramos no espírito de Alcatraz, visualizando uma maquete e um painel explicativo da Ilha com detalhes de como seria o tour.
San Francisco
Mapa Ilha de Alcatraz.


San Francisco


Na fila de embarque tem uma placa com horário de partida do próximo  grupo. 

A embarcação é um ferry boat de 2 andares, a viagem dura em torno de 10 - 15 minutos. Optamos em ir na parte interna,  pois o vento estava forte e o frio de lascar.
San Francisco
Ferry boat  da Alcatraz Cruise: Transporte até a Ilha de Alcatraz.




Se no píer ja estava frio, imagine quando desembarcamos na ilha. Já estava anoitecendo, a neblina e o vento dava  um certo ar misterioso ao local, mas calma não tem nada de assustador.

Saindo do ferry o primeiro prédio que avistamos é o prédio onde ficavam os guardas e suas família. 
San Francisco
Chegando na Ilha de Alcatraz. 
Um guia acompanha o grupo subindo uma ladeira, explicando curiosidades (em inglês), passamos pelo quartel da guarda e entrada fortificada, é o prédio mais antigo da ilha.
San Francisco




Prédio principal - Prisão:

O local é o protagonista  e onde passamos o maior tempo do tour. Onde os detentos passavam a maior parte do tempo.

Passamos pelos corredores, celas e refeitórios.

Pegue seu áudio -guia:

Logo na entrada do prédio principal, local onde os presidiários tomavam banho, tem uma placa indicando a fila para retirada  gratuita do áudio-guia, disponíveis várias línguas inclusive em português, ele traça o  caminho que você percorrerá pelo prédio com toda sequência do tour acompanhado de  relatos de arrepiar dos ex-prisioneiros e da guarda. Por cada lugar que você passa, a curiosidade aumenta para chegar ao próximo relato.

Já com os áudios todos saem  caminhando pelo prédio independentemente. Não tem como se perder, o grupo praticamente caminha junto. 

Prisão:

San Francisco
Ala com as celas de Alcatraz.
São 4 corredores de celas independentes com 336 unidades. Eram 3 guardas para vigiar 1 prisioneiro. Em 29 anos de funcionamento recebeu mais de 1.500 prisioneiros.
San Francisco
Corredores do prédio principal.

Construído para suportar 600 detentos, porém nunca passou de 300. Foi considerado a maior construção de concreto do mundo.

Celas:

San Francisco
Uma das celas de Alcatraz.


Cada presidiário tinha a sua cela individual para evitar qualquer aglomeração, na tentativa de fugas, havia também a lei do silêncio, ou seja, eles não podiam conversar entre si.



Com 2 metros de comprimento e 1,5 de largura, o suficiente para 1 beliche, vaso sanitário, uma pia e algumas prateleiras.



Os presos acordavam as 6:30 e as luzes se apagavam as 21:30.





Celas onde aconteceu a única fuga bem sucedida do presídio de Alcatraz:

Local por onde fugiram em 11/06/1962 Frank Morris e os irmãos John e Clarence Anglin . 
A cela 138 talvez seja o lugar que atrai toda atenção dos visitantes. Todos querem conhecer o local onde aconteceu a maior fuga da penitenciária de segurança máxima.


San Francisco


Nessas celas estão as cabeças utilizadas para facilitar a fuga dos presos fugitivos, feitas de papel machê com cimento caseiro, lençóis de cama, sabão e papel higiênico, usando tinta em tom de pele adquirido nos kits de arte da prisão. Até cabelo humano eles colocaram nos bonecos. Um deles pegava no seu trabalho, na barbearia da prisão. Os bonecos foram colocados deitados em suas camas para enganar os guardas.
San Francisco
Celas mais famosas de Alcatraz.
Na primeira foto:  buraco na cela por onde os presos fugiram.
  Segunda foto: boneco deixado pelo preso.





Após 16 meses de planejamento fugiram da prisão através de pequenos buracos feitos na parte de trás de suas celas, passando pelo estreito ducto de ventilação, chegando ao telhado de Alcatraz. 
Usaram uma jangada feita por eles com capas de chuvas roubadas da prisão e remaram para a liberdade.

Solitária:

San Francisco
Um dos corredores do prédio principal. Observe que o primeiro andar tem celas normais e as temidas solitárias.

Para os indisciplinados eram reservados as celas da solitária localizadas no bloco D, onde o preso era trancado pelado em um ambiente sem luz num período que variava de 5 a 19 dias. Muitos tentaram suicídio, outros ficaram loucos.
San Francisco
Cela solitária.
Área de visitas:
O contato era restrito apenas por essas passagens. 
San Francisco
Local onde os presos recebiam visitas.


Sala do diretor:

San Francisco

Casa do diretor da penitenciária:

San Francisco
Esqueleto da casa do diretor do presídio.


Localizada ao lado do prédio principal. Difícil é imaginar como os funcionários  tinham coragem de viver ali com suas famílias.

Realizar deslocamentos de funcionários diariamente para San Francisco saia caro, então a maioria deles moravam com suas famílias numa espécie de condomínio fechado com lanchonetes, mini mercado, escola e até boliche. Segundo os relatos, eles sentiam-se seguros.

A única regra era não falar com os detentos.


O local de banho de Sol dos prisioneiros era separado apenas por uma cerca onde era a área de lazer dos filhos dos funcionários.

San Francisco
Ilha de Alcatraz vista do barco, prédio principal e ao lado farol da Ilha.



Refeitório:

San Francisco
Refeitório do presídio de Alcatraz.

Uma área ampla para acomodar os presos durante as refeições. Possuía bombas de gás lacrimogênio espalhados pelo ambiente.


San Francisco
Refeitório e cozinha, note que a cozinha e separada por grades.

A cozinha era separada por grades para que os detentos não tivessem contato com os funcionários e os utensílios.


San Francisco
Cozinha de Alcatraz.

Esse ambiente foi marcante na história da fuga de Frank Morris e os irmãos John e Clarence Anglin.

Os utensílios para escavação foram criados a partir de talheres roubados durantes as refeições. Além disso os quatro se reuniam na hora da refeição para discutir os detalhes da fuga.

Um resumo sobre a única fuga bem sucedida do presídio de Alcatraz:


Ilha de Alcatraz
Resumo da fuga.
Em 1961, quatro criminosos Allen West , Frank Morris e os irmãos John e Clarence Anglin, planejaram um plano de fuga que levou aproximadamente 1 ano para finalizar. 
A ideia partiu depois que receberem a dica de outro prisioneiro que estava na ilha há 18 anos sobre a existência de uma passagem secreta. 
No fundo de cada cela tinha uma grade que dava em um ducto de ventilação que passava atrás das paredes do bloco de celas, chegando ao telhado. 
Com auxílio de utensílios de cozinha (como colheres) roubados do refeitório, passaram 9 meses cavando a parte de trás de suas celas.
Para disfarçar o barulho, faziam o serviço na hora musical , onde durante 60 minutos por dia os presos eram livres para tocar instrumentos musicais.





Depois de três décadas, a administração do presídio realizou mudanças que ajudou na fuga. Os prisioneiros podiam circular livremente pelas instalações e o fim da regra do silêncio acabou, ajudando os quatro prisioneiros no planejamento do fuga.
Além disso o refeitório que antes era mobiliado com mesas para 10 pessoas passou a ter mesas para 4 pessoas. Todos os dias, por três vezes ao dia, os quatro se reuniam e conversavam sem que os outros soubessem.
Roubaram capas de chuvas impermeabilizadas e costuraram para confeccionar o bote.
Para fugir da Rocha no tempo certo, um prisioneiro que trabalhava nas docas forneceu as tábuas da marés.
No dia 11/06/1962 o plano foi executado por 3 dos 4 prisioneiros. Allan West não conseguiu passar pelo buraco da cela e ficou. 
Só que eles não contavam com o barulho durante a fuga. E para surpresa todos os presos fizeram um tumultuo para disfarça o som.

Até  hoje ninguém teve notícias dos 3 prisioneiros que conseguiram escapar e muitos acham que estejam vivos até hoje, aumentando mais ainda o suspense que envolve o presídio de Alcatraz.


Dica: A fonte de todas as informações deste post foi resultado do riquíssimo histórico do audio-guia durante o tour mais os filmes e documentários que assisti antes da viagem.


Após essa fase final do tour no prédio principal, devolvemos os áudios- guias e descemos a rampa até o local de embarque do ferry.

San Francisco
Hora de voltar para San Francisco.

Já estava anoitecendo, uma neblina rodeava o local e muito frio.

Pegamos o ferry e retornamos para San Francisco apreciando o belo cenário da cidade iluminada.
San Francisco


Chegamos no píer 33 aproximadamente 20:30, pegamos um táxi em direção a Union Square , região onde estávamos hospedados.

Escolhemos o  Hotel Beresford , localizado na Union Square, coração de San Francisco. Um ótimo lugar para  hospedagem, com melhor relação custo-benefício, porque hotel em San Francisco não é barato. Super recomendo.

Hotel indicado por amigos: La luna Inn
                                         Executive Vintage Court                      


Reserve no site Booking.com, com alternativa de cancelamento grátis. Pagamos em espécie para não usar o cartão de crédito e pagar IOF.
Lembre-se quanto maior a antecedência, maior a chance de reservar bons hotéis com preços convidativos.
                  


Realizei o tour  em parceria com Alcatraz Cruise. Agradeço a credibilidade e confiança, relatei aqui  minha sincera opinião sobre a empresa e seus serviços.

Tags :  San Francisco , Roteiro em San Francisco , O que fazer em San Francisco , Atrações em San Francisco , Como visitar Alcatraz , Como é o tour em Alcatraz , Como comprar o ticket para Alcatraz .

Posts sobre San Francisco:


Outros posts sobre Oeste Americano:



 Alugue seu carro na Rentalcars.com, pague no Brasil sem cobrança de IOF. Reserve pelos banners do blog, recebemos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso. Obrigado.


Acompanhe nossas viagens pelas redes sociais:


    FACEBOOK  /   INSTAGRAM  /   G+ / 



 Saúde, paz, fé e viagens!


4 comentários:

  1. Que bela trip, obrigado por compartilhar conosco esta grande viagem e nos brindar com este conhecimento histórico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau Renato, obrigado você pelo comentário. São pessoas como você que nos inspira a compartilhar mais e mais.

      Excluir
  2. Nada. Precisando é só chamar. Boa semana

    ResponderExcluir

Compartilhe conosco suas dúvidas, comentários e dicas. Será muito importante para o Fourtrip. Terei o maior prazer em responder.