https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhj38oi3FezM8wIWAT5rgezllWUaodm72ZqdCAVNKgsT3EPwbfGMAStvuclhWhGyfYz0d-pZUqTBXj4ijKCAm3hbdl1Mw7YTqvxq7v2yipemANJ9pgdpky4k8KyIV_ePte16OKG5Fk3_CA/s640/taag+1.jpg

COMO É VOAR COM A TAAG, EMPRESA AÉREA ANGOLANA

África

Você conhece a empresa aérea angolana TAAG?
Até pouco mais de um ano atrás eu não conhecia, foi aí que surgiu uma promoção imperdível de passagem aérea para a África do Sul em pleno feriadão de Carnaval. Eu que tenho um certo medinho de avião, procurei saber sobre a empresa, porém encontrei pouquíssimas publicações. O fato é que resolvemos conhecer esse continente tão desejado por nós, porém quanto mais a nossa viagem  se aproximava, mais ansiosa (melhor apreensiva) eu ficava...
Prometi que quando retornasse, o primeiro post seria sobre  a experiência do nosso voo.
Já adianto que tive muito, mas muito medo, porque em alguns relatos li que até pouco tempo atrás a empresa estava proibida de operar na Europa por falta de segurança. Verdade ou mentira, fiquei com uma pulga atrás da orelha.
Hoje depois de toda essa aventura estou aqui vivinha e posso afirmar para vocês que a viagem foi uma grande surpresa.
Leia o post e descubra como é voar para a África do Sul pela TAAG.


Dois motivos que me preocupavam nesta viagem: voar em uma empresa aérea desconhecida pelo mesmo para nós brasileiros  e encarar a mão inglesa, sim todos os veículos da África do Sul são assim, mas isso é história para o próximo post. 

Daí você me pergunta:  então porque escolheu a TAAG?

A resposta é simples, relação custo x benefício!

A empresa oferece múltiplos destinos com o mesmo valor (item difícil de encontrar nas outras companhias aéreas) e como gostaríamos de conhecer a cidade de Cape Town no Sul do país e Johannesburgo mais a região do Kruger Park (o maior parque natural do país, onde acontecem os safaris) no noroeste da África do Sul , foi uma ótima economia de tempo e dinheiro. No final  compramos  apenas uma passagem a mais, de ida de Cape Town para Johannesburgo.

Como é uma empresa angolana todos os voos realizam conexão na capital de Angola, Luanda, hub da empresa. Uma questão que me incomodou bastante foi o fato de só poder marcar os assentos 24 horas antes do voo, no momento do check-in. Como éramos quatro, assim que disponibilizou, corri para realizar o procedimento on-line, deste modo garanti nossos lugares. Na ida os aviões estavam com fileiras de 3-4-3. Ótimo, já que conseguimos viajar os quatro lado a lado.

Como é a viagem com a TAAG?

Voo para África do Sul
Adoro fotografar do avião.

*Rio de Janeiro- Cape Town:

*Rio de Janeiro- São Paulo: Escala com espera dentro do avião de aproximadamente 1:30 a 2h: 55 minutos.

*São Paulo- Luanda: Tempo de viagem: 7 horas

Conexão...

*Angola- Cape Town: Tempo de voo: 3:30


O procedimento de despacho de bagagens (duas malas de 23 kg despachadas e uma de mão de até 8 kg) no aeroporto internacional do Rio de Janeiro foi bem tranquilo, estava vazio, fomos bem atendidos pelos funcionários da empresa que pediram os passaportes e carteira internacional de vacinação comprovando a vacina de febre amarela. Só pegamos as bagagens despachadas no destino final, no caso Cape Town.

👀 👀 👀 Lembre-se, sem a carteira de vacinação internacional emitida pela ANVISA comprovando a vacinação de febre amarela dez dias antes da viagem, você nem embarca. Não adianta apresentar apenas o comprovante da vacina, tem que ter a carteira da ANVISA.

Um fator que me impressionou logo que entramos no avião era o espaço entre as poltronas e a inclinação dos assentos, poucos aviões vi isso. 
África


África

África
Espaço das poltronas, com assento inclinado.

Cada poltrona tinha uma manta, almofada,tela de entretenimento individual e carregadores de eletrônicos, mas algumas não estavam funcionando. Também oferecem fones de ouvido. Na realidade o aspecto geral me passou que ele não era tão novo, mas também não era antigo.
África


A aeronave saiu do Rio pontualmente, li relatos que o voo para Guarulhos em  São Paulo havia um pouco de turbulência pelo motivo do avião ser grande e voar numa altitude baixa, mas pelo menos conosco foi super tranquilo. Ponto para empresa.

Em São Paulo aguardamos dentro do avião por aproximadamente 1:30, a internet nos ajudou muito a passar o tempo, leve um lanchinho, já que o serviço de bordo só começa depois que sai de São Paulo. Chegamos até pensar que o voo estaria vazio, mas completou todos os lugares vagos.😧

Partimos de São Paulo para Luanda. 

Ah vale lembrar que o idioma de Angola é o português de Portugal, então os comissários utilizam sua língua oficial no voo.

Uma hora depois da decolagem serviram o jantar e sabe quais opções? Adivinhem: Frango ou Carne, rsrs. Tudo acompanhado com refrigerante, água, sucos e vinho português.
Para o padrão de refeição em avião, estava bem gostosinho. Adorei o vinho e a sobremesa.
África


Após o jantar oferecem chá, café e garrafinha de água mineral.

Faltando 2:30 para a chegada em Luanda é servido o café da manhã: pão, manteiga, queijo, salada de frutas, café, refrigerante, sucos ou água, iogurte, etc.


África



Chegando em Luanda:


África
Chegando em Luanda, Angola.

O aeroporto de Luanda é bem modesto, pequeno e sem ar condicionado, pelo menos não vi funcionando. Para entrar e sair do avião é necessário pegar ônibus e subir as escadas, ou seja, não tem fingers. Por sorte tivemos pouco tempo de conexão e 1:30 depois já estávamos no avião rumo a Cape Town.

Disposição dos assentos do avião Luanda- Cape Town: 3-3-3.

Foi servido um lanche simples.

Sobrevoando terras africanas, observe o aspecto de deserto.


Chegando em Cape Town:
África do Sul
Chegando em Cape Town, África do Sul.


Conclusão do voo de ida: 

Apesar de cansativo, foi super tranquilo, sem turbulências (melhor de tudo 😀). As refeições foram satisfatórias e apesar de relatos que  a tripulação era pouco amigável, acho que eles levaram um puxão de orelha, porque foram até simpáticos.


Volta  Johannesburgo - Rio de Janeiro :

O retorno Já começou com uma pitada de estresse com os funcionários da empresa no aeroporto. Na ida, no momento no guichê tinham informado que a bagagem de mão teria um limite de 10 kg (detalhe no site diz 5 kg. Reclamei e ainda escutei da funcionária debochar que lá não era Brasil, que raiva. Enfim, dividimos alguma coisas na bagagem despachada e fomos na fé. Resumindo, funcionários de balcão da empresa no aeroporto de Johannesburgo nos atenderam com uma certa antipatia.


Johannesburgo - Angola

Assentos na disposição: 3-3-3.

A opção jantar era  carne ou peixe acompanhado das mesmas bebidas, mesmo padrão do voo de ida.
África



Chegamos em Angola aproximadamente 21:30 e nosso voo para o Brasil sairia às 23:45. Aí foi punk. Aeroporto pequeno, cheio, sem ar, várias famílias com crianças pequenas e  sem internet. Sala de embarque sem cadeiras suficiente. Foi um tumulto para embarcar, mas sobrevivemos e no fim de tudo isso só queria voltar pro Brasil.

Disposição dos assentos: 3-3-3

Quando vi que nossos assentos encontravam-se no último lugar do primeiro vão da classe econômica, quase surtei. Tenho certeza que não marquei aqueles assentos, não sou louca, mas como reclamar naquele momento? Sabe o que é viajar aproximadamente 8 horas sem reclinar o banco ? Tomei duas garrafinhas de vinho e apaguei 😴.

Dica: Nunca viaje nos últimos assentos.

Jantar, sim jantamos duas vezes (semelhante aos outros voos) e faltando duas horas para chegar em São Paulo, serviram o café da manhã.

Voo de Angola para São Paulo foi super tranquilo. Tá certo que depois de duas garrafinhas de vinho, dormi, mas com um olho aberto e outro fechado.

Chegada em São Paulo, o avião esvaziou e ficou duas dezenas de viajantes, aguardamos aproximadamente 1:30 dentro do avião. 

São Paulo - Rio:

Voo super vazio, mudamos de lugar e a viagem foi uma maravilha, sem turbulências. Esta viagem parecia que estávamos em casa. Os poucos passageiros que estavam no avião se espalharam em cada fileira, alguns deitaram e dormiram, foi meu caso.

O curioso é que os comissários nem avisaram que o avião estava se preparando para pousar, ou seja, nada de levantar cadeiras e se preparar para o pouso, teve alguns viajantes que acordaram com o avião aterrizando.

Enfim, o pouso foi perfeito, viagem tranquila, chegamos sã e salvos!

No Rio, bagagens chegaram na esteira rápido e  depois de 15 horas de viagem, estávamos na nossa terra felizes da vida.


Conclusão final:

Vantagens de voar com a TAAG:

* Preço das passagens são mais em conta em relação as outras companhias aéreas;
*Múltiplos destinos com mesmo valor;
*Refeição melhor que esperávamos, principalmente os bolinhos da sobremesa; 
O que mais gostei...
*Espaçoso entre poltronas  com boa inclinação.
*Viagem super tranquila, sem turbulências.


Desvantagens:

*Escala demorada em São Paulo.
*Conexão em Luanda.
*Saindo do Rio de Janeiro: 2 paradas.
*Marcação de assentos somente no momento do check-in, 24 horas antes.
*Aeroporto de Luanda: quente, pequeno e tumultuado.
*Tempo de viagem longa, super cansativo.
*Antipatia dos funcionários da empresa em Johannesburgo.
*Má informação sobre limite de bagagens.



Para dizer a verdade, diante de tudo que li, viajar com a TAAG foi uma surpresa, apesar de não achar os aviões tão novos, eram confortáveis, boa comida, viagem tranquila, pouso e decolagem perfeitos, só isso já valeu muito a pena.

Voltaria a voar pela empresa caso surgisse outra oferta tão boa quanto a que compramos, caso contrário ainda fico com a opção de voos diretos ou com poucas conexões.


Como comprar as passagens pela TAAG ?


Site: Pagamento à vista no cartão de crédito.

Pelo telefone: 
Nos escritórios do Rio de Janeiro e São Paulo: Pagamento em até 4 vezes com uma pequena alteração no valor que consta no site.

Telefones:
Rio de Janeiro: 21 2516-2148
São Paulo:  11 2445-2396

Achei legal que os funcionários são super solícitos, responderam todas as minhas dúvidas via tel, chat ou whatsapp.

Já viajou de Taag ou outra companhia aérea para a África?
Compartilhe conosco sua experiência na área de comentários, desde já agradeço!

Deseja planejar uma viagem para África do Sul?

Então leia os posts: 
Planejamento de viagem África do Sul
África do Sul: Dirigindo na mão inglesa
Roteiro de 12 dias África do Sul.
Roteiro completo em Cape Town.
Como é o safári no Kruger Park.
Tudo para você planejar uma viagem no Kruger Park: Como chegar, hotéis, safári, passeios e dicas.
1 dia na Rota Panorâmica, próxima do Kruger Park.



*Reserve seu hotel no Booking.com com alternativa de cancelamento grátis. Reservando pelos links ou banners deste blog recebemos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso. Obrigada.



                      



Acompanhe nossas viagens pelas redes sociais:


      FACEBOOK  /   INSTAGRAM  /  




Saúde, paz e fé! 





3 comentários:

  1. Ontem mesmo estava procurando avaliação sobre a TAAG por causa de uma promoção. Li atentamente e achei o post bem completo, não restando dúvidas. Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  2. É bem interessante avaliações de companhias aéreas que não são tão conhecidas, apesar dos porém pelo custo benefício valeu a pena voar pela companhia.

    ResponderExcluir
  3. Post super interessante e com informações valiosas! Muito bom poder saber como é o serviço de uma companhia aérea.

    ResponderExcluir

Compartilhe conosco suas dúvidas, comentários e dicas. Será muito importante para o Fourtrip. Terei o maior prazer em responder.