https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEipvbc_JSXnLvxZt_GVat-RUEGF6_1NAnHuPLfCqq6ClBaibtqR8hyphenhyphenDSa_Js9VXejQD7yxBU6Rj2Bbbhm6rZlRlxJXB-h4WUt-hIhjb636zytjAnQBL2qOKxQQHVvWPjVlXVa4kRNr4GSg/s640/cajon+17.png

EMBALSE EL YESO, PASSEIO INCRÍVEL EM SANTIAGO DO CHILE

Represa Embalse Yeso em Santiago do Chile


Santiago do Chile
Embalse el Yeso, Santiago do Chile.
Um cenário de tirar o fôlego! 
Essa é a atmosfera que envolve a represa Embalse El Yeso, um dos mais belos cartões postais de Santiago do Chile. Todos desejam conhecer o lago de  coloração  azul turquesa decorrente do degelo da neve acumulada nas Cordilheira dos Andes.
Descubra neste post porquê Embalse El Yeso é um dos melhores passeios de Santiago.
Nesta última viagem ao Chile (Abril/2018), nosso destino principal foi o Deserto do Atacama (Norte do país) e Salar do Uyuni na Bolívia, entretanto fizemos questão de reservar três dias em Santiago só para conhecer a represa Embalse El Yeso na região de San José del Maipo, já que em 2014 passamos cinco dias na capital e naquela época não tivemos qualquer informação sobre o essa maravilha de lugar.


Mais post sobre o Chile, leia:

Realizar esse tour bate-e-volta por conta própria, não é uma das tarefas mais simples, localizado numa região montanhosa a 75km de Santiago, com estrada bem sinuosa, algumas partes beirando precipícios e já na parte final, sem asfalto, ou seja, de terra  e pedras. Além do mais é necessário sair bem cedo. 
Santiago do Chile
Embalse el Yeso: Curvas sinuosas em estrada de terra.
Por tantas questões, resolvemos nos livrar de preocupações e antes mesmo de viajar , pesquisamos algumas empresas de turismo em Santiago. Foi aí que conheci uma brasileira que trabalha no ramo de turismo em Santiago, sua empresa é a Santiago Chile Tour . Nosso contato foi todo realizado pelo Instagram e whatsapp, sempre que desejava tirar alguma dúvida, era atendida rapidamente.

                           


Algumas agências oferecem o passeio que inclui Embalse El Yeso + Termas Vale Colina, mas como nosso tempo estava restrito e uma amiga que nos acompanhava não conhecia  Santiago, resolvemos escolher apenas o tour com Embalse El Yeso, no intuito de retornar para a cidade mais cedo e dar uma circulada por alguns pontos turísticos da capital. Vale lembrar que apesar da cereja do bolo ser a represa, o nome passeio é conhecido como Tour Cajón del Maipo

Segura aí porque a partir de agora terá chuva de fotos lindas, até porque nosso quarteto de viagem incluía a Luciane Mattos, fotógrafa profissional  que realiza um trabalho magnífico na área de turismo, fotografando viajantes pelo mundo a fora.
Para saber mais sobre ensaio fotográfico de viagem, acesse o post com uma de nossas experiências: Ensaio fotográfico no Rio de Janeiro .


Embalse el Yeso...

Construída na década de 60 e localizada em meio a Cordilheira dos Andes na região de Cajón del Maipo e próximo da cidade de San José del Maipoaproximadamente 2.500 metros de altitude e uma hora e meia do centro de Santiago do Chile. 
Inaugurada em 1964, Embalse el Yeso levou mais de dez anos para ser construída e abastece cerca de 85% da cidade de Santiago.

Como é o passeio Cajón del Maipo e Embalse el Yeso :

O guia Cristhian passou no hotel pontualmente no horário combinado, 7 da manhã, quando ainda estava escuro, sim  estava escuro, visitamos no final de abril e como lá o horário de verão termina em maio (palavras do guia), estava amanhecendo por volta das 8:15.
Na primeira viagem ficamos hospedados no hotel Diego de Velazquez  e nesta última escolhemos o Ibis, ambos no bairro de Providência.

Reserve seu hotel em Santiago aqui.

             

Reserve seu hotel nas caixas do Booking.com localizados neste blog, você não pagará nada a mais por isso e o blog ganhará uma pequena comissão pela sua reserva. Obrigada.

Após nosso embarque, a van passou em mais um hotel para pegar outros passageiros. Isso ocasionou um certo atraso, já que eles ainda não estavam prontos. 

O passeio foi realizado em uma van super confortável e durante a viagem aproveitamos para descansar.

Aproximadamente uma hora e alguns minutos depois e já amanhecendo, fizemos a primeira parada para o café da manhã em uma lanchonete em San José del Maipo. Da janela da van observei que a cidade é bem aconchegante com restaurantes bem charmosinhos e lojinhas de souvenirs.
Estava bastante frio, vá preparado, independente da época do ano. Nada como um chocolate quente para aquecer! O local tem banheiros e vende café, chocolate quente, empanadas, água e sanduíches. Escolhemos o combo: água (garrafinha), chocolate quente e empanada: valor CLP 5.000 .
Santiago do Chile
Parada para o lanche em San José del Maipo.
Todos alimentados continuamos a viagem por uma estrada bastante sinuosa entre canions na margem do Rio Maipo um visual lindo, pena que com a van em movimento, nenhuma de minhas fotos saíram boas.

Naquele instante todos já estavam despertados, o guia que também realizava a função de motorista foi dando informações sobre como seria o passeio e curiosidades da região.


Las Cascaras:

Santiago do Chile
Las Cascaras, local onde funcionários moravam quando a represa foi construída.

Localizada bem próxima da represa, é uma espécie de vila com alojamentos que servia de hospedagem para os funcionários da empresa que trabalhavam na construção da represa Embalse El Yeso. Hoje o local  encontra-se  abandonado.  Não paramos, então a foto saiu essa belezura.


Embalse el Yeso, um dos lugares mais bonitos de Santiago. 

Após sacolejos pela estrada, chegamos ao paraíso em meio a natureza, que de tão lindo, chega a  hipnotizar.

Santiago do Chile
Caminhando pela estrada em Embalse el Yeso.

A van ficou estacionada bem no início da represa e a partir dali continuamos caminhando pela estrada de terra  localizada na beira da represa, apreciando todo aquele visual incrível de perfeito.
O guia permaneceu no local, preparando junto com outros guias uma gigantesca mesa de piquenique.
Nosso reencontro ficou marcado  para uma hora e meia depois. Tempo suficiente para explorar e curtir as belezas do local.

Curtindo a natureza e a beleza de Embalse el Yeso:

Naquele momento Sol ainda não iluminava por completo a lagoa e a região ainda encontra-se com poucas pessoas. Então aproveitamos para caminhar e curtir a paz que envolve o cenário.
Santiago do Chile
Embalse el Yeso em Santiago do Chile.
A cada passo e minuto que se passava, o Sol despertava com mais força, o visual se modificava e a coloração de água também, até que em um determinado momento, o astro rei iluminou por toda lagoa. óóó ! 
Santiago do Chile
A beleza intocável de Embalse el Yeso.
A cada curva, ficávamos mais curiosos em descobrir o que encontraríamos e apesar do vento frio, ultrapassamos o ponto  desejado entre clicks e deslumbramento.
Santiago do Chile
Foto: @lumattosfotos

Só mais uma...

Santiago do Chile


E mais uma...



Uma a mais vai...
Santiago do Chile

Quando demos conta que tínhamos ido longe demais, retornamos num passo mais acelerado a fim de degustar o piquenique a base de queijos e vinhos com aquele cenário lindo. Pena que não conseguimos tirar a foto da mesa  no momento que ficou pronta, quando chegamos havia várias pessoas em volta. Mas a empresa carinhosamente nos  enviou uma foto da sua galeria do Instagram.
Santiago do Chile
Santiago Chile Tour
Mesmo assim pegamos nossa taça de vinho, e ficamos sentados em uma pedra na beira da represa, curtindo o momento  por mais  alguns minutos ...
Santiago do Chile
Embalse el Yeso, um brinde a vida!
Como tudo que é bom, acaba, partimos de Embalse el Yeso por volta de 12:30.

Nossa próxima parada seria o almoço em um restaurante em San José del Maipo e depois retornaríamos para Santiago, mas tivemos que alterar o passeio, continue lendo...

Tempo passeio: 7:30 às 16:00.

Passeio Cajón del Maipo e Embalse el Yeso:

●Guia portunhol;
●Transfer em van  super confortável;;
●Piquenique em Embalse el Yeso com tábua de frios, sucos, água e vinho branco chileno.

*Dicas:

▶ O local costuma ventar bastante e fazer frio. Vá preparado.

▶Evite visitar nos finais de semana e feriados, quando muitos santiaguinos e  turistas costumam visitar o local.

Anteriormente falei que nossa última parada seria para almoço, mas infelizmente  não aconteceu...
Não foi culpa da empresa, muito menos do nosso  guia. Segundo o Cristhian, infelizmente não existe nenhum órgão que  fiscalize o local, quanto na quantidade de visitantes e veículos. Imagine uma estrada estreita, de chão, na beira do precipício e motoristas que insistem em estacionar dos dois lados da via, ficando espaço para passar apenas um veículo, isso quando tem espaço! Parece que o povo não estudou a regra: Dois corpos não conseguem ocupar o mesmo espaço!
O que acontece?
Chegou uma hora que não tem como entrar e sair.
Todos ficaram  parados. 

Simplesmente ficamos literalmente presos, por aproximadamente duas horas, passando por momentos de estresse, pois não tinha muito espaço para a van passar, resumindo, passamos bem próximo de precipícios.

Sem falar que o local é rota de escape de vulcões. Imagina isso.

Não foi por falta de aviso, mas como só tínhamos apenas o Domingo para visitar e não imaginava que seria desta forma, arrisquei...

Nosso passeio atrasou bastante e todos na van decidimos cancelar o almoço e ir direto para Santiago, já que alguns já estavam cansados e outros tinham compromissos.

O guia fez questão de deixar cada um no local desejado. No nosso caso ficamos no Mercado Central, onde almoçamos. Uns ficaram no Shopping Costanera, Pátio Bela Vista  e outros foram para o hotel.

▶Então, planeje sua visita durante a semana e vá cedo! O lugar é lindo demais e merece ser curtido sem tumultos e estresse.

▶Levar água, biscoito, óculos do Sol, protetor solar e labial.

▶Usar roupas confortáveis.

Santiago do Chile
Embalse el Yeso, um lugar que não me cansei de fotografar.

▶A região oferece várias opções de esportes em meio a natureza, tais como: canoagem, mountain bike, pesca, montanhismo, etc. Caso tenha interesse, tire suas dúvidas com a agência de turismo contratada.

▶Melhor época: Segundo guias de turismo  é entre os meses de Novembro e Abril, quando o clima está mais agradável e a estrada costuma estar mais segura. No inverno apesar do visual belíssimo, o local torna-se perigoso. 

▶Há banheiros no caminho, pago à parte, mas na represa, não vi banheiros.

▶Cuidado com crianças, o local é alto e  tem penhascos sem nenhuma grade de proteção.

▶Para a turma que faz de tudo para uma selfie com adrenalina, cuidado também! Vi um rapaz de uns " 50 anos ", se enfiando entre pedras e bem próximo do precipício, pobre da sua acompanhante que gritava: Sai daí, tu vai cair!
O lugar é lindo e de qualquer ângulo sua foto sairá um sucesso! Não precisa se arriscar gente!

Outros posts sobre o Chile: 


Vinícola Conha Y Toro
Embalse el Yeso


Posts sobre o Deserto do Atacama:
Lagunas Altiplânicas.
Geiser el Tatio
Valle de la Luna e Valle de la Muerte
                                                      Salar de Tara
                                                      Laguna Cejar


Santiago Chile Tour:


Whatsapp: +56 9 4528 1812
Email: santiagochiletour.cl@gmail.com
Facebook: @santiagodochile.cl
Instagram: @santiagochiletourcl

Realizamos o passeio a convite da agência Santiago Chile Tour e relatei aqui ninha sincera opinião sobre o tour, pois nosso compromisso é expôr a veracidade dos fatos. Agradeço a confiança.



Salve esse post no Pinterest:

Chile




Acompanhe nossas viagens pelas redes sociais:



      FACEBOOK  /   INSTAGRAM  /  



Saúde, paz e fé! 



13 comentários:

  1. Esse passeio por Embalse el Yeso é simplesmente lindo! Tá na minha lista e quem sabe vou no mês que vem!

    ResponderExcluir
  2. Realmente são imagens de tirar o fôlego! Imagino como deve ser incrível ver tudo isso pessoalmente. E que pena o perrengue, mas que bom que no fim deu tudo certo!

    ResponderExcluir
  3. UAU! Cada paisagem maravilhosa. Eu ainda não conheço. Confesso que sou relutante para viagens que envolvam frio e usar muita blusa, mas vou dar uma chance qualquer hora dessas =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não sou chegada a frio, mas essa viagem valeu mto a pena.

      Excluir
  4. Que lugar incrível! Amei as fotos e fiquei me imaginando tomando vinho apreciando aquele visual. Pena que houve o estresse no final, mas acho que não apagou a ótima impressão do lugar, não é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ponto alto do passeio foi degustar o vinho chileno com todo aquele cenário.

      Excluir
  5. Adorei seu post, fotos e dicas. Estamos indo para Santiago em Julho e pegaremos esta atração com muita neve e mais frio ainda. Não vejo a hora, foi bom ler aqui e me preparar para este passeio lindo. Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  6. Também passei uns dias em Santiago e confesso que nem tinha ouvido falar desse lugar. Da próxima vez fico por lá mais tempo para conhecer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi justamente o que aconteceu comigo. Ainda bem que voltei. Bjos.

      Excluir
  7. Apesar do sufoco da volta, foi um passeio maravilhoso, que foi muito bem explanado pelo blog. Fizemos o passeio pela Agência Santiago Chile Tour. Vale a pena contatar a agência e conhecer essa bela represa.

    ResponderExcluir

Compartilhe conosco suas dúvidas, comentários e dicas. Será muito importante para o Fourtrip. Terei o maior prazer em responder.