https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhVvft7GnBAr-lQExSBM1mluilT_YVe4Cf7JDbfcOLoy9cDKkFPohAu0DwMyhephvQz4nsmaBvaPyDPVhvv40SxmnxfsJiEPKKnywvigZHB5ExR4HQgvaL3u3hq8afLu3UjWW-jSpHq77I/s640/FotorCreated.png

ILHA DE RODES, GRÉCIA

Ilha de Rodes, Grécia

GRÉCIA
PONTOS TURÍSTICOS DA ILHA DE RODES NA  GRÉCIA

A ilha  de Rodes/Rodhes/Ródos, é a quarta maior ilha da Grécia. Do grupo de ilhas Dodecaneso (que significa 12 ilhas, grupo de ilhas gregas localizadas na extremidade leste do mar Egeu próximo a costa da Turquia), é a maior  e a capital. Junto com a ilha de Creta está entre as ilhas mais distantes de Atenas.


Sua capital homônima também é a sede da prefeitura. A ilha está situada no cruzamento das principais rotas do Mediterrâneo, entre o Mar Egeu e litoral do Oriente Médio. Ao longo de sua história, diferentes povos estabeleceram-se na ilha, deixando uma grande herança na cultura, na língua e na arquitetura.
Famosa desde a antiguidade por ter abrigado a estátua do Colosso de Rodes, Uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo e pela Cidade Medieval de Rodes, habitada desde o período neolítico, é a maior cidade medieval habitada da Europa, com 13 km de muralhas e classificada pela Unesco como Patrimônio Mundial. Não muito longe da capital, a ilha ainda tem possui o  histórico vilarejo de Lindos e sua Acrópole. 




Como Chegar:

Avião: Voos que partem de várias cidades da Europa e da capital grega, Atenas.

Ferryboat: De Atenas e outras ilhas gregas. Fique atento quanto ao tempo de viagem, já que a ilha está bem distante da capital.

Rodes foi nossa porta de entrada no país, como era a mais distante das ilhas visitadas, pegamos um voo de Milão para Rodes, com escala em Roma, pela  empresa Alitalia.

Confira todo o planejamento da viagem com transportes usados e tudo mais em: Planejamento de viagem Grécia

Hotel:

Escolhemos o Lydia Hotel por ter uma ótima localização, no centro da cidade, próximo aos restaurantes e da Cidade Medieval. Me passou a ideia que foi um hotel top no passado, porém agora encontra-se meio que antiquado. Mobília antiga e hotel precisando de reforma. Café da manhã muito fraco. 
Existe hotéis dentro da Cidade Medieval porém são mais caros. Minha dica é escolher um hotel no centro e próximo da Cidade Medieval. 
Para pesquisar clique:  Hotéis em Rhodes.

Reserve seu  hotel  na caixas do Booking.com  localizado neste blog. Somos afiliado e o blog ganha uma pequena comissão das reservas efetuadas a partir daqui. Você não pagará nada a mais por isso. Obrigada.

 


Principais pontos turísticos:

Ficamos na ilha 2 dias e meio. O último dia não conto porque nosso voo estava marcado para 6 horas da manhã. 
Como tínhamos poucos dias, preferi colocar no roteiro a parte medieval, que é a grande atração da ilha, o vilarejo de Lindos localizado a 50 km do centro e um  day tour  de ferry (40 minutos) até o balneário de Marmaris na Turquia. Necessário levar o passaporte.

Segue nosso roteiro com os principais pontos turísticos do ilha:

1º Dia:

Pisamos em solo grego aproximadamente as 14 horas. Pegamos um taxi, o aeroporto é relativamente próximo do centro. Realizamos o check in e saímos caminhando em direção a orla a procura de um entre os inúmeros restaurantes do local. Aproveitamos nossa primeira refeição grega e provamos a prato principal do país, peixe com salada grega.
Grécia
Prato típico da Grécia, culinária mediterrânea

Após o almoço saímos caminhando...

Orla de Rodes:


Com restaurantes, lojas de porto de pequenas embarcações.


Grécia
Orla da capital da ilha, cujo nome é seu homônimo.

Porto Mandraki :

Local onde esteve a estátua do Colosso de Rodes, Uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo:
Estátua de bronze do deus do Sol Hélios, de 34 metros de altura e 70 toneladas, construída entre 292 a 280 a.C. pelo escultor Carés de Lindos. Cada perna do monumento era apoiado em uma margem do canal e na mão direita o monumento segurava um farol para auxiliar as embarcações no período noturno e suas pernas ligavam as margens do canal. Foi destruído por um forte terremoto no ano de 223 A.C. Difícil imaginar como naquela época construíram um monumento com tamanha grandiosidade.

Hoje o porto apresenta as 2 colunas onde dizem que estava o Colosso, com 2 esculturas de animais que representam a ilha: Elafos, o cervo e Elafina, a cerva. 
Grécia
Porto Mandraki, Rodes
Permanecemos sentados ali,apreciando e ouvindo meu esposo dando uma verdadeira aula ao vivo  sobre a história do Colosso de Rodes,  quando pequeno, ele  ganhou um livro de 1960 sobre curiosidades do mundo, onde constava entre outros, este monumento.
Acreditam que ele tem esse livro até hoje? Quando cheguei da viagem tratei de pegar o livro e ler tudo. Foi de lá que tirei parte desta explicação.

Continuamos a caminhada contornando o porto em direção a...


Cidade medieval:

ILHA DE RODES, GRÉCIA
CIDADE MEDIEVAL,  RODES.
Considerada Patrimônio Histórico da Humanidade, construída em 1330 dentro das muralhas, dando uma sensação que você está participando de um filme de época. É a maior cidade medieval da Europa. O local é uma das principais atrações da ilha, com hotéis, restaurantes e lojinhas, cheio de turistas.
Grécia
Ruas da Cidade Medieval de Rodes

Grécia
Monumento na Cidade Medieval de Rodes.



Praça Ippocratous:

Repleta de restaurantes e lojinhas. O lugar é bem turístico.

Grécia
Praça Ippocratous, Cidade Medieval de Rodes.



Atravessamos a cidade medieval e fomos em direção a saída que dá acesso aos moinhos de Mandraki.


Grécia

Uma das saídas da Cidade Medieval de Rodes.


 Caminhamos pela parte externa das muralhas a fim de contemplar o primeiro pôr do sol da Grécia.
Grécia

Grécia



Moinhos de Mandraki:


Melhor lugar para ver a cidade e o pôr do Sol.

Grécia
Moinhos de Rodes



Noite:
Cidade Medieval, o melhor lugar, pois quando o Sol vai embora e escurece, as muralhas ficam iluminadas e o local torna-se mágico. Jantamos no restaurante Archipelagos na  Praça Ippocratous (foto).
Grécia
Praça Ippocratous dentro da Cidade Medieval de Rodes.


2º  Dia:

O local que foi decisivo para incluir  a Ilha de Rodes no roteiro.
Grécia
Praia de Lindos com sua Acrópole ao fundo.

Lindos:

Já ouviram esse trocadilho: Lindos é lindo!
Não é a toa, é um vilarejo rodeado de praias e paredões rochosos, localizado a 50 km do centro de Rodes. E porque fomos até Lindos?
Simplesmente porque é lá que encontramos uma das praias mais lindas da Grécia e como se não bastasse o lugar tem um sítio arqueológico com a Acróplole  mais famosa das ilhas gregas, localizada no alto de uma colina de frente para o mar, cuja a vista é de 360º do vilarejo e a melhor vista da praia/Baía de São Paulo.

Por ser um local distante onde queríamos ter privacidade, preferimos alugar um carro. Levamos o nosso GPS e colocamos Lindos, o caminho é super tranquilo, mas fique atento aos pardais, tem muitos na estrada.


Alugue seu carro na Rentcars.com, pague no Brasil sem cobrança de IOF. Reserve pelos banners do blog, recebemos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso. Obrigado.



Leia aqui post na íntegra sobre Lindos.


Praia de Pallas:

Grécia
Praia de Pallas com Acrópole ao fundo.




Baía de São Paulo ou Praia de Lindos:

Grécia
Praia de Lindos com Acrópole ao fundo.


Acrópole de Lindos.

Grécia



Passamos o dia inteiro no vilarejo e retornamos para Rodes ao anoitecer.

Rodes/Noite: Cidade Medieval
Grécia


3º Dia:

No dia que chegamos contratamos na orla um tour até  Marmaris na Turquia, incluía transporte até o porto de Rodes (Mandraki) + transporte em Marmaris, tipo aqueles tours de lojas que pagam os guias para direcionar os turistas, neste caso foi uma fábrica de doces e uma joalheria com jóias caríssimas. Burrice minha, não precisava contratar o tour. Pagamos 70 euros por pessoa e ainda tivemos que pagar por fora o ticket do ferry Rodes-Marmaris-Rodes.  Era só ir para o porto de Rodes, comprar os tickets e no porto de Marmaris pegar um táxi até a orla. Mas se errar é humano, errar em viagem é mais humano ainda. 
Depois desse tour ridículo, chegamos na orla de Marmaris, onde fica o lado bom do balneário, com restaurantes, a praia e o Grand Bazar.
Turquia
Orla de Marmaris, Turquia

O balneário é lindo com a cor do mar azul turquesa mesmo, entendeu, Turquia-azul turquesa. E o Grand Bazar? Nossa, descobri minha verdadeira essência, meu sangue turco...

Leio o post: Tour de 1 dia em Marmaris na Turquia.

Eu em um Grand Bazar turco, repare as mãos fechada, sabe qual o significado?
Não é o que está pensando, pão-dura não, controlada, ok.


Retornamos no final da tarde muito cansados. 

A noite, passeamos e jantamos na orla e caminhamos pelo comércio com barraquinhas de souvenirs, um dos mais baratos da Grécia.

Visitar Rodes, foi uma escolha super positiva, saímos das ilhas gregas tradicionais e conhecemos uma Grécia medieval que não imaginava a beleza. Valeu muito a pena!

Partimos no quarto dia as 6 da manhã em um voo para a segunda ilha, Santorini.


Mais posts sobre Grécia:
Dicas de viagem Grécia
Atenas
Museus de Atenas
Ilha de Milos
Ilha de Milos: Kleftico
Ilha de Mykonos

Acompanhe nossas viagens pelas redes sociais:

    FACEBOOK  /   INSTAGRAM  /   G+ /  YOU TUBE



Saúde, paz e fé!

9 comentários:

  1. Ola, Ale
    estou comecando a organizar uma viagem para Grecia e gostei muito de ler seus posts. Pensei em 4 dias em Atenas, 3 em Rhodes, 3 em Mykonos e 3 em Santorini. Na sua experiencia estaria um bom numero de dias para cada cidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau Lilian, você irá adorar a Grécia!
      tá de bom tamanho o seu roteiro. Se puder acrescentar Milos, não irá se arrepender. Caso o roteiro fique apertador, 3 dias em Atenas tá de bom tamanho.

      Excluir
  2. Boa tarde!!!
    Gostaria muito se conhecer Rhodes...
    Irei em Junho, ficarei 12 dias.
    Pensei no seguinte roteiro
    Rhodes 3 dias e meio
    Santorini 2 dias
    Milos 3 dias
    Atenas 2 dias.
    O que vc acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, foi praticamente o que fiz. Só me arrependi de não ficar mais 1 dia em Santorini, pq achei incrível aquele astral de OIA. No mais aproveite a viagem inesquecível, pq passa tão rápido. Depois compartilhe suas dicas conosco.

      Excluir
  3. Olá. Foi quase a mesma coisa q fizemos, vai ficar um pouco corrido, mas se deseja conhecer vale a pena.

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Com certeza, é uma ilha incrível , com mta história e beleza.

      Excluir
  5. Olá..amei seus posts. Estarei na Grécia de 4 a 18 de junho. Ficarei 3 duas em Rhodes , 4 em Creta 3 em Santorini e 4 dias e meio em Atenas . Em Rhodes fácil acesso para ir p lindos ? Prefiro transporte público. Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Que maravilha de viagem hein. Quanto a chegar em Lindos, é fácil sim, tem ônibus saindo do centro de Rhodes, o problema é que você ficará presa com horários. Você também pode pegar passeios de barco que também sai do Centro de Rhodes, dizem ser bem legal. No mais aproveite cada minuto dessa viagem, pq é inesquecível, depois sofrerá com a saudade.

      Excluir

Compartilhe conosco suas dúvidas, comentários e dicas. Será muito importante para o Fourtrip. Terei o maior prazer em responder.