https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhmFh43Wsl_ljK3iG7gGAF-nmmgPW95kxdiS4-YSyg4Ek9iI0QEdrwUWvmZ7Ez4TSdOUJ3I8__wNvsSLpGoEfOTVbF53ABQ7_P-2DVoyfZ1Zm8h4VOBh7tJt8LKf2wQrS106n5bsDDYvu8/s640/deserto+do+atacama+1.png

DESERTO DO ATACAMA, ROTEIRO DE 6 DIAS.


Laguna Tuyaito, Lagunas Altiplânicas- Deserto do Atacama. 
Realizamos uma viagem ao Chile e Bolívia de 12 dias incluindo Santiago do Chile,  Deserto do Atacama e Salar de Uyuni. Um post com roteiro completo no Atacama, todos os detalhes e melhores passeios no deserto mais alto do mundo e uma das regiões mais fotogênicas do planeta.

Roteiro de viagem Deserto do Atacama.
Melhores tours no Deserto do Atacama.
Melhor roteiro de viagem no Deserto do Atacama.


Viajar para o Atacama não é uma das tarefas mais fácies. O destino merece um elaborado planejamento, com bastante leitura para entender toda logística que envolve transporte, hospedagem, passeios, roteiro e até a escolha das inúmeras agências de turismo que oferecem tours por toda região.

Não deixe de ler o post: Guia completo do Deserto do Atacama


Nosso planejamento começou assim que adquirimos as passagens, aproximadamente 9 meses antes da viagem. Mesmo assim faltando uma semana para a viagem, ainda restavam dúvidas. 

Por conta disso, resolvi escrever um post completo com detalhes do roteiro no Atacama. Posso te garantir que ficou perfeito e escolhemos os melhores passeios no Deserto da Atacama


Lagunas Altiplânicas, Lagunas Escondidas, Pedra El Indio, Geiser el Tatio, Mirante Licancabur, Laguna Cejar.


➤ Dia 1:

 Chegada em San Pedro de Atacama


Voo de Santiago do Chile para Calama (cidade com aeroporto mais próximo de San Pedro de Atacama) com a Empresa chilena Sky Airline : Tempo de viagem- 1:45.

Transfer de Calama até San Pedro de Atacama: 100km- aproximadamente 1 hora. Você pode adquirir seu ticket nos pontos de venda do aeroporto.

Chegada em San Pedro -  14 horas.

Check in hotel:

► Hotel Dunas :
San Pedro de Atacama
Hotel Dunas, San Pedro de Atacama.
Endereço: Tocopilla, 313. Rua tranversal a rua Caracoles. Ótima localização e bem próximo da agitação. Simples, assim como a maioria dos hotéis da região, porém limpo e aconchegante. 

Mais dicas de hotéis e pousadas em San Pedro de Atacama, leia:
 Dicas de hospedagem no Atacama.

Passamos a tarde caminhando e conhecendo San Pedro. Lembre-se que a cidade está a 2.400 metros de altitude, caminhe vagarosamente, evite bebidas alcoólicas e refeições pesadas no primeiro dia.
Chile
Rua Caracoles, a principal de San Pedro de Atacama. Simples, exótica e cheia de vida!

Feirinha de artesanato
Rua Caracoles
Pracinha e Igreja San Pedro
Passamos na Agência de turismo -  Ayllu Atacama para combinarmos os últimos detalhes sobre o roteirouma empresa super conhecida no ramo, especializada no atendimento ao público brasileiro. Eles se encarregaram de elaborar todo o nosso roteiro, com dias e horários dos passeios, inclusive a expedição ao Salar de Uyuni.

Contatos Ayllu Atacama:

Facebook: @aylluatacama
Instagram:  @aylluatacama
Site: www.aylluatacama.com.br
Whatsapp: +56964969163
Endereço: Rua Toconao, 479 San Pedro de Atacama.  


Noite: 
Restaurante La Estaka - Rua Caracoles. Ceviche e vinho.



➤ Dia 2: 

Lagunas Escondidas + Laguna Cejar



Manhã: Tour Lagunas Escondidas de Baltinache

A van da empresa nos buscou no hotel às 5:30 da manhã. 


Vale del bus :

Deserto do Atacama
Valle del Bus- Deserto do Atacama.

Nossa primeira parada foi numa espécie de ônibus abandonado em pleno deserto, em um dos momentos mais incríveis do dia, o amanhecer. Foi servido café da manhã no interior do ônibus com a vista para todo aquela paisagem com cenário de filme.

Depois partimos na minha opinião, para um dos lugares mais bonitos do Atacama...


Lagunas  Escondidas :


Deserto do Atacama
Lagunas Escondidas de Baltinache: Foto maior registrada pela fotógrafa Luciane Mattos .

Também conhecida com Lagunas de Baltinache. Sete lagoas de cor azul turquesa com alta concentração de sal. É possível tomar banho em apenas 2.


Deserto do Atacama
Claro que não perderíamos a experiência de boiar sem fazer esforço algum.


 No local foi servido um almoço dos deuses e inesquecível.

Leia o post completo sobre o tour: Lagunas Escondidas de Baltinache + Vale del bus.

Retornamos para San Pedro, passamos no hotel para trocar de roupa, isso porque as lagoas possuem alta concentração de sal, que chega a incomodar.


Tarde: Laguna Cejar

Roteiro: Lagunas Piedra e Baltinache, Laguna CejarOjos del Salar e Laguna Tebinquinche.

Deserto do Atacama
 Laguna Cejar, Ojos del Salar: Deserto do Atacama.
O tour é bem tranquilo, já que o complexo da Laguna Cejar e arredores está localizado a apenas 20 km  de San Pedro de Atacama e a 2.450 metros de altitude. Fato esse que empresas recomendam  conhecer no(s) primeiro(s) dia(s) da viagem, no intuito do organismo se acostumar ao ar rarefeito e a umidade baixa, impedindo o temido Mal do Soroche.

Deserto do Atacama
Laguna Cejar, registrada pelo drone @caiovbarros .
Boiamos na laguna com alta concentração de sal, tiramos fotos divertidas no Ojos del Salar e terminamos o tour com brunch e pôr do Sol na laguna Tebinquinche.


Observe que a empresa se preocupou em reservar passeios mais tranquilos no primeiro dia, por conta da ambientação da altitude.


➤ Dia 3: 

Termas de Puritama / Valle de la Luna



Manhã: Termas de Puritama.

O micro-ônibus da empresa nos buscou no hotel às 7:30 da manhã com o guia e o motorista. Éramos em torno de dez pessoas, todos brasileiros.

Um  oásis com águas termais aquecida pelo vulcãolocalizado a 3.500 metros.
O complexo tem oito piscinas termais interligadas por pequenas cachoeiras de águas com  poderes  medicinais, decorrente de alguns minerais presentes no Rio Puritama.


Deserto do Atacama
Termas de Puritama: primeira cachoeira e a que dá para receber uma massagem revigorante.

Após o relaxante banho, foi serviço almoço, precisa nem falar né, mas repito, dos deuses...


Deserto do Atacama
Termas de Puritama: precisa dizer que foi delicioso?

Post completo sobre o passeio: Tour Termas de Puritama



Tarde: Valle de la Luna e Valle de la Muerte

Deserto do Atacama
Mirante das dunas do Valle de la Luna, Deserto do Atacama.

Um dos passeios mais conhecidos do Deserto do Atacama. Localizado na Cordilheira do Sal, bem próximo da cidade de San pedro de Atacama, são formações geológicas com aproximadamente 25 milhões de anos, formada por pedra, sal e dunas de areia esculpidas pela natureza. 

Localizado bem próximo da cidade, ambos podem ser visitados em um único tour. O local é bem quente, fato esse que as agências costumam visitar no período da tarde, quando o pôr do Sol proporciona um espetáculo incapaz de ser expressado em palavras.

Atrações: Cavernas de sal, Centro do Valle de la Luna, Anfiteatro, Três Marias, Subida Duna Valle de la Luna, Pedra do Coyote, Valle de la Muerte.



O tour é finalizado no Valle de la Muerte, nosso guia preparou um delicioso brunch a base de queijos, vinho e frutas, descontraidamente ele nos deu uma verdadeira aula de geologia sobre o surgimento de todo aquela região do Deserto do Atacama.



Noite: Tour da Cerveja St. Peter no restaurante da Aylluatacama.


San Pedro de Atacama
Tudo isso só para nós! Tour da cerveja no restaurante da Ayllu. Carinhas de cansaço porque tínhamos acabado de chegar da expedição de 3 dias ao Salar do Uyuni.

Fomos conhecer como é produzida a cerveja artesanal e depois foi servido um banquete de degustação com tipos de cerveja e seus acompanhamentos. Antecipo que depois você não terá espaço no estômago para jantar.

➤ Dia 4: 

Lagunas Altiplânicas + Piedras Rojas


Esse é um passeio que sai bem cedo, tipo 5 da manhã, leva o dia inteiro e faz bastante frio.

Deserto do Atacama
Amanhecer na Laguna Tuyaito, o ponto alto do tour Lagunas Altiplânicas, sem sombra de dúvidas foi a parada mais amei.

Considerado um dos mais belos cartões postais do Deserto do Atacama, as Lagunas Altiplânicas são formadas pelas Lagunas: Miscanti, Miñiques, Tuyaito e Águas Calientes. Localizadas a 4.200 metros de altitude na Reserva Nacional Los Flamengos a 100km de San Pedro de Atacama.

Café da manhã...


Deserto do Atacama
Banquete: café da manhã da Ayllu na Laguna Tuyaito.

Uma região emoldurada por vulcões, vegetação dourada, flamingos, salares e lagoas lindíssimas.


A última parada do passeio é na placa do Trópico de Capricórnio, linha imaginária localizada no Hemisfério Sul cruzando dez países da América do SulÁfrica e Oceania: Brasil, Argentina, Paraguai, Chile, África do Sul, Moçambique, Namíbia, Madagascar, Botsuana e Austrália.
Deserto do Atacama
Trópico de Capricórnio no Deserto do Atacama. Registro: drone do amigo @caiovbarros.

Almoço no restaurante da Ayllu em San Pedro.

Post completo: Lagunas Altiplânicas + Piedras Rojas.


Fim de tarde de descanso, porque a coisa é corrida!


Noite: Estava marcado o Tour astronômico. Infelizmente não fizemos, faltando 2 horas para o tour fomos informado pela empresa que a visibilidade não estava boa por conta de algumas nuvens. 




➤ Dia 5:

 Salar de Tara + Pedra El Indio + Mirante vulcão Licancabur.

Deserto do Atacama
Tour Salar de Tara: Cadredales de Tara, Pedra el Indio (foto:LuMattos) e Mirante Vulcão Licancabur.

Gigantescas formações rochosas, originárias por inúmeras erupções vulcânicas  que aconteceram há milhões de anos atrás na região do Deserto do Atacama. Localizado na Reserva Nacional Los Flamencos, a 140 km de San Pedro de Atacama e a 4.400 metros de altitude.
Pontos de parada: Salar de Tara, Monje de la Pakana, Laguna de Quepiaco e mirante do vulcão Licancabur.

O micro ônibus nos pegou na pousada quando ainda era noite, aproximadamente 6:30 da manhã (estava no horário de verão). No Atacama a maioria dos passeios saem bem cedo, porque boa parte das atrações ficam longe de San Pedro de Atacama. 

Passeio dura o dia inteiro.

Post completo: Salar de Tara


Noite: Restaurante El Índio.



➤ Dia 6: Geiser el Tatio


Manhã: Geiser el Tatio


Um dos passeios mais surpreendentes e frios do Atacama, o Geiser del Tatio é o  terceiro maior campo geotérmico e mais alto do mundo, localizado  a 4.321 metros de altitude e 80km de San Pedro do AtacamaTambém conhecido como: Geysers del Tatio , Geyseres del Tatio, Geiser el Tatio ou Gêiseres el Tatio.
Para  presenciar esse incrível fenômeno da natureza é preciso madrugar e sair bem antes do amanhecer, pois o campo  fica a 1h30 de San Pedro de Atacama, bem próximo a fronteira da Bolívia.

No local é servido café da manhã, também passa em Vado Putana e Povoado de Machuca, onde provamos o famoso churrasquinho de lhama.

Post completo: Geiser el Tatio


Tarde: San Pedro- Calama- Santiago.


Salve este post no Pinterest:


Chile
Pinterest Fourtrip



Vale lembrar que nosso roteiro no Atacama ficou divido, porque fizemos a Expedição Salar de Uyuni.


Leia todos os posts sobre a viagem Deserto do Atacama- Salar de Uyuni:






Expedição Salar de Uyuni

Geiser el Tatio


Outros posts sobre o Chile: 




Realizei todos os passeios no Deserto do Atacama e Expedição de 3 dias no Salar do Uyuni a convite da  Aylluatacama e expressei aqui minha sincera opinião sobre a empresa. Desde já agradeço o convite e a confiança.



Tem dúvidas sobre o Deserto do Atacama?

Escreva na área de comentários, terei o maior prazer em ajudar.




Acompanhe nossas viagens pelas redes sociais:



      FACEBOOK  /   INSTAGRAM  /  

Saúde, paz e fé!

2 comentários:

  1. Excelente post, parabéns. Me tire uma dúvida por favor, quando você fez essa viagem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Vinicius. No viagem foi em Abril do ano passado. Foram 12 dias distribuídos entre Santiago, Atacama é Uyuni.

      Excluir

Compartilhe conosco suas dúvidas, comentários e dicas. Será muito importante para o Fourtrip. Terei o maior prazer em responder.