https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjYNfaTxCpEZCpKK1XjcbHpCWeqEFan-RmfWFqhadFoxzfEasvWnxbbeD6Wrm0699_R3uMCuSL1hoNd4SDtShaLvOz45pCde0MW_RFv93Fq2IsuoFeScK6i22XIhFyQBr1XHUuHSCGLEXk/s640/altiplanica+1.png

LAGUNAS ALTIPLÂNICAS NO DESERTO DO ATACAMA

Lagunas Altiplânicas
no
Deserto do Atacama

Deserto do Atacama
Laguna Tuyaito, uma das atrações do tour Lagunas Altiplânicas.
 Foto: 
Luciane Mattos


Considerado um dos mais belos cartões postais do Deserto do Atacama, as Lagunas Altiplânicas são formadas pelas Lagunas: Miscanti, Miñiques, Tuyaito e Águas Calientes. Localizadas a 4.200 metros de altitude na Reserva Nacional Los Flamengos a 100km de San Pedro de Atacama.

Leia neste post:
Como é o tour Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas.
Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas.
O melhor passeio do Deserto do Atacama.
Laguna Miscanti e Laguna Miñisques .
Trópico de Capricórnio no Deserto do Atacama.

Nosso  terceiro dia no Deserto do Atacama começou quando ainda era madrugada. Mas tudo isso foi por uma boa causa,  conhecer  um dos visuais mais encantadores da viagem, as Lagunas Altiplânicas , uma região emoldurada por vulcões, vegetação dourada, flamingos, salares e lagoas lindíssimas.
Você que está nos acompanhando em todas as postagens sobre o Deserto do Atacama, deve estar pensando:
"Ela diz que todos os lugares são lindos!" 😄😄

Simmmm! Mas gente vou fazer o quê, o Deserto do Atacama tem cenários magníficos mesmo! Vou confessar que já tá me faltando adjetivos para expressar essa viagem e os dois tours que conquistaram meu coração 💗 por inteiro foram: 
Lagunas Altiplânicas e Lagunas Escondidas. 

Visite nossas redes sociais:  Instagram:  @blogfourtrip e Facebook: @blogfourtrip  e veja a série de registros da nossa viagem ao Deserto do Atacama.

Você também encontrará todas as dicas, hotéis, passeios e planejamento da viagem ao Deserto do Atacama e Salar do Uyuni, neste post 👇👇👇👇:

O transporte da empresa Ayllu Atacama passou pontualmente no Hotel Dunas às 5h, pegamos a estrada quando ainda era noite e o guia Roberto deixou as luzes apagadas para que todos pudessem descansar durante a viagem de aproximadamente  uma hora e meia até a primeira parada. 

Maiores detalhes sobre hotéis no Atacama, leia o post: 

Reserve seu hotel nas caixas do Booking.com localizados neste blog, você não pagará nada a mais por isso e o blog ganhará uma pequena comissão pela sua reserva. Obrigada.     
        

Atrações do Tour Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas:

Toda região da Reserva Nacional Los Flamengos é administrada pelos indígenas da comunidade Socaire, além do valor do passeio é necessário pagar a entrada de $5.000. Chegamos na primeira parada com o dia querendo amanhecer, o Sol estava bem tímido, mostrando apenas seus  raios  através das montanhas, um céu demasiadamente avermelhado, que para nossa sorte estava totalmente limpo e azul. 
Mas porque tão cedo?
Tive a ligeira impressão que propositalmente a intenção da Ayllu Atacama é dar um choque de encantamento aos seus clientes, deixando todos nós  extasiados com todos os cenários desse destino demasiadamente fotogênico. Além disso,  eles  tem o cuidado de visitar os pontos turísticos "sem uma alma viva" (vazio), simplesmente maravilhoso!
Deserto do Atacama
Amanhecer na Laguna Tuyaito, o ponto alto do tour Lagunas Altiplânicas, sem sombra de dúvidas foi a parada mais amei.

Laguna Tuyaito:

Deserto do Atacama
Lagunas Altiplânicas,  vista panorâmica da Laguna Tuyaito.
Apesar desse tour contar com outras lagunas tão lindas quanto a Tuyaito, essa foi a minha queridinha e a que mais fotografei. 
sensação térmica estava -14º ☃, todos devidamente equipados com várias camadas de roupas, touca, luvas e cachecóis. Estávamos no final de Abril e aquela hora da manhã o frio estava tenso, portanto, vá devidamente equipado, não duvide, o local é congelante.

O ônibus ficou estacionado estrategicamente  em um mirante de frente para a Laguna Tuyaito, local  onde  presenciamos  o espetáculo do amanhecer.

Enquanto o guia e o motorista preparavam um verdadeiro banquete de café da manhã, resolvemos dar uma leve caminhada para conhecer a região e contemplar o visual que a cada minuto se modificava.
Deserto do Atacama
O amanhecer na Laguna Tuyaito, um espetáculo.


E com esse cenário maravilhoso, claro que  teve ensaio fotográfico registrado pela fotógrafa e amiga Luciane Mattos. Não é surpresa que ela arrasou nas fotos e nós amamos. Confere a duas próximas fotos e a primeira  do post.
Deserto do Atacama
Laguna Tuyaito, amanhecer nas Lagunas Altiplânicas do Deserto do Atacama.

Tô ficando mal acostumada com esse negócio de ensaio fotográfico de viagem e de uns tempos pra cá, a pessoa aqui que é romântica pacas e adora um flash, não quer saber de outra coisa.

Afinal, o amor é para ser vivido em qualquer idade e momento da vida, certo.
Deserto do Atacama
So love, na Laguna Tuyaito, Deserto do Atacama.


Deserto do Atacama
Extravasando a felicidade no amanhecer da Laguna Tuyaito.

Café da manhã apreciando o sunrise 🌄  na Laguna Tuyaito.

Exatamente no momento em que os raios do Sol começavam a surgir entre as montanhas, estávamos todos sentados na linda, farta e diversificada mesa repleta de geleias, sucos, café, frutas, pães, ovos mexidos, frios e bolo 😋. Parecia cenário de filme, e era, foi um dos momentos mais incríveis da viagem. 😃
Lembrando que no local só tinha nosso grupo! Precisava mais?
Deserto do Atacama
Banquete: café da manhã da Ayllu na Laguna Tuyaito.

Deserto do Atacama
Laguna Tuyaito: Registro do café da manhã com a Go Pro .


 Após o café da manhã, com o dia já claro e um pouquinho mais quente (+5º), partimos para a segunda parada...

►Salar de Talar:

Deserto do Atacama

Não menos surpreendente que a primeira parada, no Salar de Talar  avistamos a Laguna Águas Calientes e a famosa Piedras Rojas. O local possui alta concentração de sal, tornando a coloração da lagoa branca, permitindo um verdadeiro espelho d`água, refletindo o ambiente externo.
Deserto do Atacama
Salar de Talar visto do mirante.
Por conta da altitude, subimos bem devagar até um mirante de onde avistamos  toda a região do Salar. Permanecemos ali fotografando e apreciando tamanha beleza por aproximadamente uma hora.

►Piedra Rojas:

Infelizmente só podemos  apreciar de longe, pois ainda encontra-se fechado pelos indígenas que administram e protegem a região. Sabe porquê?

Pela ignorância do ser humano. Um homem, que dizem ser brasileiro, irresponsavelmente e indevidamente resolveu praticar kitesurf na lagoa para um canal de TV  e ainda por cima  pichou as pedras.
Resultado, só é possível ver a Piedra Rojas deste mirante, que considero longe.

Mas para não deixar vocês com água na boca, o Fábio Pastorello do blog Viagens Cinematográficas gentilmente nos cedeu essa preciosidade de foto em Piedras Rojas.
Deserto do Atacama
Piedras Rojas, Deserto do Atacama. Foto: Fábio Pastorello, Viagens cinematograficas.

►Lagunas Miscanti e Miñiques:

Deserto do Atacama
Lagunas Altiplânicas: Limite em as lagunas Miscanti e Miñiques.
Outros dois super famosos cartões postais do Deserto, essas lagunas estão localizadas a 4.200 metros de altitude. São duas lagoas do planalto posicionadas lado a lado e interligadas por um canal subterrâneo. O visual é surpreendente, pois ficam entre montanhas, vulcões com neve no topo e vegetação dourada. Como as duas ficam lado a lado, passamos direto  pela Laguna Miscanti  em direção ao final da estrada onde está a Laguna Miñiques. Depois retornamos para a Miscanti, onde fizemos uma leve caminhada. 


►Lagunas Miñiques:

Deserto do Atacama
Foto panorâmica da Laguna Miñisques.
Menor que a irmã, mas não menos charmosa. Não é possível chegar perto desta lagoa, paramos num mirante que tem uma vista maravilhosa.
Fazendo acrobacias na Laguna Miñisques.
Foi o único local do tour onde encontramos sanitários, os outros eram banheiros inca, ou seja, da natureza.

►Laguna Miscanti:

Deserto do Atacama
Lagunas Miscanti: Um dos registros que fiz da Lu, não chega aos pés das suas fotos, mas até que ficou fofa.
É  maior que a Miñisques. Tem uma trilha demarcada por pedras, onde pode-se chegar próximo da lagoa. Ao fundo avistamos o vulcão com mesmo nome.
Deserto do Atacama
Laguna Miscanti, Deserto do Atacama.

► Trópico de Capricórnio:

Deserto do Atacama
Trópico de Capricórnio no Deserto do Atacama. Registro: drone do amigo @caiovbarros.

No retorno para San Pedro realizamos a última parada do passeio, aproveitamos  para tirar fotos da placa e aquelas fotos clichê que todos registram da estrada do Deserto do Atacama  e nós claro, não resistimos. Segundo o guia Roberto, ali é o melhor lugar e ângulo para esses cliques.


● Placa Trópico de Capricórnio:

Deserto do Atacama
Placa Trópico de Capricórnio, Deserto do Atacama.
A linha imaginária localizada no Hemisfério Sul cruzando dez países da América do Sul, África e Oceania: Brasil, Argentina, Paraguai, Chile, África do Sul, Moçambique, Namíbia, Madagascar, Botsuana e Austrália.

Tem duas placas idênticas, uma em cada lado/sentido da estrada.

Tá vendo esse montinho de pedras na foto abaixo?
Chama-se Apacheta, encontramos em tudo quanto é  canto do deserto. Dizem que no passado serviam para sinalizar rotas. Eu hoje, digo que servem  para embelezar  ainda mais o local e  as fotos. Essa que está no nosso registro  foi o Henrique que construiu para nós. E ficou fofa né!
Deserto do Atacama
Trópico de Capricórnio, Deserto do Atacama.


Fotos na Estrada do Deserto do Atacama:

Chile
Deserto do Atacama, um lugar que até as estreadas são fotogênicas. Foto: Luciane Mattos .

Chile
Estradas do Deserto do Atacama. Foto: Luciane Mattos .

Depois de alguns passeios juntos e já bem entrosados, nosso grupo estava numa animação total, o Caio estava com seu drone e já havia registrado outros locais visitados por nós. Carinhosamente mandou super bem com  essa foto da estrada do Atacama.


Chile
Deserto do Atacama. Mais um registro do drone, @caiovbarros.

►Povoado de Socaire:

Localizado no planalto chileno entre San Pedro de Atacama e as Lagunas Miscanti e Miñiques, encontramos esse tranquilo vilarejo, com um pouco menos de 500 habitantes, cuja principal fonte de subsistência é  o cultivo de milho, quinoa e frutas.
Como passamos muito tempo nas outras paradas, preferimos passar direto e apenas apreciar o local pela janela do ônibus.


Vicuñas na estrada do Atacama.


Chile
Deserto do Atacama e suas vicunhas.
Chegando em San Pedro de Atacama, o restaurante da Ayllu nos aguardava com um delicioso almoço. 
Foi justamente ali, que provei a cerveja artesanal Rica Rica Ale, produzida pela Cervejaria St. Peter. Se antes de provar já gostei do nome, depois adorei por ser saborosa. 😃



Ficha do passeio Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas pela Ayllu Atacama.


Laguna Tuyaito , Salar de Talar (Piedras Rojas), Trópico de Capricórnio, Lagunas Miscanti e Meñiques.
Horário: 05:30 às 14h.

Altitude: 4.200
Entrada: 3.000 pesos.
Café da manhã na Laguna Tuyaito.
Almoço no restaurante Ayllu.




Dicas:

💬 Devido a altitude e ao horário, inicialmente  esse  passeio faz muitoooo friooo! Com o passar do tempo dá uma esquentada, mas nada anormal. Portanto saia do hotel bem protegido, de preferência com várias camadas de roupas e depois vá tirando conforme sua necessidade. 
Só para ter uma noção usei: 
Quatro calças: uma  térmica, duas  legging, uma jeans.
Quatro blusas: uma camiseta, uma segunda pele, uma de malha comprida, uma de lã comprida com gola alta.
Jaqueta própria para o frio.
Três meias.
Boot, gorro, cachecol e dois pares de  luvas.
E mesmo assim senti frio!

💬 Evite muito esforço durante o passeio, tipo correr ou andar muito rápido. A altitude é bem elevada e pode ser perigoso.

💬 Beba bastante água, nós criamos o hábito de levar uma garrafinha  em todos os passeios.

💬 Protetor labial (o frio acaba com os lábios)  e descongestionante nasal.

💬 Óculos escuro.

💬 Claro máquina fotográfica, porque o cenário merece.


Posts sobre o Deserto do Atacama:

Dicas e roteiro Deserto do Atacama.
Roteiro completo Deserto do Atacama
Termas de Puritama.
Lagunas Escondidas de Baltinache.

Geiser del Tatio
Valle de la Luna e Valle de la Muerte
                                                       Salar de Tara
                                                       Laguna Cejar



Postagens sobre o Chile: 





Realizei todos os passeios no Deserto do Atacama  a convite da  Ayllu Atacama e expressei aqui minha sincera opinião sobre a empresa. Desde já agradeço o convite e a confiança.

Contatos Ayllu Atacama:


Facebook: @aylluatacama

Instagram:  @aylluatacama

Site: www.aylluatacama.com.br

Whatsapp: +56964969163 

Endereço: Rua Toconao, 479 San Pedro de Atacama. 



Agradecimentos:

 Luciane Mattos, amiga e excelente fotógrafa que  mesmo em viagem de férias, nos clicou em lugares lindos e realizou um ensaio fotográfico magnífico.
Leia também o post sobre: Ensaio fotográfico de viagem.

Ao casal Caio e Lidiane, que carinhosamente nos enviaram fotos e filmagem do  drone. Muito obrigada, pela colaboração.


Tem dúvidas sobre o Deserto do Atacama?
Escreva na área de comentários, terei o maior prazer em ajudar.

Reserve seu hotel nas caixas do Booking.com localizados neste blog, você não pagará nada a mais por isso e o blog ganhará uma pequena comissão pela sua reserva. Obrigada.

               




Acompanhe nossas viagens pelas redes sociais:


      FACEBOOK  /   INSTAGRAM  /  
Saúde, paz e fé!


10 comentários:

  1. O Deserto do Atacama é um destino lindo, um dos mais bonitos da América do Sul. Esse passeio das lagunas é imperdível. Parabéns pelas dicas.

    ResponderExcluir
  2. Fiz esse passeio com a Ayllu e realmente foi o máximo! A empresa é muito série e sabe o que faz. Uma pena não podermos mais chegar perto das Piedras Rojas. Ainda assim, esse é um passeio que vale super a pena! Parabéns pelo relato, muito completo. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Cris então você sabe exatamente o que é #servipnoatacama. Essa empresa faz a diferença da viagem. Bjo

      Excluir
  3. Que lindo post! Você está certíssima, todos os lugares são lindos, fazer o quê? rsrs Triste essa história de Piedras Rojas e justamente um brasileiro ter feito isso.. pichar e kitesurf para tv? Sem noção total!!! Que vergonha :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, pura ignorância do ser humano. Torcendo para um dia reabrir e eu poder voltar para conhecer. Bjo.

      Excluir
  4. Primeiro de tudo também quero dizer que quando o assunto é Atacama sou meio repetitiva para falar das belezas desse lugar, segundo eu também quero viajar com uma fotografa e fazer ensaios lindos com paisagens lindas rsrsrsrs
    Que nascer do sol foi esse na Laguna Tuyaito? Morri, essa eu não conheci, assim como a Piedra Roja e agora já achei uma excelente desculpa para voltar para o Atacama rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha vou te falar que a Lu foi uma fofa e arrasou nas fotos, sem ela meus registros não seriam o mesmo, vale muito a pena.Volte para conhecer esse amanhecer e outros cenários, ô lugazinho bonito hein.

      Excluir
  5. O Deserto do Atacama é mesmo um dos lugares extraordinários da terra. As Lagunas Altiplanicas estão entre meus lugares favoritos por lá, mas quando eu fui não havia tantos tours a lugares como hoje. A beleza do Atacama se expandiu aos olhos viajantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Ana. Precisa voltar para conhecer os novos cenários do Atacama.

      Excluir

Compartilhe conosco suas dúvidas, comentários e dicas. Será muito importante para o Fourtrip. Terei o maior prazer em responder.